Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Como assim separa em feixes de larguras separadas de novo? Quando saem as 12 fibras da OLT, cada uma em uma porta SFP, elas não vão estar todas na mesma largura de onda?
    Até onde conheço tem um filme colorido na frente de cada fibra que entra, de modo que cada fibra tem cor diferente quando é unida na lente concava. Depois do prisma, no demux, a cor X oy Y vai pra fibra devida, que via filtro de filme "volta" pra cor original (1310 ou 1550nm). A maior atenuação é culpa dos filmes, por isso cito o amplificador colado nele.
    Veja que "cor diferente" não é coisa mínima, de 1200 e 1600nm são 400nm de diferença, e as cores que enchergamos, que são completamente diferentes, vão de 400 a 700nm praticamente, nós fazendo mundos e fundos com apenas 300nm de range, um mux/demux também.


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Vixe, tem isso ainda? Então é melhor passar as 12 fibras logo, sem mux/demux, senão lá do outro lado vai dividir o sinal já fraco em 12.
    Quando falei 2Km acho que exagerei, é economia pouca, mas imagina 20Km. Junta tudo com o mux, amplifica, usa 20.000m de fibra dupla (Que sai R$ 10 mil mais barata que se usasse com 12 vias), no outro lado amplifica (Porque é multi-direcional), passa pelo demux, e terá cada fibra a 1310 ou 1550nm denovo (RX e TX são em cores diferentes em multimodo, isso garante o maior alcance).

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Então, se romper em um ponto onde o cabo esteja pendurado, sem nada sustentando, já era?
    Não não, digo que se estiver somente encaixado vai soltar mesmo, mas você prende direitinho no sustentador, no mínimo passa uma fita isolante vinílica Tramontina de R$ 0,49 :-)
    Lembra, precisa sustentador, tudo você pendura nele.


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu vi em algum lugar uma relação de perdas para vários tipos de fibra, mas não estou encontrando. Qual seria a perda da monomodo?
    A perda no padrão é parametro/limite pro fabricante, mas cabos caros e baratos tem diferenças nas perdas, e isso vai variar conforme o uso (canal, potencia, calor).
    Googlando em ingles deve ter mais coisa, fiber atenuation comparison, algo assim.


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Com o splitter conectorizado essa perda é maior ou menor?
    E outra coisa: para usar splitter conectorizado tem que comprar a fibra que já vem com conectores de fábrica ou dá para colocar o conector manualmente? Nesse último caso, a conexão do conector não geraria perdas da mesma forma que a emenda mecânica?
    Cabo pequeno vem com conector fundido ou colado (Algum tipo de super-bonder transparente), mas cabo longo é encaixado, esses conectores até são baratos lá fora, mas não sei como são as perdas dessas emendas prontas, acho que não serão muito melhores que emenda direta (Fibra com fibra, emenda mecanica típica), porque teria algo entre os 2 conectores, teria mais de um ponto de contato (Fibra>conector>emenda>conector>fibra). Não conheço eles, talvez em 2014 já tenham boas emendas conectorizadas.


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Agora que fui perceber uma coisa: tem que colocar um splitter para a fibra de TX e outro para a de RX, não é? Como é que vai saber qual é TX e qual é RX? E mais, como é que vai saber qual é o par de fibras sendo usado (sinal ainda não ficou ruim), e quais são pares para usar mais a frente no meio de um monte de fibras?
    RX não terá luz! :-)

    Tem sensor de fibra pra isso, saber se tem laser incidindo ou não, ele só acende com um nível mínimo (Tipo -20dB ou coisa assim). Tem sensor caro e completo, que testa rx e tx, e tem o basicão que é colocar o sensor simples num lado, e a lanterna com laser do outro, só pra identificar, esse exige gente nas 2 pontas, então pra isso é melhor optar pelo mais completo que identifica tráfego, porque você deixa o ponto A funcionando, e vai no lado B conferir.

    Já nos mux e demux as entradas e saída são marcadas, não tem erro.

    E sim, tudo que cito, splitter, mux/demux, amplificador, é em par se usar mono-modo (Que tem mais alcance em equipamento barato). É só a teoria geral pra ficar claro que não é um bicho de 7 cabeças, na hora de comprar você terá mais empecilhos em achar tudo no mesmo lugar no brasil do que outros problemas. Produto existe, pra tudo, mas no brasil nunca tem.


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu não achei cabos desse tipo com mais de 2 fibras. Esses cabos assim parecem ser voltados para uso já próximo do cliente.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...avel-12-fo-_JM

    Pode usar de 12 vias por boa parte do trajeto, 6 depois, e pro cliente de 2 fibras.
    Se for multimodo não necessariamente economizaria, porque multimodo geralmente tem alcance menor em equip. barato.


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Vi em algum lugar que coisas desse tipo geram um alto consumo de energia na rede antes dele.
    Sim, a perda de energia no cabo tem que ser compensada na forma de corrente, por isso uma rede ethernet com switch a cada 100m com energia a partir do provedor é terrível, 10 switch consumiriam 80W, mas as perdas no começo do cabo podem subir o consumo total pra 140W. Veja que em 2000m de fibra, com 2 amplificadores, as perdas seriam no maximo 200%, e 200% de 14W são só 28W, consumo total de 42W pra 2000m de rede você nuuuuuuuuunca teria com ethernet.
    (Isso falando em 2000m de fibra com 2 amp. de 7W cada, porque em 2000 teriam pelo menos uma duzia de splitters. Se não tiver cliente não precisa T então diminui necessidade de fonte proxima, enquanto ethernet precisa energia a cada 100m tendo cliente ou não!)



    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Com isso você quer dizer configurar baixa potência nas portas SFP do OLT do primeiro par de fibras que for ser usado?
    Infelizmente não tem configuração nos conversores comuns, tem que optar por modelos de baixa potencia onde o cabo é curto, senão o sinal alto afusca o sinal baixo. Tem inclusive atenuador a venda, de 5 ou 8dB, pra plugar onde o sinal está alto demais ainda.
    (Ou dá pra dobrar a fibra até ter o nível de sinal adequadamente baixo, dobras reduzem o sinal, em mono-modo isso é mais facil, dobra uma via (TX) mas não a outra (RX))



    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Ou não. Colocando ativos na rede não vai cair no mesmo problemas das redes UTP, inclusive o risco de queimas? Além disso, depois de um tempo a mensalidade com conta de energia vai acabar saindo mais caro do que ter feito tudo passivo, não concorda?
    Talvez, ethernet longa queima mesmo. Por isso defendo levar fibra até dentro da casa do cliente e colocar um conversor barato do lado do roteador wifi ou do desktop, com 1,8m de cabo de rede, risco quase zero de queima assim.

    Se deixar a fibra no poste e fazer os últimos 50-100m via ethernet (Com switch no poste pra atender muitos clientes proximos) teria mais risco de queima.


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Uma dúvida que me surgiu enquanto lia seu post: as cordoalhas onde são sustentados os cabos, são as da própria companhia de energia (se existirem, não me lembro de ver isso por aqui), ou o provedor tem que colocar as próprias?
    Cada um que coloca fiação se vira com sua cordoalha. Você tem uma area reservada, tipo 20cm, pra usar.
    Aqui tem uns materiais usados nos postes:
    http://www.dicomp.com.br/categoria/lista/20/?&page=
    Cordoalha usa se não usar cabo auto-sustentado, com cabo auto-sustentado você só precisa fita pra prender ela no poste. Se usar cordoalha avulsa você tem que ir enrolando a fibra na cordoalha ou ir passando o laço, e isso da trabaaaaaalho. Fora que a cordoalha exige esticador e cinta mais resistentes/caros.

    Putz, esqueci o distribuidor que usava em SP, tinha preços no site pra esses itens tipo cinta, cordoalha... fechei a loja mes passado e fiz questão de esquecer esses vendedores chatos que ficavam ligando, esqueci mesmo. Talvez a Cianet tenha esse material, nunca olhei direito.



    E dá trabalho responder post picado assim...

  2. #22

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Sobre as perdas nos cabos:
    http://www.mssfibre.com.au/fibre-optics-resources

    Perdas nos conectores:
    http://www.globalspec.com/learnmore/...tic_connectors

    E diferentes sensibilidades e potencias de transmissão nos equipamentos, no final da pagina:
    http://www.arcelect.com/Fiber_Gigabit_Converter.htm
    (Note que em 1G há alcance maior que em 10G)

    Tem tabelas melhores com sensibilidades de mais conversores de mídia baratos. Infelizmente a minoria dos conversores tem ficha técnica decente com dado de sensibilidade mínima e sinal maximo (Digamos -30 de sensibilidade, e com -6 já ofusca, tem que colocar atenuador se tiver sinal mais alto que -6), você tem que chutar a sensibilidade com base no alcance prometido. Ou testar logo.

  3. #23

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não não, digo que se estiver somente encaixado vai soltar mesmo, mas você prende direitinho no sustentador, no mínimo passa uma fita isolante vinílica Tramontina de R$ 0,49 :-)
    Lembra, precisa sustentador, tudo você pendura nele.
    Eu estou confuso nessa parte. Com sustentador, você se refere a que mesmo?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cabo pequeno vem com conector fundido ou colado (Algum tipo de super-bonder transparente), mas cabo longo é encaixado, esses conectores até são baratos lá fora, mas não sei como são as perdas dessas emendas prontas, acho que não serão muito melhores que emenda direta (Fibra com fibra, emenda mecanica típica), porque teria algo entre os 2 conectores, teria mais de um ponto de contato (Fibra>conector>emenda>conector>fibra). Não conheço eles, talvez em 2014 já tenham boas emendas conectorizadas.
    Falando nisso, aquelas caixas de emenda já vem com as emendas presas dentro delas?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    RX não terá luz! :-)
    Ué, e como vou saber qual é a fibra de RX na qual estou colocando splitters no local? Dentro desses cabos com várias fibras, elas vem agrupadas em pares (TX e RX) identificados por cores, ou alguma coisa assim? Se vierem, tudo bem, minhas dúvidas sobre identificar a fibra a cortar estão resolvidas, mas se não, ainda não sei como é que identificam qual cortar para colocar o splitter, naquele esquema de usar uma fibra e quando a atenuação ficar alta, passar para outra.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem sensor de fibra pra isso, saber se tem laser incidindo ou não, ele só acende com um nível mínimo (Tipo -20dB ou coisa assim).
    Mas isso, só depois que já tiver cortado a fibra, não é? Aí, se tiver cortado a errada, o sensor só vai servir para indicar tardiamente.

    E sim, tudo que cito, splitter, mux/demux, amplificador, é em par se usar mono-modo (Que tem mais alcance em equipamento barato). É só a teoria geral pra ficar claro que não é um bicho de 7 cabeças, na hora de comprar você terá mais empecilhos em achar tudo no mesmo lugar no brasil do que outros problemas. Produto existe, pra tudo, mas no brasil nunca tem.

    Essa aí eu tinha visto. Eu me referia àqueles que vem com um par de fios colado, que você mencionou em um post anterior (penúltimo parágrafo do #17) e em um outro tópico meu.

    Cara, você é um mestre em fibra, wireless, ethernet, eletrônica e tudo quanto é assunto que já vi nesse fórum. Obrigado mesmo por ser tão prestativo.

  4. #24

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Cara, não é falta de vontade em ajudar, mais pelo investimento em uma rede deste tipo, eu acho, alias tenho certeza, vc definitivamente precisa fazer um curso de algum fabricante sobre FTTH.

    É praticamente impossível aprender o conteúdo de um curso de 3 dias puxados (no mínimo) em uma unica thread de um fórum.

    Vai lá, faz o curso, conheça a tecnologia e volte aqui para tirar as suas dúvidas, que é mais fácil. Eu não me arriscaria a investir baseando todo o meu conhecimento em uma única thread.

  5. #25

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Cara, não é falta de vontade em ajudar, mais pelo investimento em uma rede deste tipo, eu acho, alias tenho certeza, vc definitivamente precisa fazer um curso de algum fabricante sobre FTTH.

    É praticamente impossível aprender o conteúdo de um curso de 3 dias puxados (no mínimo) em uma unica thread de um fórum.

    Vai lá, faz o curso, conheça a tecnologia e volte aqui para tirar as suas dúvidas, que é mais fácil. Eu não me arriscaria a investir baseando todo o meu conhecimento em uma única thread.
    Onde eu moro não há curso algum para coisa alguma na área de telecomunicações; cursos pela Internet (se é que existem com esse tema) são muito fracos comparado a presenciais, além de depender de uma conexão de Internet estável e rápida (quase todo curso online tem vídeo [conferência]), o que é impossível aqui.

    O jeito é estudar com conteúdos desse tipo, em discussões de fóruns e artigos por aí. A ideia não é aprender tudo aqui, mas ter um conteúdo inicial para então aprofundar por meio de pesquisas.

    A propósito, não é 100% certo que eu vá levar a ideia de investir em um provedor para frente, por enquanto é uma pesquisa para ter ideia de trabalho e gastos necessários, só para ver se compensa mesmo.

    Obrigado pelas sugestões; até mais.

  6. #26

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Não entendi, vc é um provedor pesquisando para investir em fibra ou não é e está pesquisando para ver se vale a pena vir a ser?

    Quanto a cursos, na minha cidade também não tem nada, antes de pensar em curso, já temos que pensar em deslocamento, hotel, etc.

  7. #27

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu estou confuso nessa parte. Com sustentador, você se refere a que mesmo?
    Cabo auto-sustentado, aquele cabo que vem grudado de fabrica num sustentador. O cabo que permite energia junto é o drop:
    http://www.ispshop.com.br/cabo-de-fi...th-1000-m.html
    Esse é simples, mas tem dele com 2 ou mais fibras.

    O que ele chama de membros de tração são pra não esticar a fibra ou friccionar ela contra a parede, e eles podem ter baixa tensão sem problemas. Me parece que tem alguns com fibra ou nylon ao invez de aço nessa parte, mas devem ser minoria, o grande chamariz desses elementos é impedir que uma faca ou qualquer elemento cortante (Mesmo um pneu, quando o carro passar por cima de fio caído) atinja a fibra, é a mesma estratégia dos fios de cobre revestidos com inox pra não serem cortados por qualquer ladrão.
    Pra prender em poste você usa abraçadeira propria:
    http://www.inforteltelecom.com.br/?p=1848 (O conjunto de suspensão)
    Ou então usa laço, põe a roldana (Isolador) dupla e põe um lado pra cada lado, aí a fica passaria na "frente" ou "atras" do poste,e entre os 2 laços você deixa 2 ou 3 voltas (Num curso de fttx teria o calculo pras voltas).

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Falando nisso, aquelas caixas de emenda já vem com as emendas presas dentro delas?
    Nops, elas tem bastidores pra encaixar o tubinho que é colocado ao redor da fibra emendada na maquina de fusão (Por isso ela custa R$ 10 mil, te entrega fibra perfeita, até com proteção).
    Dessas caixinhas realmente tem umas conectorizadas: http://fibracem.blogspot.com.br/2014...da-optica.html
    Mas a maioria é pra fibra fundida.
    Deve ter alguma caixinha pequena indoor pra proteção de emenda mecanica, mas é coisa pequena, não precisa caixa específica pra coisa pouca.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Ué, e como vou saber qual é a fibra de RX na qual estou colocando splitters no local? Dentro desses cabos com várias fibras, elas vem agrupadas em pares (TX e RX) identificados por cores, ou alguma coisa assim? Se vierem, tudo bem, minhas dúvidas sobre identificar a fibra a cortar estão resolvidas, mas se não, ainda não sei como é que identificam qual cortar para colocar o splitter, naquele esquema de usar uma fibra e quando a atenuação ficar alta, passar para outra.
    O sensor de fibra é pra uso ao redor da fibra (Decapada), sempre tem um pouco de reflexão pra fora da fibra então nem precisa cortar pra verificar. Mas... cabo multi-lambda tem fibras com cores diferentes dentro, não se preocupe. Se for drop flat elas ficam uma acima da outra, e como o cabo não "vira" (O sustentador está sempre em cima) também não tem erro. O problema é quando você tem 2 auto-sustentador de fibra única, aí tem que usar sensor. Mas acho que 99% do uso do sensor é ver se a fibra está ok naquele ponto, pra procurar onde está o rompimento (Em poste é facil, quero ver em subterraneo, onde tem rato que anda 1Km em duto e roe fibra láááá longe da entrada, você testa numa entrada e na outra do tudo, aí descobre se tem rompimento naquele trajeto). Muita fibra é gasta deixando ela mais solta, com sobre, seja em caixa ou em duto, justamente porque as vezes existem puxões (Passaro, caminhão (Galho solto em cima da carroceria, não necessariamente o caminhão enrosque), funcionario de energia pisando), o maior motivo pra usar as voltas é evitar rasgar a proteção da fibra, se ela rasgar (Por raio também acontece) resseca logo.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Cara, você é um mestre em fibra, wireless, ethernet, eletrônica e tudo quanto é assunto que já vi nesse fórum. Obrigado mesmo por ser tão prestativo.
    Isso pra mim é tudo eletronica. As revistas de eletronica falavam sobre tudo isso, achei natural que a area englobasse tudo então sempre lí sobre tudo e procurei gastar tempo com isso, não apenas "reparo de TV P&B e radio" como a area de eletronica ficou conhecida. Na adolescencia só conseguia livro e revista de eletronica a cada X meses, tinha que ler e reler 20 vezes cada, decorava. Decorados os termos chaves, sabendo o basico de modulação, ondas, níveis de sinais, o resto é aplicação com pouca variação dependendo do meio físico (RF, ótica, audio, ultrassom). Se eu for reparar um equipamento tipo conversor de fibra não vou procurar receita de bolo na web, vou entender como ele funciona. Essas tecnologias são lerdas, você lê sobre isso por anos, um dia vê um adaptador ou produto por preço acessível, come arroz e ovo um mes e compra, vê o comportamento na prática, separa o tempo de assistir futebol, filme ou novela pra se divertir com isso, daí pra frente é comprar o produto "seriamente" pra vender a solução com serviço incluso. O que mais tem no brasil é zé-oreia que decorou o modo de instalação de um modelo X do fabricante Y e faz instalação péssima, sempre tem espaço pra qualquer um vender experimentalmente alguma solução, pro usuario final uma rede ethernet 10/100 é tão misteriosa quando uma rede proprietária RS485 de 16 vias que você fez no fundo do quintal. Dá problema não seguir padrões? Dá. Mas cansei de ir reparar coisa instalada "nos padrões" onde tropeçaram em coisa muito simples. Falando em fibra, uma vez chego no local e o conversor nem o switch ethernet funcionam direito, o pessoal que fez a fusão cobrou R$ 2 mil, disse que a fibra estava ok e que o problema na rede não era deles (Apesar de terem fornecido o conversor e o switch) e foi embora sem deixar funcionando mas cobrando. Primeira olhada: Fonte. Ok, 5V 1A... ops... conversor 5V? Olhei no conversor e ele era 9V. Tá errado, acende led mas não converte pinóia nenhuma. Vamos ao switch com problema. Fonte 9V... num siwtch de 5V. Adianta seguir padrão de lacinho, fusão, ancoragem do kit caaaaaro, e ter certificado de sei lá que fabricante? Tudo bem não saber direito o que é tensão, mas você traz 2 equipamentos, inverte as fontes e nem nota quando não funciona? Aí é caso de burrice, e justamente muitos padrões de instalação e receitas de bolo são pra burros se passarem por "profissionais certificados". Eu tenho muita raiva de cursos e certificações por isso, sujeito sai com um diploma de PARTICIPAÇÃO em curso, ou tira certificação com prova de multipla-alternativa, e dia que encontra uma vírgula fora do lugar não sabe resolver sem ser trocando a rede toda (Porque decorou o modo de instalação mas não entendeu o funcionamento da tecnologia). Digamos que 30% dos certificados são justos (Culpa do aluno, não do curso), o resto devia ser só certificado de participação.


    (Antes de fazer uma rede grande, NO MÍNIMO compra 2 conversores, 20m de fibra, conectores, emenda, e leva fibra da sala até o quarto, dando a volta em casa. Ou no mínimo troca o cabo ethernet da torre por fibra, é bom, evita lan queimada e de quebra dá uma amostra do trabalho que dá usar emenda ou plugar conector pendurado por cinto no alto de poste ou torre)

  8. #28
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Não é indicando o curso por já ter feito ou estar vendendo ( nunca usei nada dessa empresa ), mas já que está reclamando que não há nada na sua cidade.

    http://telecom.wdcnet.com.br/

    PS: Eu também não tenho nada na minha cidade e pretendo fazer curso sobre o tema.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Onde eu moro não há curso algum para coisa alguma na área de telecomunicações; cursos pela Internet (se é que existem com esse tema) são muito fracos comparado a presenciais, além de depender de uma conexão de Internet estável e rápida (quase todo curso online tem vídeo [conferência]), o que é impossível aqui.

    O jeito é estudar com conteúdos desse tipo, em discussões de fóruns e artigos por aí. A ideia não é aprender tudo aqui, mas ter um conteúdo inicial para então aprofundar por meio de pesquisas.

    A propósito, não é 100% certo que eu vá levar a ideia de investir em um provedor para frente, por enquanto é uma pesquisa para ter ideia de trabalho e gastos necessários, só para ver se compensa mesmo.

    Obrigado pelas sugestões; até mais.

  9. #29

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Não entendi, vc é um provedor pesquisando para investir em fibra ou não é e está pesquisando para ver se vale a pena vir a ser?
    Não tenho provedor, estou pesquisando a viabilidade de ter um por aqui. Aqui é cheio de provedor wireless, mas nenhum presta e Oi Velox (único ADSL) é exageradamente caro. Pelo que vejo, um provedor cabeado, prestando serviço de qualidade e com preço bom, consegue tomar facilmente a clientela desses wireless onde chegar.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    O sensor de fibra é pra uso ao redor da fibra (Decapada), sempre tem um pouco de reflexão pra fora da fibra então nem precisa cortar pra verificar.
    Então, fibra desencapada deve gerar um pouco de perda/atenuação, não? Depois que medir com o sensor, é só passar uma fita no lugar e pronto?

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Não é indicando o curso por já ter feito ou estar vendendo ( nunca usei nada dessa empresa ), mas já que está reclamando que não há nada na sua cidade.

    http://telecom.wdcnet.com.br/

    PS: Eu também não tenho nada na minha cidade e pretendo fazer curso sobre o tema.
    Obrigado pela sugestão. Assim que puder vou tentar fazer um curso desses.

  10. #30

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Então, fibra desencapada deve gerar um pouco de perda/atenuação, não? Depois que medir com o sensor, é só passar uma fita no lugar e pronto?
    Dependendo do tipo de cabo tem gel ou um isolante plastico qualquer, não precisa tirar completamente, só precisa tirar da capa protetor externa, que geralmente é grande demais. São esses:
    http://www.exfo.com/en/products/fiel...ection/lfd-200

  11. #31

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    No curso, além de conhecer os ativos, passivos, tipos de fibras, cabos, ferragens, noções de compartilhamento de postes, etc. O mais importante que vc vai aprender a fazer é o projeto, sem ele nem começe nada.

    Se vc ainda não é provedor, ou vc tem uma boa reserva, estamos falando em altos custos, uma OLT por exemplo é 10 a 20 mil reais, uma máquina de fusão de 10 a 30, uma OTDR pode chegar até 30 mil, pagamento mensal por ponto de utilização de poste, gasto com cintas, reservas, caixas de emenda, caixas de atendimento, splitters, conectores, acopladores, patch cords, ONUs, projeto geo-referenciado para aprovação da companhia de energia, e por ai vai...

    Fora o custo de aquisição de banda, tornar-se um ASN, obter prefixos de IPs, comprar circuito de dados dedicado, routers, switches, e mais uma infinidade de equipamentos de rede.

    Afinal, vc não está esquecendo dessa parte certo? chegar com uma rede FTTH para entregar internet via fibra e distribuir ADSL não dá né. Se sua localidade já não tem muita disponibilidade de internet convencional, qual a disponibilidade de circuito de dados dedicado com operadora vc tem ai? A quanto o mega.

    Enfim, não pense que quero fazer com que desista da ideia, somente estou te colocando alguns dos pontos que vc precisa pensar, para primeiro abrir o provedor, depois comprar o link, depois distribuir a internet. Claro, é uma empresa, parte fiscal, contábil, financeira, etc nem preciso comentar.

    Entregar fibra na casa do cliente é uma tendência forte, é moda, se já existem provedores wireless estabelecidos ai e nenhum deles ainda o fez, por que vc acha isso? Simplesmente por falta de interesse, ou por que para sua região esse projeto não é viável.

    Diante do que vc falou, mudo minha postura. Não faça o curso de fibra óptica para abrir um provedor, faça sim se vc quiser realmente entender da tecnologia. Agora se a ideia do provedor persistir, procure uma consultoria especializada para não investir de forma errada e perder dinheiro.

    Vejo que muitos pensam que provedor é uma mina de ouro, mais não é assim não. Aqueles que pretendem ser efetivamente chamados de ISP e ter um nome respeitado, pela qualidade do serviço prestado, sabem o quão oneroso é essa prestação de serviço. Dinheiro não dá em árvore e papai noel não existe, não se iluda, trata-se de um ramo bem concorrido, e para obter lucro, cada centavo é importante.

  12. #32

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Se vc ainda não é provedor, ou vc tem uma boa reserva, estamos falando em altos custos, uma OLT por exemplo é 10 a 20 mil reais, uma máquina de fusão de 10 a 30, uma OTDR pode chegar até 30 mil, pagamento mensal por ponto de utilização de poste, gasto com cintas, reservas, caixas de emenda, caixas de atendimento, splitters, conectores, acopladores, patch cords, ONUs, projeto geo-referenciado para aprovação da companhia de energia, e por ai vai...
    É por causa desses altos custos com equipamentos ópticos que eu estou cogitando também em fazer UTP. Mesmo tendo que colocar equipamentos em quase todo poste, acho que ainda sai mais barato. Aqui quase não chove, nem lembro qual foi a última vez que vi algo que pode ser considerado chuva aqui, muito menos é um lugar propício a raios, então não parece ser má ideia usar UTP.
    De qualquer forma, ainda dá para usar fibra só para interligar os pontos. Para começar eu não vejo problema em usar RB2011 com conversor de mídia TP-Link, vai funcionar para atender poucos clientes que já trarão a renda para um upgrade.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Se sua localidade já não tem muita disponibilidade de internet convencional, qual a disponibilidade de circuito de dados dedicado com operadora vc tem ai? A quanto o mega.
    Tem 3 provedores wireless aqui (1 deles é bem grande, nem é daqui) que possuem link dedicado de outras cidades. A ideia minha era fazer parceria (ou aluguel) com algum deles para usar a infraestrutura que eles tem (exceto esse provedor maior, são um lixo e não sabem a diferença entre entregar dedicado e acesso comum para usuários) para buscar link. Um dos provedores, por exemplo, pelo que vi falar, ainda não confirmei, pega link de Montes Claros, a 180km daqui, por rádio. Eu usaria a rede deles para passar meu link de Montes Claros também.
    Só não estou certo de que algum deles aceitaria isso e se seria rentável, devem cobrar bem caro, afinal vão estar trabalhando para um concorrente que pode tomar os clientes deles, aí tem que compensar isso (poderia incluir uma parceria também para dividir clientes, o que facilitaria as coisas).
    A Oi tem link dedicado aqui por fibra, mas parece que cobram R$400 o mega. Dependendo do custo de usar a infraestrutura de outro provedor aqui, pode sair até mais barato assinar com a Oi e fazer o esquema que todo mundo segue no começo: contrata 1 ou 2Mbps dedicado e assina umas 3 linhas ADSL de 10Mbps (máximo que tem aqui) - que na verdade chega 8.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Entregar fibra na casa do cliente é uma tendência forte, é moda, se já existem provedores wireless estabelecidos ai e nenhum deles ainda o fez, por que vc acha isso? Simplesmente por falta de interesse, ou por que para sua região esse projeto não é viável.
    Eu acho um pouco exagerada a ideia de FTTH, ao menos aqui para minha situação. Para começar eu teria planos de no máximo 3Mbps (é o máximo que um provedor wireless tem por aqui), até Ethernet 10Mbps serve. Com um dedicado básico e ADSL daria para atender os primeiros clientes.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Diante do que vc falou, mudo minha postura. Não faça o curso de fibra óptica para abrir um provedor, faça sim se vc quiser realmente entender da tecnologia.
    Apenas perguntado: o que eu vou aprender com um curso que não dê para aprender de forma autodidata na Internet? Geralmente essa forma de aprendizagem, com aulas, professor/instrutor, etc. é menos eficiente para mim do que estudar por conta própria, então há uma boa chance de um curso desses ser pura perda de tempo para mim, enquanto tudo que preciso é uma lista de tópicos a pesquisar na Internet e em livros.

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Vejo que muitos pensam que provedor é uma mina de ouro, mais não é assim não. Aqueles que pretendem ser efetivamente chamados de ISP e ter um nome respeitado, pela qualidade do serviço prestado, sabem o quão oneroso é essa prestação de serviço. Dinheiro não dá em árvore e papai noel não existe, não se iluda, trata-se de um ramo bem concorrido, e para obter lucro, cada centavo é importante.
    A ideia de ter provedor é mais para satisfazer meu gosto/interesse pela área de telecom. Ganhar dinheiro mesmo é capinando lote com programação e desenvolvimento web.
    O provedor funcionando bem, com qualidade, sem dar prejuízo, já está bom pra mim.

    Quanto a qualidade, acho que o importante é ser melhor que os concorrentes, e isso não está muito difícil por aqui, hehe.

    Até mais.

  13. #33

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Apenas perguntado: o que eu vou aprender com um curso que não dê para aprender de forma autodidata na Internet? Geralmente essa forma de aprendizagem, com aulas, professor/instrutor, etc. é menos eficiente para mim do que estudar por conta própria, então há uma boa chance de um curso desses ser pura perda de tempo para mim, enquanto tudo que preciso é uma lista de tópicos a pesquisar na Internet e em livros.
    Principalmente a questão de projetos, e se familiarizar com a tecnologia mais rapidamente. Também sou autodidata, mais reconheço que em cursos mais específicos, sempre se pega uns macetes que na teoria vc não encontra.

    A principal etapa da rede FTTH é o projeto, tanto para dimensionar os custos, quanto as questões técnicas, entender as formas de documentação da estrutura, e de como se encontrar depois.

    Eu fiz e gostei, claro que perto do conhecimento que tenho hoje na área, conseguido na prática do dia a dia, o curso representa pouca coisa, mais tem alguns macetes que até hoje utilizo e aprendi lá, coisas que o povo não comenta abertamente.

    Bom de qualquer forma, pela sua resposta vc está mais interado do assunto que deu a impressão na suas outras respostas, deste modo, só posso desejar boa sorte na empreitada, e caso possa lhe ser útil por aqui, estou a disposição.

  14. #34

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Compreendo a necessidade de fazer um curso sim, mais um tópico desse serve de referencia quando alguém quiser saber mais ou até mesmo começar, venho pesquisando sobre isso a um tempo e o topico me ajudou muito, obrigado aos que colaboraram com os post. Até porque quando você faz um curso e entende ou tem noção do que esta acontecendo fica bem mais fácil a absorção do material apresentado e assim mais ganho de conhecimento.

  15. #35

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Eu defendo a informação e autodidatismo ANTES dos cursos porque é capaz de você fazer um curso (CARO, com hotel CARO, com passagem CARA) pra depois descobrir que aquilo não é pra você.

    SE eu soubesse a 15 anos que ia ter que ficar olhando de binoculo e mostrando que arvore atrapalha antena, ou que ia ter que passar fio em forro de casa construída por bêbabos, eu é que nunca ia mecher com redes na vida! A 15 anos rede só tinha em empresa, com calha/eletroduto, se a empresa tinha dinheiro pra meia duzia de desktops não ia reclamar de preço de switch 10/100 pra interliga-los, mas hoje... o mundo está infestado de lixos Multilaser, Positivo, Philco, STI, Pake... quem compra essas desgraças não tem dinheiro pra comprar roteador ou modem decente, fica choramingando pro provedor/operadora dar isso pra ela... se a 15 anos eu soubesse que seria assim eu estaria bem longe da microinformática hoje.

    (E esse tipo de informação um curso não dá, nos cursos é um lab branquinho bonitinho, com bancada iluminada... no cliente é lampada amarelada de 40W que mal dá pra ver ordem de cabo pra crimpar, parede descascando que nem dá pra colar uma canaleta com fita dupla-face pra apressar o trabalho...)

  16. #36

    Padrão Re: Como são usados cabos com várias fibras dentro?

    Boa tarde amigos. Ja peço desculpas a vocês pois pelo que vi só estao tratando aqui de cabos fibra optica, porem todos os relacionados ao cabos de rede externa estão fechados e não consegui comentar.
    Por favor peço a ajuda de voces a respeito de cabo de rede auto sustentavel. Estou precisando passar uma rede de 400mtrs de poste a poste em distancias de 80mtrs de um para o outro. Verifiquei que estao gostando muito do cabo Lan Expert tanto o comum externo quanto o hercules. Algum de vocês ja usou o Lan expert externo comum de poste a poste sem sustentação, será que aguenta? Ja em relação ao Hercules, por ele ser blindado tenho que obrigatoriamente fazer o aterramento para ter exito pois caso contrario posso ter interferências que nao teria com o Lan Expert comum?