Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Download x upload

    Gostaria de saber dos amigos, qual relação real que vocês utilização de down e up, não estou querendo saber de quem otimiza no mikrotik, dando a ilusão que o up é de 1Mb, por qual motivo da minha pergunta. Hoje nos planos de 3Mb o down é de aproximadamente 400Kbps, não uso regras de buster, e up é de 170Kbps, porem um cliente esta alegando que o up esta pouco, que o correto seria o up da 1Mbps, questionei de onde ele tirou esta ideia, e postou uma imagem de teste da internet do primo dele, na qual o speedtest chega a este valor, mandei link de explicações como si faz isto, mas não convenci o cara, alguém tem uma uma regra de up que liberar mais up, somente no momento que solicitado?

  2. #2

    Padrão Re: Download x upload

    aqui, nos planos menores, o up é de 30% do down.
    essa proporção diminui para os planos maiores.

    por exemplo:
    um cliente com 1Mb down, possui 300k de up
    enquanto um cliente com 3Mb de down, possui no máximo 600k de up.

  3. #3

    Padrão Re: Download x upload

    Tem muita operadora com rede enorme que só usa upload de 1M em adsl/cabo acima de 10M. Coisa tipo up de 512K em conexão de 2 a 10M, up de 1M em conexão de 12 a 20M, e 2M de up só em cabo, e acima de 25M.

    Tem local mais perto de PTT ou coisa assim que tem up sempre mais grande, mas isso é minoria, a maior parte do brasil tem coisa ridícula tipo 1M de up em ADSL de 20M, ou 512K em ADSL de 10M.

    Mas 170K eu acho pouco demais, seria o justo pra conexão tipo 512K. Ignoro a proporção, mas sim a impossibilidade prática de navegar com upload de 170K hoje, quem tem down de 512K está ciente da lerdeza e pode ter upload baixo, mas com down a partir de 1M um upload baixo assim limita demais as coisas. Testei uma época 188K de upload em 1M e achei insuportável, 256K já fica mais usável (Mas estou a 150-180mS do skype, se estiver mais proximo talvez não tenha tantos problemas com 170K de up).

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Download x upload

    O engraçado e que ouvi de uma pessoa que estamos sendo antiquados quanto a não dar para o cliente upload e download iguais.
    Uma vês que nossos links são full por que não repassar para os clientes isso .afinal nossas operadoras não irão dar desconto por economia em upload.

  5. #5

    Padrão Re: Download x upload

    Por isso eu queria tanto comprar link assimetrico.
    R$ 800 a 1200 por MB fullduplex simétrico não tem muita utilidade, mas infelizmente minha operadora (OI) insiste em apenas fullduplex e quando abriu possibilidade de half foi coisa tipo 10Mb half R$ 6 mil, 10Mb full R$ 8 mil.
    (Engraçado que ADSL de 10Mb R$ 149, cliente que reclama de upload baixo via radio tem que comparar direito)

    Agora... olhando pelo lado da logística, onde tem link half nas interconexões? É sempre full duplex, o único motivo pra upload baixo no consumidor final é regrar o uso de download, ou seja, falha/deficiência na infraestrutura de telecom do país resolvida nas coxas com limitação de upload na última milha.
    Tá cheeeio de provedor na europa, canada e Eua que mesmo via radio (Wimax) vende conexão QUASE simétrica, 1Mb é full, mas 2M já tem apenas 1M de upload, só que 3M já tem 1,5 ou 2M de upload, e por aí vai, usam coisa tipo 50 a 70% na relação uo/down mesmo em banda altas como 10 ou 20M. O que isso cria? Cria baixa demanda por conexões acima de 5 ou 10M, a grande maioria dos usuarios se satisfaz com 1, 2 ou 3M, porque tem upload alto e não perdem tempo (Milisegundos) em infraestrutura porca no meio do país/continente.
    Pra mim ter conexão decente em casa preciso ADSL de 10M, mas... 512K de upload, AUDIO no skype picota da 14 as 23h, que dirá chamada de video, ou que dirá ver de dia vídeo real-time 240p sem engasgos (Que meus amigos com conexão de 2M nos Eua assistem em 480p real-time nos Eua).

  6. #6

    Padrão Re: Download x upload

    Mediante as observações, modifiquei as regras no profile para teste, poderiam me auxiliar na criação de um profile eficiente para esta realidade, por que de fato eu tenho banda suficiente para entregar 2Mb de up, mas quando criei a regra a apliquei no cliente, ele simplesmente não consegue navegar, mas consta como conectado no Mikrotik, ai que não entendi mesmo. E sobre a regra de buster, é justo utiliza-la para alguns clientes?

  7. #7

    Padrão Re: Download x upload

    trabalhe com honestidade, não crie regras para "enganar" os clientes, é por causa disso que os provedores via rádio estão "queimados", cada dia é uma desculpa diferente, na minha cidade tem dois que fazem isso, por isso que estou pegando todos os clientes deles, se vc tem banda sobrando aumenta para todos os seus clientes, não precisa dar 2mbps de upload, fornece menos e converse com seu cliente e diga que é isso que vc pode fornecer, e se ele não ficar satisfeito ainda, diga que infelizmente vc não pode mais atendê-lo e acaba com a dor de cabeça. Um abraço amigão

  8. #8

    Padrão Re: Download x upload

    Não vejo o porquê de ficar economizando UP se temos um link full.
    Tem que mandar no mínimo 50% de UP pro cliente. Cliente satisfeito significa INDICAÇÕES para mais clientes.

  9. #9

    Padrão Re: Download x upload

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Não vejo o porquê de ficar economizando UP se temos um link full.
    Tem que mandar no mínimo 50% de UP pro cliente. Cliente satisfeito significa INDICAÇÕES para mais clientes.
    Eu vejo alguns motivos para não dar o mesmo UP que o Down:
    1 - Não estamos vendendo link full
    2 - No wireless, quanto mais UP tiver na rede, menor será o Down total

  10. #10

    Padrão Re: Download x upload

    Sempre me preocupei em oferecer uma experiencia agradável de navegação aos meus clientes, claro que respeitando cada plano. Utilizo:
    1 Mega : 600K UP/1M DOW;
    2 Megas: 800K UP/2M DOW;
    4 Megas: 1M UP/4M DOW;

    Para clientes com CFTV e fazem acesso remoto a suas câmeras negocio UPload maior. As grandes teles não proporcionam estas opções para eles.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    trabalhe com honestidade, não crie regras para "enganar" os clientes, é por causa disso que os provedores via rádio estão "queimados", cada dia é uma desculpa diferente, na minha cidade tem dois que fazem isso, por isso que estou pegando todos os clientes deles, se vc tem banda sobrando aumenta para todos os seus clientes, não precisa dar 2mbps de upload, fornece menos e converse com seu cliente e diga que é isso que vc pode fornecer, e se ele não ficar satisfeito ainda, diga que infelizmente vc não pode mais atendê-lo e acaba com a dor de cabeça. Um abraço amigão
    Mas justamente isto que eu defendo um serviço de qualidade, porem somente este cliente que esta reclamando do up, detalhe que ele não paga para usar o serviço devido uma torre que temos ficar na residencia dele. E ai que mora o perigo, pois ele pode começar a detonar a empresa falando mal.

  12. #12

    Padrão Re: Download x upload

    Citação Postado originalmente por nn71ca Ver Post
    Sempre me preocupei em oferecer uma experiencia agradável de navegação aos meus clientes, claro que respeitando cada plano. Utilizo:
    1 Mega : 600K UP/1M DOW;
    2 Megas: 800K UP/2M DOW;
    4 Megas: 1M UP/4M DOW;

    Para clientes com CFTV e fazem acesso remoto a suas câmeras negocio UPload maior. As grandes teles não proporcionam estas opções para eles.
    Qual o valor dos seus planos? por que cliente quer ter tudo mas pagar não.

  13. #13

    Padrão Re: Download x upload

    1M: R$50,00;
    2M: R$70,00;
    4M: R$90,00;

    PS: Região com adsl Speedy, e agora chegou NET... Não dá para subir muito valor de mensalidade... Temos que trabalhar com diferencial. (atendimento rápido, e sem burocracia).

  14. #14

    Padrão Re: Download x upload

    falar mal da sua empresa???? ele pode cortar seus cabos o dia inteiro se ele quiser, pensou se no sábado às sete da noite ele corta seus cabos? vc vai perder uns par de cliente, aumenta o up desse zé mané aí e fica pianinho, porque gente pra ajudar não tem, mas pra atrapalhar tem aos milhares, só não me sabotaram ainda porque a torre fica em minha casa, porque aqui o concorrente joga sujo, abraço amigo

  15. #15
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Download x upload

    Aqui ofereço planos de 1 a 4 MB e todos com o UP pela metade do DOWN

    1MB(Down)/500kbps(up)
    2MB(Down)/1MB(up)
    4MB(Down)/2MB(up)

    Onde o nosso plano mais barato custa 59,90 e o mais caro custa 120,00 e pasmem que de todos os meus clientes acho que uns 30% só optou pelo plano mais baixo.

    Raramente temos problemas de lentidão e quase sempre o problema tá na CPE do cliente

  16. #16

    Padrão Re: Download x upload

    A maioria de nós aqui trabalha com sistemas Wi-fi, 802.11x, correto? Não dá pra fornecer um serviço com conexão simétrica nesse sistema, que é half duplex por natureza, onde o rádio precisa abrir a portadora e fechar a portadora no envio e recebimento, ouvir, falar, ouvir, falar, uma coisa de cada vez, daí multiplica isso por dezenas de clientes num rádio, cada cliente tendo que ser atendido no seu devido momento, ouvi e falar com cada um deles...

    Em sistemas Wireless half-duplex eu aprendi que o ideal é manter uma proporção de download x upload máxima de 4:1.

    O sistema ADSL nao oferece mais do que 1 mega ou 2 mega pq a propria tecnologia nao suporta. A taxa de upload maxima de um sistema ADSL2+ está na casa dos 3Mbps em loops locais bem curtos. O sinal que sai da central para o assinante consegue enfrentar toda interferencia eletro-magnetica de uma quantidade enorme de pares metalicos saindo da central e à medida que os cabos vao se capilarizando em direção ao assinante, o nível de interferência cai e é possível assim mandar uma velocidade maior ao assinante, mas no sentido inverso o pequeno modem ao enviar seu sinal pra central telefonica, de inicio enfrenta pouca interferencia no cabeamento, mas à medida que vai chegando na central, aquele monte de pares telefonicos juntos uns dos outros, geram uma quantidade enorme de interferencia eletromagnetica e por isso o upload do sistema ADSL é baixo, um sinal que ja chega relativamente fraco num ambiente de alta interferencia eletromagnetica. O caminho é a fibra optica para oferecer velocidades simetricas e altas. Um cabo dedicado para cada conexao, cada cliente. Em Wireless é dificil atender varios clientes com velocidades simetricas e num mesmo radio, quem dira num sistema half duplex.

  17. #17

    Padrão Re: Download x upload

    Citação Postado originalmente por nn71ca Ver Post
    Sempre me preocupei em oferecer uma experiencia agradável de navegação aos meus clientes, claro que respeitando cada plano. Utilizo:
    1 Mega : 600K UP/1M DOW;
    2 Megas: 800K UP/2M DOW;
    4 Megas: 1M UP/4M DOW;

    Para clientes com CFTV e fazem acesso remoto a suas câmeras negocio UPload maior. As grandes teles não proporcionam estas opções para eles.
    Velocidades UP/down excelentes.
    Dá pra aumentar um pouco o UP para o plano de 4MB.

  18. #18

    Padrão Re: Download x upload

    Citação Postado originalmente por nn71ca Ver Post
    1M: R$50,00;
    2M: R$70,00;
    4M: R$90,00;

    PS: Região com adsl Speedy, e agora chegou NET... Não dá para subir muito valor de mensalidade... Temos que trabalhar com diferencial. (atendimento rápido, e sem burocracia).
    Agradece por estar ainda com esses preços amigo. Aqui tem uns trouxas vendendo 8MB por 59,90.São gente que fornecem um péssimo serviço e não dão suporte. Mas infelizmente o tal do cliente vai pela quantidade/preço e não pela qualidade.

  19. #19

    Padrão Re: Download x upload

    Excelente resposta, Andrio.

    Se o cliente possui demanda por maior UPLOAD, que contrate uma maior velocidade ou, um link full.

    Existe um cálculo a se fazer da quantidade de clientes por MB full que varia de localidade para localidade, logo o link comercializado é do tipo "compartilhado" e deve variar em função da quantidade de clientes usando em simultâneo. Boa parcela do lucro dos provedores está no correto dimensionamento e aplicação desta regra, fornecendo mais upload ou colocando menos clientes por MB significa não ter um dimensionamento ideal (ou que não lucre).

    No ADSL é assim, a operadora coloca no DSLAN um link full de xx MB com capacidade para até xxx assinantes, existe uma regrinha para isso e obviamente que varia de cidade para cidade, por isso em alguns lugares o velox é ótimo e em outros impraticável para a mesma velocidade ofertada, porque pode ser que o DSLAN esteja lotado (lucrando muito) ou com meia dúzia de assinantes (lucrando pouco ou tendo prejuízo).

    Então o melhor é conversar abertamente com o seu cliente sobre este assunto, que o seu negócio é comprar link no atacado e vender no varejo, mas com atenção a qualidade da navegação e satisfação dos clientes.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Eu vejo alguns motivos para não dar o mesmo UP que o Down:
    1 - Não estamos vendendo link full
    2 - No wireless, quanto mais UP tiver na rede, menor será o Down total

  20. #20

    Padrão Re: Download x upload

    Exatamente.

    Complementando minha resposta anterior, não precisa necessariamente oferecer um link full para um cliente que certamente não terá condições de usufruir plenamente, mas cobrar algo a mais por um serviço de melhor qualidade, e que principalmente atenda as expectativas.


    Citação Postado originalmente por nn71ca Ver Post
    Sempre me preocupei em oferecer uma experiencia agradável de navegação aos meus clientes, claro que respeitando cada plano. Utilizo:
    1 Mega : 600K UP/1M DOW;
    2 Megas: 800K UP/2M DOW;
    4 Megas: 1M UP/4M DOW;

    Para clientes com CFTV e fazem acesso remoto a suas câmeras negocio UPload maior. As grandes teles não proporcionam estas opções para eles.