+ Responder ao Tópico

1. Então, eu uso a solução que eu criei.

Os meus custos com Pd e em torno de 62,00R$ (Porque desenvolvo o mesmo), cabo depende de qual a sua expectativa de retorno e previsão de PayBack.

Para uma rede Barata para bombar na cidade rapidamente pode usar LanExpert Turbo Link Bobina 1000m 800,00R$, caso não queira pode usar cabo meia boca tipo FoxCable que tem uma capinha que até protege de Sol.

Custo Aproximado do esticador 0,60R$

1000 Conectores em torno de 110,00R$ (Para melhor aplicação usar conectores blindados)

Alguns dizem pra aterrar os switches (Eu não sou a favor de um aterramento sem terrometro pois é mais prejudicial, e muito mais facil ter um dispositivo antisurto na rede inteira)

Para 1Km 14 Pds - 868,00R$
    Cabo 800,00R$
    Conectores 110,00R$
    Esticadores 30unid 18,00R$
    Abraçadeiras aço 30unid 270,00R$

Custo Total para 1Km - 2066,00R$ (O custo por cliente nesse caso vai variar entre 12,00R$ e 20,20R$).

Sem contar que no cliente pode por cabo de menor qualidade e seu custo de instalação vai ser entre 30,00R$ e 43,00R$ usando cabo de menor qualidade (Os clientes ficam a uma media de 50m do Pd), cobra a instalação e ainda tem grana pra expandir a rede.

Aqui tenho Pd Apollo IV (Pd de esquina, 4 direções e 4 clientes), PD Apollo II (Pd entre rua, 1 Direção, 6 Clientes), a medida que a rede crescer começa-se a retirar os Pds Apollo Iv e trocar por Apollo II o que diminui o custo final por cliente, fazendo que sua rede cresça sob demanda.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RedeCabeada.JPG
Visualizações:	841
Tamanho: 	165,5 KB
ID:      	55005

Esse é um mapa incompleto da minha rede, em cada extremidade tem um enlace pra redundância caso tenha um problema, porem essa semana entra OSPF para ficar tudo automático.

2. @deanactive muito interessante seu relado.

E os custos não ficam longe daquilo que tem se relatado.
    Os 10mil por km seriam para fibra. E o custo cliente final nunca dá para baixar tanto quanto numa solução utp.

No seu caso, como foi você mesmo que desenvolveu os PD ainda ficou por 2 mil reais o que realmente é irrisório comparando-se com qualquer outra solução.
    A preços de mercado vai ficar um valor mais alto. Mas com utp não chega a 10mil/km
    Estes valores são estimativos pois vai depender muito da concentração de clientes.

Apesar de não termos rede cabeada, sempre achei a solução UTP ainda muito viável.

No máximo uma rede híbrida. E mesmo assim, onde voce utiliza 14 pd por 800 reais, um só pd fitnetwork com ONU incluída fica em 500 reais.

Realmente na sua solução fica muito barato.

3. Uma curiosidade: como fica a questão de proteção contra descarga elétrica?
    Qual a frequencia de queima de equipamentos nos postes?
    Na casa do cliente usa-se um roteador com wifi por padrão? Ele é suficiente para queimar e proteger o computador do cliente?
    Existe respaldo para o clientes te acionar e cobrar a queima de um computador, por exemplo?

4. Manim, eu tenho tido gratas surpresas por usar minha rede dessa forma. Tenho um concorrente na cidade ao lado que usar Volt, e agora fibrou o centro. Quem você acha que teve um potencial de crescimento maior eu ou ele?

Resposta: Eu tive um crescimento maior pois a minha arquitetura é mais bem definida, e acho que a maior preocupação não deve ser fibra e sim Link. No cabo tenho 400Mb de rede e nem sonho usar isso dentro de no mínimo 3anos.

O meu uptime mensal está em 98,6% isso porque a energia nos maltrata.

Sugiro montar uma rede cabeada e investir em Link, aqui montamos a rede com Radio profissional e vou te falar, o investimento bem feito kkkk. Quase 20mil so de rádio mas valeu a pena. O link custava de 900,00R$ a 1200,00R$, hoje tenho 3 Links Dedicado de operadoras diferentes a uma média de 250,00R$

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RespostaCliente.JPG
Visualizações:	262
Tamanho: 	134,4 KB
ID:      	55009

Segue Print da Resposta do cliente mais distante da rede.

5. Eu até agora só tive uma queima porque vandalos quebraram uma caixa minha no poste e arrancaram a tampa, choveu e molhou, deu pau em apenas 1Pd. Troquei e tudo voltou a 100%. Tem mais de ano esse bloco. Eu homologuei em minha rede TPLINK e Aquario para distancias de até 72m, com isso não tenho dor de cabeça.

Respaldo para o cliente cobrar sempre existe mas estamos em uma cadeia, o cliente cobra de nós e nós cobramos da concessionária (Nunca tive1 problema sequer). Se a sua diferença de potencial for mínima,não há porque ter surto, e o equipamento de sobrecarga desarma a rede inteira ao detectar variação de energia potencial de 1,4A, e quanto ao raio o disjuntor dps minimiza as possibilidades de um raio de quebrar as pernas (Mas não evita 100%, tem que criar pontos de acoplação para que a proteção seja efetiva)

Tópicos Similares

1. Respostas: 70
    Último Post: 26-10-2012, 08:55
  2. rede cabeada navega normal e sem fio nao
    Por edcomrocha no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 14-12-2007, 23:52
  3. rede cabeada + wifi
    Por kraddv no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 30-08-2007, 08:11
  4. Rede cabeada com MK
    Por netxtreme no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 01-08-2007, 13:10
  5. OFF > Rede cabeada para provedor (como?)
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 35
    Último Post: 03-06-2007, 12:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L