+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Iniciante - Ajuda!!

    Olá pessoal!


    Primeiro quero agradecer a todos os que entendem do assunto e ajudam a pessoas assim como eu que estão iniciando no mundo Wireless! A todos vocês o meu sinceros agradecimentos!!


    Bom pessoal, é o seguinte: eu tenho em minha casa um pequeno provedor de internet com uma antena omni de 15dbi com um AP Router em modo Bridge. Dentro de casa tenho um RB 730 para gerenciar o pessoal.
    Gostaria de saber de você como faço para descobrir a polarização de minha omni? Como saber se ela é vertical ou horizontal?
    Gostaria de saber de vocês também melhores práticas de instalação da antena omni, como local, altura, angulo, suporte e etc.


    Vejam a imagem de minha antena...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC01363.JPG
Visualizações:	173
Tamanho: 	85,5 KB
ID:      	53424

  2. #2

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    Geralmente elas são verticais, para descobrir a polarização pegue uma antena de grade e segure ela na posição normal e depois gire ela 90° e veja se o sinal aumenta ou diminui.
    -Use Omni em locais que vc não tenha muitos clientes, quando tiver muitos clientes coloque painéis setoriais e reutilize a omni em um novo POP.
    -Cuidado com a isolação para evitar água e umidade.
    -A altura depende do ganho dela e se vc quer atender cliente próximos ou longe da torre.
    Parece que aquela caixa esta obstruindo a visão para a omni??

  3. #3

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    Esa omni é vertical.

  4. #4

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    mkre0 obrigado pelas repostas!
    Vou fazer o que você disse para testar a polarização da antena!
    Quanto a altura, tenho lido em outros lugares que tenho que tomar cuidado com a área de sombra e que eu não devo colocar a antena no meio da laje devido essa área que faz com que as ondas reflitam na laje causando poluição e interferindo assim no sinal. Verdade, a caixa está atrapalhando!
    Instalação totalmente errada! Estou aprendendo bastante aqui com vocês e vou corrigir essa instalação! Você teria alguma dica para um local ideal para a instalação da omni?

    Veja novas fotos...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC01367.JPG
Visualizações:	148
Tamanho: 	112,9 KB
ID:      	53449Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC01368.JPG
Visualizações:	186
Tamanho: 	129,5 KB
ID:      	53450

  5. #5

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    Citação Postado originalmente por mastther Ver Post
    mkre0 obrigado pelas repostas!
    Vou fazer o que você disse para testar a polarização da antena!
    Quanto a altura, tenho lido em outros lugares que tenho que tomar cuidado com a área de sombra e que eu não devo colocar a antena no meio da laje devido essa área que faz com que as ondas reflitam na laje causando poluição e interferindo assim no sinal. Verdade, a caixa está atrapalhando!
    Instalação totalmente errada! Estou aprendendo bastante aqui com vocês e vou corrigir essa instalação! Você teria alguma dica para um local ideal para a instalação da omni?

    Veja novas fotos...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC01367.JPG
Visualizações:	148
Tamanho: 	112,9 KB
ID:      	53449Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC01368.JPG
Visualizações:	186
Tamanho: 	129,5 KB
ID:      	53450
    Amigo boa tarde!

    Vou te ajudar com o pouco que sei, comecei assim, do mesmo jeito. Hoje ainda sou pequeno mais já temos equipamentos melhores e tudo mais.

    Posicione essa omni na parte alta do mastro, pois está perdendo angulo de irradiação para a caixa e para o mastro ao lado.

    Quanto a lage, se voce colocar um mastro de pelo menos 3mts já vai diminuir bastante o problema com reflexão. Ai sim coloque ela no meio da laje mesmo.

    Mais pra frente quando der, instale um bullet no lugar do ap, bem melhor pra trabalhar e esteticamente melhor.

    Outra coisa, já comece com PPPoe, apanhei bastante pra migrar do hotspot para o PPPoe quando foi necessário.

    Espero que tenha sucesso!

    Qualquer coisa pode me adicionar no skype que te dou uns toques do que já aprendi.

    "Tudo tem que começar de algum lugar."

  6. #6

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    wells.sp, boa tarde!!

    Obrigado por sua atenção e dicas!!

    Preciso de pigtail maior para pode elevar a antena pois o meu é muito curto!
    Vou providenciar!

    Minha intenção é elevar essa omni em uns 8 a 10 metros acima de minha laje para que assim eu possa aumentar a cobertura do sinal. Você teria alguma ideia de alguma coisa que eu pudesse usar para elevar a antena a essa altura? Ou vou precisar mandar fazer uma mini torre?

    Sim, minha intenção é trocar o ap por um bullet!

    Como sou novo no assunto, eu não sei o que é ppoe! O que seria?

    Qual o seu skype?

    Obrigado pelas orientações!!

  7. #7

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    Entendi! Dei uma pesquisada aqui e achei a resposta sobre o pppoe!
    Aqui eu já uso pppoe! Não uso hotspot!

  8. #8

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    Amigo, não compre um pig tail maior. Invista numa bullet, vai melhorar bastante!

  9. #9

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    paulofelipefs, você tem razão! Obrigado!

  10. #10

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    De nada. Um mastro maior, porém bem fixado também vai ajudar como ja foi dito.

  11. #11

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    O que vocês que são mais experientes recomendam?
    O Bullet 2 HP ou o Bullet M2 HP e suas respectivas potências?

  12. #12

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    To pensando em colocar no lugar do Bullet um Pico Station M2 de 1000mw! O que vocês acham?

  13. #13

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    @paulofelipefs um bullet de quantos mw?

  14. #14

    Padrão Re: Iniciante - Ajuda!!

    se for para alimentar um AP o Pico Station vai ser jogado fora pois com Bullet fucnionando em 20 dBm mais antena de 14 dDi vai oter 34dBi de potencia irradiada que é a recomendavel para prestar bom serviço.