+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Eriberto, este seu depoimento faz-nos colocar na devida posição como brasileiros.
    Temos frente aos nossos vizinhos uma posição de superioridade tupiniquim. Isso não existe. Está aí mais uma prova.
    Enquanto estamos aqui a questionar a validade ou não do wimax os caras, os mesmos caras que atuam no Brasil, estão eles a implementar projetos wimax em países que nós de forma prepotente classificamos como 'republiquetas sul americanas".
    E ainda por cima com CPEs de 10 dólares... Estamos atrasados mesmo, por aqui...

  2. #22

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Volto a dizer, a Anatel NÃO REGULAMENTA TECNOLOGIA E SIM O SERVIÇO PRESTADO ATRAVÉS DELA. A questão no Brasil não é sobre o uso do WiMAX e sim A LICITAÇÃO DA FAIXA DE 3.5 GHz PARA UTILIZAR O WIMAX, ONDE O PROVEDOR ATUARIA COMO SISTEMA PRIMÁRIO E FICARIA PROTEGIDO CONTRA INTERFERÊNCIA.
    -----------------------
    @1929, você se auto respondeu, nenhuma operadora quer operar em áreas remotas então para o governo é bom sim. O projeto do Google é somente para áreas remotas, se não as próprias operadoras pressionaram a Anatel.
    --------------------
    WIMAX
    @speedpc, em relação ao WiMAX não existe somente o protocolo 802.16d e 802.16e há outros que fornecem muito mais banda como o 802.16-2012, 802.16p, 802.16n, 802.16.1-2012, 802.16.1a, 802.16.1b. Em breve chegará o WiMAX 3 com velocidades por torre de 10 Gigabit.

  3. #23

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Volto a dizer, a Anatel NÃO REGULAMENTA TECNOLOGIA E SIM O SERVIÇO PRESTADO ATRAVÉS DELA. A questão no Brasil não é sobre o uso do WiMAX e sim A LICITAÇÃO DA FAIXA DE 3.5 GHz PARA UTILIZAR O WIMAX, ONDE O PROVEDOR ATUARIA COMO SISTEMA PRIMÁRIO E FICARIA PROTEGIDO CONTRA INTERFERÊNCIA.
    -----------------------
    @1929, você se auto respondeu, nenhuma operadora quer operar em áreas remotas então para o governo é bom sim. O projeto do Google é somente para áreas remotas, se não as próprias operadoras pressionaram a Anatel.
    --------------------
    WIMAX
    @speedpc, em relação ao WiMAX não existe somente o protocolo 802.16d e 802.16e há outros que fornecem muito mais banda como o 802.16-2012, 802.16p, 802.16n, 802.16.1-2012, 802.16.1a, 802.16.1b. Em breve chegará o WiMAX 3 com velocidades por torre de 10 Gigabit.
    Sim com certeza a regulamentação é em cima do serviço e não da tecnologia. Mas convenhamos, na prática não existe diferença. Se tivessemos produtos wimax disponíveis no país em 5.8, resolveria a questão das interferências? O NLOS que segundo alguns é o grande diferencial, seria até que nível? Obstrução parcial, total?
    Se tivessemos estes equipamentos em 5.8, com certeza a Anatel não poderia impedir seu uso.

    Quanto aos balões e os drones, duvido muito que estas empresas fariam um investimento desses só para atender áreas pouco povoadas. O filão econômico está nas cidades pela pulverização das assinaturas.

  4. #24

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Você pode operar em 5.4 GHz ou 5.1 GHz também

  5. #25

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Realmente o problema é com a frequência que pretendem utilizar, mais qualquer equipamento na faixa 2.4ghz ou 5ghz canais liberados para o Brasil, poderiam ser utilizados aqui, como é uma tecnologia diferente, protocolo de comunicação diferente, não iria interferir tanto ou sofrer interferência de sistemas wi-fi convencionais.
    O Negócio é encontrar fabricantes nas frequências que são disponíveis para nós, e com preço acessível como o amigo disse lá fora custar USD 10,00, se chegar para nós por R$50,00 já estaria mais do que acessível.

  6. #26

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Galera a Anatel com certeza regular radiofrequencia, mas os equipamentos para trabalharem naquela especifica faixa de frequencia tem que estar "HOMOLOGADO", entao apartir que tenha radios em por exemplo 5.8ghz se este radio estiver HOMOLOGADO vc pode trabalhar com 802.16 .

    vitorfagundes camarada existem mais de 25 padroes para o Wimax no caso 802.16, O QUE EU DISSE FOI CITAR 2 PADROES QUE PODE SER UMA BOA IDEIA EM TRABALHARMOS em 802.16 por motivo de valores dos radios para compramos se vc soubesse de valores de radios em 802.16 iria ver que os dois padroes que seria possivel para nossos bolsos (pequenos provedores) sao somente estes 2 padroes .

  7. #27

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Lista de todos os equipamentos homologados para WiMAX:
    http://registry.wimaxforum.org/certi...oduct-showcase

  8. #28

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Galera a Anatel com certeza regular radiofrequencia, mas os equipamentos para trabalharem naquela especifica faixa de frequencia tem que estar "HOMOLOGADO", entao apartir que tenha radios em por exemplo 5.8ghz se este radio estiver HOMOLOGADO vc pode trabalhar com 802.16 .

    vitorfagundes camarada existem mais de 25 padroes para o Wimax no caso 802.16, O QUE EU DISSE FOI CITAR 2 PADROES QUE PODE SER UMA BOA IDEIA EM TRABALHARMOS em 802.16 por motivo de valores dos radios para compramos se vc soubesse de valores de radios em 802.16 iria ver que os dois padroes que seria possivel para nossos bolsos (pequenos provedores) sao somente estes 2 padroes .
    ------------------
    Eu sei quanto custa os equipamentos para WiMAX, pois já trabalhei com isto antes de vim para o Brasil!

  9. #29

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Você pode operar em 5.4 GHz ou 5.1 GHz também
    Vitor em 5.1 na verdade a liberação é para uso indoor. Mas pelo visto ninguém respeita, pois já está ficando dificil achar espaço no 5.x, ou então o provedor nem sabe desta limitação.

    Em 5.4 com potencia máxima de 250mW e EIRP de 36dbm.
    Em 5.8 até 1W e sem limitação de EIRP, ou seja se você conseguisse teoricamente uma antena de 100dbi de ganho, poderia usar com até 1W. Já imaginou se isso fosse possível que canhão seria?

    Taí um exemplo de que a Anatel regula o uso do serviço, mas não faz menção ao tipo de equipamento ou tecnologia.

    O @AndrioPJ tempos atrás abriu um tópico sobre a questão de utilizar os canais com consciência para preservar o 5.X

  10. #30

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vitor em 5.1 na verdade a liberação é para uso indoor. Mas pelo visto ninguém respeita, pois já está ficando dificil achar espaço no 5.x, ou então o provedor nem sabe desta limitação.

    Em 5.4 com potencia máxima de 250mW e EIRP de 36dbm.
    Em 5.8 até 1W e sem limitação de EIRP, ou seja se você conseguisse teoricamente uma antena de 100dbi de ganho, poderia usar com até 1W. Já imaginou se isso fosse possível que canhão seria?

    Taí um exemplo de que a Anatel regula o uso do serviço, mas não faz menção ao tipo de equipamento ou tecnologia.

    O @AndrioPJ tempos atrás abriu um tópico sobre a questão de utilizar os canais com consciência para preservar o 5.X
    Carlos,

    Algumas partes estão erradas.

    5.1 (5150 a 5350 Mhz) - EIRP é de 200 mW (23 dBm), e limitado a uso indoor.
    DFS obrigatório em alguns canais.

    5.4 (5470 a 5725 Mhz) - potencia do transmissor 250mw (24dBm).
    EIRP é de 512mW (27dBm) senão tiver TPC (mikrotik, ubiquiti).
    EIRP é de 1W (30dBm) se tiver TPC (intelbras).

    5.8 (5725 a 5850 Mhz).
    Para PTMP - EIRP de 4W (36dBm)
    Para PTP - a unica exigencia é na potencia do transmissor, que deve ser limitado a 1W (30dBm)... ou seja, sem limitação de EIRP. Você pode ter uma antena de 100dbi, mas o rádio tem que ter potencia inferior a 1W (30dBm)


    caso queiram dar uma lida...: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  11. #31

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    O negócio é pressionar a Anatel pra licitar a faixa de 3.5 GHz para provedores de pequeno e médio porte. É só colocarem limitação de faturamento que excluem as grandes que "praticamente já tem todas as faixas".

  12. #32

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Concordo! Está mais do que na hora de termos a oportunidade de ter uma faixa de frequencia exclusiva. As entidades que representam os pequenos provedores devem pressionar a ANATEL para a realização de um leilão frequencia que nos dê oportunidade de participar também.

    Somente assim poderemos ter garantia, pois não adianta comprar o melhor equipamento do mundo se não tiver proteção contra interferencia.

  13. #33

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Convenhamos que se a Anatel fizer o edital por cidade, não faltará provedores!

  14. #34

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    E caso alguém ache que isso é impossível, estão enganados, veja que já tem algo em andamento, talvez o que esteja faltando é nós nos mobilizarmos mais, pressionarmos mais, defendermos de forma mais acirrada nossos interesses, pois isso já era pra ter saído do papel:

    http://www.mc.gov.br/telecomunicacoe...recer-internet

    Brasília, 18/09/2013 – Pequenos e médios provedores de banda larga que atuam em todo o país vão ganhar uma nova faixa de frequência para oferecer acesso à internet fixa. Até o final de 2013, a Anatel vai destinar a essas empresas a faixa de radiofrequência de 2.500 MHz a 2.690 MHz, nos locais onde estiver desocupada. A medida faz parte de portaria do Ministério das Comunicações, publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União.Atualmente existem cerca de 3,8 mil provedores de pequeno e médio portes em atuação, principalmente no interior do Brasil. Somados, eles representam a quinta operadora de banda larga fixa no País e investem mais de R$ 1 bilhão por ano. “Vamos colocar novas frequências, vamos dar um espaço e oferecer uma política diferenciada para os pequenos provedores. Nós queremos é que o serviço de oferta à internet funcione”, afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.De acordo com a norma, a Anatel deve iniciar ainda este ano o processo de autorização da faixa de frequência adequado ao atendimento dos pequenos provedores. Os procedimentos para convocação e seleção dos interessados deverão preferencialmente ocorrer em formato eletrônico, permitindo a participação remota. Além disso, a norma estabelece que a agência faça um acompanhamento para garantir o uso efetivo do espectro que foi destinado às pequenas e médias empresas.A faixa de frequência de 2.500 MHz a 2.690 MHz que será destinada aos provedores está atualmente desocupada. Ela faz parte da faixa de 2,5 GHz que foi leiloada entre as operadoras para a implantação da tecnologia 4G no Brasil. Com isso, os pequenos e médios provedores terão capacidade de oferecer internet fixa na tecnologia 4G, de alta velocidade.Novos competidoresA portaria também estabelece que até o fim de 2014 a Anatel vai estudar a viabilidade de destinar faixas de frequência para a entrada de novas operadoras de banda larga em nível nacional. “Nós vamos oferecer mais alternativas que podem tanto ser ocupadas pelas grandes empresas ou podem permitir a entrada de novos concorrentes. Esse mercado precisa de uma chacoalhada”, disse Paulo Bernardo.

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim com certeza a regulamentação é em cima do serviço e não da tecnologia. Mas convenhamos, na prática não existe diferença. Se tivessemos produtos wimax disponíveis no país em 5.8, resolveria a questão das interferências? O NLOS que segundo alguns é o grande diferencial, seria até que nível? Obstrução parcial, total?
    Se tivessemos estes equipamentos em 5.8, com certeza a Anatel não poderia impedir seu uso.

    Quanto aos balões e os drones, duvido muito que estas empresas fariam um investimento desses só para atender áreas pouco povoadas. O filão econômico está nas cidades pela pulverização das assinaturas.
    1929, os equipamentos Wimax estão disponiveis nas faixas de 5.4 e 5.8ghz, porém, devido a ser nesta frequencia não dá para utilizar adaptar USB. Tem que ser o CPE no telhado mesmo.

  16. #36

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eriberto, este seu depoimento faz-nos colocar na devida posição como brasileiros.
    Temos frente aos nossos vizinhos uma posição de superioridade tupiniquim. Isso não existe. Está aí mais uma prova.
    Enquanto estamos aqui a questionar a validade ou não do wimax os caras, os mesmos caras que atuam no Brasil, estão eles a implementar projetos wimax em países que nós de forma prepotente classificamos como 'republiquetas sul americanas".
    E ainda por cima com CPEs de 10 dólares... Estamos atrasados mesmo, por aqui...
    Concordo plenamente 1929 tive que falar.....

  17. #37

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Pessoal, se vocês utilizarem uma base em 5.4 GHz por exemplo, nao seria interessante vender Wimax para clientes corporativos?

  18. #38

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?


  19. #39

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Pessoal, se vocês utilizarem uma base em 5.4 GHz por exemplo, nao seria interessante vender Wimax para clientes corporativos?
    Eriberto, a questão é como conseguir os equipamentos em terras tupiniquins.

    Santiago, esta notícia é de setembro de 2013 e já deve ter apodrecido dentro da casca, pois nunca mais se falou nisso.

    Sim Zucchi, se conseguissemos CPEs a preços competitivos seria um bom caminho.
    Me lembro que em terras brasileiras foi lançado pela Parks (lançado é o modo de dizer, importado e rotulado como Parks) um rádio da série NetAir que operavam em várias configurações. Tinha um modelo para operar em 5.8.

    Mas onde foi parar o produto? Sumiu até do site deles.

  20. #40

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @1929, entrei em contato com uns amigos meus japas que trabalham na Asahi net eles vão passar uma lista das fabricantes que utilizam.
    Para trazer para o Brasil, temos que ver quem tem interesse! Pois dá de alguns provedores se unirem e trazer a preço de custo.