+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recuperação RB 750 cabo Serial.

    Boa Noite a todos, gente estou a dias tentando reinstalar o system de uma RB 750 com um esquema que encontrei com cabo seriado mais não consegui nada. Alguém já conseguiu instalar o firmware dessa danada. rsrs


    Desde já agradeço a respostas de todos.

    @rubem

  2. #2

    Padrão Re: Recuperação RB 750 cabo Serial.

    Ih... conta comigo não, o pouco disso que uso é via netinstall com cabo serial em RB normal.

    Afinal, olha a única RB750 que tenho agora:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00174.JPG
Visualizações:	623
Tamanho: 	113,7 KB
ID:      	53446
    Esse negocio cinza é tinta mesmo, porque ficava em local com umidade demais e começou a ter ferrugem.

    Mas... a principio com cabo serial (Não com conector DB9) você conecta a transfere firmware pelo Gnd/Rx/Tx:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00177.JPG
Visualizações:	558
Tamanho: 	111,0 KB
ID:      	53447
    (Como não tem +V quer dizer que a RB tem que ser alimentada por fonte normal)

    O pino está aí, pelas marcações não é pra JTAG mas sim pra serial direto.
    Mas não garanto nada porque nunca usei esse conector em RB750, e a minha tá "impossibilitada de ser lida".


    Como usar o netInstall:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Netinstall
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Serial_Console
    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...netinstall.php

    E o firmware você pega em mikrotik.com/download

    Esquema de cabo serial é simples
    Google serial pinout
    RX no PC é TX na placa, TX no PC é RX na placa.
    (Tipo cabo cross-talk (PC a PC), você cruza os pares porque se ligar Rx com Rx eles não vão receber nada (Passivo com passivo), se ligar Tx com Tx vai é ter colisão, vão transmitir pra lugar nenhum, tem que ligar Tx de um no Rx do outro. Serial é um quebra-cabeça divertido quando se ignora os conectores pra leigos e usa os fios)

  3. #3

    Padrão Re: Recuperação RB 750 cabo Serial.

    @rubem já tinha feito todo esse procedimento que vc mencionou e nada rsrsrs.

  4. #4

    Padrão Re: Recuperação RB 750 cabo Serial.

    Conseguiu "puxar" algum dado via netinstall? Se é exibida corretamente a princípio o cabo está certo. Se nem é exibida corretamente (Nome, mac adress) talvez o VRM está ruim e não deixa ela processar direito os dados. Se não exibe nada, a porta serial está ok? (Nunca confiei em adaptador USB serial) Nem tem pino invertido? (RX com TX confusão mais comum)

    Mas eu não guardo RB750 porque pifam demias, comprei 2, uma pifou em 20 minutos, a outra em 3 meses, essa que pifou primeiro foi trocada por outra 750, que é essa que pintei (Mas pifou igual, 1 ano de uso ao todo), a que pifou em 3 meses foi trocada e essa sim está ok num cliente pelo que eu saiba, deve fazer 2 anos agora. Então... de 4 pifaram 3... eu que não confio, esse VRM simplorio me dá medo.
    (E das minhas nenhum chamuscou nada, estourou nada, acendiam leds mas desligavam depois ou ficavam resetando todo minuto, erros bobos assim)

  5. #5

    Padrão Re: Recuperação RB 750 cabo Serial.

    @rubem adaptei um cabo serial a rb tipo um cabo caseiro q eu mesmo bolei rsrs já recuperei outra rb minha com esse mesmo cabo.

  6. #6

    Padrão Re: Recuperação RB 750 cabo Serial.

    Pronto consegui instalar. funfou legal.

  7. #7

    Padrão Re: Recuperação RB 750 cabo Serial.

    Pelo mesmo cabo, mesmo sistema?
    O que precisou de diferente?

  8. #8

    Padrão Re: Recuperação RB 750 cabo Serial.

    mesmo cabo rsrs era só a versão do windows que era o 7 testei com xp e foi.

  9. #9

    Padrão Re: Recuperação RB 750 cabo Serial.

    Ah sim, no win7 tem que desabilitar fifo e flow control pra rodar umas coisas na serial.

    Em USB é o buffer que incomoda (A comunicação software>porta serial não é real-time, o buffer USB retém cado)

    Mas também... RS232 é de 1970, é demais querer que isso rode perfeito num SO de 2009, retrocompatibilidade não casa com velocidade.

  10. #10