+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como será quando uma rede for 100% IPV6??

    Eu aqui pesquisando como repassar IPs válidos pra todos clientes, como é o processo, estudando sobre IPV6, etc, etc... fiquei sabendo que pra voce ter um bloco de IP e repassar pro cliente final ou vc tem link dedicado e recebe ou compra um bloco de IP da operadora que te fornece o link ou compra um bloco com a registro.br e tem um registro AS e BGP com a operadora pra poder usar esse bloco do jeito que vc quiser com link independente da empresa que vc ta linkad, é isso que entendi... Antes eu pensava que comprando um bloco de IP vc poderia utiliza-lo independente do seu tipo de link e operadora, mas vi que nao é tao simples...

    Entao estudando aqui e aprendendo sobre IPV6, vi que NAT nao mais existe nesse protocolo novo e que um usuario domestico pode receber uma faixa /64 que permite uma unica rede com uma quantidade gigantesca de IPs e todos validos. Pelo menos é o que entendi até agora... Minha pergunta entao seria, eu recebendo da minha operadora ADSL por exemplo um bloco IPV6 /64 teria muito mais IPs validos do que eu precisaria pra todos meus clientes e todos dispositivos da minha rede, o que acabaria com os problemas que o NAT cria e eu poderia repassar pra cada cliente um IP valido, pelo menos em teoria, correto? Com certeza a operadora fiscalizaria muito mais facilmente a quantidade de IPs trafegando por sua rede com ADSL domestico e poderia tomar providencias cabiveis ou limitaria o numero de Ips que pudessem trafegar..., mas assumindo entao que eu tenho um link dedicado com IPV6, com um /48 ainda assim eu teria uma quantidade tb enorme de IPs e poderia ter varias subredes tb, mais de 65000, entao acabaria com essa dificuldade para ter varios IPs validos, pra passar pra todos clientes e dispositivos na rede? Eu poderia ter um contrato com uma operadora qualquer, ter muitos IPS validos livres e poderia repassa-los de forma dinamica ou fixa pros meus clientes sem problema? Seria muito bom se for realmente assim, facilitaria tudo! Ate log dos IPs conectados em determinada hora, para efeitos judiciais, ficaria facil, todos clientes com IP validos....

    E entao, eu entendi a coisa direito? Eu ainda to aprendendo sobre IPV6 e como repassar IPS validos pros clientes, apesar de eu nem link dedicado ter ainda, mas ja to procurando aprender.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Como será quando uma rede for 100% IPV6??

    • O NAT não terá mais de ser utilizado, e isso simplificará o projeto e o gerenciamento das redes. A quantidade abundante de endereços e os mecanismos de auto-configuração são outros fatores que também colaboram nesse sentido.


    • A possibilidade de conectividade fim a fim, sem o uso de NAT, facilita também a criação de programas de computador que usem a Internet para se comunicarem. Aplicações como vídeo conferências e voz sobre IP, por exemplo, ficarão bem mais simples e funcionarão melhor.


    • Os recursos de mobilidade do IPv6, permitirão que dispositivos portáteis funcionem bem e ininterruptamente, mesmo quando o usuário está em trânsito e tem de conectar-se através de diferentes redes.
    • Algumas coisas serão mais fáceis. Por exemplo, se você tem uma pequena rede na sua casa, com diversos computadores ou ainda com outros dispositivos, cada um deles terá um endereço IP fixo e válido na Internet. Isso significa que você não precisará mais que um computador ou roteador seja responsável pelo compartilhamento da conexão (tecnicamente, chamamos isso de NAT – Network Address Translation).Com os IPs válidos, ficará mais simples acessar os dispostivos remotamente, de forma segura. Você poderá, por exemplo, utilizar sua impressora doméstica do computador de seu serviço, se assim o desejar.

  3. #3

    Padrão Re: Como será quando uma rede for 100% IPV6??

    Complementando o tópico do amigo Marcelo, que está de parabéns.
    Pelo menos, durante um bom tempo, não será possível uma rede 100% IPv6. Você precisará trabalhar com mecanismos de transição (Dual-stack, 6to4, etc) para que seus clientes somente v4 tenham acesso a conteúdo v6 e vice-versa. Ainda existirão portais com v4, bancos com v4, etc... Então, a coexistência ainda se dará por algum tempo. Não posso te precisar quanto tempo, mas dará.

  4. #4
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Como será quando uma rede for 100% IPV6??

    Pelo que me lembro que o pessoal do NIC.BR comentou.

    O melhor por enquanto é "pilha dupla", pois possivelmente por muitos anos ainda haverá IPv4 funcionando junto do IPv6.

    Quanto a segurança, o negócio é usar firewall pois os seus clientes estarão com IP válido na Internet e "entre aspas" desprotegidos.

  5. #5

    Padrão Re: Como será quando uma rede for 100% IPV6??

    Agradeço pelas informaçoes e ja conhecia a maioria, mas acho que nao fiz a pergunta claramente. O que quero saber é a questao de repassar IPs pros meus clientes de internet. Se eu contratar um bloco IPV6 para repassar pros meus clientes ou digamos que hoje meu link ADSL me forneça uma faixa em IPV6? Eu poderia usar qualquer um dos IPs dessa faixa nos meus clientes e dispositivos? Sao tantos IPs disponiveis, mais do que os atuais de todos os IPV4, entao uma operadora permitiria usar qualquer um deles dentro da sua rede por apenas um usuario?? Pq hj blocos pequenos IPV4 sao vendidos por um preço absurdo! Com a abundancia de enderecoes, quase que sem fim, sao mais do que trilhoes, quadrilhoes por cada ser humano na terra, nao justifica cobrar absurdos mais por blocos ou sera que to enganado e o preco vai e aumentar?? Li que o minimo que costumarao a entregar pra um usuario final é um /64 que da mais IPs do que todo IPV4 tem hj, chegando ser absurdo! Um /48 que é o que sera passando pra provedores pequenos permite 65536 redes com uma quantidade estupida de IPs por rede tb. Se minha rede tiver preparada pra IPV6, eu posso pedir meu provedor de Link um bloco IPV6 e terei IPs pra mais de uma vida! é isso?? A questao é o valor, se havera algum tipo de limitacao de uso de IPs... pq hj por exemplo se vc contrata 10mega dedicado, nao te dao muitos IPs, estourando uns 64ips o que as vezes e pouco, dependendo, da pra por mais que 64 clientes em 10mega...