+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Olá pessoal.

    Eu estou com a ideia de iniciar por aqui um provedor de Internet por vias cabeadas e estou estudando para ver se é viável, como fazer, etc.

    Então, estou pensando em fazer o backbone por fibra óptica, para percorrer grandes distâncias, colocando switches somente em pontos estratégicos ou em locais de onde derivariam as redes Ethernet para próximo dos clientes, bairro a dentro.

    Eu vi que há alguns switches com portas SFP, mas são bem caros (por terem, geralmente, 24 portas, procuro por algo com umas 8), então não quero nem cogitá-los como solução. A dúvida que me surgiu é a seguinte:

    O que é usado para converter de fibra para Ethernet e ainda dar continuidade à fibra para o próximo switch? Ex.: a fibra do link chega na porta sfp1 e sai pela sfp2 (em bridge para o próximo ponto), e nesse mesmo equipamento sai o link para o switch pela porta Ethernet.

    Existe algo que faz isso? Seria algo semelhante a um conversor de mídia, porém que tenha mais uma porta para a continuação da fibra.

    É apenas isso, obrigado pela atenção.
    Até mais.

  2. #2

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Ola Amigo, vc tem duas opções.

    Primeira opção:
    Vc vai passar uma em fibra, uma fibra vc vai sangrar ela, e vai usar 2 conversores opticos, um chegando o link e outro saindo.
    Nesse caso, vc coloca entre os dois conversores 1 rb 750, 450, e deixa as duas portas ligadas aos conversores em bridge, e usa outra porta para fazer autenticação pppoe ou hotspot.

    Segunda Opção:
    seguindo a ideia de uma unica fibra, na sua base vc coloca uma OLT, e nas esquinas vc sangra a fibra e splita ela soltando a esquina uma ONU, e dessa vc solta switchs para os lados e leva utp ate os clientes.

    Switchs com sfp, não são confiaveis para essa aplicação, e na maioria seu tamanho atrapalha em montar nos postes.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    A primeira opção não é muito viável, visto que ao invés de ocupar somente 1 porta do switch com o link, ocupa duas. Em switches de umas 8 portas não dá para fazer dessa forma aí. Além disso, planejo que a alimentação dos switches seja feita pelos clientes, por PoE, como nas soluções da Volt, Vertical Simples, CCN, etc.. Desse jeito, se o switch não tiver clientes ativos, ele vai desligar e, se for depender dele para fornecer o link para o conversor continuar a fibra, o backbone vai ser interrompido, uma vez que a distância entre eles não permitirá passar alimentação de um ponto para outro (no backbone escolhi usar fibra exatamente para ter maiores distâncias entre os pontos). Somente o tal equipamento de continuação da fibra com a saída Ethernet que seria alimentado por uma rede elétrica que passaria junto com a fibra pelos postes.

    Já a segunda, se entendi bem, você sugere usar splitters, é isso? Seria uma opção interessante por ser passiva, porém há alguns problemas:

    Como o sinal de luz é dividido (igualmente ou não) entre as fibras resultantes da divisão, ele vai se enfraquecer mais rápido e a rede óptica não poderá ter uma extensão muito grande. Ex.:

    No meu caso, a cada switch no backbone eu teria que colocar um splitter 1x2 desbalanceado, onde parte do sinal de luz iria para o conversor do ponto enquanto restante seguiria para o próximo. Como o ponto toma parte do sinal para ele, o que vai para o próximo vai ser menor que o sinal original, e assim enfraquecendo a cada um que passa.

    - Esse enfraquecimento que ocorre no sinal influencia somente na extensão da rede ou no desempenho também?
    - Como os splitters desbalanceados determinam quanto de sinal irá para cada fibra que sai?
    - O que é feito nessas redes passivas (PON, GPON no meu caso) para não ocorrer esse enfraquecimento e consequente redução do alcance/extensão?
    - Há algum equipamento que faça a repetição da fibra óptica para reforçar o sinal dela? É isso que procuro, um repetidor, mas que tenha uma saída Ethernet para o switch.
    - Até que ponto a perda de sinal causada por splitters não é significativa?

  4. #4
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Aqui na empresa usamos a segunda opção, OLT no datacenter, fibra saindo e sendo splitada em diversos pontos, vc pode usar um cabo com mais fibras e ir usando as que vc precisa, sendo necessário vc splita e continua sua rede, a perda de sinal depende de qual spliter vc vai usar, aqui usamos 1x2, 1x4, 1x8 e 1x16, cada um tem uma perda diferente, de uma procurada por tabelas na internet que se não me engano já vi algumas.

  5. #5
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         arquivo.pdf
Visualizações:	620
Tamanho: 	73,9 KB
ID:      	53904
    Dá uma olhada nesse exemplo, explica mais ou menos o que te passei..

  6. #6

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    - Não há queda de desempenho da rede à medida que fica longe do datacenter de vocês, devido às divisões pelos splitters?
    - Qual a maior distância a que chegam essas redes suas aí partindo do datacenter?
    - A throughput se mantém o mesmo e com estabilidade desde o começo até as pontas mais distantes? Usam algum tipo de repetidor para reforçar o sinal óptico?

  7. #7
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Até onde sei não tem nenhum equipamento que aumente o sinal não, a distancia depende da quantidade de spliters que coloca na rede, mas o sinal sai super alto do seu datacenter, aqui usamos sinal de no max. -28 no cliente, então vc pode puxar uma fibra por, digamos, 1 km e dessa fibra splitar e puxar uma outra "perna" por mais 1 Km, claro que isso é só um exemplo, pois cada caso é um caso.

  8. #8
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    a vantagem da fibra é que se vc só instalar com um sinal bom, não tem quedas, claro que se começar a habilitar clientes com sinal -30 vai ter problemas, tem que colocar parametros minimos pra habilitar, assim como no rádio. mas aqui usamos a maxima que fibra é 8 ou 80, ou funciona ou não, não é como o radio que sofre muita interferencia externa..ONU sincronizada+Roteador conectado= cliente navegando, claro que isso em "quase" todos os casos..

  9. #9

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Hm. Para o provedor que planejo, eu estou pensando em fazer o backbone em fibra óptica, passando pelo meio de toda a cidade. Segundo a ferramenta de cálculo de distância do Google Maps, dá uns de 6km de fibra principal. Dela derivam outras duas secundárias, uma de 600m e outra de 400m, aproximadamente. Em todas fibras são instalados splitters 1x2 para os switchs principais, que estariam a cada uns 200m.

    É muito splitter. Qual a divisão de sinal seria a ideal? Vi uns splitters que mandam 5% para uma fibra sainte e 95% para outra. Será que no final desses 6km o sinal ainda estaria a um nível usável?

  10. #10
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    sinceramente não entendo muito desses spliters que dividem o sinal por porcentagem, sei do que a gente usa aqui balanceado, que tem uma perda de sinal, aqui no nosso caso, usamos na maioria 1x4, perde em média 6 Db, nessa distancia consegue atender tranquilo..veja no exemplo que te mandei que temos locais com dois spliters de 1x4. pode fazer como falou que vai tranquilo..

  11. #11

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Ok. Outra coisa: para colocar splitters na fibra é preciso fazer fusão, não é?

  12. #12
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    sim, na fibra principal tem que fazer a fusão nos spliters.

  13. #13

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Citação Postado originalmente por crislei Ver Post
    sim, na fibra principal tem que fazer a fusão nos spliters.
    Vixe, então é complicado. Para um provedor iniciando, e que quer começar já com backbone em fibra, comprar máquina de fusão de quase R$100.000,00 é impossível.

  14. #14
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    está mal informado amigo, pesquise melhor pois vai achar maquinas entre 10 e 15K.

  15. #15

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Realmente. Não sei o que pesquisei no ML na outra vez que só vi equipamentos de mais de 70 mil, mas sendo esse preço aí, até que não é um problema.

    No entanto estou achando que não fica muito bom fazer rede passiva com muito splitter (para cada ponto). Tem um trecho aqui da cidade que eu não tinha contado, mas que se for possível fazer o provedor, quero atender. Isso adiciona mais uns 3km de fibra ao valor anterior (6km) que citei. 8~9km de fibra toda passiva, além de ser difícil de gerenciar, qualquer problema nos cabos afeta todo o restante.

    Estou pensando em usar conversores de mídia ou switches com porta para módulo de fibra. Acho que a qualidade fica muito superior, além de ser muito mais fácil simplesmente conectar a fibra ao invés de cortar e fundi-la. Talvez fique até mais barato, já que vai possibilitar usar fibra multimodo entre os pontos.

  16. #16
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    mas de qualquer modo, se der problema no cabo principal vc fica com o restante da rede parada, eu particularmente não gosto muito de muitos equipamentos na rua, pq a fibra em si é mais dificil de dar problema do que switchs na rua, eu particularmente nunca trabalhei de outra forma, então é mais dificil de te dar uma ideia. na nossa rede aqui nós levamos a fibra até a casa do cliente, ou seja, do datacenter até o cliente vai uma fibra direto, somente com as splitagens em campo, e temos poucos problemas.
    fica um pouco mais caro do que levar fibra até o poste e do poste ao cliente cabo UTP, mas na minha opinião fica um serviço melhor...

  17. #17

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Citação Postado originalmente por crislei Ver Post
    mas de qualquer modo, se der problema no cabo principal vc fica com o restante da rede parada, eu particularmente não gosto muito de muitos equipamentos na rua, pq a fibra em si é mais dificil de dar problema do que switchs na rua, eu particularmente nunca trabalhei de outra forma, então é mais dificil de te dar uma ideia. na nossa rede aqui nós levamos a fibra até a casa do cliente, ou seja, do datacenter até o cliente vai uma fibra direto, somente com as splitagens em campo, e temos poucos problemas.
    fica um pouco mais caro do que levar fibra até o poste e do poste ao cliente cabo UTP, mas na minha opinião fica um serviço melhor...
    Eu estou pensando em fazer uma topologia semelhante a anel (só não é anel por não ser barramento, mas segmentado), com um lado sendo fibra e o outro rádio. Com uma fibra única indo do começo ao fim (barramento), qualquer problema nela vai parar a rede toda, já com fibra entre pontos (segmentado), um problema em um dos cabos não vai afetar nada, só vai fazer o tráfego dos equipamentos após ele passar pelo rádio.

  18. #18

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu estou pensando em fazer uma topologia semelhante a anel (só não é anel por não ser barramento, mas segmentado), com um lado sendo fibra e o outro rádio. Com uma fibra única indo do começo ao fim (barramento), qualquer problema nela vai parar a rede toda, já com fibra entre pontos (segmentado), um problema em um dos cabos não vai afetar nada, só vai fazer o tráfego dos equipamentos após ele passar pelo rádio.
    @TsouzaR
    Rede em anel em fibra so serve para ptp, ai vc pode fazer ospf entre as pontas, e ter redundancia, mas somente ptp.
    Para atendimento de cliente em fibra, é apenas com epon ou gpon, gpon maior quantidade de clientes e melhor qualidade.
    A grande vantagem da rede em fibra é exatamente ser pasiva, vc nao tem que se preocupar em alimentar no meio.
    Imagine uma rede pon como uma espinha de peixe, a coluna dorçal é o cabo de distribuição primario e as costelas são cabos de distb. secundarios nesse vai as caixas de atendimento ftth, e dessas sai os drops para os clientes.

    Se vc for usar rede Gpon vc pode colocar ate 128 clientes por fibra, vc tiver um cabo com 12 fibras iluminando a partir de uma ponta vc terá 1536 clientes em um sentido, se vc projetar sua rede corretamente, vc pode alimentar do fim do cabo no sentido contrario, tendo mais 1536 clientes no outro sentido.

    Sobre a quantidade de spliters por fibra isso vc vai calcular as percas no projeto, e depois na instalação dos spliters, vc mede com o Power Meter para ter a atenuação maxima desejada, e nao comprometer o projeto e a qualidade.

  19. #19

    Padrão Re: Equipamento usado para continuação de fibra e saída Ethernet

    Boa tarde.
    Estou querendo implementar algo semelhante no meu ISP. Minha rede hoje é toda ethernet para os clientes. Mas interligo meus pops com enlaces 5.8, e estou querendo trocar os enlaces por fibra.
    Pensei em fazer da seguinte forma: lançar fibra monomodo de 12 ou mais FO's vai depender do bolso, saindo do datacenter, sendo que cada fibra sairá de um conversor diferente, e nas esquinas serão colocadas caixas de emendas onde se fará as derivações para cada direção necessária até o primeiro switch da rede cabeada. Assim serão 12 ou mais ponto-a-ponto em fibra. dessa forma não preciso das OLT's e ONU's. É só uma ideia, preciso saber se é possível fazer dessa forma. Queria saber também se em um ponto em que eu precisar converter a fibra para ethernet e ainda continuar a fibra, se eu posso sair do conversor para o switch e do switch para outro conversor e continuar a fibra. Lembrando que nessa fibra passará todo o trafego dos clientes pois a autenticação será feita no datacenter.