+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Carlos,

    Algumas partes estão erradas.

    5.1 (5150 a 5350 Mhz) - EIRP é de 200 mW (23 dBm), e limitado a uso indoor.
    DFS obrigatório em alguns canais.

    5.4 (5470 a 5725 Mhz) - potencia do transmissor 250mw (24dBm).
    EIRP é de 512mW (27dBm) senão tiver TPC (mikrotik, ubiquiti).
    EIRP é de 1W (30dBm) se tiver TPC (intelbras).

    5.8 (5725 a 5850 Mhz).
    Para PTMP - EIRP de 4W (36dBm)
    Para PTP - a unica exigencia é na potencia do transmissor, que deve ser limitado a 1W (30dBm)... ou seja, sem limitação de EIRP. Você pode ter uma antena de 100dbi, mas o rádio tem que ter potencia inferior a 1W (30dBm)


    caso queiram dar uma lida...: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398
    Verdade, alguns detalhes não estavam claros, mas basicamente se já obedecessem alguns destes pontos o 5.X poderia ter uma sobrevida em WiFi.
    Não sei realmente se em Wimax a presença das estruturas wifi não influenciariam ou entrariam como ruido. Mas segundo comentado o protocolo WiMax sabe lidar melhor com ruídos.

  2. #42

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @1929, dá uma acessada naquele link que postei da Asahi Net. De todos os lugares do mundo, o Japão deve-ser o que têm o espectro mais poluído!

  3. #43

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Vitor, o preço é baixissimo. 70 reais mensais para tudo isso:


    • Maximum download speed of 110Mbps, maximum upload speed of 10Mbps.
    • A mobile Wi-Fi router is supplied.
    • Service charge is at the lowest level of Japanese ISPs.
    • A Fixed IP address is offered with the service.
    • Covers all of Japan. See below for how to check the service area.


    Então é aquilo que eu venho dizendo, falta é vontade de resolver o problema das comunicações brasileiras. Ou quem sabe estão dando tempo para que as grandes Teles fiquem cada vez mais fortes para evitar concorrencia?
    Pois o discurso é que sempre se pensa no consumidor, mas a prática é outra. Senão as autoridades teriam aprofundado nas regras das privatizações que visava a desconcentração de mercado. Mas desde 2003 o que vemos é uma corrida para o monopólio

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim Zucchi, se conseguissemos CPEs a preços competitivos seria um bom caminho.
    Me lembro que em terras brasileiras foi lançado pela Parks (lançado é o modo de dizer, importado e rotulado como Parks) um rádio da série NetAir que operavam em várias configurações. Tinha um modelo para operar em 5.8.

    Mas onde foi parar o produto? Sumiu até do site deles.
    Ela lançou e abandonou logo em seguida né? Tentei falar com eles mas eles disseram que essa linha foi completamente descontinuada.

    Vitor, quais equipamentos aqueles caras usam e quais os valores ?

  5. #45

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Estou esperando a resposta deles @Zucchi. Dependendo de quanto for o valor vou procurar interessados para elaborar uma empresa "com capital maior".

  6. #46

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Blz, eu me interesso.
    Abs!

  7. #47

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Quando WiMAX tornar-se popular até a fibra óptica atual irá estar defasada rsrsra

  8. #48

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @mkre0 não entendi o que você quer dizer!

  9. #49

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    WiMAX tem 10 anos e não se popularizou. DIA que WiMAX se popularizar pra valer provavelmente estaremos em 2050-2060, quando as fibras de hoje de 10Gbps já estarão antiquadas demais.

    Se temos rede eletrica até toda residencia, qual o problema de sonhar com um futuro com fibra em toda parte? Acho um retrocesso ficar insistindo em conexão sem fio quando já tem poste em todo lugar, e as residencias estão uma do lado da outra pra reduzir custos.

    SE falarmos de agro-vilas com uma casa a 500m da outra, aí concordo que solução sem fios é melhor.

  10. #50

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @rubem, se no Japão que é o Japão o país mais Hi-Tech que existe o WiMAX é extremamente forte então, creio sim que seja uma boa solução para ser implantada.

  11. #51

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    @mkre0 não entendi o que você quer dizer!
    Teclado falhou, ele não detectou uma palavra kkk

  12. #52

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Pessoal acessem este arquivo é muito interessante é sobre: Acessos em serviço associados a exploração do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM no período de 2013 a 2014.

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...cumento=312372

    -----------------
    Este arquivo informa quantos clientes cada SCM possui por cidade, velocidade contradada, tecnologia utilizada e a progressão entre 2013-2014.

  13. #53

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Eu acho que o Wimax é uma alternativa viável para quem trabalha com WiFi. Quem já tá indo para FTTH nao tem nem o que discutir, salvo usar o Wimax como provisório, até a instalacao definitiva da rede de fibra.

  14. #54

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @EribertoTorres isso mesmo que penso!

  15. #55

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    @rubem, se no Japão que é o Japão o país mais Hi-Tech que existe o WiMAX é extremamente forte então, creio sim que seja uma boa solução para ser implantada.
    Não é no japão que tem fibra em casa com 1Gbps por US$ 50?

    Se tem fibra em todo vilarejo (Porque o mais distante fica a distantes 10Km) é um pulo pra ter torre com wimax.
    Paises com tamanho decente (Não com o tamanho de uma cidade do Amazonas) tem serios problemas pra ter fibra por toda a extensão, é inviável levar fibra por 500Km pra atender 4 ou 5 cidadezinhas de 10 mil hab. cada, e se não tem fibra não tem grandes bandas a disposição, sem muita banda a disposição não tem motivo pra ficar abraçando novas tecnologias assim que são lançadas, em 90% dos 5700 municipios brasileiros SE houvessem portas ADSL (Não ADSL2 nem ADSL2+) pra todos já estaria bom demais. O gargalo no brasil não é a última milha.

    Em grandes pombais, digo, megalópoles, é muuuuuito mais vantajoso espalhar fibra por todo canto, tem muuuuuuito mais clientes em potencial por quilometro de fibra, mas os provedores dão tiros nos pés vendendo conexão tipo 100M por R$ 49,90, por puro marketing. Enquanto nos outros 5000 municípios do brasil vendem 0,1M por R$ 49,90.

    No Japão a Asahi usa wimax mas a grandes bandas vende via fibra. E... não tem rede propria, não é ela quem mantém 5 mil torres no país todo pra ter 100% de cobertura, eu diria que ela deu "sorte" de a NTT ter uma rede de fibras em todas as currutelas do "país".

    HSDPA é mais velho que wimax, mas no brasil mesmo em 5 ou 6 mil torres só cobre pouco mais da metade das cidades, se contar todo o território talvez chegue a 1% do território.

    Não tem como você, vendedor da última milha da conexão, ir em qualquer cidade e alugar 1m linear da torre da operadora dona da torre, e contratar 1 lambda de fibra (10G) por digamos US$ 5 mil como tem no japão, vai ter coisa tipo 2-10Mbps por R$ 10 mil na maior parte do país, e não vai ter tanto cliente wimax (3G pós-pago já é difícil, só superlotam torres 3G no brasil por conta das promoções de R$ 0,50 por DIA de conexão), seria um negócio inviável. Alias... é um negócio inviável, as operadoras moveis brasileiras vendem serviços péssimos fora dos grandes centros porque não tem rede decente que ligue esses locais ao "mundo", são redes ridículas com lambda de fibra sendo dividida por meia duzia de locatários, quando essa lambda dá problema leva horas até remanejar as conexões, a troca de rotas cria gargalos em outras rotas, e tudo vira um caos. Japão tem a rede onipresente da NTT, a NTT que gerencia tudo, você pega a fibra deles e pronto, só se preocupa com sua rede, não com a da operadora.

  16. #56

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @rubem, conexão de 1 Gigabit é só na região metropolitana de Tóquio o resto é até 100-500 megabit dependendo da região. Então o problema não tá tecnologia em si e sim no fornecedor. Atualmente o maior gargalo do Brasil é entre o cliente e o PTT, ou seja, o gargalo tá na operadora!

  17. #57

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Pessoal acessem este arquivo é muito interessante é sobre: Acessos em serviço associados a exploração do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM no período de 2013 a 2014.

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...cumento=312372

    -----------------
    Este arquivo informa quantos clientes cada SCM possui por cidade, velocidade contradada, tecnologia utilizada e a progressão entre 2013-2014.
    Interessante este arquivo Vitor...
    Dá para ver até onde o pessoal sonega informações....
    Te pergunto: Como querer exigir um tratamento digno por parte da Anatel, se os dados referentes aos SCM não estão expressando a realidade entre os pequenos? Não representamos nada nesta planilha.

  18. #58

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Como assim, @1929, estas falando na questão de usuários?
    Última edição por vitorfagundes; 08-08-2014 às 12:29.

  19. #59

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Como assim, @1929, estas falando na questão de usuários?
    Sim, pois esta planilha deve ser resultado das informações mensais do SICI que cada provedor envia.
    Fui conferir e me surpreendi com meus concorrentes, hehehe . Sou grande, mas muito grande perto deles, hehehe
    Mas sei que não sou. Eles é que não declaram.

  20. #60

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @1929 aí complica. Com este arquivo você consegue até descobrir quanto a empresa concorrente fatura "se ela não sonegar as informações", a projeção de crescimento dela dentre outros dados.