+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Desabafo de um Provedor!

    Pessoal queria estar relatando umas informações que quase não vejo no fórum, sobre qual é o objetivo real de cada empresa.
    Eu tenho notado que a maioria dos donos do provedor estão focando em primeiro lugar tecnologia, mas deixando para traz um item importante (Clientes).
    Todo mundo estudando para implantar: OSPF, PPPOE, VLAN, Roteamento Estático, etc. etc... tudo bem! Mas e o lado do Cliente como fica. Uma empresa sem cliente ela não é empresa e não sobrevive porque são eles que pagam nossas "contas".
    Os lucros vem dos clientes correto, então temos que focar neles também, o que eu quero dizer que quando mais clientes estiverem satisfeitos melhor.
    A empresa pode ter toda estrutura que seja se o cliente ligar o computador e não acessar a internet ele não quer saber de tecnologia etc.... ele poderá cancelar e pedir da concorrência e ele não indicaria nosso serviço para ninguém.
    O foco ideal que quero chegar também, é um serviço ESTÁVEL e de LONGO PRAZO , para que todos os dias meus clientes poder usar a internet sem interrupções durante muitos tempo, não ser bom em apenas 1 ano.
    Porque a empresa é nosso "ganha pão" se não for estável e madura suficiente como vai ser daqui a 10 ou 15 anos???
    Eu vejo quanto mais estável for a configuração melhor será, eu estou usando 2.4ghz e 5.8ghz eu vou deixar pppoe só em 5.8ghz, porque der problema no 2.4 já vai gerar insatisfação.
    O ponto ideal é realmente estabilidade, tudo que for implantar se não for estável a todo momento nem compensa colocar. O serviço rodando 24horas é ótimo.
    Quanto mais clientes estiverem contentes mas a empresa ira crescer porque "dependemos" deles. E assim um indicado o serviço para outro.
    Não sei se estão seguindo o raciocínio, isso é uma assunto aberto.
    A Empresa ON Telecom preta o serviço 4G aqui em Campinas/SP mas só ouço reclamações de pessoas que moram aqui, então se eu prestar um serviço melhor que o deles com certeza ganharem clientes que poderia ir para esta empresa.
    Não está muito difícil disputar mercado com a grande teles, o serviço delas não é 100%, ex: Speedy da Vivo que usa adsl da problema, 3G, 4G sinal que oscila muito e franquia de banda, Net Virtua a pessoa compra o pacote de TV junto e a conta vai para os 120,00 pra cima. Se nós fazermos corretamente da para disputar mercado tranquilamente.
    O 3G é um serviço horrível e ainda tem gente pagando para usar, imagine se você fazer um serviço melhor, só sucesso!!
    Para chegar no ideal:
    Softwares: Protocolo estável e padrão com todos os equipamentos para não haver incompatibilidade.
    Hardware: Quando mais duradouro for o hardware mais tempo é a vida útil dele, do que adiante um super AP se não ficar nem 1 ano sem queimar.
    Atendimento: Dar atenção para o cliente e prestar um bom serviço.
    Preço: Atender com planos acessíveis e pro.

    Como dizem os ditados:
    Ferrari não coloca em estrada de chão.
    Mais vale 1Mega estável do que 10Mb caindo.

  2. #2

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    Boa noite,
    ultimamente venho notando os meus concorrentes e amigos falarem de novas tecnologias para implantar no provedor, tipo fibra, hpna, gepon entre outras, todos loucos e correndo atrás dessas "melhorias", eu pelo outro lado vou crescendo na medida que meus clientes vão aumentando e as necessidades vão surgindo, não sei os outros provedores, mas eu em particular tenho em torno de 500 clientes, trabalha eu, minha esposa e um funcionário, ou seja 3 pessoas trabalhando tranquilamente para atender os clientes que no máximo recebo 2 chamas de reparo por semana, e faço 5 instalações por semana, não tenho propaganda, cliente indicando clientes, mas levo ao pé da letra muitas questões técnicas, uma delas é: tenho um link da Embratel e outro da Oi, ou seja tenho redundância, meus clientes só ficam se internet se algum problema acontecer na minha rede, essa por sua vez segue um perfil rigoroso, de tal maneira que todos meus equipamentos de transmissão e recepção são da UBNT, desde das torres ate os clientes, não uso outros equipamentos a não ser esses, ou seja isso é padrão, e no controle de banda uso mikrotik, estando certo de melhorias as unicas coisas que vou implantar no provedor serão autenticação pppoe e ip publico para os clientes, pois assim evito a chateação de liberação de portas para câmeras, jogos etc..., sem contar que o nosso serviço esta sendo o mais caro da região e trabalho com um unico plano para todos os cliente - 1MB, tando para Dow como para UP, e todo ano aumento a velocidade de todos sem aumentar o valor, comecei com 300k por 50,00, depois 600k por 50,00 e hoje 1MB por 50,00 e no ano que vem 2MB por 50,00, acredito que a questão de tudo é ter PADRÃO, e não ficar saltando de galho em galho, não tenho o pensamento que clientes vão e voltam, eu penso que se o cliente entrou temos que trabalhar para ele ficar, nesse pensamento afirmo com toda verdade que nunca perdi um cliente para concorrência, e os clientes que consegui no começo do meu provedor tenho eles ate hoje...
    abraço a todos...
    Amigo legal seu modo de pensar, por isso esta indo adiante.
    Fazer as coisas com segurança e pé no chão muito bom.
    Que seu negócio continue sendo sucesso!

  3. #3

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Topei trabalhar com isso (Telecom) porque o atendimento das teles era ridículo, péssimo, horrível, etc. Trabalho na area por insistencia alheia (Dos clientes), não por gosto.

    Dia que as telecom's e "lojas de informatica" tiverem atendimento decente (Qualidade técnica do atendimento, nível de conhecimento decente) eu fecho as portas para que meus clientes partam pra esse atendimento melhor. Eu que não vou tentar competir com telecom multinacional.

    Telecom é que tem estrutra pra cabeamento interestadual, pra entrar em consorcio de cabo submarino, elas é que deviam fazer o que fazemos. Nosso trabalho atravanca o crescimento das operadoras (Ou não, são geridas por leigos, dá na mesma), então não sei se é bom incentivar tanto assim pequenos provedores, estamos tapando o sol com a peneira, as redes interestaduais no brasil estão uma merda (Estado inteiro atendido por lamba gigabit...) porque esse tipo de infra de longa distancia está largado. A última milha que prezamos tanto em atender é só a ponta do iceberg, estamos mascarando uma estrutura de telecom ridícula no brasil, se esforçando pra que o leigo e analfabeto político do cliente pense que está tudo bem (Com 1Mbps a R$ 50 tem que estar, eu ficaria feliz com isso SE TIVESSE infra pra vender isso nos 8,5 milhões de Km² do brasil).

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Myauth 3 +hypercache Taghos cache full liberado o cliente de 1 mega sempre navega a bem mas velocidade.
    Torres estabilizadas com Nobreak e 100% UBNT .
    Link nunca deve estar saturado e só elogio e ir pra galera....

  5. #5

    Padrão

    @rubem , eu concordo plenamente contigo.

    Eu já falei algo parecido faz tempo. Nós só estamos "segurando" e "viciando" os clientes no facebook para que quando as operadoras estiverem com todas suas redes bem implementadas, eles nos tirem todos os clientes....

    Alguns relatam bons resultados como este do @naldo864 e do @rpassistencia. Mas esta não é a regra.
    Mesmo provedores só com Ubiquiti também tem relatado instabilidades.
    Nós já usamos UBNT de forma mais intensiva e ainda tenho alguma coisa.
    Temos vários UBNT encostados pois não conseguiram mais produção, assim como também RBs mikrotik, SXT...etc etc....

    Para o usuário final o que interessa é a disponibilidade ou seja o SLA. E estes equipamentos não estão dando o resultado que se deseja.
    Antigamente Mikrotik era muito mais confiável.
    Neste momento os funcionários foram trocar "mais uma" SXT que simplesmente enlouqueceu.

    Alguns poucos relatos de sucesso. Mas todo santo dia tem gente reclamando de um UBNT ou Mikrotik com problema
    Equipamento de telecom não pode ter este comportamento ou estaremos brincando de telecom.
    Precisamos de equipamentos de alta confiabilidade se quisermos fazer frente as grandes operadoras no futuro.

  6. #6

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Concordo com vocês @1929 e @rubem.
    Creio que o grande problema no Wireless para trabalhar com equipamentos de extrema confiabilidade seja seu custo. Já pensou uma CPE por mil reais? Qual é o cliente que vai comprar ou qual o provedor que vai ter coragem de ter um ativo de mil reais em comodato?
    Será que vale realmente a pena em investir em equipamentos Wireless de maior valor agregado ou ir direto para o cabo UTP ou a fibra?
    ----------------
    Outro ponto difícil é a questão de investimento, como é uma área com poucos ativos é muito complicado um banco oferecer um empréstimo alto.
    ---------------

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @rubem , eu concordo plenamente contigo.

    Eu já falei algo parecido faz tempo. Nós só estamos "segurando" e "viciando" os clientes no facebook para que quando as operadoras estiverem com todas suas redes bem implementadas, eles nos tirem todos os clientes....

    Alguns relatam bons resultados como este do @naldo864 e do @rpassistencia. Mas esta não é a regra.
    Mesmo provedores só com Ubiquiti também tem relatado instabilidades.
    Nós já usamos UBNT de forma mais intensiva e ainda tenho alguma coisa.
    Temos vários UBNT encostados pois não conseguiram mais produção, assim como também RBs mikrotik, SXT...etc etc....

    Para o usuário final o que interessa é a disponibilidade ou seja o SLA. E estes equipamentos não estão dando o resultado que se deseja.
    Antigamente Mikrotik era muito mais confiável.
    Neste momento os funcionários foram trocar "mais uma" SXT que simplesmente enlouqueceu.

    Alguns poucos relatos de sucesso. Mas todo santo dia tem gente reclamando de um UBNT ou Mikrotik com problema
    Equipamento de telecom não pode ter este comportamento ou estaremos brincando de telecom.
    Precisamos de equipamentos de alta confiabilidade se quisermos fazer frente as grandes operadoras no futuro.

    alta confiabilidade alto custo .......!!!!!!!
    o jeito e ir engatinhando e comer o bolo pelas beiradas ir aonde as grandes não vão acredito que da para trabalhar a vida toda mesmos com as gigantes por ai .
    clientes são voluveis e mimados mi.mi.mi.mi se voce não me ajudar vou cancelar mimimimi ai ele cancela vai para a vivo kkkkk e se lasca mas ainda 5 horas com a orelha suando no telefone de suporte .......

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Concordo com vocês @1929 e @rubem.
    Creio que o grande problema no Wireless para trabalhar com equipamentos de extrema confiabilidade seja seu custo. Já pensou uma CPE por mil reais? Qual é o cliente que vai comprar ou qual o provedor que vai ter coragem de ter um ativo de mil reais em comodato?
    Será que vale realmente a pena em investir em equipamentos Wireless de maior valor agregado ou ir direto para o cabo UTP ou a fibra?
    ----------------
    Outro ponto difícil é a questão de investimento, como é uma área com poucos ativos é muito complicado um banco oferecer um empréstimo alto.
    ---------------

    investimento e tudo em um provedor e um pouco de jogo de cintura tambem ,tirar leite de pedra .

    os ubnt ac tão vindo ai ,eu acho que vamos chegar la.

  9. #9

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    [QUOTE=rpassistencia;714988]Boa noite,
    ultimamente venho notando os meus concorrentes e amigos falarem de novas tecnologias para implantar no provedor, tipo fibra, hpna, gepon entre outras, todos loucos e correndo atrás dessas "melhorias", eu pelo outro lado vou crescendo na medida que meus clientes vão aumentando e as necessidades vão surgindo, não sei os outros provedores, mas eu em particular tenho em torno de 500 clientes, trabalha eu, minha esposa e um funcionário, ou seja 3 pessoas trabalhando tranquilamente para atender os clientes que no máximo recebo 2 chamas de reparo por semana, e faço 5 instalações por semana, não tenho propaganda, cliente indicando clientes, mas levo ao pé da letra muitas questões técnicas, uma delas é: tenho um link da Embratel e outro da Oi, ou seja tenho redundância, meus clientes só ficam se internet se algum problema acontecer na minha rede, essa por sua vez segue um perfil rigoroso, de tal maneira que todos meus equipamentos de transmissão e recepção são da UBNT, desde das torres ate os clientes, não uso outros equipamentos a não ser esses, ou seja isso é padrão, e no controle de banda uso mikrotik, estando certo de melhorias as unicas coisas que vou implantar no provedor serão autenticação pppoe e ip publico para os clientes, pois assim evito a chateação de liberação de portas para câmeras, jogos etc..., sem contar que o nosso serviço esta sendo o mais caro da região e trabalho com um unico plano para todos os cliente - 1MB, tando para Dow como para UP, e todo ano aumento a velocidade de todos sem aumentar o valor, comecei com 300k por 50,00, depois 600k por 50,00 e hoje 1MB por 50,00 e no ano que vem 2MB por 50,00, acredito que a questão de tudo é ter PADRÃO, e não ficar saltando de galho em galho, não tenho o pensamento que clientes vão e voltam, eu penso que se o cliente entrou temos que trabalhar para ele ficar, nesse pensamento afirmo com toda verdade que nunca perdi um cliente para concorrência, e os clientes que consegui no começo do meu provedor tenho eles ate hoje...
    abraço a todos...[/QUOTE

    Boa tarde amigo faça das suas as minhas palavras tenho exemplo de empresas que tem 10 funcionarios e nao tem a qualidade e estabilidade que a minha tem primeiro o cliente pois ele e o combustivel da nossa empresa

  10. #10

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Só quero passar minha experiência!! comecei à seis meses e, tenho 60 clientes hoje, tô tirando minha licença, já tá protocolado na Anatel graças à Deus depois de muito suor, tô na luta, dos 60 clientes que eu tenho, 30 eram da vivo, foram indicados pelos outros clientes, não tenho medo das grandes, os provedores locais aqui são uma me##@, enganam os clientes, isso é bom para mim,tenho um ótimo suporte e trabalho sozinho, velocidade padrão de 2mbps, em dezembro vou fazer uma jogada de marketing com meus clientes, vou aumentar 10% o link deles e não vou "cobrar" este aumento; concentrador Mikrotik muito bem organizado pelo #cristianoribeiro, aps todos blindados da Computech, toda linha UBNT com Airmax ligado, é só elogio, fiz um financiamento e amanha compro equipamento para aumentar em 50% os meus clientes, a gente tem que lutar pelo que gosta de fazer, um abraço a todos.

  11. #11

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Concordo com vocês @1929 e @rubem.
    Creio que o grande problema no Wireless para trabalhar com equipamentos de extrema confiabilidade seja seu custo. Já pensou uma CPE por mil reais? Qual é o cliente que vai comprar ou qual o provedor que vai ter coragem de ter um ativo de mil reais em comodato?
    Será que vale realmente a pena em investir em equipamentos Wireless de maior valor agregado ou ir direto para o cabo UTP ou a fibra?
    ----------------
    Outro ponto difícil é a questão de investimento, como é uma área com poucos ativos é muito complicado um banco oferecer um empréstimo alto.
    ---------------
    Eu penso que nem o Rubem. No cliente não é o problema maior pelo que entendi das palavras dele.
    Quando me refiro a confiabilidade me refiro aos equipamentos nas torres.
    Estes param de uma hora para outra.
    Seja por porta queimada, seja por qualquer outro problema não identificado. Alguns começam a perder rendimento. Outros simplesmente ficam "enlouquecidos".

    Ou será que sou só eu e um montão de gente que reclama dos equipamentos? Enquanto outros só elogiam...

    O que dizer de um rádio que custa 450 dólares no PY e aqui fica por 2.500,00? Mas com nota fiscal e homologação?
    http://pt.engeniustech.com/business-...6454-enh700ext

    Um rádio compatível com o que já está instalado nos clientes. Um rádio dual band.

    Um rádio que está sendo usado por empresas grandes como a Linktel.
    http://www.linktelcorp.com/hotspots.php?27

    Cerca de metade dos hotspots deles são com ENH700

  12. #12

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    a gente tem que lutar pelo que gosta de fazer.
    Perfeita essa colocação,
    Acho que só quem entende isso é que vai pra frente, pq quem entra pensando que vai faturar rios no começo cai fora logo...o dinheiro vem com o tempo mas... a melhor recompensa é a certesa do trabalho bem feito...e feito com gosto

  13. #13

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    a gente tem que lutar pelo que gosta de fazer, um abraço a todos.
    é isso aí!

  14. #14

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Infelizmente a cada dia chego a conclusão que empresa de telecom como as nossas, talvez não serão uma herança para nossos filhos.

  15. #15

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Infelizmente a cada dia chego a conclusão que empresa de telecom como as nossas, talvez não serão uma herança para nossos filhos.
    E eu gostaria que meus filhos e netos NÃO tivessem que ser atendidos por empresas locais de telecom, sem IP publico, sem cabeamento permitindo ping de 1mS até outro estado...

    Provedor via radio pra mim sempre foi gambiarra, tapa-buraco temporário onde telecom grande não faz cabeamento ou não tem outras infra-estruturas (Portas em dslan, fibra, centrais).

    Não sei se é culpa dos pequenos provedores via radio, mas ME PARECE que até uns 10-12 anos atras as telecom investiam muito mais na última milha, eu via dslam nova todo ano no interior, encheu de pequeno provedor via radio (Porque as telecom's caprichavam no preço e na falta de cobertura) e agora vejo cidade ou bairro com central "largada" a 10 anos, sem aumento nenhum.

    Hoje elas só investem muito em grandes centros, fibram o centro de 5 ou 6 capitais e vendem 100M a R$ 99 parece que só por propaganda, em 2002 ADSL de 128K a R$ 149 merecia investimento no país todo, hoje não expandem mais essas dslam ADSL2 ou ADSL2+, parece que não é tão lucrativo visto que os pequenos provedores concorrem exatamente onde não tem infraestrutura decente.

    (Ou seja, não tem infra, e como os provedores via radio já atendem essas regiões, nunca terá infra porque é inviável se não tiver muito cliente inicial)

    Minha opinião é que provedor pequeno, ou via radio, atrasa o país, só tapa o sol com a peneira oferecendo conexão barata pra meia centena de clientes cada, a longo prazo isso desincentiva grandes investimentos das grandes telecom.

    (Eu me enquadro aí, ao mesmo tempo que não tem grande telecom proximo pra atender minha centena de clientes, eu as desincentivo a melhorar as estruturas locais, já que esses clientes são atendidos por mim e por isso não cobram infra melhor das grandes telecom (Que deviam ter redes interestaduais e internacionais melhores, financiadas pelas conexões de última milha. Ou seja, ADSL de R$ 149 não custa R$ 149, ela custa R$ 49, mas a fibra interestadual e internacional da operadora custa R$ 100, ou pelo menos devia ser essa a forma de captação de recursos pra sempre ir melhorando a infra do brasil, não dissolver o lucro que 100 clientes dão em torre de R$ 5 mil pra atender 100-150 pessoas).

    SE pequeno provedor fizesse interconexão entre estados ou países, aí eu concordaria que eles merecem mais 30 anos de sobrevida. Como só atendem a última milha acho que atrapalham a longo prazo.

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Desabafo de um Provedor!

    Nada e impossível .eu ajudei 3 provedores a começarem do zero e hoje existem mas de 4000 clientes atendidos por eles aqui em sp que deveria ser uma new york mas ainda e o interior .
    Mas eu continuo na luta e se for por meu serviço simm sera uma empresa que no futuro terá um nome d um fundador sonhador .... O mas difícil já foi feito agora e espandir ...