Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Amigos! Boa noite!

    Em um cliente nosso temos o seguinte problema:

    Ele possui um SWITCH GERENCIAVEL HP 3com Baseline 2250 SFP PLUS aonde divide seu speedy VDSL de 25megas na micro empresa.

    Ele quer montar 3 VLAN's o problema é que o DHCP do speedy não chega nas VLAN's, não tenho muita experiência com redes, sei que este switch é layer 2, o que fazer ?

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Para rotear Vlan somente com camada 3.

  3. #3

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Para rotear Vlan somente com camada 3.
    E qual minha outra saida com este switch ? para rotear estas VLAN's ?

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Uma Routerboard resolve, ou outro roteador (pc com linux, pfsense, etc).

  5. #5

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Uma Routerboard resolve, ou outro roteador (pc com linux, pfsense, etc).
    Certo, entendido , agora outra duvida, com uma routerboard eu consigo fazer LINK BONDING ? ele quer colocar mais um link de 25MBs... mas não queria balancear.. queria fazer o Link Aggregation

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Link aggregation (LACP) é camada 2, loadbalance é camada 3. São coisas totalmente diferentes. Usar dois links de forma simultânea somente via loadbalance. A Routerboard ou as outras soluções citadas fazem isso.

  7. #7

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    @alexrock, Certo, mas o que me tras o throughput maior o protocolo LACP ou o load-balance ?

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por diomond Ver Post
    @alexrock, Certo, mas o que me tras o throughput maior o protocolo LACP ou o load-balance ?
    São coisas totalmente diferentes, como disse anteriormente. Claro que tudo que é camada 2 é mais rápido (no caso LACP) mas ele não serve para "somar" links de Internet, visto que isso é camada 3.
    O LACP serve para criar uma agregação (com failover) de dois ou mais meios de transmissão, não importando qual tipo (rádio, fibra, cat5, etc). Não importa nem qual protocolo vai rodar nesse meio.
    Lembrando novamente que isso não serve para "somar" links de Internet.

  9. #9

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Ola amigo,

    Se o switch que você tem é a primeira versão, segue os procedimentos abaixo.

    Primeiro: Acessar o switch é clicar no menu " VLANs " para criar as vlans que precisa.

    Imagem do menu " VLANS "
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-08-12 09:53:03.png
Visualizações:	516
Tamanho: 	123,2 KB
ID:      	53922
    Após criar as vlans que precisa clicar no menu superior em " Modify " para atribuir as vlans que criou na porta do switch.

    Imagem do menu " Modify "
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-08-12 09:54:15.png
Visualizações:	531
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	53923

    Agora no menu " Modify " na coluna ( VLAN ) você vai selecionar a vlan que criou na porta que pretende usar.

    Imagem do menu " Modify "
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-08-12 10:11:11.png
Visualizações:	284
Tamanho: 	152,5 KB
ID:      	53924

    E para finalizar a configuração do menu " Modify ", você vai na porta ( 49 e 50 ) e na coluna " Mode " altera para " Uplink " e na coluna " VLAN " para ( ALL ).

    Imagem do menu " Modify "
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-08-12 09:54:15.png
Visualizações:	531
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	53923

    OBS: recomendo não alterar a vlan1 para não perder acesso ao switch.

    Finalizada a configuração do switch.

    Agora você vai precisar de um roteador, poder ser " rb, cpu com pfsense, vmware, mikrotikos e etc".

    Você vai criar as mesma vlan's no sistema que vai utilizar como roteador e interliga-los através da porta que definiu como Uplink no switch.

    Nesse ponto você já vai poder receber ip via DHCP, fazer Bonding, OSPF, redundância de link ou Loadbalance, utilizando as vlans no roteador traves das portas do switch, com exceção de " bridge ou ponte ", que terá que ser feito no switch setando em varias portas a mesma vlan.

    No caso do switch com a versão mais nova do firwmare o procedimento é o mesmo só muda o menu do switch que é um pouco mais complicado de fazer o mesmo procedimento.

    Abraços espero que ajude.

  10. #10

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    São coisas totalmente diferentes, como disse anteriormente. Claro que tudo que é camada 2 é mais rápido (no caso LACP) mas ele não serve para "somar" links de Internet, visto que isso é camada 3.
    O LACP serve para criar uma agregação (com failover) de dois ou mais meios de transmissão, não importando qual tipo (rádio, fibra, cat5, etc). Não importa nem qual protocolo vai rodar nesse meio.
    Lembrando novamente que isso não serve para "somar" links de Internet.

    Citação Postado originalmente por alexribeiro Ver Post
    Ola amigo,

    Se o switch que você tem é a primeira versão, segue os procedimentos abaixo.

    Primeiro: Acessar o switch é clicar no menu " VLANs " para criar as vlans que precisa.

    Imagem do menu " VLANS "
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-08-12 09:53:03.png
Visualizações:	516
Tamanho: 	123,2 KB
ID:      	53922
    Após criar as vlans que precisa clicar no menu superior em " Modify " para atribuir as vlans que criou na porta do switch.

    Imagem do menu " Modify "
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-08-12 09:54:15.png
Visualizações:	531
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	53923

    Agora no menu " Modify " na coluna ( VLAN ) você vai selecionar a vlan que criou na porta que pretende usar.

    Imagem do menu " Modify "
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-08-12 10:11:11.png
Visualizações:	284
Tamanho: 	152,5 KB
ID:      	53924

    E para finalizar a configuração do menu " Modify ", você vai na porta ( 49 e 50 ) e na coluna " Mode " altera para " Uplink " e na coluna " VLAN " para ( ALL ).

    Imagem do menu " Modify "
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-08-12 09:54:15.png
Visualizações:	531
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	53923

    OBS: recomendo não alterar a vlan1 para não perder acesso ao switch.

    Finalizada a configuração do switch.

    Agora você vai precisar de um roteador, poder ser " rb, cpu com pfsense, vmware, mikrotikos e etc".

    Você vai criar as mesma vlan's no sistema que vai utilizar como roteador e interliga-los através da porta que definiu como Uplink no switch.

    Nesse ponto você já vai poder receber ip via DHCP, fazer Bonding, OSPF, redundância de link ou Loadbalance, utilizando as vlans no roteador traves das portas do switch, com exceção de " bridge ou ponte ", que terá que ser feito no switch setando em varias portas a mesma vlan.

    No caso do switch com a versão mais nova do firwmare o procedimento é o mesmo só muda o menu do switch que é um pouco mais complicado de fazer o mesmo procedimento.

    Abraços espero que ajude.
    Galera obrigado pela ajuda, e obrigado @alexribeiro, pelas imagens! tenho pesquisado muito à respeito dessa questão de Link Aggregation, Load Balance, e tal porém não consigo chegar em nenhum conclusão por falta de experiência!

    1º No caso deste meu cliente com 2 links de 25MB speedy existe alguma maneira de SOMAR os links ( entendo somar como AUMENTAR MEU THROUGHPUT significantemente! ) mas que funcione ?

    2º Caso de certo, como os amigos comentaram, pensei em aplicar uma RouterBoard, mas tem muitos modelos para comprar, e também por inexperiência não sei a mais recomendada para utilizar!

    3º No caso do switch que tenho, não posso utilizar o Link Aggrecation para aumentar o THROUGHPUT ? somente montar fail over e load ? afinal, qual a diferença entre Link Aggregation e Load Balance de uma maneira simples, isto ja me deu nó na cabeça... estou com mais de 12 PDF's aqui, mas chega um momento que não entendo nada!

    Obrigado galera!

  11. #11

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Amigo diomond,

    Por favor, alguém com mais experiencia caso eu esteja errado me corrija!

    Não sou um mestre na área, mas o que eu entendo por " Link Aggregation, Load Balance, Trunk e Bonding" são a mesma coisa.

    O que muda é a forma de como elas são configuradas em cada equipamento e as propriedades que cada uma acompanha determinada pelo fabricante.

    Exemplo 1:
    Nos switch's 3com quando você quer aumentar a capacidade de trafego " THROUGHPUT " ou diminuir a latência em uma determinada porta conectada a outro roteador ou switch. Você pode unir ou expandir a capacidade dela através da opção ( Link Aggregation ).

    No SO Linux Bonding
    Nos equipamentos da Mikrotik usa o Bonding.
    Nos equipamentos da cisco usa Trunk.


    1º No caso deste meu cliente com 2 links de 25MB speedy existe alguma maneira de SOMAR os links ( entendo somar como AUMENTAR MEU THROUGHPUT significantemente! ) mas que funcione ?


    Resposta: Você pode soma sim, link 2x25Mb = 50Mb agora você só vai precisar distribuir esse 50Mb na sua rede.

    As forma de como você vai distribuir que é a questão e pode ser feita por N formas.

    Exemplo:
    Se você tem 50 equipamentos com acesso a internet, você pode distribuir esse link da seguinte forma.

    Utilizando Rotas staticas, Bounding ou LoadBalance
    Link1 25Mb = 25 equipamentos
    Link2 25Mb = 25 equipamentos

    Obs: fazendo um qos " controle de banda " 1Mb para cada equipamento.

    Podemos ter um caso de um equipamento que consome 10Mb de trafego.

    Link1 25Mb = 16 equipamentos

    Obs: fazendo um qos " controle de banda " 10Mb para 1 equipamento e 1Mb para os 15 equipamentos restante.

    Link2 25Mb = 34 equipamentos

    Obs: fazendo um qos " controle de banda " 735kb para cada um dos 34 equipamento.


    2º Caso de certo, como os amigos comentaram, pensei em aplicar uma RouterBoard, mas tem muitos modelos para comprar, e também por inexperiência não sei a mais recomendada para utilizar!

    Resposta: No seu caso eu recomendaria a compra de um equipamento com todas a soluções acima já inclusas. Exemplo: uma rb1100, ela tem muitas portas faz LoadBalance, Bounding, Vlan e etc.

    Mas o que vai determinar isso vai ser as informações abaixo para ter um bom aproveitamento da estrutura que já tem.

    Aonde você recebe o link é 10/100 ou 10/100/1000 ou outra opção.
    A quantidade de equipamentos que você tem na rede ou pretende ter.

    Por experiencia própria! os gargalos na rede é um fantasma que a sombra qualquer Administrador de Rede.

    3º No caso do switch que tenho, não posso utilizar o Link Aggrecation para aumentar o THROUGHPUT ? somente montar fail over e load ? afinal, qual a diferença entre Link Aggregation e Load Balance de uma maneira simples, isto ja me deu nó na cabeça... estou com mais de 12 PDF's aqui, mas chega um momento que não entendo nada!

    Resposta: Sim pode mas eu recomendaria uma solução pronta.

    Abraços espero que ajude a refletir.

  12. #12
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexribeiro Ver Post
    Amigo diomond,

    Por favor, alguém com mais experiencia caso eu esteja errado me corrija!

    Não sou um mestre na área, mas o que eu entendo por " Link Aggregation, Load Balance, Trunk e Bonding" são a mesma coisa.
    Já que você deu a liberdade, vou corrigi-lo.
    Está errado. Link aggregation e bonding, sim, são a mesmo coisa, mas load balance trabalha na camada 3 (Rede) enquanto o outros dois são protocolos de camada 2 (Enlace).
    Quanto ao Trunk basicamente é uma porta de interconexão com outros equipamento, onde é necessário se transportar as Vlans Tagged (marcadas). A Cisco usa os termos Trunk para portas onde se passa Vlans tagged e Access para definir portas onde a Vlan passa Untagged.
    Inclusive, geralmente portas com Link Aggregation (ou bonding ou LACP) são portas Trunk também, pois elas devem passar várias Vlans (se for interconectar Switches ou links).

    Quanto à soma Links, na verdade não é uma soma (tem bastante discussão quanto a isso aqui, de uma pesquisada) porque não será possível fazer um download de uma ISO, por exemplo, a 50 Mb mesmo usando dois links de 25, pois o download somente chegará por uma conexão do servidor. A sensação para quem usa é de somar os link, mas isso não ocorre, pois não é possível "dividir" o pacote de dados entrando ou saindo de um servidor e enviar metade em cada Link.
    Última edição por alexrock; 12-08-2014 às 16:36. Razão: Correção informação modelo OSI

  13. #13

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    @alexrock, Bom, então para aumentar o THROUGHPUT sempre é mais viável o LINK BONDING do que o LOAD BALANCE ?
    @alexribeiro, meu amigo muito obrigado pelas dicas, fiquei meio assustado com a RB 1100, a diferença dela, para a RB2011UiAS-RM tirando processador e memória, é claro.

  14. #14
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por diomond Ver Post
    @alexrock, Bom, então para aumentar o THROUGHPUT sempre é mais viável o LINK BONDING do que o LOAD BALANCE
    Se esse THROUGHPUT for de Internet, com dois links de IPs diferentes, você não tem escolha além do Load Balance.

  15. #15

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Se esse THROUGHPUT for de Internet, com dois links de IPs diferentes, você não tem escolha além do Load Balance.
    Bom... então em qual caso eu usaria o protocolo LACP ??

    Qualquer routerboard faz loadbalance de qualidade ? ou devo escolhe por exemplo um load balance da TPLINK o TL-480T+ ?

    Li aqui no fórum algumas pessoas não gostam do LoadBalance da Routerboard, não sei.. sei lá.. acho que chama PCC é isso né..

  16. #16
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por diomond Ver Post
    Bom... então em qual caso eu usaria o protocolo LACP ??
    É usado para interligação entre switches ou servidores, via ethernet (sem fio, fibra ou par trançado). Nas duas pontas, a conexão será vista como como uma só porta independente de quantas portas forem usadas.

  17. #17

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    É usado para interligação entre switches ou servidores, via ethernet (sem fio, fibra ou par trançado). Nas duas pontas, a conexão será vista como como uma só porta independente de quantas portas forem usadas.
    Entendi, então LINK AGGREGATION é somente pra intranet , não tem como aumentar a bandwidth de 2 serviços de internet com ip's diferentes...

  18. #18
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por diomond Ver Post
    Entendi, então LINK AGGREGATION é somente pra intranet , não tem como aumentar a bandwidth de 2 serviços de internet com ip's diferentes...
    Exato!

  19. #19

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    @alexrock, e a questão de load balance na ROUTERBOARD li alguns assuntos que não tem qualidade o tal do PCC.. acho que é isso..

  20. #20
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 3Com Baseline 2250 SFP PLUS PROBLEMA VLAN

    Citação Postado originalmente por diomond Ver Post
    @alexrock, e a questão de load balance na ROUTERBOARD li alguns assuntos que não tem qualidade o tal do PCC.. acho que é isso..
    Nesse caso me abstenho de comentar, pois nunca usei muito nenhuma solução de load, nem comercial nem na RB.
    As solução pronta é conveniente, pois já vem funcionando, você não vai gastar mais nada (nem tempo nem dinheiro, que hoje em dia são quase sinônimos). O porem é que essas soluções geralmente pecam pela falta de opções mais avançadas (no RouterOS você, com conhecimento, faz o que quiser).
    Mas montar uma bom balance e saber resolver os problema que podem advir dele é coisa pra quem tem nível intermediário na plataforma (acredito que não seja o seu caso). Dessa forma, isso vai te custar tempo (para aprender ) ou dinheiro (caso terceirize essa configuração do load, aqui no fórum tem bastante gente fera no assunto).