Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    A 5SH-PacT tem chipset QCA9880 , com 3 streams
    A 5SH-PacD tem chipset QCA9882 , com 2 streams

    Pode ter 3 conectores SMA, mas tem 2 streams na "D" (Double)

    A SXT SA AC usa o 9882 numa versão (BR4) de só 2 chains também.

    Ah, era pra ter uma RB921 ou 922 sem S, ou seja, sem porta SFP, devia ser uns US$ 20 mais barata por isso. Não sei se apareceu no mercado.
    (Procura por NetMetal5, parece que a MK está usando esses nomes mais atraentes, ao invez de evocar nomes velhos tipo "RB921" lembrando RB411... coisa do pessoal do marketing)

    (Eu já estou me preparando psicologicamente pra migrar pra 6 ou 10GHz assim que nova frequencia for liberada, porque me parece que 5GHz vai ficar pior que 2,4GHz. Em 2,4 os AP's domesticos ao menos trabalham com coisinha tipo 12-14dBm no default, incomodam mas do outro lado da parede mal são notados. Em 5GHz tá cheio de equipamento de 27-29dBm, ainda por cima usam antenas maiores, aí lascou)

  2. #82

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A 5SH-PacT tem chipset QCA9880 , com 3 streams
    A 5SH-PacD tem chipset QCA9882 , com 2 streams

    Pode ter 3 conectores SMA, mas tem 2 streams na "D" (Double)

    A SXT SA AC usa o 9882 numa versão (BR4) de só 2 chains também.
    Em tese deixe-me ver se entendi:

    A modelo 5SH-PacT seria ligado em uma antena Mimo 3x3 e a outra em uma 2x2 é isso ?

  3. #83

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Isso, T de tripple, D de double.

    Duvido que um aparelho 2x2 (Está na descrição do produto, 2x2) teria 3 SMA, então faz como no IRC, ignora a imagem porque quando a moça chegar com certeza não será igual da foto.

    Um problema é: Toda a familia Atheros Ath10K tem core identico em varios chipsets diferentes, você terá provavelmente a mesma capacidade de processamento no QCA9880 e no QCA9882, então onde o throughput tiver como gargalo o processamento, e não o nº de stream's, o 3x3 terá mesmo desempenho de 2x2.
    Num PTP de sinal ótimo deve ter diferença significativa, mas como na prática terá 2 stream's na mesma polarização a etapa de RF terá que processar muito material do outro stream de mesma polarização (Ou talvez da outra polarização, já que são só 20-30dB de isolamento geralmente) e o desempenho não será 50% melhor como o é na bancada, se tiver sinal ruim é bem provavel que 3x3 piore, com relação a 2x2!
    (Afinal não adianta criar polarização no meio do caminho em V e H, o problema é isolamento entre os streams, entre V e H mal se consegue 30dB, que dirá entre algo tipo 0º, 45º e 90º, vai ter 15dB de isolamento, isso é ridículo, precisa muuuuuuuuito mais processamento pra isso (E os 128MB de ram da RB922 ajudam, enfileirar processamento e tal, esse chipset já é usado em roteadores AC de mesa a 1 ano mas sempre com 16-32MB de ram. Mais banda exige mais ram, mas PTP de alta banda constante talvez não seja uma maravilha, enquanto PTmP de consumo variável tem tudo pra ser muito bom).

  4. #84

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Vitor, como assim você quer dizer?
    Fui responsável de TI recentemente por uma operadora menor no noroeste do estado e eles estavam no PTT de Campinas. Eu não cuidava do NOC/Operações de rede mais via o pessoal comentar que o trafego para o PTT era ridiculamente baixo e chegávamos com fibra PRÓPRIA, nada de operadora no meio.
    ---------------- @Zucchi é o seguinte atualmente no Brasil chega entre 1-4 Tbps em breve (2015) será 10 Tbps só que o tráfego médio é de 280 Gbps com raros picos de 500 Gbps (Estou considerando o PTT de SP (capital) o principal do país em questão de banda). A ligação entre os PTT's com a operadora é de no máximo 40 Gbps.
    Por isso que o gargalo está na operadora e não na conexão submarina!

  5. #85

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Então...
    Reza a lenda que os TSUNAMI 8200 são os top de linha da Proxim. Lá fora:

    Rubem, entendo seu ponto e sempre pensei exatamente desta forma. Uma caixa hermetica chega FÁCIL a essa temperatura aqui no Brasil. Qual é a solução?

    Nem sempre dá para por em uma sala com ar condicionado, tão pouco em uma sala, então, a instalação acaba tendo que ficar externa mesmo. Neste caso, o que dá para fazer?
    ----------------------------------------------------
    Isso é questão de ventilação se resolve fácil mas, o Proxim consegue trabalhar com até 70 ºC fácil sem ventilação forçada.

    Para você montar uma rede com Proxim para atender 100 clientes você gasta 60 mil dólares.

  6. #86

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Nao acredito, ontem deixei um post bonitinho comentando sobre os equipamentos que consegui encontrar em 3.5 GHz e portáteis e nao acho o post :/ (creio que me faltou enviar rss).

    Vamos aos equipamentos outra vez (sem os comentários que fiz, porque nao lembro todos).

    www.greenpacket.com
    Tem produtos em 3.5 GHz e um provedor jamaicano (Digicel) usa. O router portátil com wifi sai por algo de USD 10.00 para o cliente final (do provedor) no plano pós-pago e USD 33.00 no plano pré-pago.

    www.seowonintech.co.kr
    Agora tem produtos em 3.5 GHz. Usados pelo provedor peruano Olo www.olo.com.pe (meus concorrentes). Eles pagam cerca de USD 10.00 por router e vendem aos clientes por algo de USD 70.00. Eu tenho um e tem até porta voip.

    www.infomark.co.kr
    Nao tenho informacoes sobre este, mas tem equipamentos portáteis em 3.5 GHz

    web.modacom.co.kr
    Entraram em contato comigo, e gostei dos produtos, vamos ver se dá samba.

    www.infomark.co.kr
    Idem ao anterior.

    www.telrad.com
    É a dona ou sei lá o que da Alvarion. Tem bons equipamentos, usados pela Claro aqui no Perú. Entraram em contato comigo e quero ver se tenho cacife para brincar com esses aqui também.

    Eu tenho pouco cacife, mas se a galera se animar, fica mais fácil convencer um fabricante a nos vender, porque poderíamos fazer uma compra em massa, e nao duas caixinhas.

    Se animem

  7. #87

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @EribertoTorres, otimas informações.

    Tem duas questões importantes: A primeira é a homologação... se bem que eu realmente estou pouco me fo.... para isso MAS.... a segunda é a questão da frequencia...

    3.5 não dá para a gente trabalhar sem tomar pau, PADO, multa e etc...

    E ai ? Eles trabalham em outras frequências?
    Última edição por Zucchi; 28-08-2014 às 22:54.

  8. #88

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Pelo que vi, alguns trabalham em 2.3 GHz e 2.5 GHz. Quanto a homologacao, se um grupo se animar, montem uma empresa para isso, importem via essa empresa (tipo clube de compras), e homologuem uai.

    O povo da Modacom me respondeu e me desanimaram um pouco, um dos cpes custaria USD 79.00 (comprando 1K), e demoraria cerca de 4 meses para ser entregues.

    Continuarei investigando.

    Ah, e um pequeno off-topic: sempre vejo o pessoal comentando das dificuldades, mas nao vejo o pessoal do fórum se mexendo para formar uma associacao ou clube de compras para melhorar as condicoes. Se empresas grandes se associam para um fim comum (sobreviverem), porque os pequenos nao podem fazê-lo?

  9. #89

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @EribertoTorres

    Não desanime! Vc está no caminho certo e levantando as informações. 79 USD e os 4 meses é o menor dos nossos problemas caso o negocio REALMENTE funcione. É um preço bastante acessível (é o que pagamos em UBNT e MK) por uma tecnologia REALMENTE feita para isso com uma qualidade completamente diferente do que estamos acostumados.

    Quais as especificações técnicas desde equipamentos?

    Quando ao Clube de Compras é o seguinte...
    Já tive várias ideias mas esbarrei na mesma coisa: O correto seria abrirmos uma cooperativa e compartilhar absolutamente tudo. A questão é que os grupos que "DIZ a lenda" que nos defendem hoje, até o presente momento não conseguiram absolutamente NADA de significativo ou realmente mudaram nada no setor. Existem por ai seus 3 ou 4 "sindi" qualquer coisa que cobram 100 reais por mês e não representam "PN"

    Em uma coperativa cada membro pagaria para entrar - ou seja, os custos de ser incluído (sem 1 real a mais ou a menos). Dentro dele faríamos as compras e racharíamos os valores de acordo com a quantidade.

    O problema disso é a confiança. Quem vai ficar responsável por intermediar isso? Nos negociamos 1000 peças, logo, o FULANO ficou com 200, o CICLANO com 100, o BELTRANO com 500, o ZÉ com 50, o NET com 50 e assim vai...

    Seria bem uma mesa de compra mesmo.

    O correto seria TODOS realizarem o deposito, confirmamos as quantidades e valores, efetuamos as compras e pagamos o fornecedor. Acontece que na hora de negociar é tudo lindo. Na hora de pagar vai ter SEMPRE um que vai pular fora... e se fizer isso, a quantidade será alterada, o valor vai mudar e todo mundo vai acabar tendo que por mais dinheiro. São muitas variáveis para lidar entende? Juro que venho pensando em um modelo faz tempo mas até agora não consegui pensar em algo que não desse dor de cabeça para todos e quanto mais gente, mais difícil fica.

    Anos atrás me associei a GLOBAL INFO que dizia a lenda tinha uma série de benefícios e mi mi mi para lá e para cá. Em resumo, não vi absolutamente NADA daquilo, não cumpriram com NADA e terminou comigo metendo eles na justiça (e ganhei).

    Outro que me ferrei foi a NETMEGALINK lá do Norte do país. O cara só embolsou meu dinheiro e simplesmente sumiu do mapa. O site não existe mais, o endereço do cara era fantasma. Ele simplesmente DESAPARECEU com mais de 4 mil reais meus e nem a justiça acha ele. Italiano filha da puta sem vergonha, falso do caralho. (sorry os termos hahaha).

    Agora... se quiser juntas uns 4, 5 ou 10 caras ai, fazer uma compra grande de determinado item, tudo devidamente acertado eu to dentro.

  10. #90

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Esta é a ideia do @speedpc Formar primeiro uma associação para poder ter representatividade e financiar os custos de brigar por um espaço em 3.5 que diga-se de passagem já está regulamentado as sub-faixas tanto para SCM como para SMP.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=175134

    E como as grandes teles não se interessaram porque os SCM não ocuparem este espaço para atingir a "propalada" meta de 90% anunciada demagogicamente esta semana?

    Uma associação tem esta questão do número grande de participantes. E conciliar interesses e sacrifícios de todos nem sempre é fácil.
    Mas se conseguir a liberação da sub-faixa esta associação poderia ser dissolvida ou melhor ainda, permaneceria para eventuais necessidades .
    Para as compras então poderiam se juntar grupos menores e regionais até com o assessoramento da associação.
    Sei lá, só uma ideia para analisar.

  11. #91

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @1929, Boa!

    Mandei um e-mail para ele.

  12. #92

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @Zuchi e pessoal.

    Hoje um fabricante mais me respondeu, vou responder de volta e ver o que sai, particularmente eu curti mais os produtos desse que me respondeu agora (greenpacket), que o do anterior (modacom).

  13. #93

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    @Zuchi e pessoal.

    Hoje um fabricante mais me respondeu, vou responder de volta e ver o que sai, particularmente eu curti mais os produtos desse que me respondeu agora (greenpacket), que o do anterior (modacom).
    Estou no aguardo

  14. #94

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    To com um problema no meu ospf, bichou uma parte da rede, to desde 7:30h da manha tentando descobrir o que acontece e nada, to correndo para resolver isso e responder aos fabricantes, assim que tiver novidades eu aviso.
    Mas a ideia do Wimax me anima, porque como disseram, ainda pagando USD 79.00 em cada equipamento, é uma luz, porque o equipamento é móvel, ou seja, podemos brindar mobilidade aos clientes