Página 9 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 45678910 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #161

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem no AP eu deixo o MCS default e só coloco a potência 16dBm. o MCS eu só mecho no rádio do cliente?

  2. #162

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Eu usaria MCS fixo no AP. Depende que banda quer vender, planos até 5-10Mbps dá pra usar MCS12. Mas com planos de 20Mbps precisa MCS15! (E sinal lá por -55dBm pra cima se quiser CCQ ótimo nesses clientes). Então NESSE CASO é um dos pouquíssimos casos que MCS default faz sentido. Eu usaria fixo em MCS15 na verdade.

    Nos clientes mesmo com planos de 20Mbps é bom usar MCS fixo e baixo, um MCS12 já vai ter todo o upload que vender (Provavelmente 4 a 5Mbps mesmo em plano de 20Mbps). Se usa upload de 15-20Mbps vai precisar MCS14 ou MCS15 nos clientes também! Se for upload baixo tipo 2-3Mbps pode usar MCS11, talvez MCS10 se tiver até uns 20-25 clientes por setorial.

  3. #163

    Padrão Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem entendi mas eu le em algum forum e vi um pessoal falando que se deixa mcs fixo no ap e ser por acaso vc tem um cliente ruim esse ap vai força pra entender esse cliente ruim. Eu estava estudando e vou vende planos 2,3,4,5,6,8,10Megas pelo fato 20Mega exigir muito



    Outra dúvida me ensina usa essa tabela to perdido entendo nada disso ,
    E como é feito os calculo SNR pq vejo um pessoal falando que vc tem internet de qualidade ser tive dentro SNR

    https://mikrotik.com/test_link.php
    Última edição por joaopaulodelfinomc; 17-04-2018 às 16:44.

  4. #164

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    SNR é uma relação entre sinal e ruído.

    (Signal Noise Ratio)

    É bem simples, na verdade. Se o sinal é -70dBm, e o ruído é -100dBm, a relação entre eles é 30dB. Entre -70 e -100 existe 30 de distância. Logo, nesse caso o SNR é 30dB.

    O SNR mínimo necessário depende do data rate e do rádio, mas em geral NO INTERIOR DO BRASIL não é tão comum ter ruído alto. O nível de ruído na maioria das cidades pequenas ou média vai ficar abaixo de -95dBm. Pra poder vender planos tão grandes você precisa ter data rate MUITO alto, que exige sinal MUITO alto, tipo -55dBm, então não tem como ter só 25dB de SNR, pois 25dBm mais baixo que -55dBm é -80dBm, e só existe ruído absurdo assim se você estiver numa torre dividida por uma duzia de provedores.

    O SNR mínimo recomendando pra MCS15 vai pra casa dos 30dB, se nivelar os sinais na casa dos -55dBm implica que qualquer ruído (Noise floor, ou piso de ruído na tradução direta) abaixo de -90dBm tá mais que ótimo.

    Se colocar antena digamos a 20cm de parede, ou a 30cm de estrutura metálica, o RouterOS (MK) ou o AirOS (Ubiquiti) vão mostrar ruído alto tipo -86dBm, mas isso não é ruído vindo da vizinhança, é problema criado pelo próprio equipamento (Digo, quem criou o problema foi o porco que instalou tão mal a antena), é só instalar direito que não terá esse problema. No forum da UBNT vai achar muito norte-americano com problemas assim, mas é que eles tem aqueles condomínios de casa onde há proibição de grandes estruturas nas casas, eles TEM QUE colocar as CPE's na posição mais porca do mundo, a só 20cm do telhado, por isso ELES tem essa impressão que certos ambientes são muito poluídos, mas fora da Avenina Paulista, e de torres divididas por provedores, é raro ver ruído real tipo -80dbm (Que ainda nem é absurdo pra quem tem sinais -55dBm).

    Agora sobre o site de cálculo de link, fiz aqui um exemplo de outra RELAÇÃO, é a relação entre sinal e sensibilidade. Coloquei a sensibilidade em MCS15 da maioria das CPE's e rádios pra torres, -74dBm (Essa sensibilidade de cada data rate está no datasheet dos equipamentos):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	300
Tamanho: 	180,3 KB
ID:      	68395

    Ele trata como 12dBm a margem mínima, mas na real muitos autores do ramo calculam ela aumentando conforme a distância (Por isso não passo esse link, e sim esse: http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/ Ele leva em conta uma relação maior quando a distância é maior). Se fizer muitos PTP's você verá isso na prática, um sinal -60dBm a 1km permite MCS15 se tiver zona de Fresnel 100% limpa. Mas... em 25km esse mesmo nível de sinal é suficiente mal e mal pra MCS13! Quanto maior a distância, maior o efeito da 2ª e 3ª zonas de Fresnel. PTP de morro a morro também fica ok em altas distâncias, simplesmente por ter uma maior zona de Fresnel sem reflexos.

    Pra ter CCQ decente em todos os clientes, ou seja, CCQ de 98-99%, precisa relação na casa dos 20dBm, ou seja, se a sensibilidade do data rate escolhido é -74dBm, o sinal bom é -54dBm (Tem 20dBm entre eles). Esquece SNR por enquanto, porque só uma cidade muito lixo vai ter ruído tipo -80dBm, e qualquer ruído abaixo disso não é um problemão (Perfeito é lá pelo mínimo da sensibilidade do aparelho, uns -98 a -106dBm dependendo do equipamento. Em periferia com só 1 ou 2 provedores 5GHz operando é isso que terá na maioria dos canais. Em área rural terá coisa ainda mais baixa. Se tiver mais alta, a antena está refletindo em mastro ou suporte, é instalação mal-feita).

  5. #165

    Padrão Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem eu me confundo em exemplo 30dB o que é isso esses negócios dBm dB confundi muito minha cabeça não leva a mal amigo desculpa ai ser você pode me explicar isso
    Outra coisa qual melhor equipamento usa que da mas qualidade na rede Rocket + nano , airgrid ou RB922NETMETAL + SXT, LHG
    Última edição por joaopaulodelfinomc; 22-04-2018 às 17:06.

  6. #166

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Decibel é uma medida antiga, um décimo de bel, ou um décido do som de um sino. Mais de um século atrás não existiam muitos padrões, então a referência que se achou pra medir a intensidade de um som era o sino. 10 dB então dá o mínimo som que um determinado sino faria (Na real HOJE sabemos que não ouvimos sons baixos, mas qualquer toque num metal gera som). Então dB na prática só se usa pra som.

    dBm é só um jeito de fazer uma escala em dB, mas baseada numa potência, o miliwatt, ou milésimo de watt, o "m" da sigla. Watt é uma medida de potência, que basicamente é consumo elétrico, por isso se diz que uma lâmpada consome 10W. Então dBm é um decibel por miliwatt (Na verdade 0dBm é 1mW). dBi é só o correlato mas pra ganhos de antena. É a mesma referência, só que usamos dBm pra potência de RF nos rádios, e dBi pra ganho de antena.

    Toda escala baseada em dB tem o seguinte: A cada 3dB o valor medido deve DOBRAR. Ou seja, se 1dB$ é R$ 1, então 4dB$ tem que ser R$ 2. Os valores intermediários serão percentuais dessa diferença. De R$ 1 pra R$ 2 nada muda, mas quando parte pra casa dos milhões aí é bom ter uma medida assim, talvez 20dB$ seja R$ 1 milhão. Estabelece uma base, e crie seu "padrão decibélico", se muita gente aceitar, talvez vire um padrão comercial de fato ("Muita gente" nesse caso é milhares de engenheiros, não adianta angariar curtidas no Facebook).

    Se usa dBm ou dBi porque um sinal fraco tipo -71dBm seria escrito 0,000000079mW. Enquanto -69dBm muda pra 0,00000012mW. É muito zero! Tem que ficar contando zero toda hora (Em celular é pior, as vezes tem sinal lá por 0,000000000001mW. Radar as vezes tem 0,00000000000000001mW). Basicamente ao invés de usar watt, você faz uma escala cuja referência é o watt, se quiser usar um pra potência de lâmpada de ler pode criar um onde digamos um 1dblamp é 1W de consumo, aí você diz que uma lâmpada de 15W tem 15dBlamp. Pronto, fez uma escala baseada em alguma referência (Na natureza não temos como tirar referência de nada, nem a intensidade da luz do sol, ou sua cor, é estável ao longo dos anos. Todas as referências pros padrões são só um consenso de um grupo, no caso de intensidade de sinal em RF, a base é o miliwatt, mas pra facilitar a conta usamos o dB por miliwatt, porque em dB você pode usar valores negativos, -1dBm é sinal 2dBm maior que 1dBm, é igual dinheiro, dever R$ 1 é ter saldo de R$ -1, e isso é R$ 2 a menos que ter R$ 1 no bolso. Pensa sempre em dinheiro, se você tem -70, e ganha 10, você fica com -60. Se o sinal numa CPE de 10dBi é de -70dBm, ao mudar pra uma CPE de 20dBi vai ter 10dBm a mais de sinal, logo, terá -60dBm de sinal. Troque dBi por dBm na conta tranquilamente, aumentar ganho de antena aumenta no mesmo número o nível do sinal.

    Sobre qualidade de Rocket+Nano, ou RB922+SXT, aí é questão de fé, minha religião diz que setups simples tipo de Ubiquiti são pecado, então eu não uso pra mim, uso só pros clientes, porque eles travam pouco e caso dêem problema tem um setup bem simples de mexer. Já Mikrotik em geral tem sistema operacional mais customizável, numa mesmo RB922 posso fazer roteamento, autenticação, página http pra hotspot, SSID's múltiplos, múltiplas senhas pra clientes diferentes, enfim, quase tudo que pode ser feito em matéria de rede um RouterOS de uma RB922 faz. Mas... pra cliente doméstico isso é inútil, eles nunca vão usar nada disso. Mas eu não sou cliente doméstico por isso prefiro Mikrotik.

    Mas cuida com Airgrid, é uma CPE com só 1 chain, ele só usa 1 polaridade da torre pra trocar dados, enquanto todos os equipamentos de hoje usam 2 polarizações. Já que está ocupando um canal de 20MHz, usa 2 polarizações e passa logo o dobro do thrpoughput por ele. Se com um par de Nanostation passa digamos 50Mbps com um determinado nível de sinal, com o Airgrid vai passar só 25Mbps, já que está usando só 1 polarização. É tipo som stereo na música ou filme, já que vai ocupar o ouvido do telespectador, então coloca 2 canais diferentes de som, com um leve atraso num ouvido as vezes, pra parecer que um veículo passa da direita pra esquerda ou algo assim, PARECE ser só 1 som mas na real são 2 canais DIFERENTES com som. Em wifi você também pode transmitir 2 "canais" de dados num mesmo canal (20MHz de largura no espectro), é só colocar um em polarização diferente no outro, transmite um com a antena em pé (Vertical) e outro com a antena virada de lado (Horizontal), a intensidade é baixa o suficiente pro sinal de uma polarização não ser lido na outra (Assim como o som de um fone de ouvido numa orelha não pode chegar na outra orelha, senão perde parte do efeito estereoscópico; Efeito que se aplica também a imagens, uma imagem 3D é uma imagem estereoscópica, na real o dia todo você encher 2 imagens diferentes nos olhos, a análise das diferentes nelas é que fazem a gente estimar a distância do que estamos vendo).

    Eu não usaria airgrid pra cliente de mais de 2Mbps nunca, com só 1 polarização vai fazer muito uso do processador da etapa de RF da RB922 ou do RocketM5, acaba afetando o tempo que sobra pra sua torre trocar dados com os clientes que tem CPE's dupla-polarização (Nanostation M5, Nanobeam, SXT, LHG).

  7. #167

    Padrão Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem eu vi um camarada falando em um forum da Mikrotik seguinte cenário coloca cada Radio AP com servidor pppoe e deixa a ccr so como firewall e Nat e o radio do cliente fica como bridge e quem fazer o roteamento e o roteado wifi do cliente o que vc acha desse cenário?

    “ outra dúvida ser eu for montar um pop em outra cidade qual melhor forma desse pop dessa cidade eu crio um servidor pppoe pra essa cidade o fazer que esses clientes desse pop dessa cidade venha conectar onde fica minha central?”

    “Outra dúvida qual melhor forma autenticação da CPE do cliente deixa ela como pppoe roteador bridge o deixa CPE do cliente como bridge e roteador do cliente como pppoe?”
    Última edição por joaopaulodelfinomc; 28-04-2018 às 11:50.

  8. #168

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Roteamento e cia não é minha área.

    Meu negócio é RF e eletrônica.

    Mas eu prefiro PPPOE e com a CPE do cliente autenticando, aí se ele vai plugar o cabo da CPE direto num desktop, ou se vai colocar um roteador wifi dentro de casa, tanto faz, a rede interna dele está devidamente isolada da rede do provedor pela CPE roteando, ele pode colocar switch, conversor de fibra, enfim, dentro de casa ele pode fazer o que quiser, afinal a casa é dele, se ele quiser colocar um switch na saída da CPE ele tem que poder fazer isso sem pagar visita do provedor.

  9. #169

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Pra que você quer encher a sua tabela de roteamento com os prefixos da rede interna do seu cliente? Não vejo ganho nenhum nisso, só um uso idiota de recursos operacionais.

  10. #170

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem qual melhor canal pra usa PtMP, PtP e esses canal do Brasil precisa ativa o DFS? Aqui não tem aeroporto próximo só 320km mesmo assim precisa ativa?

  11. #171

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    DFS usa apenas nos canais que tem radar no Brasil, é a faixa de 5470 a 5725MHz, que é a faixa que a legislação impõe limite de potência mais baixo.

    Usar DFS em canais fora dessa faixa não faz NENHUM sentido, quem faz isso faz por noobice, o DFS só atua com radares, e não existe radar meteorológico no Brasil acima de 5,7GHz nem abaixo de 5,4GHz.

    Sobre melhor canal, tem que ver o mais limpo em CADA torre. Pra PTMP o ideal é usar a faixa onde a potência é limitada, é essa faixa de 5470 a 5725MHz. Guarda a faixa dos 5725-5850MHz pra PTP, que PRECISAM potência maior. A faixa abaixo dos 5350MHz não foi feita pra uso outdoor, ela é só pra uso indoor no Brasil, só pra aqueles roteadores dual-band dentro de casa.

    Essa legislação é a mesma em boa parte do mundo ocidental, 5150-5350MHz pra uso indoor, 5450-5720MHz pra uso outdoor mas com DFS e com potência limitada lá pelos 27dBm EIRP, e 5725-5850MHz pra uso outdoor com limite de potência lá pelos 34dBm EIRP ou virtualmente ilimitado caso use antena direcional pra PTP. EUA, Canadá e outros países tem legislação similar, caso algum desinformado que o Brasil é ridículo por impor essas restrições. As restrições existem justo porque os usuários são leigos pra cacete e poluem todo o espectro por bobeira caso libere tudo. Provedor 2,4GHz não tem mais como existir em área urbana porque há abusos demais na faixa dos 2,4GHz, roteador doméstico com 30dBm EIRP pra passar 3 paredes e atender 1 (UM!) único smartphone, é um péssimo uso do espectro, e a maioria dos usuário faz um péssimo uso do espectro. É similar a estacionar carro em fila dupla na frente de casa, "tá na frente da minha casa" não é desculpa pra atrapalhar a passagens dos outros pela rua, mas com RF é assim que a maioria dos usuários leigos pensam.

  12. #172

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem então eu coloquei um canais do Brasil mesmo que não tem radar perto preciso ativa o DFS?

  13. #173

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Repetindo: Não faz sentido ativar DFS acima de 5725MHz.

    E abaixo de 5350MHz provedor NÃO PODE usar (É faixa apenas pra uso indoor).

    DFS tem que usar nas faixas de 5460-5725MHz. Fora disso não faz sentido ativar isso, não serve pra NADA se não tem radar nessa frequência.

  14. #174

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem você já chegou usa aquele novo recurso que a Mikrotik lançou na versão 6.41 nv2 sync que possibilita coloca todos Ap no mesmo Canais?

  15. #175

    Padrão Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Repetindo: Não faz sentido ativar DFS acima de 5725MHz.

    E abaixo de 5350MHz provedor NÃO PODE usar (É faixa apenas pra uso indoor).

    DFS tem que usar nas faixas de 5460-5725MHz. Fora disso não faz sentido ativar isso, não serve pra NADA se não tem radar nessa frequência.
    Certo! Eu sou estou perguntando no canais que exige o DFS tem de ativa ele a 5500 a 5700 nesses canais o DFS sempre tem fica ativo?

  16. #176

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Sobre DFS sempre ativo, se selecionar o pais CORRETO sim, o DFS é ativado corretamente. Noobs que ficam trocando de país pra poder burlar legislação são outra história, com seleção de país errado o firmware vai ativar o DFS só nos canais que a legislação daquele país obriga.

    Sobre o nv2 sync, nunca usei não, sendo do mesmo fabricante tem potencial pra funcionar (Mas se tentar mk+ubnt no mesmo canal provavelmente não), sempre fiz mais mini-ptp pra zona rural, zero problema de falta de canais livres, nem sei bem como é ter 20 SSID em cada faixa (Com 3 ou 4 já tenho throughput ruim, imagino a merda que é viver em metrópole com todas a faixas lotadas de uso).

  17. #177

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem certo qual os países que tem ativa o DFS?

  18. #178

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Se está no Brasil, coloque o país Brasil, qualquer RouterOS (Mikrotik) depois do 3.3, e qualquer AirOS (Ubiquiti) depois do 2.5 vão respeitar a legislação atual.

    Se está na Argentina, coloque o país Argentina. Se estiver no Afeganistão, coloque o país Afeganistão.

    É só colocar o país certo na configuração. A função dessa configuração de país é essa, ativar DFS e limitar potências e canais conforme a legislação de cada pais (Tá salvo no sistema operacional uma lista dos limites e obrigações de cada país, não precisa fazer nada além de usar um sistema minimamente atualizado, e configurado com a localização correta, pra tudo ficar certinho). Essa função não serve pro fabricante ter estatísticas de uso.

  19. #179

    Padrão Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu nunca disse que a potência no AP tem que ficar em 20dBm. Olha ali no texto, recomendo 16-18dBm pra aquecer menos o amplificador.

    Fiz o cálculo com 20dBm mas VOCÊ pode refazer o cálculo com a potência que quiser usar na torre, não tem segredo nenhum nessas calculadoras prontas, é muito simples usar. Faça a conta dos níveis de sinal que vai ter a 3km usando Nanobeam 19dBi nesses clientes, ou LHG 24dBi, ou SXT Lite5 16dBi. Se o provedor é seu, você que faz os cálculos e define qual os valores ideais.

    O que recomendo sem falta é: NÃO MEXER no AP caso 1 ou 2 clientes tenham sinal ruim! Configura o AP 1 vez na vida e NUNCA MAIS MEXE! Que se lasquem esses 2 clientes com sinal ruim, eles que moram mal pra caramba, se eles não querem colocar CPE mais cara (Se bem que LHG 24dBi não é cara) ou uma torrezinha em casa pra passar por cima das árvores, não atenda eles! Perca cliente mas não mexe no AP pra tentar conquistar 1 ou 2 clientes a mais, se ficar mexendo em AP vai só piorar a rede pros demais clientes. Então seja lá qual for a potência e ack-timeout escolhidos, configure na hora de iniciar a rede e nunca mais mexa! E se mexer, faça testes de DIAS, aumentando ou diminuindo 10 ou 20uS de ack-timeout, ou 1dBm a mais ou a menos de potência, vai ver que não é isso que melhora grandes coisas sua rede, é a instalação de CADA cliente (Não de 70% dos clientes. Tem que ter 100% das instalações perfeitas).
    @rubem certo em qual cenário eu vou sabe fazer calculo da potência que vou usa vou lembrando que vc recomenda la em cima 16~18 vou atende clientes so ate 2.5km

  20. #180

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem nos clientes qual potência que vou deixar em cada CPE funciona assim quanto mas perto for o cliente a potência da CPE dele e mas baixa e quanto mas longe for o cliente a potência da CPE dele e mas auta outra coisa para mim deixa tudo em um sinal mas o menos o clientes posso tenta deixa assim -50dbm -55dbm - 60dbm - 65dbm porque le um comentário um colega falando ser eu deixa ex -40dbm - 67dbm uma CPE fica gritando muito no AP seria isso?

    ” Outra coisa vou vende planos de 2~10MB gostaria sabe qual MCS vou usa no rádio e qual MCS usa na CPE do cliente”

    Att
    Abraço

    Desculpa ser falei uma coisa ai errada mas afinal tamos aqui pra aprender
    Última edição por joaopaulodelfinomc; 26-05-2018 às 12:39.