+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5

    Boa tarde pessoal, venho varrendo esse fórum a vários dias mas não consegui encontrar a resposta para minha dúvida, talvez por ser inocente demais!!

    Ocorre seguinte preciso ligar um ponto(A), onde estou, a outros 2 pontos (B e C). Esses dois pontos ficam a 10km(B) e 7,5km (C) do ponto A. Pontos B e C ficam praticamente na mesma direção, com angulo e apenas 4,8 graus pelo que calculei. Estou pensando em usar 3 Nanobridge M5, um em cada ponto sendo os pontos B e C apontados para o ponto A.

    Lá no final a distancia entre B e C é apenas 0,75Km, mas não é possível fazer um link entre eles pois há um senhor de um morro no meio, mas como já falei, os dois enxergam o ponto A.

    Trata-se de uma rede particular sem fins comerciais e sem necessidade de graaaande capacidade.

    Sendo assim, é possível fazer esse enlace de A com B e C usando o equipamento que citei? Alguma dica adicional?

  2. #2

    Padrão Re: Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por BradSchneider Ver Post
    Boa tarde pessoal, venho varrendo esse fórum a vários dias mas não consegui encontrar a resposta para minha dúvida, talvez por ser inocente demais!!

    Ocorre seguinte preciso ligar um ponto(A), onde estou, a outros 2 pontos (B e C). Esses dois pontos ficam a 10km(B) e 7,5km (C) do ponto A. Pontos B e C ficam praticamente na mesma direção, com angulo e apenas 4,8 graus pelo que calculei. Estou pensando em usar 3 Nanobridge M5, um em cada ponto sendo os pontos B e C apontados para o ponto A.

    Lá no final a distancia entre B e C é apenas 0,75Km, mas não é possível fazer um link entre eles pois há um senhor de um morro no meio, mas como já falei, os dois enxergam o ponto A.

    Trata-se de uma rede particular sem fins comerciais e sem necessidade de graaaande capacidade.

    Sendo assim, é possível fazer esse enlace de A com B e C usando o equipamento que citei? Alguma dica adicional?
    Amigo,se eu tiver entendido certo não necessita de 3 pontos,se o ponto C enxerga o ponto A pode ser fazer direto.
    Caso contrario vc precisaria de 4 equipamentos,pode ser nanobridge de 22 dbi mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5

    Caro Kleber. Eu tenho 3 pontos sendo que B e C enxerga o A, mas B e C não se enxergam apesar de estarem próximos.
    Minha dúvida na verdade é se tem como configurar a Nanobridge do ponto A para atender B e C ao mesmo tempo, já que o angulo entre as visadas A=B e A=C é menos de 5 graus.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	533,1 KB
ID:      	53686Para melhor me fazer entender.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5

    Boa tarde amigo, aqui uso assim e deu certo mas, cada caso é um caso. so testando mesmo

  6. #6

    Padrão Re: Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por BradSchneider Ver Post
    Caro Kleber. Eu tenho 3 pontos sendo que B e C enxerga o A, mas B e C não se enxergam apesar de estarem próximos.
    Minha dúvida na verdade é se tem como configurar a Nanobridge do ponto A para atender B e C ao mesmo tempo, já que o angulo entre as visadas A=B e A=C é menos de 5 graus.
    Agora entendi,você quer fazer o Ponto A um ponto de acesso mesmo.
    Pelo pouco conhecimento que tenho é pra dar certo sim,deixa o ponto A como AP.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5

    Ok caros amigos. Obrigado pelas respostas. Com a ajuda de vocês e com mais algumas horas de pesquisa, pois não tenho muito conhecimento na área, concluí que tecnicamente é possível. Agora resta fazer os teste em campo.

    Mas gostaria de uma opinião sobre melhor equipamento. O que vocês acham da nova linha de equipamentos a nanobeam no caso a 400 no lugar da que eu tinha imaginado anteriormente a nanobridge 25 dbi? Alguém já usou em um enlace de 10 km?

  8. #8

    Padrão Re: Enlace PtP mas com 3 pontos usando Nanobridge M5

    Vc tem que calcular direitinho a distancia do ponto B para o C a fim de saber qual o angulo que vai se formar em relação ao ponto A, as nanobridge são boas mas se ficar na zona periférica do freznell vai ser uma merd@ com a oscilação de sinal e o ccq fica uma bosta. Veja se o angulo de abertura da nano a partir do ponto A vai cobrir com tolerancia o B e o C.. se fechar o calculo pode ir tranquilo