+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    Moro numa região infestada por celulares com androids principalmente e outros. Trabalho com hotspot que é a propaganda do meu provedor, porém, com o grande número de androids que ocupam o dhcp server, as vezes meus próprios clientes não conseguem se conectar por não ter mais ips disponíveis (/24). Já fiz várias configurações, me indicaram várias maneiras de tentar resolver como por exemplo; colocar senha na rede (não quero fazer isso), amarrar ip ou ir em cada cliente para fixar (é inviável pra mim).
    Então meus caros amigos experientes no ramo, O QUE POSSO FAZER PARA RESOLVER ISSO?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Rodrigues Ver Post
    Moro numa região infestada por celulares com androids principalmente e outros. Trabalho com hotspot que é a propaganda do meu provedor, porém, com o grande número de androids que ocupam o dhcp server, as vezes meus próprios clientes não conseguem se conectar por não ter mais ips disponíveis (/24). Já fiz várias configurações, me indicaram várias maneiras de tentar resolver como por exemplo; colocar senha na rede (não quero fazer isso), amarrar ip ou ir em cada cliente para fixar (é inviável pra mim).
    Então meus caros amigos experientes no ramo, O QUE POSSO FAZER PARA RESOLVER ISSO?
    Amigo faça com pool 172.16.0.1/16 e não vai ter mais problemas de IP agora Em relação a processamento da rb que tem que ser analisado, se tiver mais de60% coloca um PC e as rbs em bridge

  3. #3

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    /16 abre para 65.534 ips.

    /23 abre para 510 IPs.

    Usamos aqui /23 pois abre para o número que a licença do mikrotik permite para hotspot.

    Agora uma perguntinha: Porque não quer colocar senha na rede? Vai deixar todo mundo de fora navegando numa boa?

    Editando: Opa agora relendo acho que entendi. Você usa uma rede separada só para propaganda?

  4. #4

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    bom meu amigo. estava acontecendo o mesmo problema comigo. o que eu fiz foi o seguinte, fui em ip/dhcp. em lease time era eu mudei para 06:00:00 em vez de 3d 00:00:00. nao passa de 100 clietnes conectados.

  5. #5

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    Seus ip,s são válidos, se sim é do criar uma segunda rede, com AP virtual do MK e nessa rede colocar uma cabaça de ip não válida si para celulares, pode colocar um \16 nela.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    /16 abre para 65.534 ips.

    /23 abre para 510 IPs.

    Usamos aqui /23 pois abre para o número que a licença do mikrotik permite para hotspot.

    Agora uma perguntinha: Porque não quer colocar senha na rede? Vai deixar todo mundo de fora navegando numa boa?

    Editando: Opa agora relendo acho que entendi. Você usa uma rede separada só para propaganda?
    Não, eu uso hotspot para todos os clientes, mas saiba que a idéia de uma rede separada só para fazer propaganda é uma grande idéia.
    Obrigado em responder, vlw

  7. #7

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    /16 abre para 65.534 ips.

    /23 abre para 510 IPs.

    Usamos aqui /23 pois abre para o número que a licença do mikrotik permite para hotspot.

    Agora uma perguntinha: Porque não quer colocar senha na rede? Vai deixar todo mundo de fora navegando numa boa?

    Editando: Opa agora relendo acho que entendi. Você usa uma rede separada só para propaganda?
    Aqui tbm uso Mikrotik. Agradeço mesmo pelo interesse em reponder...Obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    Perfeito, eu só não entendi porque sugeriram colocar um /16 se a licença do mikrotik não sendo level 4 permite só 200 online.
    A level 5 permite até 500 e só a level 6 é que é ilimitada.

    Você teria tantos usuários para justificar um hotspot com uma level 6?
    E porque você não quer colocar criptografia para controlar a rede?

  9. #9

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    ACredito que ele não pensava na criptografia pq a mesma rede de clientes é a de propaganda. Vi que ele pensou quando falaram em 2 redes pra ele então.... a solução pra ele é fechar um rede pros clientes com criptografia dai a outra ele deixa aberta com as regras que julgar necessário para a propaganda.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Perfeito, eu só não entendi porque sugeriram colocar um /16 se a licença do mikrotik não sendo level 4 permite só 200 online.
    A level 5 permite até 500 e só a level 6 é que é ilimitada.

    Você teria tantos usuários para justificar um hotspot com uma level 6?
    E porque você não quer colocar criptografia para controlar a rede?

    Minha licença é level 5

  11. #11

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    Senhas em rede com o tempo acabam sendo descobertas, além de quando quiser trocar, terá que ir em cada cliente, pois a maioria não sabe fazer isso corretamente.

  12. #12

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    Mais uma vez agradeço a todos pelas dicas e no meu caso a melhor pra mim foi a propaganda da hotspot numa rede que é só para a propaganda. Simples mas eu não tinha pensado a respeito.
    Muitíssimo obrigado a todos.

  13. #13

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    Uso hotspot

  14. #14

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    O meu já está em 06:00h. mas mesmo que eu colocasse para 03:00h. não resolveria o caso, é muito android meeeeeeesmo que se conecta às minhas redes, em meia hora esgota todos os ips.

  15. #15

    Padrão Re: Celulares pré-configurados para se conectar às hotspots - Problema

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Rodrigues Ver Post
    Senhas em rede com o tempo acabam sendo descobertas, além de quando quiser trocar, terá que ir em cada cliente, pois a maioria não sabe fazer isso corretamente.
    Vai ser melhor então fazer uma rede separada para divulgar o provedor.
    Uma outra pergunta: Se entra muito celular na rede, não acaba ficando muitos com sinal baixo e prejudicando os seus clientes? Me parece que sua rede está todo em bridge.

    Com relação a senha: se você criar uma chave de criptografia WPA2+AES ninguém vai decifrar ela tão facilmente.
    Uma chave com 64 caracteres incluindo caracteres tipo @ { }]#&* mais letras e números.
    Na verdade não existe relatos práticos de quebra desta criptografia.

    Você pode criar um AP virtual no wireless e colocar a chave nele.
    Daí acessa remoto o cliente e coloca a chave no menu Segurança no rádio e passa ele para o AP Virtual.

    Usamos a mesma chave faz alguns anos sem necessidade de trocar.