+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullet m2

    Boa tarde galera, primeiramente ja quero agradecer a todos que irão me ajudar... a questão é a seguinte:

    Possuo uma célula onde está dificil fazer o cliente mudar o equipamento para 5.8. E como não temos grana para bancar essa troca, gostaria de saber se existe uma possibilidade de passar maior banda, no pop utilizo bullet m2 (modo b/g/n mixed)

    os clientes operam no modo B...

    caso eu troque o rádio deles por um que opera no modo N, terei melhoras ? Ou se eu setar todos no modo G ?


    Abraços e obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Bullet m2

    ninguém vivenciou isso em suas respectivas redes ?

  3. #3

    Padrão Re: Bullet m2

    Bom dia
    Cara se colocar em G o alcance dos clientes vai cair pela metade da distancia, em modo G vc vai atender clientes a 1 km no máximo, agora em modo N o alcance é mais parecido com o modo B e vai ter melhorias no sinal e na velocidade final nos clientes, eu já consegui passar 4 mb em modo N com 2.4 com qualidade.

  4. #4

    Padrão Re: Bullet m2

    qual distancia maxima em N ?

  5. #5

    Padrão Re: Bullet m2

    Em N o tchã não é o alcance, que é o mesmo em B (Comparando B a 11M, e N a 13,5M), o tchã é permitir maior nº de clientes por setorial (Capacidade de processamento é otimizada por features presentes apenas em N) mantendo qualidade.

    N geralmente se usa com bandas maiores que B. Afinal B limita a 4 a 4,5Mbps por setorial, N permite isso em MCS0, em MCS1 dá o dobro, automaticamente com banda mais alta você VÊ melhor os problemas que instalação mal-feita (Sem visada, sem uns 70% da zona de fresnel livre, com potencia (Ganho da antena + potencia do hardware) alta demais ou baixa demais. Esses problemas existem em B, mas como são bandas ridículas tipo 200-500Kbps ninguem nota 1s a mais no carregamento de site quando o normal é demorar 14 segundos pra carregar. Em N com banda mais alta você precisa mais do que nunca equalizar os clientes, esse negócio de "Qual o alcance" não deve ser pensado, você tem que ir pelo contrário: Quero 2Km de alcance. #Comofaz? Faz com antena de alto ganho a 2Km, e antena de pequeno gsnho proxima a torre, potencial alta tipo 300mW em cliente longe (2 Km), e 63mW em cliente proximo (100m). NUNCA use potencia alta pra TAPAR O SOL COM A PENEIRA em cliente sem visada (Mesmo a 100m) ou com zona de fresnel muito obstruída.

    Leve zona de fresnel muuuuuito a serio, o problema em 2,4GHz é ruído regional, e não baixo alcance ou qualquer coisa assim, 5,8GHz tem menor penetrabilidade e portanto o alcance é menor, tem que remediar usando potencia alta e antena dew ganho maior, provedor mal-informado sofre menos com problema físico em 5,8 porque a zona de fresnel é menor, mas não há nenhum problema intrínseco de 2,4GHz, o maior problema é o proprio provedor que cria: Ruído por usar potencia alta em todos os clientes, 1 cliente a -45 e outro a -75, isso é inaceitável num rede que pretende ser boa. O sinal -75 parece ter zona de fresnel parcialmente obstruída? Eu diria que é o com -45 que tem esse problema, o provedor teve ping ou navegação ruim, não cuidou visada ou zona de fresnel, e "resolveu" o ping na base da potencia maior, isso ocupa tanto processamento do setor quanto 5 ou 6 clientes de instalação perfeita.

    Modo N em 2,4GHz permite o aproveitamento das antenas dos clientes. CPE B/G acho que foram poucas, quem comprou CPE B/G em 2013, por exemplo, pediu pra sofrer mesmo, bem feito! (Eu fiz isso, ciente do prejuízo futuro) Pras grades, tem roteador N de potencia boa pra alcance, tipo o Intelbras Win240, o Aquario com N, são de uns 100 ou 150mW em MCS2 ou 3 (Obviamente não espere usar MCS6 ou 7 e ter alcance, isso não existe, tem que usar datarate baixo pra aproveitar a sensibilidade mais alta dos hardwares (Na torre e nos clientes), datarate alto exige sinal mais alta naturalmente, mas os hardwares tem sensibilidade pior e potencia mais baixa em datarates altos, é burrice usar MCS6 ou 7 se você tem só meia duzia de clientes por setorial e vende conexão tipo 500K a 1M, nesse exemplo MCS1 já serviriai, mas por precaução é bom se acostumar com MCS2, 3 ou 4.

    Modo B funciona bem porque em 11M os equip. já tem sensibilidade boa e potencia boa. Modo G tem muito problema porque muita gente usa os malditos modos auto (Canal, datarate, ack) e a tendencia dos roteadores é usar os maiores datarates, isso exige mais do hardware, perde sensibilidade, e portanto corta o alcance. G teria alcance minimamente menor, mas na prática devido a configurações ruins tem metade do alcance na prática. 4Km em G seria tranquilo, DESDE QUE bem configurado, mas do default, como muita gente usa, se chegar a 900m será muito (Especialmente CPE's, elas tem antenas pequenas e baixa potencia em datarate tipo 48M, tem que fixar em datarate baixo o que não falta é provedor que acha que coisinha tipo Krazer/Kodama/Firemax/APRouter vai ter 100mW em 54M...).

  6. #6

    Padrão Re: Bullet m2

    amigo e o Gothan gwr 100 ? Seria um bom aparelho ?

  7. #7

    Padrão Re: Bullet m2

    "Bom" é genérico.
    Ele funciona. Pela potencia baixa ele só serve pra cliente proximo ou com antena de ganho grande. "Proximo" depende do nível de sinal que você definir como ideal. Se definir que quer algo em torno de -65, digamos que com anteninha 12dBi 400m, 17dBi 800m, e 24dBi 1300m (Mas isso falando em mobo B a 11M, ou N a MCS0, 1 ou 2. Em MCS3 (Testei ele assim, MCS3 e grade de 17dBi) a 600m ficou excelente).

    Problema dele é baixa potencia, só isso. Baixa capacidade de processamento seria um problema se alguém fosse louco de colocar ele num ambiente com mais de 2 usuarios. Em MCS3 deve ter uns 16dBm. Aquario e Intelbras geralmente tem 20 a 22dBm em MCS3, isso aumenta muito o alcance (Mas de qualquer forma tem que ver zona de fresnel). Mas veja a diferença de preço! Gothan a R$ 50-60, Intelbras/Aquario por R$ 100-120, não tem como comparar diretamente produtos com 100% de diferença no preço. Cliente distante (>1000m) eu nunca arriscaria algo menos que Win240 (Não é pelo 500mW em MCS0 ou modo B, é pelos 125mW em MCS3). Se tiver pouco ruído talvez o APR5410 resolva bem, só testado aí.

  8. #8

  9. #9

    Padrão Re: Bullet m2

    É quase igual o APR2410N, mesmo "alcance".

  10. #10

    Padrão Re: Bullet m2

    Eu recomendo os intelbras como o rubem disse e os smartlan que pra mim tem um desempenho superior a todos, mas eu pago um pouco mais barato na faixa de R$ 79,00 tanto do smartlan como dos intelbras.