+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Caros amigos do forum boa tarde, estou com problemas em fazer com que meu link passe mais banda, instalei as antenas e alinhei tudo certo, está chegando -62 dbm de sinal, estou utilizando o modo 5G A/N em wds tudo certo, quando realizo testes de velocidade o o trafego que passa é muito baixo, oscila entre 1 e 2 mbps. A visada é limpa nesse enlace, mas preciso que passe pelo menos 10mb full e não estou conseguindo isso. Preciso de ajuda valeu!!!

  2. #2

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Amigo o certo ai é uma antena de 34 Dbi, ve também como esta a zona de fresnell.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Esse é o ponto, eu apenas configurei em modo bridge, deixei em 5220 com 20mhz e em wds, mais nada. Precisava de instruções para melhorar o trafego de dados.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Amigo, usando os mesmos equipamentos exceto a antena que e dish de 34, e a 52km to passando 38-40mb. Primeira coisa e olhar a visada ai, pode ate ser boa visualmente, mas a elipse que se forma com a onda, granha proporções grandes, e talvez pode ser o caso de aumentar a torre ou coisa parecida. Posta as coordenada....

  5. #5

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Amigo acredito que a dish não tenha um ganho muito bom na frequência que está setado, apesar de estar com um sinal relativamente bom para a distância, talvez esteja com o ccq muito baixo, um dica seria ir trocando o canal até achar o que fique melhor para as condições do enlace. Quanto a protocolo, se quiser um bom tráfego com latência baixa use: 802.11, Agora se quiser toda a capacidade do link vai de nv2, só que em contra partida a latência irá subir um pouco, mais se tiver sofrendo com problemas de oscilação de sinal melhor mesmo ficar com o nv2, mesmo que não precise de tanta banda assim.

    Valeu.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Arthur, cara muito obrigado, fiz de acordo com suas recomendações e a coisa mudou da água para um Whisky 12 anos, rsrs, vou postar os resultados. E de fato o tempo em ms do ping ficou bem mais alto, porém posso passar um grande volume de dados agora.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTP .jpg
Visualizações:	348
Tamanho: 	265,3 KB
ID:      	54116Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Print resolvido.jpg
Visualizações:	352
Tamanho: 	177,1 KB
ID:      	54117

  7. #7

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Tente pegar um canal de 5800 pra cima, potência máxima 21dBm, MCS 5, 6, 7, 13, 14 e 15; use NV2 se desejar, ajuste o "nv2 cell radius" para ~60KM e "tdma-period-size" vá ajustando de 3 a 4ms e veja qual fica melhor.

    Consiga um sinal melhor que -65dBm para conseguir modular no MCS máximo.

    Desative o WDS, no lado AP use "bridge" e no lado cliente use "station bridge".

    Se quiser: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Transparently_Bridge_two_Networks_using_MPLS
    Realmente esta sugestão é a melhor configuração para um Ponto a Ponto com mikrotik. Bridge e Station Bridge

    Sem falar que daí não precisa Level 4. Com level3 faz tudo rapidinho.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Olha,
    TEnta isso:
    - Seta Bridge e Station Bridge;
    - A frequencia a utilizar vc tem que ver no data sheet da antena e do radio onde eles se adequam melhor e setar para isso;
    - Se não precisar de muita banda seta para Nstream que tu vai ver a latencia baixar bastante, porém se a banda ficar pouca bota NV2/Nstream, não bota o NV2 puro não.
    - O MCS como é um PTP e esta crítico em termos de distancia eu aconselho a não mexer logo de cara, deixa em default mesmo. Depois que vc conseguiu o melhor enquadramento ajustando a frequencia e o modo, ai tu faz alguns testes de banda em diferentes condições (horas do dia, sol, chuva) para ter uma idéia real da média que tu consegue, ai sim vc pode tentar ajustar o MSC mais próximo do que tu conseguiu de banda pra ver se melhora.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Arthur,
    Veja que falei pa ele fazer passo-a-passo, de nada adianta ele setar o MCS no começo sem ele ver o que consegue primeiro nas "configurações mais genéricas" o MCS's são importantes sim mas depois que vc ja configurou o resto mesmo pq, se vc configurar o MCS antes do resto, dependendo de como fazer pode acabar mascarando resultados.

  10. #10

  11. #11

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    No modo convencional, o ping ficava em média de 3 ms com 2 megas de banda passando e oscilando. Com o NV2, o ping está na média de 40ms com a banda que foi anexa neste tópico.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Usar Nstreme, ok posso tentar, podem me passar instruções como posso fazer?

  13. #13

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Onde vc seta NV2 tem a opção de setar o Nstream, tenta com ele e depois com a opção Nv2/Nstream.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace a 58KM com Dish 30 + RB912

    Tenho rádios de alta capacidade homologados. Rádio microondas que pode chegar até 404 mega.
    E até o fim do mês 09 vai estar chegando rádios com capacidade de 650 mega.

    Se tiver interesse entre em contato

    tpetraglia (Skype)

    São Paulo Capital