Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ligar nanobridge com energia solar

    Olá Boa Noite Pessoal!

    Bem estou num dilema, querendo saber se compensa torre com energia solar para realizar um enlace de 22 Km ligando minha rede ao meu sitio.
    Pergunto:
    Tenho 01 Nanobridge de 25 Dbi + 01 Airgrid 23 Dbi, preciso para deixar esses equipamentos funcionando numa torre com energia solar de que preciso para realizar isso? (placa solar de quantos watts, bateria de quantos amperes).
    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Há vários detalhes para serem considerados como:
    Qual é o consumo de todos os equipamentos da torre?
    Qual é o índice de irradiação solar médio, mínimo e máximo da região?
    Como é o clima da região?
    Quanto pretende gasta?
    Qual autonomia desejada na bateria?

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Citação Postado originalmente por lynxjr Ver Post
    Olá Boa Noite Pessoal!

    Bem estou num dilema, querendo saber se compensa torre com energia solar para realizar um enlace de 22 Km ligando minha rede ao meu sitio.
    Pergunto:
    Tenho 01 Nanobridge de 25 Dbi + 01 Airgrid 23 Dbi, preciso para deixar esses equipamentos funcionando numa torre com energia solar de que preciso para realizar isso? (placa solar de quantos watts, bateria de quantos amperes).
    Obrigado a todos!
    Amigo, tenho torre com painel de 60watts e bateria estacionária freedom de 70Ah, com airgrid e omnitik. Acho que seu consumo seria parecido com o meu, então fica a dica, painel de 60w e bateria 70Ah, não esquecendo o controlador 10A.

  4. #4

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Amigo temos aqui um painel de 140w com duas baterias de 45 estacionárias freedom temos atualmente 4 torres desta mesma forma algumas tem mais de anos e nunca deu problema na energia ela não precisa necessariamente de sol para carregar basta apenas claridade já carrega, é lógico que com sol rachando carrega top em uma dessas torres a que tem mais equipamentos tem 2 Airgrids 27 que vamos trocar por RB 912 e tem uma RB 433 e uma RB 750 e nunca parou nem tempo de chuvas aqui teve vez de pegar 3 dias de chuva sem quase nada de sol e nunca deu problema muito bom energia solar pode usar sem medo. Inclusive esta para chegar mais 4 painéis para colocar em mais torres de tanto que o bico é bom. A e parece que raio não gosta dele não enquanto torre que teen energia AC fica queimando fonte as de solar não queria m queima nada. Forte abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    A da uma olhada como é uma dê nossas instalações
    https://under-linux.org/album.php?al...chmentid=52494

  6. #6

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Amigo, tenho torre com painel de 60watts e bateria estacionária freedom de 70Ah, com airgrid e omnitik. Acho que seu consumo seria parecido com o meu, então fica a dica, painel de 60w e bateria 70Ah, não esquecendo o controlador 10A.
    Amigo temos aqui um painel de 140w com duas baterias de 45 estacionárias freedom temos atualmente 4 torres desta mesma forma algumas tem mais de anos e nunca deu problema na energia ela não precisa necessariamente de sol para carregar basta apenas claridade já carrega, é lógico que com sol rachando carrega top em uma dessas torres a que tem mais equipamentos tem 2 Airgrids 27 que vamos trocar por RB 912 e tem uma RB 433 e uma RB 750 e nunca parou nem tempo de chuvas aqui teve vez de pegar 3 dias de chuva sem quase nada de sol e nunca deu problema muito bom energia solar pode usar sem medo. Inclusive esta para chegar mais 4 painéis para colocar em mais torres de tanto que o bico é bom. A e parece que raio não gosta dele não enquanto torre que teen energia AC fica queimando fonte as de solar não queria m queima nada. Forte abraço.
    Otimas respostas, parabéns!


    Me corrijam se estiver errado, mas na teoria uma bateria de 70ah alimentando 02 fontes de nanobridge ou airgrid que consomem apenas 0.5 Ah, então mesmo que se fique no escuro por varios dias, a bateria ainda vai segurar o tranco por 70 horas fornecendo 0.5+0.5= 1A por hora (consumo das nanobridge ou airgrid) vai durar cerca de 03 dias ate a bateria descarregar.

    Essa de painel solar realmente é bom mesmo, até isola da rede ac. porque as vezes a descarga de raio vem pelo ac também.

  7. #7

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    tenho varias torres com painel solar, 1 painel 140w, 1 controlador de cargas, 2 baterias 100ah blindada, 2 rocket M5, 1 Bullet M5 (Omni atender fazendas), 1 switch 8 Portas (fiz um regulador de Tensao de 12 para 9v 1ah).

    Neste Kit ja ficou 1 semana inteira sem nada se sol, contendo 2 dias de insolação fraca no final e 3 dias de templo nublado completamente com chuvas fracas, sem queda de energia.

    Recomendo 1 painel 140w com regulador de tensao e pelo menos 1 bateria 100ah.

    O resto é ser feliz.

  8. #8

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo, tenho torre com painel de 60watts e bateria estacionária freedom de 70Ah, com airgrid e omnitik. Acho que seu consumo seria parecido com o meu, então fica a dica, painel de 60w e bateria 70Ah, não esquecendo o controlador 10A.
    Uma coisa, a airgrid e a nanobridge podem ser utilizadas em 12v?

  9. #9

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Otimas respostas, parabéns!


    Me corrijam se estiver errado, mas na teoria uma bateria de 70ah alimentando 02 fontes de nanobridge ou airgrid que consomem apenas 0.5 Ah, então mesmo que se fique no escuro por varios dias, a bateria ainda vai segurar o tranco por 70 horas fornecendo 0.5+0.5= 1A por hora (consumo das nanobridge ou airgrid) vai durar cerca de 03 dias ate a bateria descarregar.

    Essa de painel solar realmente é bom mesmo, até isola da rede ac. porque as vezes a descarga de raio vem pelo ac também.
    Esquece corrente por enquanto, faz a conta com o consumo do aparelho independendo da tensão.

    Nos datasheets os consumos de NanoBridge e airGrid são 6,6 e 3,5W, se usar 1 painel e 1 bateria, em 12V isso dá 0,55 e 0,29A, ou 0,84A ao todo. Como isso tem trafego dia e noite use o consumo "maximo" na conta, SE fosse um PtMP com trafego minúsculo a noite poderia usar media abaixo disso, mas PTP sempre tem trafego que faz o consumo ficar alto.
    0,84A vezes 24h dá 20A por dia. Veja na ficha técnica qual painel garante no mínimo 20Ah de captação por dia:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Painel.solar.PNG
Visualizações:	654
Tamanho: 	23,3 KB
ID:      	53569
    Falta na tabela um painel exato, seria o de 70 ou 75W. O valor não precisa ser preciso.

    Acho importante levar esse fator em conta porque a captação nos paineis depende bastante do angulo com relação ao sol, o sol muda de angulo durante o ano e pra melhor captação os paineis deviam acompanhar, como não acompanham eles recebem pouca iluminação durante certas épocas do ano. Pouca iluminação significa algo tipo 1400 ou 1500W por metro quadrado, um painel que tem 0,5m² é vendido como "painel de 75W" porque tem rendimento de 15%, e a insolação mínima pra venda é a captação a 1000W.m², (1000*0,5*15%). Se o sol incide em angulo mais direto (Mais proximo de 90°) a captação é maior.
    O problema é o seguinte, medir tensão em aberto não serve pra nada, painel realmente tem tensão até com luz do luar, mas quando você aplica CONSUMO a tensão some, um painel de 75W se for ligado a DIGAMOS uma pastilha peltier de 65W, vai ter tensão acima de 13V (Pra carregar uma bateria) por umas 4h por dia.

    Então SE você tiver uma bateria grande de resistencia interna baixa, um painel pequeno não vai ter tensão alta o suficiente pra carrega-la por muitas horas, só quando o sol for forte e estiver num angulo estreito no alto. Claro que se medir tensão no painel vai ver 15 ou 18V, mas hora que o controlador de carga libera os mosfets pra tensão do painel ir pra bateria a tensão cai pra 8 ou 9V, e não ocorre carga.
    Enfim, esse é o motivo pra essa capacidade de carga diária pequena nas tabelas dos fabricantes, SE usar painel maior ele vencerá mais facilmente a resistencia interna da bateria e manterá a tensão alta o suficiente, é a situação que numa bateria 45Ah um painel de 20W carrega 5A por dia, mas um de 100W carrega uns 40A quase o ano todo, a "capacidade por watt" não é linear porque raramente se usa bateria de resistencia ideal pra cada painel.

    Mas enfim, 20A por dia segundo os fabricantes é pra painel de 70 ou 75W, mas isso levando em conta insolação media de 1000W.m², como no brasil você tem muito mais, o painel sugerido de 60W vai resolver, se mudasse o angulo conforme o ano ou se for um local muito aberto (Alto de morro) talvez um painel de 50W resolva, afinal o problema não é sol (Temos 3000W.m² em boa parte do brasil) mas sim o angulo que incide no painel pro painel ter tensão alta o suficiente pra vencer a resistencia interna da bateria quando está não está descarregada.

    Se usar bateria grande demais, tipo 100 ou 150Ah, vai ter esse problema de o painel ter correnta alta o suficiente apenas 3 ou 4h por dia, o que não é um problema se o consumo for baixo, afinal desde que o painel capte por dia pelo menos o que o equipamento consumiu está bom 6Ah por 4h dá 20A armazenados (Bota 20% de perdas no ato da carga), e o painel que vai ter 6Ah com sol direto é o de 70W.
    (Mas 6Ah de carga pra uma bateria de 150Ah é pouco, 15Ah seria o ideal, então painel de 70W terá rendimento geral ruim numa bateria de 150Ah, comparado ao que ele carregaria numa bateria de 60-70Ah (6-7h é corrente ideal pra bateria de 60-70Ah))

  10. #10
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Citação Postado originalmente por lynxjr Ver Post
    Uma coisa, a airgrid e a nanobridge podem ser utilizadas em 12v?
    Pode sim, só procura colocar o sistema elétrico o mais próximo possível dos equipamentos, para evitar perdas.

  11. #11

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Excelente!! Tirou boa parte das minhas dúvidas!!!
    Obrigado.

  12. #12

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Pessoal,
    Apenas pra lançar uma idéia, visto que ja pesquisei sobre o assunto também, acredito que, para quem po$$a o ideal é combinar energia solar com eólica visto que rarissimamente vc vai ficar sem uma das duas.
    Aqui onde moro, por exemplo, a maioria do tempo é sol, mas quando chega frente fria que o tempo fecha e chove, tem vento então...... ta aí.
    o problema que vejo é que os geradores eólicos decentes ainda são bem salgadinhos..

  13. #13
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Olha o sistema elétrico que acabei de montar. O painel é de 100Watts, nas outras torres uso de 60Watts. O injetor utilizo aqueles da TP-Link com adaptação para poe nas duas portas assim não precisa de patch panel. Neste local tem energia da rede, mas na época da chuvarada é um local muito atingido por raios e sempre acabo no prejuízo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10002.JPG
Visualizações:	281
Tamanho: 	841,5 KB
ID:      	53574Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC10003.JPG
Visualizações:	285
Tamanho: 	839,9 KB
ID:      	53575Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC19982.JPG
Visualizações:	402
Tamanho: 	854,8 KB
ID:      	53576Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC19984.JPG
Visualizações:	331
Tamanho: 	845,6 KB
ID:      	53577Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC19985.JPG
Visualizações:	301
Tamanho: 	846,9 KB
ID:      	53578Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SDC19987.JPG
Visualizações:	227
Tamanho: 	835,6 KB
ID:      	53579

  14. #14

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Massa, muito bacana...ai, uma pergunta pro pessoal, a quanto$$$$ tão conseguindo essas freedom estacionarias de 45Ah e onde?

  15. #15

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Pessoal,
    Apenas pra lançar uma idéia, visto que ja pesquisei sobre o assunto também, acredito que, para quem po$$a o ideal é combinar energia solar com eólica visto que rarissimamente vc vai ficar sem uma das duas.
    Aqui onde moro, por exemplo, a maioria do tempo é sol, mas quando chega frente fria que o tempo fecha e chove, tem vento então...... ta aí.
    o problema que vejo é que os geradores eólicos decentes ainda são bem salgadinhos..
    ---------
    Caro, geradores eólicos são úteis somente com ventos a partir de 20 km/h e que sejam muito frequentes. O que importa é a frequência e não rajadas de vento, tipo quem mora no litoral do NE vale a pena.

  16. #16
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Massa, muito bacana...ai, uma pergunta pro pessoal, a quanto$$$$ tão conseguindo essas freedom estacionarias de 45Ah e onde?
    Essa ai é a DF1000 ela é de 70Ah, consegui na Duran Baterias, é um vendedor no Mercado Livre, R$ 309,00 cada mais frete. A de 45Ah é mais em conta, mas para mim não compensa pois utilizo só em 12 Volts.

  17. #17

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Tem opção intermediária entre 40 e 70Ah:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...m-Estacionaria

  18. #18

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    ---------
    Caro, geradores eólicos são úteis somente com ventos a partir de 20 km/h e que sejam muito frequentes. O que importa é a frequência e não rajadas de vento, tipo quem mora no litoral do NE vale a pena.
    rerererere, seria justamente o meu caso.....

  19. #19

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem opção intermediária entre 40 e 70Ah:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...m-Estacionaria
    Obrigado.

  20. #20

    Padrão Re: Ligar nanobridge com energia solar

    Mas aonde vocês encontram gerador eolico por preço decente?

    Tudo que vejo são coisa tipo R$ 2 mil pra cima, tipo:
    https://www.energiapura.com/content/aerogerador-air-40

    Vejam que ele COMEÇA a gerar energia com quase 3m/S de vendo, que dá quase 10Km/h. Com vento pouco a tensão é baixa e portanto a bateria nunca atinge 100% de carga (Não tem como chegar a 13,8V se o gerador não passar de 12 ou 12,5V), de modo que só há geração no pico de tensão e corrente com 12m/S, que dá quase 40Km/h de vento. Aqui na minha terra vento de 40Km/h provavelmente derrubaria todas as arvores se fosse constante...

    O que eu conheço de litoral e região montanhosa é vento constante de 5-10Km/h, pra local desse precisa gerador de 800W, já se fossem ventos de 30Km/h esse de 160W resolveria.