Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet !?!

    Hoje em dia existe pessoas que se dizem provedores empurrando centenas de usuários através de uma banda larga adsl, tudo graças ao protocolo NAT que permite que vários usuários compartilhem um único IP real.

    No futuro não muito distante, quem contratar um adsl por exemplo de 15Mbs ipv6 digamos que receba uns 5 endereços ipv6, desta forma ficaria inviável ou melhor impossível distribuir essa internet entre mais de 5 dispositivos. Sem contar que aos poucos muitos sites começaram a migra para o ipv6, o ipv4 continuará funcionando por muito tempo, mais acredito que a partir do momento que as operadoras começarem a vender a banda larga já com IPv6, essa será uma data importante pois a partir dessa data não surgira mais provedores que vendem banda larga. E no futuro quem tem IPV4 de banda larga adsl empurrando centenas como os gatosnet terão que contratar um link dedicado que por exemplo ofereça uns 200 ipv6 em 20mbs no mínimo. Será o fim dos pequenos felinos.
    Talvez a solução para eles seja a contratação de planos de banda ultra larga, como 1Gbps ipv6 que deverá existir com abundância no futuro, mesmo que a velocidade não seja utilizada, porém com um plano desses, deveram liberar uns 50 ipv6.

    Qual a opinião de vocês?

  2. #2

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Hoje em dia existe pessoas que se dizem provedores empurrando centenas de usuários através de uma banda larga adsl, tudo graças ao protocolo NAT que permite que vários usuários compartilhem um único IP real.

    No futuro não muito distante, quem contratar um adsl por exemplo de 15Mbs ipv6 digamos que receba uns 5 endereços ipv6, desta forma ficaria inviável ou melhor impossível distribuir essa internet entre mais de 5 dispositivos. Sem contar que aos poucos muitos sites começaram a migra para o ipv6, o ipv4 continuará funcionando por muito tempo, mais acredito que a partir do momento que as operadoras começarem a vender a banda larga já com IPv6, essa será uma data importante pois a partir dessa data não surgira mais provedores que vendem banda larga. E no futuro quem tem IPV4 de banda larga adsl empurrando centenas como os gatosnet terão que contratar um link dedicado que por exemplo ofereça uns 200 ipv6 em 20mbs no mínimo. Será o fim dos pequenos felinos.
    Talvez a solução para eles seja a contratação de planos de banda ultra larga, como 1Gbps ipv6 que deverá existir com abundância no futuro, mesmo que a velocidade não seja utilizada, porém com um plano desses, deveram liberar uns 50 ipv6.

    Qual a opinião de vocês?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IPV4-IPV6.jpg
Visualizações:	2165
Tamanho: 	25,6 KB
ID:      	54124

    Boa noite,
    o IPv6 foi projetado para trabalhar com 128 bits = 3,4x10^38 contra 32 bits = 2^32 (4 294 967 296 endereços) do atual IPv4.
    É uma diferença absurda comparado ao IPv4 que está esgotando.
    Quando você contratar uma internet por padrão segundo o site ipv6.br a operadora irá atribuir a você uma classe de IPv6 de /64 ou /56, resumindo, você receberá entre 256x18.446.744.073.709.551.616 IPS ou uma única rede com 18.446.744.073.709.551.616 IPS.
    Os 2 não são compatíveis então atualmente você precisa utilizar os 2 em modo dual stack.

    IPv6 você chuta uma moita e tão distribuindo aos milhares....

  3. #3

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Hoje em dia existe pessoas que se dizem provedores empurrando centenas de usuários através de uma banda larga adsl, tudo graças ao protocolo NAT que permite que vários usuários compartilhem um único IP real.

    No futuro não muito distante, quem contratar um adsl por exemplo de 15Mbs ipv6 digamos que receba uns 5 endereços ipv6, desta forma ficaria inviável ou melhor impossível distribuir essa internet entre mais de 5 dispositivos. Sem contar que aos poucos muitos sites começaram a migra para o ipv6, o ipv4 continuará funcionando por muito tempo, mais acredito que a partir do momento que as operadoras começarem a vender a banda larga já com IPv6, essa será uma data importante pois a partir dessa data não surgira mais provedores que vendem banda larga. E no futuro quem tem IPV4 de banda larga adsl empurrando centenas como os gatosnet terão que contratar um link dedicado que por exemplo ofereça uns 200 ipv6 em 20mbs no mínimo. Será o fim dos pequenos felinos.
    Talvez a solução para eles seja a contratação de planos de banda ultra larga, como 1Gbps ipv6 que deverá existir com abundância no futuro, mesmo que a velocidade não seja utilizada, porém com um plano desses, deveram liberar uns 50 ipv6.

    Qual a opinião de vocês?
    Olá Boa noite Delegato ! acho que você está um pouco equivocado ! já vi palestras sobre ipv6 e a coisa nao é tao feia assim ! um exemplo ! quando você diz que quem contratar um adsl de 15Mbs ipv6 digamos que receba uns 5 endereços ipv6 , desta forma ficaria inviável ou melhor impossível distribuir essa internet entre mais de 5 diposítivos .

    Me responda como uma operadora só vai te dar uns 5 ipv6 pra 15Mbs se hoje em dia tudo está cada vez mais se conectando ?

    Ex ! celulares , tablets , notbooks , smart tvs ,centrais de alarme e monitoramento , telefones ip e outras centenas de dispositivos que se conectam na rede !

    Então quer dizer que se eu fizer uma festa em minha casa e chamar meus convidados do under eles não vão poder usar a minha internet visto que não terei ips disponiveis pra eles ? só pra se ter uma ideia na minha casa são 5 pessoas todas tem smart fones, notebooks , desktops e tvs ... hoje aqui são 18 aparelhos ligados na rede ! então como seria se fosse como você está prevendo ?

  4. #4

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    vai ser possivel compartilhar.. ja que a distribuição de ipv6 não é feita por IP mas sim em PREFIXO... o cliente recebe um PREFIXO todo (geralmente /64) e esse /64 vai ser distribuido dentro da LAN dele...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2014-08-17 00.11.50.png
Visualizações:	525
Tamanho: 	121,6 KB
ID:      	54125

    Veja, recebo um prefixo /64 via pppoe, um IP desse prefixo é designado na LAN.. e em toda LAN as maquinas recebe um ip deste prefixo...

    o 'enlace' entre a WAN do meu router e o B-RAS do provedor é feito usando link-local (FE80: ..

    estamos usando IPV6 assim desde 2009 ... e agora (2013 pra frente) intensificados o deploy de ipv6 no last-mile em parceria com a D-Link.

  5. #5

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    E ainda tem o Teredo... ou seja... continua na mesma.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    vai ser possivel compartilhar.. ja que a distribuição de ipv6 não é feita por IP mas sim em PREFIXO... o cliente recebe um PREFIXO todo (geralmente /64) e esse /64 vai ser distribuido dentro da LAN dele...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2014-08-17 00.11.50.png
Visualizações:	525
Tamanho: 	121,6 KB
ID:      	54125

    Veja, recebo um prefixo /64 via pppoe, um IP desse prefixo é designado na LAN.. e em toda LAN as maquinas recebe um ip deste prefixo...

    o 'enlace' entre a WAN do meu router e o B-RAS do provedor é feito usando link-local (FE80: ..

    estamos usando IPV6 assim desde 2009 ... e agora (2013 pra frente) intensificados o deploy de ipv6 no last-mile em parceria com a D-Link.
    Hum veja bem uma pergunta a rede interna do provedor pode ser ipv6 na wan dos roteadores dos clientes e na rede dos clientes pode ser ipv4 ?

  7. #7

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    pode e funciona, mas vai ter que implementar o NAT64 ..vai ficar bem complicado..

    veja:

    http://en.wikipedia.org/wiki/NAT64

  8. #8

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Usando ipv6 não há porque usar ipv4 na Lan dos clientes, aliás esse é um dos principais motivos do uso ipv6 (além, lógico do esgotamento do ipv4).

    "Internet das coisas"

    Tudo no futuro terá ip, até o assento da privada...

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    pode e funciona, mas vai ter que implementar o NAT64 ..vai ficar bem complicado..

    veja:

    http://en.wikipedia.org/wiki/NAT64
    o bom então e que todo cliente podera ter um ip publico digamos ,o que hoje e vendido como ouro .

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    o problema e que este negocio de ipv6 esta muito devagar ,voces não acham ja que tem a tecnologia ja deveria estar liberada realmente para todo mundo usar .
    roteadores ,computadores e ate celulares ja tem suporte nativo a ipv6.

  11. #11

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Eu to nessa de IPV6 desde 2009. Falta esforço dos fabricantes...

    Usava TP-Link aqui como roteador na rede FTTH e clientes, me falaram que não vão mexer no firmware dos roteadores low-cost (740N,741ND, etc) então abandonei a causa e a d-link me procurou para uma parceria de testes ipv6, passamos a trabalhar com o dir-610 (hardware B1) e acertamos o firmware para ipv6 (como pode ver na imagem que postei acima). Assim, não uso mais TP-Link.

    A UBNT tem feito um esforço no IPV6 mas está bemmmmmmmm fraco... o dia que o AirOS funcionar o IPV6 direitinho, ai meu trafego fica meio a meio...

    #EsperancaEhAUltimaQueMorreMasMorre

    :P

  12. #12

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Obrigado pelas respostas.

    Então no caso um /64 seria mais ou menos quantos ips?

    Desta forma será melhor ainda o compartilhamento de adsl's, pois poderemos por um dhcp onde o cliente alterna o ip recebido cada vez que liga o dispositivo de acesso, assim, não terá problemas como existe hoje que ao baixar em sites shared's aparecer que o ip já está sendo usado.

    Quanto ao que o amigo acima disse de ter dezenas de dispositivos em casa, realmente isso será cada vez mais comum, porém acreditava de as operadoras iriam aproveitar o protocolo novo para serem um pouco mais cautelosos no quesito distribuição de IP para o usuário final.

  13. #13

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    É muito amigo, mas muito mesmo.

    Entenda melhor nos links abaixo:

    http://ipv6.br/enderecamento-ipv6/
    http://ipv6.br/entenda/enderecamento/

  14. #14

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Obrigado pelas respostas.

    Então no caso um /64 seria mais ou menos quantos ips?

    Desta forma será melhor ainda o compartilhamento de adsl's, pois poderemos por um dhcp onde o cliente alterna o ip recebido cada vez que liga o dispositivo de acesso, assim, não terá problemas como existe hoje que ao baixar em sites shared's aparecer que o ip já está sendo usado.

    Quanto ao que o amigo acima disse de ter dezenas de dispositivos em casa, realmente isso será cada vez mais comum, porém acreditava de as operadoras iriam aproveitar o protocolo novo para serem um pouco mais cautelosos no quesito distribuição de IP para o usuário final.
    Respondi ali em cima amigo.
    Entre: 256 Redes com 18.446.744.073.709.551.616 IPS ou uma única rede com 18.446.744.073.709.551.616 IPS.

    Garanto que será o suficiente.

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Respondi ali em cima amigo.
    Entre: 256 Redes com 18.446.744.073.709.551.616 IPS ou uma única rede com 18.446.744.073.709.551.616 IPS.

    Garanto que será o suficiente.

    nossa e endereço que não acaba mas ......

  16. #16

    Padrão

    Achei interessante vc falar "Ip que não acaba mais", acaba sim! Nossa mente é que "ainda" não consegue ver o quando. Tínhamos a impressão de que o modelo IPv4 seria infinito, que o ano 2.000 não chegaria com os sistemas de antes funcionando (lembra, o bug do milênio? Ainda bem que, em verdade,um "buginho"). Agora vamos ter IP para câmeras de monitoramento! Ufa, um trabalho danado para ajudar a configurar as tais câmeras atrás de NAT e ainda muita gente literalmente brigando por IP válido (externo).
    Aí virão os sensores, menos nobres que as câmeras, os rastreadores de veículos (í, estou dando uma péssima idéia, já pensaram quantos rastreadores existem...e existirão?) , bem e temos as casas inteligentes, com IP para tudo, seja lá o "tudo" realmente significa. Bem, na sequência ou mesmo durante a implantação do IP das coisas (INTERNET das coisas) virá um micro chip (chinês!?) voltado a aplicar sob a pele humano que vai dar acesso a um monte de coisas, até a urna eleitoral, mas vai precisar de IP real, ou nós vamos nos contentar a ficar atrás de NAT?? Quem for brasileiro , não é muito brasileiro e muito Brasil, então que for Curitibano uma subrede, Campineiros, outra, será?! Não , não vamos aceitar, se exigimos um IP para câmera de monitoramento, poxa não podemos ficar atrás de NAT. Cada um com seu IP. E voltamos aos chineses, de populações gigantescas e conectividade eles entendem.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    nossa e endereço que não acaba mas ......

  17. #17

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Eu aguardo muito que o IPV6 pegue de uma vez, mas sendo realista, acho que vai demorar. Só em acabar com o NAT, pra nos provedores vai ser uma mao na roda! Quero saber como que vai ficar o sistema de hoje de venda de blocos de IPs, com uma oferta tao grande, o valor tente a cair muito, correto?

  18. #18

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu aguardo muito que o IPV6 pegue de uma vez, mas sendo realista, acho que vai demorar. Só em acabar com o NAT, pra nos provedores vai ser uma mao na roda! Quero saber como que vai ficar o sistema de hoje de venda de blocos de IPs, com uma oferta tao grande, o valor tente a cair muito, correto?
    Pelo contrario o valor esta subindo, a dois anos tava vendo para comprar o AS, tava 1800,00 hoje ta 2.100,00.
    E ainda por tras de tudo vem a burocracia de poder pagar e ainda ter que ficar explicando quantos ips vai usar onde vai para vai usar.
    Bom não sei se depois que acabar o ipv4 isso mude, por enquanto ta uma bosta.

  19. #19

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Esforço está sendo feito, o problema é que esforço está diretamente ligado a $$$. A tecnologia não somente está disponível, ela está sendo empurrada. Quem tem ASN e passou recentemente por um processo de aquisição de mais IPv4 sabe disso.

    Porém um de nossos fornecedores (Oi) me passou que os testes de implantação de BGP para IPv6 iniciariam agora no segundo semestre. Eu disse a Oi.

    Tirando aqueles que não se deram por entendidos ao ver a nova forma de endereçamento e foram atraz de informações sobre o novo protocolo (sim, não é um IPv4 maior, é outro protocolo) sabem que muita coisa mudou.

    - Abolição do NAT
    - Auto-endereçamento nativo (não há necessidade de servidor DHCP)
    - Fim do broadcast
    - Reestruturação do cabeçalho e inclusão dos cabeçalhos de extensão

    Enfim, máquinas e seres humanos precisam se atualizar, mais ainda acho que a segunda classe será a que mais vai demorar.

  20. #20

    Padrão Re: Com a chegada do ipv6 será impossível revender internet adsl como fazem hoje em dia os gatosnet

    Juro que quanto mais leio sobre IPV6 menos entendo como se distribui e calcula (não necessariamente nesta ordem) os endereços em cada / alguma coisa. O mais importante, como foi citado: quase nenhum roteador "barato" tem suporte ao IPV6, portanto, vai demorar pra caramba aqui no Brasil principalmente.