+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Bom dia a todos, minha dúvida é simples, gostaria de saber se Tecnólogo em Redes de computadores pode ser responsável técnico por uma SCM, ou apenas de uma empresa com SVA. Quanto ta custando mais ou menos para tirar a SCM hoje? Obrigado.

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Citação Postado originalmente por robertojr2k Ver Post
    Bom dia a todos, minha dúvida é simples, gostaria de saber se Tecnólogo em Redes de computadores pode ser responsável técnico por uma SCM, ou apenas de uma empresa com SVA. Quanto ta custando mais ou menos para tirar a SCM hoje? Obrigado.
    Para saber o valor do SCM: http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...utoriza%E7%E3o

    Quanto a ser responsável, você tem CREA?

  3. #3

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Estou tirando o CREA, está em tramitação a documentação.

  4. #4
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Citação Postado originalmente por robertojr2k Ver Post
    Estou tirando o CREA, está em tramitação a documentação.

    Pelo que eu sei, você tendo o crea poderá ser responsável. Sei bem que não é qualquer um só por que tem crea que pode ser responsável técnico, mas como a sua é "tecnologo em redes" e Internet nada mais é do que uma "redona" tem tudo haver........rsrsrsrsrsrsrs

  5. #5

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Valeu a dica cara

  6. #6

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Amigo você já possui registro no Crea?

    Caso sim, em qual grande área da Engenharia ficou o seu registro, e quais atribuições recebeu como tecnólogo?

    Se estiver registrado na grande área da eletricidade, são grandes as chances de poder ser RT por provedor de internet, mas é necessário verificar quais atribuições legais do cargo.

    Att,
    Márcio.

  7. #7

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Verifique com o CREA de seu estado quais serão as suas habilitações.
    Geralmente Tecnólogo em Telecomunicações tem habilitação para assumir RT de provedores. Já nos demais títulos, depende muito do foco do curso.

    Quanto ao valor da Outorga de SCM, hoje gira em torno de 5mil reais (com uma variação de mil para mais ou para menos) incluindo os honorários relativos aos serviços de engenharia e as taxas da ANATEL e CREA.

  8. #8

    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    BRASÍLIA
    Posts
    12

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Bom dia,
    Os CREA aceita Técnico em Telecomunicações e em Eletrônica, alguns não aceita técnico somente engenheiro, que pode ser em Telecomunicações,Rede, Computação e Elétrico, Quanto ao valor para obter uma Licença de scm e as taxas da Anatel CREA e o serviços de engenharia, por favor faça um pedido de orçamento por Email [email protected]

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    São 2 instituições distintas, Crea e Anatel.
    No Crea, pode tecnico ser responsável, sendo do Crea a faculdade de aceitar ou não.
    na Anatel, somente engenheiro.

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Fiquei curioso, pois tecnólogo é diferente de técnico (é superior) mas não é reconhecido como uma engenharia, por exemplo. Nunca tinha ouvido falar em CREA para tecnólogo. Sei que para técnicos (sou tecnico em telecomunicações) existe registro.

  11. #11

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Eu trabalhei em uma empresa que tinha contrato para manutenção da central de PABX, onde pedimos uma ART do serviço que foi assinada por um Tecnólogo em Eletrônica Industrial, que é filho de um dos donos da empresa e RT.

    Como eles participam de licitações imagino que deva ser suficiente.

    Att,
    Márcio.

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Fiquei curioso, pois tecnólogo é diferente de técnico (é superior) mas não é reconhecido como uma engenharia, por exemplo. Nunca tinha ouvido falar em CREA para tecnólogo. Sei que para técnicos (sou tecnico em telecomunicações) existe registro.

  12. #12

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Aqui em MS o CREA não aceita tecnólogo, eu desisti no 2º ano da facul por isso, estou fazendo Técnico em Telecomunicação, pois esse curso eles aceitam. Acredito que varie de estado a estado.

  13. #13

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Depende a especialização.
    Tecnólogo em T.I., Gestão de Redes, programação, etc, realmente estão fora do escopo.
    Em SC são aceitos como RT por SCM: Eng. eletricista (artigo 9º da 218/73), Eng. de Telecomunicações, eng. de Eletrônica, Eng. de Computação e Tecnólogo em Telecomunicações (Não é redes, informática, TI, TIC, GTI, ... é Tecg. em Telecom).
    Última edição por JAF.engcomp; 23-08-2014 às 19:47.

  14. #14

    Padrão Re: Tecnólogo em Redes pode ser Responsável Tecnico de SCM?

    Depende efetivamente do CREA de cada Estado, mas ao " em cima da norma legal":

    Técnicos (estes 2 º grau) - e tecnológos (estes 3º grau) podem ser responsáveis técnicos por Provedores . A licença SCM não vai passar por cima da norma legal. Entaõ , empresa registrada no CREA do Estado e com técnico ou tecnólogo com registro profissional no mesmo CREA, tudo ok. Inclusive pode brigar com o CREA se for a caso, posto que está impedindo o legítimo exercício profissional.

    Assinar Responsabilidade Técnica por obra ,seja rádio estação, rádio base, antenas em torres, etc aí SOMENTE engenheiro. Ou seja, no dia a dia , teu responsável técnico pela empresa pode ser um técnico ou tecnológo, e cada RT de estação vc paga um engenheiro para fazer ( ou assinar...) o projeto e assumir a Responsabilidade Técnica.