Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Nesse caso me abstenho de comentar, pois nunca usei muito nenhuma solução de load, nem comercial nem na RB.
    As solução pronta é conveniente, pois já vem funcionando, você não vai gastar mais nada (nem tempo nem dinheiro, que hoje em dia são quase sinônimos). O porem é que essas soluções geralmente pecam pela falta de opções mais avançadas (no RouterOS você, com conhecimento, faz o que quiser).
    Mas montar uma bom balance e saber resolver os problema que podem advir dele é coisa pra quem tem nível intermediário na plataforma (acredito que não seja o seu caso). Dessa forma, isso vai te custar tempo (para aprender ) ou dinheiro (caso terceirize essa configuração do load, aqui no fórum tem bastante gente fera no assunto).
    @alexrock, obrigado meu amigo! Foi de grande ajuda!

  2. #22

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Bom, agora alguem sabe me dizer a difetença entra a RB RB 1100, para a RB2011UiAS-RM tirando processador, memória e licença ?

  3. #23

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Verifiquei a configuração dele e está especificando sessão simultânea 30000 não sei dizer se isso é o mesmo que pacotes por segundo creio eu que sim.

    Utilizei esse modelo TL-470T quando atingia 2000 pacotes por segundo ele travava tinha que desligar e ligar ele.

    Na minha opinião o SO da Mikrotik da mais flexibilidade na configuração e
    gerenciamento.


    Última edição por alexribeiro; 12-08-2014 às 20:57.

  4. #24

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    @alexribeiro, muito obrigado pela dica meu amigo! to pensando em fechar uma routerboard mesmo viu.... a duvida é que vi aqui no fórum algumas pessoas que não gostam do balanceamento dela daquele protocolo PCC acho que é... dai minha duvida .. vale a pena ?

  5. #25

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Recomendo 100% uma Rb, no caso do balanceamento eu prefiro fazer a rota estática mas o Balanceamento PCC também é uma boa opção.

  6. #26

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Valeu galera, todas as respostas foram de muita ajuda, deixarei o tópico aberto até amanhã caso tenho alguma duvidas ainda iremos nos falar!

  7. #27

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Nossa quanto chute o pessoal dá... e ERRA feio...

    primeira coisa que precisa ver é se o MODEM aceita configurar VLAN, e se aceitar, precisa de 3 !!

    Vamos imaginar que suporte, então no modem voce entra lá e configure as 3 vlans.. 100 200 e 300 e em cada vlan voce coloca um ip:

    vlan 100 = 192.168.1.1/24
    vlan 200 = 192.168.2.1/24
    vlan 300 = 192.168.3.1/24

    ative o dhcp nas 3 interfaces vlan..., lembrando que cada vlan vai ter seu range..

    no switch, supondo que o modem esta na porta 1 .. e voce quer isolar assim:

    vlan 100 = portas 2,3,4,5,6,7
    vlan 200 = portas 8,9,10,11,12
    vlan 300 = portas 13,14,15,16,17

    no switch configure assim:

    vlan 100, port1 = tagged + portas 2 a 7 = untagged (access)
    vlan 200, port1 = tagged + portas 8 a 12 = untagged (access)
    vlan 300, port1 = tagged + portas 13 a 17 = untagged (access)

    pronto...

    lembrando que, uma porta access/untagged so faz parte de uma vlan ... entao, se o modem nao fizer vlan, não será possivel fazer este isolamento assim.. ai seria necessario utilizar uma routerboard para fazer as tags ..

  8. #28

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Nossa quanto chute o pessoal dá... e ERRA feio...

    primeira coisa que precisa ver é se o MODEM aceita configurar VLAN, e se aceitar, precisa de 3 !!

    Vamos imaginar que suporte, então no modem voce entra lá e configure as 3 vlans.. 100 200 e 300 e em cada vlan voce coloca um ip:

    vlan 100 = 192.168.1.1/24
    vlan 200 = 192.168.2.1/24
    vlan 300 = 192.168.3.1/24

    ative o dhcp nas 3 interfaces vlan..., lembrando que cada vlan vai ter seu range..

    no switch, supondo que o modem esta na porta 1 .. e voce quer isolar assim:

    vlan 100 = portas 2,3,4,5,6,7
    vlan 200 = portas 8,9,10,11,12
    vlan 300 = portas 13,14,15,16,17

    no switch configure assim:

    vlan 100, port1 = tagged + portas 2 a 7 = untagged (access)
    vlan 200, port1 = tagged + portas 8 a 12 = untagged (access)
    vlan 300, port1 = tagged + portas 13 a 17 = untagged (access)

    pronto...

    lembrando que, uma porta access/untagged so faz parte de uma vlan ... entao, se o modem nao fizer vlan, não será possivel fazer este isolamento assim.. ai seria necessario utilizar uma routerboard para fazer as tags ..
    @alexandrecorrea, muito obrigado pela dica meu amigo, mas acho que realmente este modem não faz VLAN, são modens do speedy, verifiquei o modelo do que estou usando aqui é o TD-8816 da tp-link ( estou com a manual aberto aqui na pagina 38 ele comenta alguma coisa sobre vlan )

  9. #29

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    fazer vlan ele faz.. tem que ver se ele te permite deixar os 'pvc' sem marcar .. fazer as vlans somente na ethernet... e sendo assim, fazer NAT nelas tambem...

    muito provavel que a parte de vlan dele seja para a conectividade da operadora (cada pvc em umavlan por ex), mas não vlan para sua LAN ...

    mas pode tentar criar uma vlan.. marcar somente a porta ethernet (tagged)..

    e depois ver se essas configurações aparecem na parte de rede para voce definir os ips...

  10. #30

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    dei mais uma lida aqui,não vai funcionar não..

    mas me diga, pra que separar os segmentos da rede ai ? algum motivo especifico ? talvez somente com o switch de pra fazer algo..

  11. #31

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    dei mais uma lida aqui,não vai funcionar não..

    mas me diga, pra que separar os segmentos da rede ai ? algum motivo especifico ? talvez somente com o switch de pra fazer algo..
    Então, temos com switch hp JD994A que temos, ele não faz intervlan como o pessoal comentou aqui neste tópico, o problema é que o cliente quer separar a rede da internet que ele vai jogar para a casa dele, da rede da empresa dele entendeu ?