+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Numa situação onde a internet chegue até o usuário pelo roteador, dai o roteador roteia em outra faixa pra usuario e o usuario autentica via wirelles num laptop (por exemplo), o hotspot vai reconhecer o mac de autenticação do laptop ou do roteador. Pergunto isso porque se ele reconhecer o mac do router então basta só um usuario autenticar que ai quem pendurar no router navega. Essa pergunta é pro caso do router trabalhar roteando, lógico que se for em bridge é tranquilo.

  2. #2

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Creio que do Roteador, o ideal é testar o cenário mesmo.

  3. #3
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Somente o MAC do roteador vai aparecer.

  4. #4
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Sim, o hotspot autentica mac também, porém você deve ter um servidor Radius rodando, pois o mac, terá que ser colocado no login do usuário.

    Para evitar um cliente usar o login do outro quando o sinal dele estiver suspendo.

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    É possível usar o MAC sem Radius (claro que com Radius é melhor, massss) é so cadastrar o MAC como o nome do usuário no formato AA:BB:CCD:... e senha em branco. E precisa habilitar o MAC login no Hotspot / Server Profiles / Login - MAC.
    Claro que sua rede precisar estar em Bridge, senão o MAC não vai passar até a Routerboard...

  6. #6

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Ola amigo,

    Isso mesmo no modo roteado o mac que o concentrador hotspot vai receber é do roteador, após o primeiro login todos navegam.

    No caso do equipamento estiver configurado em modo "bridge ou ponte", vai ser passado todos os mac de equipamentos conectados na "ponte ou bride" para o concentrador hotspot, nesse modo você poder determinar um login por equipamento ou para vários.

    Abraços

  7. #7

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Ótimo, obrigado a todos, diretos e esclarecedores, estrelinha pra todos..

    Deixa aproveitar o tópico sobre hotspot e querica colocar um scenario pra ver o que acham e quais as dicas;

    Quero trabalhar com minha rede em bridge usando uma classe de ip para os equipamentos ex. 100.100.0.1/24 e, em cada POP concentrador terei uma RB para fazer a autenticação roteando o hotspot em outra faixa para os clientes, ex 10.10.0.1/24.
    até ai tudo bem, é só criar um hotspot em cada concentrador e td bem, mas a pergunta vem agora:
    - digamos que o MK da backbone esta no 100.100.0.1, eu tenho acesso direto a ele mas como posso controlar os hotspots que estão nos meus pops (liberar, bloquear etc... ok clientes) sem ter que acessar as diversas RB's, podendo ficar apenas pelo backbone?

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Quero trabalhar com minha rede em bridge usando uma classe de ip para os equipamentos ex. 100.100.0.1/24
    É só exemplo né? Utilize somente IPs reservados para rede interna:

    10.0.0.0 até 10.255.255.255, 172.16.0.0 até 172.31.255.255 e 192.168.0.0 até 192.168.255.255.
    Existe um porque dessa regra: se você for acessar algum servidor com IP real igual ao seu interno não vai acessar.

  9. #9

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Sim,
    Era só um exemplo, as faixas de ip's são outras, agradeço-te pelo conselho, mas diga-me, tem alguma sujestão para o questionamento acima? ou terei que montar um servidor radius?

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Radius é a resposta, mas existem várias formas de fazer isso, usando algum sistema pronto (existem diversos para controle de usuários), usando o user manager da Mikrotik (ele atua como servidor Radius), etc. Dá até pra autenticar na base de usuários do Windows Active Directory (usando o Radius dele).

  11. #11

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    entendi.
    Na verdade não tem como eu fazer diretamente concentrando tudo na Backbone, só se tivesse um pc servindo pra isso com o radius né? e se entendi corretamente os hotspot dos pops iriam buscar a autenticação no radius correto?

  12. #12
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Se você instalar o user manager na sua RB ela passa a ser um servidor Radius. Ele é meio chato de usar mas funciona. Qualquer RB que conseguir pingar ele vai autenticar.

  13. #13

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Deixa ver se entendi:
    Posso usar uma rb com package radius instalado nela (se não tiver basta subir o pcte) que ela pode ser servidor radius dos hotspot dos pops a fim que não precise acessar eles e tão somente a RB para fazer o controle dos clientes correto??
    Mas para isso seria aconselhavel ou uma CCR ou uma RB dedicada apenas a isso pra não "pesar no sistema" correto?

  14. #14
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Correto. Quanto ao dimensionamento da RB não acredito que precisa de algo monstruoso não.

  15. #15

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    @gabrielest , o gerenciado que uso pode explorar esta opção do mikrotik. Autenticar por mac.

    É só configurar no cadastro do cliente no gerenciador para conectar no hotspot . Daí ele escreve no mikrotik automaticamente. Ele vai fazer o que já disseram. No user ele vai cadastrar o mac da CPE no cliente ( não usamos em bridge).

    Mas não temos utilizado como norma. Só em alguns casos.

  16. #16

    Padrão Re: Hotspot autentica apenas o usuario ou o mac também??

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Correto. Quanto ao dimensionamento da RB não acredito que precisa de algo monstruoso não.
    Entendo, na verdade referiame a CCR para o caso de deixar tudo pendurado num equipamento só, qual rb vc aconelharia para digamos uns 200 clientes hotspot(entendo RB dedicada a isso apenas)?