+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Prezados,

    Estou necessitando montar um link ponto-a-ponto, porém a visada direta está obstruída e consigo visada desviando para um prédio ao lado, ficando a rede com um desvio em "L".

    Minha pergunta é:
    - Que equipamento vou precisar no centro (ponto B - repetidor), considerando as distâncias do ponto A-B 400m e B-C 2400m?

    Aceito sugestões.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Repetidor A - B.jpg
Visualizações:	518
Tamanho: 	269,1 KB
ID:      	53657

    P.S.: Nunca montei link que não seja somente ponto A-B, este precisa um terceiro ponto para repetir o sinal A-B-B-C.

    Já perguntei em vários outros locais e ninguém responde!
    Obrigado pela ajuda!!

  2. #2
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Qual a velocidade que quer passar nesse link?

  3. #3

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Amigo, vc poderia fazer com nano, dependendo da quantidade de banda que precise passar. Como vc falou ja sabe fazer ponto A-B. A unica diferença é colocar ips diferentes vc pode fazer A-B de um prédio para o outro e depois outro B-C mesma coisa do primeiro ai se acaso vc for usar fonte original no ponto B vc só precisa ligar um cabo nas LANs das fontes e pronto já está interligado. Espero ter ajudado

  4. #4

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Cara,
    Dependendo da poluição de sinal ai vai de sxtlite 5, com essa visada vai fechar legal, acredito que consiga 50mb full tranquilo....massss....tem que ver a poluição do espectro primerio, aquela torre no meio parece-me uma séria vilã..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por shuttner Ver Post
    Qual a velocidade que quer passar nesse link?
    A idéia é levar internet do centro da cidade pra lá, uma GVT de 15Mbps, pois do outro lado é zona rural e só tem uma OI de 2Mbps cheia de ruído. Se der pretendíamos interligar as câmeras do CFTV também. Havendo o link, interligar também 3 PCS da loja com uns 7 da fábrica, só por ter, não haveria um tráfego de dados intenso, apenas compartilhar por conveniência.
    Obrigado pelo retorno!

  6. #6

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Bingo!! É isso Rafael! Valeu pela dica. Um fornecedor tinha me indicado uns Bullets, 2 de 100 e 2 de 400mW da Ubiquiti com Antena Disco de 25dBi, mas sendo fornecedor, sabe como é, sempre fica um pé atrás.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Gabriel,
    Veja nesta outra foto a posição da torre da OI e o prédio alto que não aparece o topo, tem um Backbone ferrado lá. É o ponto mais alto da cidade.
    Será que seria o caso de usar os Radome Shields neste link B-C?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vista Ponto B para C.JPG
Visualizações:	170
Tamanho: 	153,7 KB
ID:      	53679
    Veja nesta outra foto de dentro do binóculo, observe a seta na ponta do barracão vermelho. Me parece muito rente aos benditos pinheiros que levam o nome da cidade. Ali ficaria a antena.
    Se olhar mais para o lado esquerdo, verá a caixa dágua laranjada, mas ficaria mais rente ainda, embora ela tenha uns 10m de altura, mas fica no início do terreno e o ponto representado pela seta, fica uns 50m mas pra cá e mais livre do obstáculo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vista Ampliada Ponto C.JPG
Visualizações:	254
Tamanho: 	124,5 KB
ID:      	53680
    Mais comentários são bem vindos.
    Obrigado pela contribuição.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Bom, tudo vai depender do seu orçamento disponível; o ideal seria que usasse antenas blindadas para o seu enlace, mas antes seria bom analisar como esta o espectro ai na sua região. Nano Station, eu não indicaria devido ao grau de abertura deles, teóricos 60°,talvez um APC-5M-18. Se o dinheiro não for problema, indicaria antenas Algcom 22dbi blindadas com rádios APC-5M. Muitos irão dizer que é exagero para a distância desejada, mas eu acho um investimento mais seguro para caso.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Citação Postado originalmente por natanaelpo Ver Post
    Prezados,

    Estou necessitando montar um link ponto-a-ponto, porém a visada direta está obstruída e consigo visada desviando para um prédio ao lado, ficando a rede com um desvio em "L".

    Minha pergunta é:
    - Que equipamento vou precisar no centro (ponto B - repetidor), considerando as distâncias do ponto A-B 400m e B-C 2400m?

    Aceito sugestões.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Repetidor A - B.jpg
Visualizações:	518
Tamanho: 	269,1 KB
ID:      	53657

    P.S.: Nunca montei link que não seja somente ponto A-B, este precisa um terceiro ponto para repetir o sinal A-B-B-C.

    Já perguntei em vários outros locais e ninguém responde!
    Obrigado pela ajuda!!
    Natanael,com Nanobridge vc pode fechar esse enlace.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Kleber,
    Sabe se é indicado usar potencias diferentes nos pontos A-B 400m com mais visada um rádio menor e B-C 2400m e menos visada um maior? Exemplo: Bullet de 100mw e 400mw respectivamente?
    Grato.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Citação Postado originalmente por natanaelpo Ver Post
    Kleber,
    Sabe se é indicado usar potencias diferentes nos pontos A-B 400m com mais visada um rádio menor e B-C 2400m e menos visada um maior? Exemplo: Bullet de 100mw e 400mw respectivamente?
    Grato.
    Natanel,vou dar minha opnião com pouco conhecimento nessa questão.Tem alguns no fórum que saberão responder melhor.Creio eu que possa ser utilizado sim,pois são são 2 PTP né,não ficaria legal em um ponto apenas.
    Mas nesse ponto de menos visada não tem nada que possa ser feito pra melhorar,tipo aumentar a altura de fixação das antenas?

  12. #12

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Vou te mostrar outra foto do ponto B-C, observe que há uma seta no local provável onde será fixada a antena na lateral do barracão de teto vermelho e veja também que à esquerda, há uma caixa dágua, porém está uns 50m mais retirado do ponto "seta", além de menos visada. Foto do binóculo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vista Ampliada Ponto C.JPG
Visualizações:	200
Tamanho: 	124,5 KB
ID:      	53685

  13. #13

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Com certeza amigo! Vou considerar todas as opiniões, orçar e ver o que fica melhor em custo benefício. Obriga pela sua contribuição!

  14. #14

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Citação Postado originalmente por natanaelpo Ver Post
    Vou te mostrar outra foto do ponto B-C, observe que há uma seta no local provável onde será fixada a antena na lateral do barracão de teto vermelho e veja também que à esquerda, há uma caixa dágua, porém está uns 50m mais retirado do ponto "seta", além de menos visada. Foto do binóculo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Vista Ampliada Ponto C.JPG
Visualizações:	200
Tamanho: 	124,5 KB
ID:      	53685
    Natanael, talvez de até pra fazer direto sim.Pelo que vejo a visada não esta totalmente obstruída.Conforme for a altura das antenas de pra fechar sim.
    Última edição por Kleber Teodoro; 08-08-2014 às 08:07.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace Ponto-a-ponto com obstáculo - desvio

    Vai de SXT5 que pega tranquilo...