Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Ai que está, não cabe a você a onus da prova.
    Mas sim eles que tem que provar que foi você.
    Até que se prove o contrario, todos somos inocentes.

    Vão bater bater bater, e no final você será liberado por falta de prova.

    PS: a partir do momento que tu revende, tu é um provedor de conexão.
    Principalmente se tiver autorização da Anatel.

    Mas sim eles que tem que provar que foi você. -> log de conexão!

    Sei não heim. Meus conhecimentos em direito são "canhotos", na dúvida prefiro me precavir.

    Pelo simples fato de eles (lembre-se neste caso o fornecedor ADSL é o provedor de conexão, o IP dele que foi usado) passarem vc como cliente, não cabe mais a eles provarem nada, e sim a vc provar que na verdade não era vc que estava fazendo acesso.

    Será que somente eu tenho esta visão deste cenário?

  2. #22

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Sei não heim. Meus conhecimentos em direito são "canhotos", na dúvida prefiro me precavir.

    Pelo simples fato de eles (lembre-se neste caso o fornecedor ADSL é o provedor de conexão, o IP dele que foi usado) passarem vc como cliente, não cabe mais a eles provarem nada, e sim a vc provar que na verdade não era vc que estava fazendo acesso.

    Será que somente eu tenho esta visão deste cenário?
    Amigo,

    O mesmo provedor que te fornece ADSL, é o que te fornece Link Dedicado.
    Um link dedicado, inclusive, pode ser fornecido por par metalico, o mesmo usado nas ADSL.
    De qualquer forma, tu será um cliente do provedor de um outro fornecedor.

    O tipo do link que tu usa não defini o que tu é ou deixa de ser.
    Alias, nem mesmo a Anatel diz que para ser provedor de conexão (internet), tu deve ter um Link Dedicado. Muito menos que deve ser um AS (ter bloco de IP valido)

    O que te defini... é se tem empresa aberta, a natureza da sua empresa, se tem licença da Anatel, etc.

  3. #23

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Amigo,

    O mesmo provedor que te fornece ADSL, é o que te fornece Link Dedicado.
    Um link dedicado, inclusive, pode ser fornecido por par metalico, o mesmo usado nas ADSL.
    De qualquer forma, tu será um cliente do provedor de um outro fornecedor.

    O tipo do link que tu usa não defini o que tu é ou deixa de ser.
    Alias, nem mesmo a Anatel diz que para ser provedor de conexão (internet), tu deve ter um Link Dedicado. Muito menos que deve ser um AS (ter bloco de IP valido)

    O que te defini... é se tem empresa aberta, a natureza da sua empresa, se tem licença da Anatel, etc.

    Ok, não me refiro ao meio de transporte dos dados.

    O que quero dizer, que é muito simples de se entender, é que:

    1 - Fornecedor de conteúdo informa o IP do Usuário que fez o acesso
    2 - IP > ASN > Provedor de Conexão
    3 - Provedor de conexão informa qual usuário estava conectado neste período com este IP
    4 - Usuário do IP é intimado a prestar esclarecimentos;

    Será que errei a sequencia ou é isso mesmo?

  4. #24

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Ok, não me refiro ao meio de transporte dos dados.

    O que quero dizer, que é muito simples de se entender, é que:

    1 - Fornecedor de conteúdo informa o IP do Usuário que fez o acesso
    2 - IP > ASN > Provedor de Conexão
    3 - Provedor de conexão informa qual usuário estava conectado neste período com este IP
    4 - Usuário do IP é intimado a prestar esclarecimentos;

    Será que errei a sequencia ou é isso mesmo?
    e isso eu já respondi lá atrás.

    1- você não é obrigado a fazer nada além do que manda a lei.
    2- somos inocentes até que se prove o contrario.
    3- o próprio regulamento livra o provedor de qualquer responsabilidade por danos causada por terceiro.

    dessa forma, quando chegarem em você, basta explicar que usa NAT, e que tinha tais usuários conectado naquele momento.
    Você deve tentar ajudar de acordo com suas possibilidades, cooperar o máximo possível.
    Eles não podem te condenar por não enviar IP Publico, a lei não te obriga a fazer isso.
    Muito menos te condenar pelos danos causados, afinal, você é inocente (eles não possuem provas contra você) e o regulamento ainda te livra de qualquer responsabilidade.

  5. #25

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    e isso eu já respondi lá atrás.

    1- você não é obrigado a fazer nada além do que manda a lei.
    2- somos inocentes até que se prove o contrario.
    3- o próprio regulamento livra o provedor de qualquer responsabilidade por danos causada por terceiro.

    dessa forma, quando chegarem em você, basta explicar que usa NAT, e que tinha tais usuários conectado naquele momento.
    Você deve tentar ajudar de acordo com suas possibilidades, cooperar o máximo possível.
    Eles não podem te condenar por não enviar IP Publico, a lei não te obriga a fazer isso.
    Muito menos te condenar pelos danos causados, afinal, você é inocente (eles não possuem provas contra você) e o regulamento ainda te livra de qualquer responsabilidade.

    Bom, finalizando...

    Você estudou bem o Marco Civil, está antenado ao que ele indica ou não, ok. Agora me diz, qual o tema que ele trata? Internet! Puts, se fosse política eu botava minha mão no fogo que iria acabar em pizza, mais como não é o caso, (e tenho ASN) vou sempre procurar estar prevenido.

    Até por que vc não tem um caso real para citar como exemplo (muito recente o Marco Civil), assim como eu não tenho para provar minha teoria, desta forma estamos somente especulando.

    Vamos esperar a ocorrência de um caso, com certeza irá gerar uma nova thread aqui no fórum e ai tiramos nossas conclusões baseados em fatos. Fatos estes que podem variar da interpretação de cada Juiz.

    Mais uma consideração, e se o solicitante do processo for um figurão, será que ninguém vai sair culpado na história?

    Muitas variáveis, prefiro constantes.

  6. #26

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Bom, finalizando...

    Você estudou bem o Marco Civil, está antenado ao que ele indica ou não, ok. Agora me diz, qual o tema que ele trata? Internet! Puts, se fosse política eu botava minha mão no fogo que iria acabar em pizza, mais como não é o caso, (e tenho ASN) vou sempre procurar estar prevenido.

    Até por que vc não tem um caso real para citar como exemplo (muito recente o Marco Civil), assim como eu não tenho para provar minha teoria, desta forma estamos somente especulando.

    Vamos esperar a ocorrência de um caso, com certeza irá gerar uma nova thread aqui no fórum e ai tiramos nossas conclusões baseados em fatos. Fatos estes que podem variar da interpretação de cada Juiz.

    Mais uma consideração, e se o solicitante do processo for um figurão, será que ninguém vai sair culpado na história?

    Muitas variáveis, prefiro constantes.
    Eu conversei com 02 advogados conhecidos.
    Expliquei para eles o que era IP, divisão das classes, o que é IP privado e o que é IP publico.
    E o que seria um AS.
    Dei o regulamento para eles lerem.

    No final, ambos concordaram comigo.

    Infelizmente, o regulamento possui brechas que podem ser usadas por pequenos provedores, ou até mesmo por quem possui AS, afinal, não é definido o tipo do IP que deve ser entregue.

    Mas uma coisa ambos citaram:
    o Regulamento é novo, ainda vai amadurecer muito.
    Quando surgir um caso real, vão ver as brechas e possivelmente o regulamento será alterado.
    Até lá, ele pode ser explorado.

  7. #27

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    sou pequeno mais para resolver isso sabe oque eu fiz? tirei minha ASN e entrego ip valido a todos os meus clientes, assim não tenho que me preocupar com estes benditos logs de ips privados, se algum juiz pedir a informação eu pego e entrego isso sim é o melhor a ser feito e não ficar preocupado o tempo todo com o que pode ou não ser feito de ruim para minha empresa e nem ficar me apoiando em "brechas na lei", o certo é o certo e a gambiarra é a gambiarra ... o custo anual é de R$ 2100,00 reais, façam como eu guardem R$ 250,00 por mês em uma conta que você não meche e terá dinheiro para pagar a anuidade da estação, crea, e anuidade do registrobr(ASN) sem se desesperar ... valeu!

  8. #28
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Putz, que falta que faz um like tipo "FACEBOOK" agora.........



    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    sou pequeno mais para resolver isso sabe oque eu fiz? tirei minha ASN e entrego ip valido a todos os meus clientes, assim não tenho que me preocupar com estes benditos logs de ips privados, se algum juiz pedir a informação eu pego e entrego isso sim é o melhor a ser feito e não ficar preocupado o tempo todo com o que pode ou não ser feito de ruim para minha empresa e nem ficar me apoiando em "brechas na lei", o certo é o certo e a gambiarra é a gambiarra ... o custo anual é de R$ 2100,00 reais, façam como eu guardem R$ 250,00 por mês em uma conta que você não meche e terá dinheiro para pagar a anuidade da estação, crea, e anuidade do registrobr(ASN) sem se desesperar ... valeu!

  9. #29

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    sou pequeno mais para resolver isso sabe oque eu fiz? tirei minha ASN e entrego ip valido a todos os meus clientes, assim não tenho que me preocupar com estes benditos logs de ips privados, se algum juiz pedir a informação eu pego e entrego isso sim é o melhor a ser feito e não ficar preocupado o tempo todo com o que pode ou não ser feito de ruim para minha empresa e nem ficar me apoiando em "brechas na lei", o certo é o certo e a gambiarra é a gambiarra ... o custo anual é de R$ 2100,00 reais, façam como eu guardem R$ 250,00 por mês em uma conta que você não meche e terá dinheiro para pagar a anuidade da estação, crea, e anuidade do registrobr(ASN) sem se desesperar ... valeu!
    uehsuheushes

    Concordo contigo.
    Mas o fato é que existem casos e casos.
    Para se ter AS, faz necessário ter BGP, que só roda em Link Dedicado.
    Ai muitos pequenos não tem poder (R$) para isso.

    Muitas vezes, eles usam Dedicado e ADSL junto.

    PS: temos link dedicado e AS aqui.

  10. #30

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Muito construtiva esta discussão! Sem dúvidas será com o decorrer do tempo que teremos as devidas conclusões, mas até lá não devemos ficar à mercê das possibilidades, e sim nos resguardar ao máximo do que podemos fazer para nosso próprio respaldo e segurança.

  11. #31

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    uehsuheushes

    Concordo contigo.
    Mas o fato é que existem casos e casos.
    Para se ter AS, faz necessário ter BGP, que só roda em Link Dedicado.
    Ai muitos pequenos não tem poder (R$) para isso.

    Muitas vezes, eles usam Dedicado e ADSL junto.

    PS: temos link dedicado e AS aqui.
    Caro Andrio, sei que esta sua preocupação á direcionada aos pequenos mas se os pequenos continuarem a pensar como pequeno, vão ser sempre assim, tem que planejar e por metas e crescer, eu já usei adsl também, mas eu ficava fazendo cotações de dedicado o tempo todo e contava as moedinhas para ter a renda necessária para contratar o link dedicado, depois que contratei a minha empresa mudou, a qualidade passou a ser o diferencial de minha empresa para as outras e assim fui crescendo, trabalhei 3 anos sem tirar nenhum real para mim de minha firma para estrutura-la tendo um emprego em paralelo para me sustentar, agora se o cara hoje usa adsl ou os dois juntos e não pensa em crescer em se profissionalizar para competir com as grandes acho que nem deve se preocupar com log de acesso, pois se a anatel ou algum oficial de justiça, policia civil for visitar estas pessoas vão ter que fechar a porta e mudar de ramo, ou simplesmente abrir uma base em outro lugar e continuar trabalhando, conheço muita gente que me telefona pedindo ajuda e tem mais cliente que eu e só usa adsl, po se estas pessoas que usam adsl tem mais clientes que eu logicamente o lucro dele é no minimo 3 vezes maior que o meu não paga impostos, contador taxas, direitos aos funcionários etc, dai eles vem me dizer que estão preocupados com log, eu não acredito ... se o cara é pequeno com muito pouco clientes usando adsl também não tem que se preocupar com isso, tem que se preocupar em crescer, se regularizar, contratar link dedicado, ter qualidade para sobreviver tendo a consciência que vai gastar muito mais sendo legalizado e vai lucrar bem menos que trabalhar ilegalmente, na minha opinião o cara tem que ser 100% correto ou 100% errado, não tem como ser meio certo ou meio errado se a anatel bater na porta ou a justiça você tem que estar 100% certo... Um abraço e desculpe se falei de mais rsrsr ...

  12. #32

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por KevinMitnick Ver Post
    Muito construtiva esta discussão! Sem dúvidas será com o decorrer do tempo que teremos as devidas conclusões, mas até lá não devemos ficar à mercê das possibilidades, e sim nos resguardar ao máximo do que podemos fazer para nosso próprio respaldo e segurança.
    exatamente, não podemos ficar a merce de possibilidades, se tem que ser feito, tem que ser feito não tem jeito, caso as pessoas não possam tirar sua ASN hoje e se resguardar, tem que ter isso como uma de suas metas, tipo vou trabalhar e quando tiver XXX clientes vou tirar minha ASN e enquanto isso cruzar os dedos e torcer para que nada de ruim aconteça e caso algo de ruim aconteça tem que fazer como o Andrio disse, se defender usando a brecha da lei, mais não se apoiar na brecha da lei para se sustentar pois nem sempre funciona ... Valeu!

  13. #33

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Você responde que esse IP é o do servidor Central, que ele faz NAT.
    Sendo assim, os clientes recebem IP privado.
    E que no momento mencionado, estava online os clientes:
    - Maria (IP 192.168.0.100) - Inicio as 10:00 01/01/2015 - Fim 12:00 01/01/2015
    - Jose (IP 192.168.0.102) - Inicio as 07:50 01/01/2015 - Fim 18:01 01/01/2015
    - Sicrano (IP 192.168.0.150) - Inicio as 09:36 01/01/2015 - Fim 15:00 01/01/2015


    Como te disse:
    - O próprio regulamento diz que o provedor não é responsável por danos causados por terceiros.
    - O regulamento apenas obriga os Administradores de Sistema Autonomo (AS) a guardar o registro de conexão, que consiste em Data/Hora Inicio/fim, IP recebido pelo Terminal. mas não especifica o tipo de IP... sendo assim, se você guardar o IP privado (que seja), você está de acordo com o regulamento.
    Muito interessante mesmo.

  14. #34

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Caro Andrio, sei que esta sua preocupação á direcionada aos pequenos mas se os pequenos continuarem a pensar como pequeno, vão ser sempre assim, tem que planejar e por metas e crescer,
    (....)
    se o cara é pequeno com muito pouco clientes usando adsl também não tem que se preocupar com isso, tem que se preocupar em crescer, se regularizar, contratar link dedicado, ter qualidade para sobreviver tendo a consciência que vai gastar muito mais sendo legalizado e vai lucrar bem menos que trabalhar ilegalmente, na minha opinião o cara tem que ser 100% correto ou 100% errado, não tem como ser meio certo ou meio errado se a anatel bater na porta ou a justiça você tem que estar 100% certo... Um abraço e desculpe se falei de mais rsrsr ...
    Concordo contigo.

    O meu objetivo nisso tudo foi apenas informar as brechas existentes.
    As quais me fizeram pensar no seguinte:
    - Quem em sã consciência elaborou elas?
    no minimo, tem pouco conhecimento tecnológico ou pouco conhecimento do mercado e topologias usadas.
    pois existem brechas grotescas.

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    exatamente, não podemos ficar a merce de possibilidades, se tem que ser feito, tem que ser feito não tem jeito, caso as pessoas não possam tirar sua ASN hoje e se resguardar, tem que ter isso como uma de suas metas, tipo vou trabalhar e quando tiver XXX clientes vou tirar minha ASN e enquanto isso cruzar os dedos e torcer para que nada de ruim aconteça e caso algo de ruim aconteça tem que fazer como o Andrio disse, se defender usando a brecha da lei, mais não se apoiar na brecha da lei para se sustentar pois nem sempre funciona ... Valeu!
    Ai que está...
    Conforme o regulamento, apenas se você tiver AS que é obrigado a fazer a guarda do log.
    Todo o restante não é obrigado.
    E mesmo que queira fazer, o Regulamento ainda te permite a entregar e guardar o log do registro de conexão do IP privado... afinal, ele não diz o tipo/classe que deve ser entregue ao cliente.

    De qualquer forma, eu diria para não se apoiar na brecha por questão de qualidade.
    Tem que pensar grande, querer crescer.

  15. #35

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Também acho que grande valor a analise do amigo AndrioPJ, temos que buscar em estudar/conhecer as Leis e Direitos, só assim poderemos ter pleno conhecimento de causa...
    E no final das contas toda e qualquer mudança no sentido de Legislação tem o seu lado positivo, é o que nos faz evoluir, buscar melhorias e organização. Estes são pontos que diferencia Profissionais/Empresários que realmente levam a sério seu trabalho.

  16. #36

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Concordo contigo.

    O meu objetivo nisso tudo foi apenas informar as brechas existentes.
    As quais me fizeram pensar no seguinte:
    - Quem em sã consciência elaborou elas?
    no minimo, tem pouco conhecimento tecnológico ou pouco conhecimento do mercado e topologias usadas.
    pois existem brechas grotescas.


    Ai que está...
    Conforme o regulamento, apenas se você tiver AS que é obrigado a fazer a guarda do log.
    Todo o restante não é obrigado.
    E mesmo que queira fazer, o Regulamento ainda te permite a entregar e guardar o log do registro de conexão do IP privado... afinal, ele não diz o tipo/classe que deve ser entregue ao cliente.

    De qualquer forma, eu diria para não se apoiar na brecha por questão de qualidade.
    Tem que pensar grande, querer crescer.
    Cara, eu vi essa mesma brecha que vc citou, alem de outras (mais qual lei no brasil não tem brechas? Quer acabar com a classe dos advogados que vivem dela? kkk), só que o que não entendo é:

    Se tu tem log de ips privados, e o cara te questiona sobre um IP publico? Ou seja, nunca vc será questionado desta forma:

    "Qual o IP que o Joãozinho estava usando no dia tal e hora tal?"

    a pergunta será mais ou menos assim:

    "Qual o usuário estava conectado no dia tal e hora tal usando tal IP?"

    Lembrando que o Tal IP em momento algum aparece no seu log, afinal é seu endereço publico e compartilhado por todos seus clientes.

    E ai o que vc entrega?

  17. #37

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Cara, eu vi essa mesma brecha que vc citou, alem de outras (mais qual lei no brasil não tem brechas? Quer acabar com a classe dos advogados que vivem dela? kkk), só que o que não entendo é:

    Se tu tem log de ips privados, e o cara te questiona sobre um IP publico? Ou seja, nunca vc será questionado desta forma:

    "Qual o IP que o Joãozinho estava usando no dia tal e hora tal?"

    a pergunta será mais ou menos assim:

    "Qual o usuário estava conectado no dia tal e hora tal usando tal IP?"

    Lembrando que o Tal IP em momento algum aparece no seu log, afinal é seu endereço publico e compartilhado por todos seus clientes.

    E ai o que vc entrega?
    Primeiramente, você tem que conhecer o regulamento profundamente.
    O que ele prevê, o que manda fazer e o que não manda.

    Segundo, em qualquer ação das autoridades, você deverá sempre mostrar interesse em ajudar, mas tudo dentro dos seus limites técnicos.

    Quando chegarem até você...
    Você responde que esse IP é o do servidor Central, que ele faz NAT.
    Sendo assim, os clientes recebem IP privado.
    Explique o conceito do NAT.

    E diga que no momento mencionado, estava online os clientes:

    - Maria (IP 192.168.0.100) - Inicio as 10:00 01/01/2015 - Fim 12:00 01/01/2015
    - Jose (IP 192.168.0.102) - Inicio as 07:50 01/01/2015 - Fim 18:01 01/01/2015
    - Sicrano (IP 192.168.0.150) - Inicio as 09:36 01/01/2015 - Fim 15:00 01/01/2015


    Como te disse:
    - O próprio regulamento diz que o provedor não é responsável por danos causados por terceiros.
    - O regulamento apenas obriga os Administradores de Sistema Autonomo (AS) a guardar o registro de conexão, que consiste em Data/Hora Inicio/fim, IP recebido pelo Terminal. mas não especifica o tipo de IP..... sendo assim, se você não é AS e mesmo assim quer guardar o IP privado (que seja), você está de acordo com o regulamento manda fazer. Eles não podem te indiciar por não entregar IP Publico, o regulamento não manda fazer isso.
    Última edição por AndrioPJ; 19-08-2014 às 11:16.

  18. #38

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Bom dia, quando o provedor for junto com advogado explicar isso tudo de log de ip privado, o desgaste ja foi maior do que o cara pensava, o problema é se hoje o provedor tem 500 clientes on em horário de pico. ta faturando 35000 mil sobre esses clientes, e fora os que estão bloqueados e nao estão conectado naquele momento. Não vejo motivo para usar Nat, não vejo motivo para usar ADSL com umas 10 ou mais linhas, quando o problema vem ai quero ver a reação. porque o ip valido no cliente ja tira um peso enorme do provedor na facilidade de identificar o cliente que pós sua vez é cliente final com data e hora de acesso arquivado no gerenciador de conexão.
    Ao comentário do colega ai em cima, o fato de não especificar a classe de IP na lei, é realmente uma brecha grande, porque se estivesse claro que o cliente final de qualquer provedor com CNPJ como manda o figurino, teria que ter um bloco de IP valido com sua operadora, ai sim a casa iria cair para todos os provedores que repassa Internet com ADSL e ip Privado.

  19. #39

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Citação Postado originalmente por duh182 Ver Post
    Bom dia, quando o provedor for junto com advogado explicar isso tudo de log de ip privado, o desgaste ja foi maior do que o cara pensava, o problema é se hoje o provedor tem 500 clientes on em horário de pico. ta faturando 35000 mil sobre esses clientes, e fora os que estão bloqueados e nao estão conectado naquele momento. Não vejo motivo para usar Nat, não vejo motivo para usar ADSL com umas 10 ou mais linhas, quando o problema vem ai quero ver a reação. porque o ip valido no cliente ja tira um peso enorme do provedor na facilidade de identificar o cliente que pós sua vez é cliente final com data e hora de acesso arquivado no gerenciador de conexão.
    Ao comentário do colega ai em cima, o fato de não especificar a classe de IP na lei, é realmente uma brecha grande, porque se estivesse claro que o cliente final de qualquer provedor com CNPJ como manda o figurino, teria que ter um bloco de IP valido com sua operadora, ai sim a casa iria cair para todos os provedores que repassa Internet com ADSL e ip Privado.
    concordo contigo.
    conforme vai crescendo, utilizar ADSL ou mesmo NAT em grande escala se torna desnecessário.

    mas infelizmente ainda existem provedores pequenos.
    ou mesmo provedores grande que usam NAT.... sim, por incrivel que pareça, alguns provedores grandes usam NAT.
    Explico o porque:
    - conforme a rede cresce ou dependendo da topologia usada pelo provedor, é necessário que faça a quebra dos blocos de IP e direcione para os concentradores.
    O problema é que algumas vezes pode acontecer de conectar mais clientes do que a quantidade de IP que foi direcionado para lá. nesse caso, é comum eles configurarem um pool_privado para ser usado quando o publico acaba.

    Em todo caso, meu objetivo no apontamento dessa brecha não é me beneficiar, até porque já uso IP publico e guardo o log do registro da conexão a muito tempo.
    Mas sim debater a brecha existente, aumentar o conhecimento.
    é sempre bom tomar conhecimento.

  20. #40

    Padrão Re: Lei 12965/14 - Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet.

    Valeu meu rei essa é a questão conhecimento sempre.


    AndrioPJ, Abraços..