Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace Sem Fio de 50 km

    Olá galera!
    Tenho uma dúvida, preciso que alguém me ajude.

    Vou fazer um enlace sem fio na cidade de São Paulo com distância de 50 km com as seguintes características:

    Ponto 1:
    f: 5.8 GHz
    Altura em relação à cidade: 420m (torre de telecom)
    Rádio: Cambium PTP 650 (27dBm, 450Mbps)
    Antena: Ubiquiti Omnidirecional Dual-Polarization 13dBi

    Ponto 2:
    f:5.8GHz
    Altura: 30m
    Rádio: Cambium PTP 650 (27dBm, 450Mbps)
    Antena: Ainda analisando, mas deve ser ou Cambium Parabolica Dual-Polarization de 23dBi ou de 38dBi

    Há visada total entre os pontos.
    Preciso que o enlace trabalhe no mínimo a 6 Mbps.
    Vocês acham que daria certo?

  2. #2

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Esta correta a antena do ponto 1 ?

  3. #3

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    omni no ponto 1? tem certeza ?
    se for realmente uma omni no ponto 2 vai precisar de uma de 38 dbi no minimo rsrsrsrs

  4. #4

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    O ponto 1 é uma omni porque na verdade o ponto 2 é movél

  5. #5

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    vai funcionar é nunca nessa distancia kkkk

  6. #6

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    JonasMT por que vc diz isso?
    Pela característica da antena ou pela interferência?
    Se eu continuasse com os mesmos parâmetros mas altera-se para uma frequência licenciada, digamos 7GHz, voce acha que daria certo?
    E se diminuisse a distancia no 5.8GHz para 30km?

  7. #7

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Citação Postado originalmente por flplvr Ver Post
    O ponto 1 é uma omni porque na verdade o ponto 2 é movél
    Ponto móvel a 50 Km? (-_-)

  8. #8

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Citação Postado originalmente por flplvr Ver Post
    JonasMT por que vc diz isso?
    Pela característica da antena ou pela interferência?
    Se eu continuasse com os mesmos parâmetros mas altera-se para uma frequência licenciada, digamos 7GHz, voce acha que daria certo?
    E se diminuísse a distancia no 5.8GHz para 30km?
    Não dá certo por causa desta omni no ponto 1, ela serve para no máximo uns 4 a 5 Km. Para passar 6 megas nesta distancia vc vai precisar de no minimo uma antena de 30 dbi em cada ponto.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Esse ponto móvel varia bastante, mas o limiar de atuação dele é 50km

  10. #10

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    deixa ver se eu entendi, vc pretende ter uma omni mandando sinal em até 50km pra alguém em movimento, isso?

    Cara não existe isso em frequências 2.4, 5.8 ....

  11. #11

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Com uma desta no ponto 2 vc fecha o seu enlace satisfatoriamente

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Algonquin_Radio_Observatory_Canada.jpg
Visualizações:	254
Tamanho: 	100,6 KB
ID:      	53555

  12. #12

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    kkkkkk blz entendi mkre0, achei q seria possível por causa de calculadoras de distância da internet que usei.
    No caso então tenho q usar 2 parabólicas, 27 dBi de cada deve dar porque o radio é muito bom.
    O único problema que teria seria pra alinhar a antena do ponto 1 com a do 2 que vai se mover as vezes.
    Por acaso vocês ja viram algum sistema de alinhamento automatico de parabolicas?

  13. #13

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Com antena de 27 dbi o sinal vai ter que subir a potencia do radio para mais de 400 mw

  14. #14

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Esse móvel que vc esta falando é uma plataforma petrolífera é isso?

  15. #15
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Amigo faz um ponto a ponto fixo em 5.8 e próximo onde vai ficar em movimento você repete o sinal em 2.4ghz.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Sem querer ser desrespeitoso com o rapaz do tópico, mas rir demais quando vir isso! Caramba, querer se envolver/fazer um trabalho tão sério: um Enlace de 50 km!!!!!
    Até podemos ajudar em algumas coisas, dar algumas dicas, afinal o forun é pra isso, mas assim não dar não!!! (rsss) - "OMNI-DIRECIONAL, ai ai ai ai!
    Amigo, procure um Profissional pra fazer isso pra você, isso é coisa séria! De boa!

  17. #17

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Citação Postado originalmente por flplvr Ver Post
    kkkkkk blz entendi mkre0, achei q seria possível por causa de calculadoras de distância da internet que usei.
    No caso então tenho q usar 2 parabólicas, 27 dBi de cada deve dar porque o radio é muito bom.
    O único problema que teria seria pra alinhar a antena do ponto 1 com a do 2 que vai se mover as vezes.
    Por acaso vocês ja viram algum sistema de alinhamento automatico de parabolicas?
    Amigo, coloca em cada ponta uma antena minima dish30 dupla polarização (recomendo 34dbi ou maior) que fica bom com 2 radios iguais tbm.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Lembra que antena de disco, de grade, ou patch, tem angulo que permite certo movimento. Disco com angulo de 6º não falta no mercado, e 6° em 50Km dá uns 5Km de "largura" da cobertura.

    Antena patch com angulo 30°. Tem offset, coloca um NS numa offset 30dB e terá cerca de 30°, que em 50Km dá cerca de 25Km pra você se mover pros lados.

    Se quiser se movimentar mais, 50Km lateralmente, seria uma antena de 60°, não conheço nenhuma de ganho alto o suficiente. NS M5 tem 60º, mas aqueles 16dBi não devem conseguir mais que uns 30Km mesmo em MCS1, e acho que independe de ter um disco de 60dBi no outro lado, ganho baixo em um lado não é resolvível com alto ganho no outro, existe devaneio de sinal fraco.


    E lembra que de 420m pra 50m de altura tem que ter um tilt ajustavel de acordo com a distancia, se forem sempre 50Km tá tranquilo, angulo vertical de 3° a 420m de altura te permite captar o sinal no angulo de melhor ganho a partir dos 5Km de distancia (A 370m abaixo), mas abaixo desses 5Km tem angulo de ganho menor ou lobulo secundário que permite conexão igual.

    E... se for agua... a agua é um ótimo refletor, evaporação atrapalha, fazer PTP no solo é tranquilíssimo perto do trabalho que é fazer isso sobre a agua.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace Sem Fio de 50 km

    Entendi galera, obrigado pela ajuda, vou colocar antenas parabólicas na casa de 30dbi ou mais.
    Só pra encerrar, estou usando para o meu cálculo o link Planner, alguém saberia um valor legal pra colocar de estimativa de interferência em 5.8GHz no cálculo? A ferramenta sugere -70dbm.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flplvr Ver Post
    Entendi galera, obrigado pela ajuda, vou colocar antenas parabólicas na casa de 30dbi ou mais.
    Só pra encerrar, estou usando para o meu cálculo o link Planner, alguém saberia um valor legal pra colocar de estimativa de interferência em 5.8GHz no cálculo? A ferramenta sugere -70dbm.
    Amigo, sugiro o Alphimax, ja fiz muitos enlaces longos me baseando nele e tive pouquíssimas dificuldades em fechar.

    Vantagem, é online e fica armazenado todo o historico que quiser no banco de dados do site.

    Desvantagem, por ser online, quando levar em campo, fica mais dificil de trabalhar onde nao tem internet, mas pra isso usei fotos impressas com indicação de direção.

    Valeu