+ Responder ao Tópico

1. @geovane.torres , se já resolveu o problema ignora o comentário.

Pra mim que seu problema está aqui:
    https://under-linux.org/attachment.p...9&d=1437690029

Veja que o ruído (NOISE) dos clientes chegando está em -86dBm, e tem cliente com sinal ruim tipo -76dBm.

Isso é uma margem entre ruído e sinal de apenas 10dBm, SNR de 10dBm é insustentável até pra PTP, que dirá quando tem duzias de conexões.

Teria que ver a origem desse ruído em -86dBm, ele está meio alto. E se não tiver como reduzir isso, terá que aumentar o sinal dos clientes, colocar todos com sinal ao menos -65dBm (Isso será mais de 20dBm de SNR, não é perfeito mas é usável).

Como aumentar sinal de cliente? Aumentando o ganho de antena ou a potência de transmissão deles, no setup se com 18dBm de potencia o sinal é -76dBm, ao aumenta pra 22dBm o sinal aumentará 4dBm, ou seja, vai passar de -76 pra -72dBm, ainda não é suficiente, então tem que ver pessoalmente se esse cliente tem visada e zona de fresnel boa, porque em 1Km um NS Loco devia chegar com sinal mais alto que -72dBm SE tivesse visada total (Ou zona de fresnel quase totalmente desobstruída).

Um PTP até fica usável quando tem sinal baixo e ruído, mas quando tem 20 pessoas conectadas o sinal baixo e ruído começam a incomodar, pela imagem parece que é o caso, "o que fazer" depende da origem do ruído ou sinal baixo, mas um ruído desse com sinais tão baixos realmente não tem como dar uma rede boa, é trabalhoso melhorar sinal de cliente em cliente, mas... o sinal deles está ruim.

2.    Publicidade

3. Meus planos aqui são de 1 a 5mb de down e de 640kbps de up no máximo. Setei na torre (APC-5M-90+) MCS12 em 20 Mhz usando somente N e nos clientes até 1,5 km to usando WOM 5000 Mimo(Usando firmware 5.0 BETA 4.2, porém ainda não usei o ipoll) com MCS8 em 20mhz somente N, a potência desse cliente a 1km está a 15dbm, os demais estão de 7 a 9 dbm, e acima de 1,5km até 3km estamos usando o APC-5m-18+. Nessa torre tenho 2 Setoriais A e B.

Meu pior cliente ta a quase 1km e com fresnel não tão limpo (Devido a altura de algumas árvores, porém não da pra ver corretamente a visada devido a dificuldade do local ser alta e a dificuldade de colocar a escada de 2 lances. A instalação fixamos um suporte na parede e colocamos um mastro de 3m onde o wom 5000 mimo está no topo apontando para direção de nossa torre) As vezes o SNR caí rapidamente para 16 mais logo volta para acima dos 20.

Oque realmente incomoda é os picos que da onde o sinal fica ruim. Vejam:

http://prntscr.com/8558hr
    http://prntscr.com/8558nn
    http://prntscr.com/8558s0
    http://prntscr.com/85580t

To esperando a intelbras arrumar o ipoll para ver oque melhora.

==========
    UPdate: Atualizei os clientes para MCS9. Não sei se é impressão minha, mais achei o mcs9 mais fluido para conexão. (Testando uma conexão de 2 mb)

Abraços
    Última edição por NielsonPadilha; 16-08-2015 às 11:20.

4. boa noite entrei agora para saber sobre MCS, muito bom o que vcs estão falando, queria uma ajuda...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DATA RATES.jpg
Visualizações:	101
Tamanho: 	167,8 KB
ID:      	60866Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MCS.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	181,3 KB
ID:      	60867Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NV2.jpg
Visualizações:	94
Tamanho: 	171,4 KB
ID:      	60868Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         POTENCIA.jpg
Visualizações:	95
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	60869Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CLIENTES.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	488,9 KB
ID:      	60870

na torre eu uso rb912 e nos clientes sxt, nao consigo deixar o ccq ali em 100% em todos clientes visados, deixei a potencia no máximo das sxt, baixei a potencia das sxt, e nao fica bom qual a conf. certa para isso.. Ajudaaaaa...

5. Eu diria que você tem 4 clientes com sinal bem ruim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Semtitulo.gif
Visualizações:	210
Tamanho: 	162,3 KB
ID:      	60871

É bem fácil 2 ou 3 clientes ruins detonarem com a capacidade de processamento da RB.

Mas você está usando 40MHz de largura. Precisa disso tudo mesmo? Se é cidade grande deve ter poluição aos montes, e se tem poluição demais o jeito de ter qualidade é com canal mais estreito, e não mais largo. Teste 20MHz mesmo.

Marque uns datarates básicos, não apenas os suportados.
    E... porque marcou datarates de polarização simples? (MCS0 a 7 são pol. simples, se misturar Airgrid com Nanostation não vai caber 38 simultaneos nunca, use apenas dupla-pol. se quiser otimizar célula) Testa marcar apenas pol. dupla, e nos clientes marque só 2 ou 3, tipo MCS10 e 11 talvez, afinal o upload deles provavelmente será mínimo (E pode ver que o CCQ deles pra torre é bem pior que da torre rumo aos clientes, o RX na torre é o TX dos clientes).

6. blz vou fazer um teste aki e posto ai depois obrigado..

7.    Publicidade

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L