+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sites Teste de Velocidade

    Boa tarde pessoal!

    Dois esclarecimentos por favor.

    Quanto aos sites de velocidade que fazemos as medições, porque em casa site da uma velocidade e ping diferentes? as vezes testo em um o ping está acima de 100ms e testo em outro o ping está abaixo de 100ms. A velocidade a mesma coisa, testo em um site a velocidade não atinge a contratada e testo em outro, atinge ou da acima. Tem algum que seja realmente confiável para testar? ou alguma outra forma que me apresente valores reais?

    A outra dúvida é: tenho um cliente com AirGrid e um roteador interno. Tem alguma forma de configurar esse roteador, para quando eu for da manutenção para o cliente, acessar remoto, para que possa verificar também as configurações do roteador?

    Abraços.

  2. #2

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Pra mim aqui o medidor que mais dá certo é o Simet(http://simet.nic.br/medidor/).
    Agora quanto a variação de um para o outro, pode ser a distância do servidor que está sendo efetuado o teste. Tipo: Você em São Paulo fazendo teste em um servidor de Brasília.
    Há medidores que você pode escolher um servidor mais próximo.

  3. #3

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Paulo, o Simet para mim está perfeito. Mede com precisão. E comparando com outros medidores os resultados são semelhantes.

    Kurumin baixando normalmente e a velocidade de down confere com as leituras do Simet e outros.

    Quanto ao "aparelinho", já existe. Compra um TP-Link 740N ou 741N. O 740 N é mais barato por ter anteninha fixa. Coisa de 50 reais.

    Daí no site do Simet tem o firmware chamado de SimetBox. Ele foi idealizado para fazer exatamente isso que você deseja. Monitorar o desempenho da sua conexão.
    E ele faz isso de forma transparente, sem prejudicar seu acesso, pois ele só utiliza os momentos em que não há consumo de internet.
    Lá no site tem todos os passos.
    Um detalhe: não é fácil para retornar o firwmare original. Ele até volta mas daí voce vai ter que contatar o pessoal do NIC.Br e eles entram remoto para fazer isso.

    Este projeto surgiu quando o Governo estava com a bandeira de internet barata para todos. Era mil e uma promessas... Então aqueles que realmente deveriam ter o privilégio de gerenciar o uso da internet no Brasil, que é o Comitê Gestor de Internet, se propuseram a fazer o sistema.
    Infelizmente a Anatel quis trazer para si o controle da qualidade da internet estabelecendo metas de consumo. E o projeto Simet não foi valorizado pela Anatel no devido grau.

    Mas com certeza ele atende aos requisitos de medições com muito mais precisão e principalmente com isenção, já que ele faz medições que não são afetadas pelo uso da conexão pelo cliente, não são afetadas pelos virus nos computadores e nem pelos navegadores "bixados".
    Por falar em navegador, o Simet aqui só roda tranquilo no Internet Explorer. Já rodou no Chrome, mas como este está começando a ficar bixado e vou ter que formatar a máquina, ele não está carregando direito. Mas veja, não é culpa do servidor Simet. É o navegador.
    Ele também é muito sensível as atualizações do Java.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Paulo, o Simet para mim está perfeito. Mede com precisão. E comparando com outros medidores os resultados são semelhantes.

    Kurumin baixando normalmente e a velocidade de down confere com as leituras do Simet e outros.

    Quanto ao "aparelinho", já existe. Compra um TP-Link 740N ou 741N. O 740 N é mais barato por ter anteninha fixa. Coisa de 50 reais.

    Daí no site do Simet tem o firmware chamado de SimetBox. Ele foi idealizado para fazer exatamente isso que você deseja. Monitorar o desempenho da sua conexão.
    E ele faz isso de forma transparente, sem prejudicar seu acesso, pois ele só utiliza os momentos em que não há consumo de internet.
    Lá no site tem todos os passos.
    Um detalhe: não é fácil para retornar o firwmare original. Ele até volta mas daí voce vai ter que contatar o pessoal do NIC.Br e eles entram remoto para fazer isso.

    Este projeto surgiu quando o Governo estava com a bandeira de internet barata para todos. Era mil e uma promessas... Então aqueles que realmente deveriam ter o privilégio de gerenciar o uso da internet no Brasil, que é o Comitê Gestor de Internet, se propuseram a fazer o sistema.
    Infelizmente a Anatel quis trazer para si o controle da qualidade da internet estabelecendo metas de consumo. E o projeto Simet não foi valorizado pela Anatel no devido grau.

    Mas com certeza ele atende aos requisitos de medições com muito mais precisão e principalmente com isenção, já que ele faz medições que não são afetadas pelo uso da conexão pelo cliente, não são afetadas pelos virus nos computadores e nem pelos navegadores "bixados".
    Por falar em navegador, o Simet aqui só roda tranquilo no Internet Explorer. Já rodou no Chrome, mas como este está começando a ficar bixado e vou ter que formatar a máquina, ele não está carregando direito. Mas veja, não é culpa do servidor Simet. É o navegador.
    Ele também é muito sensível as atualizações do Java.
    Muito bom este sistema do SIMET, pena não haver o suporte a SNMP, pois aqui eu instalo todos os clientes com TP-Link 740n e mudo o firmware para DD-WRT com suporte a SNMP, assim monitoro o consumo dos clientes todos pelo The Dude, ai quando eles reclamarem de lentidão, tenho histórico de consumo na hora reclamada, como a latência medida pelo ping.
    Vou ver aqui para colocar com firmware do SIMET em pontos estratégico para ter relatório da rede.

  5. #5

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Tenta abrir o Simet com o Internet Explorer.

    Com a instalação do meu Chrome dá o mesmo erro. O navegador é que está bixado.

    Com relação ao roteador para instalar o SimetBox, ele vai funcionar como um roteador normalmente. É só injetar o sinal do modem nele como faz em qualquer outro roteador.
    Tem no SimetBox um tutorial para isso. Nós aqui não instalamos ainda mas a ideia seria ter vários desses e deixar na casa do cliente para quando ele reclama que não tem boa internet para fazer o diagnóstico. Deixa lá alguns dias e depois analisa.

    No meu conceito, já que o Comitê Gestor da Internet é um órgão criado para gerir assuntos de Internet, qualquer reclamação sobre qualidade de serviços deveria ser embasada nos resultados deste monitoramento.
    Deveria ser baixada uma resolução que nas reclamações onde o provedor fizesse os testes com o SimetBox ele seria isentado de imediato. Isto vendo sob a ótica do provedor. Pois muitas das reclamações são oriundas de clientes que não tem o menor conhecimento e colocam sempre a culpa na internet. Até quando uma máquina não carrega o windows corretamente tem gente aqui que abre chamado reclamando da Internet.
    Encontrar dois ou 3 antivirus instalados e também um monte de lixo com estas toolbars é muito comum.

    Problemas com navegador então nem se fala.
    E quando isso cai no Procon por exemplo, lá sempre dão crédito ao consumidor. Atualmente se apresentar resultados com o SimetBox, o Procon também por desconhecer o assunto não leva em consideração;
    Por isso uma norma oficial poderia muito bem esclarecer a questão. E estariam prestigiando o CGI que ele merece.

  6. #6

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Muito bom este sistema do SIMET, pena não haver o suporte a SNMP, pois aqui eu instalo todos os clientes com TP-Link 740n e mudo o firmware para DD-WRT com suporte a SNMP, assim monitoro o consumo dos clientes todos pelo The Dude, ai quando eles reclamarem de lentidão, tenho histórico de consumo na hora reclamada, como a latência medida pelo ping.
    Vou ver aqui para colocar com firmware do SIMET em pontos estratégico para ter relatório da rede.
    Interessante isso.
    Ele faria a mesma coisa que o Simet então? Ou quase. Pois o Simet faz registro da latencia e jitter.
    Apesar que o que interessa para o cliente é provar que houve X de tráfego.
    Você usa o 740N lá em cima da residência? ou usa ele para a rede interna do cliente?
    Ele é com antena fixa
    Já o 741N é o mesmo rádio com antena removível.

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Muito bom este sistema do SIMET, pena não haver o suporte a SNMP, pois aqui eu instalo todos os clientes com TP-Link 740n e mudo o firmware para DD-WRT com suporte a SNMP, assim monitoro o consumo dos clientes todos pelo The Dude, ai quando eles reclamarem de lentidão, tenho histórico de consumo na hora reclamada, como a latência medida pelo ping.
    Vou ver aqui para colocar com firmware do SIMET em pontos estratégico para ter relatório da rede.
    Legal saber que você usa bastante o DDWRT, para mim todo roteador que vendo e configuro já sai com esse Firmware. Vamos trocar idéias quando possível.

    Sobre os medidores, não acredito em fraude. O que ocorre é que esse medidor roda em um servidor, e seu caminho para esse servidor pode passar por várias rotas diferentes. O que ele mostra é o que ele identificou naquele momento, e devido a arquitetura de Internet, isso é dinâmico mesmo.
    Tem a própria questão dos servidores estarem sobrecarregados no momento do teste, como você mesmo disse. Medir latência por ping não tem confiabilidade, pois os roteadores profissionais priorizam alguns tráfegos, e quando sobrecarregados, tendem a descartar o ICMP (protocolo do ping) em detrimento dos outros. Uma ferramenta legal para testar latência é o paping (testa latência de qualquer protocolo, incluindo http, pop, dns, etc.). Ele roda no windows, linux, etc.

    Mas claro, você pode (e deve) desconfiar de medidores de velocidades homologados (e patrocinados) pelas telecoms.

  8. #8

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Aqui eu uso os roteadores em rede cabeada, por isso uso o 740n.
    O DD-WRT, (v24-SP2-Build 19519) a que uso, tem suporte a SNMP, as versões que vieram depois, já não tem este suporte.
    Com ele no The Dude, eu consigo monitorar o consumo, de cada cliente a cada segundo e ainda fico um relatório que armazena ate um ano, então se o cliente me liga e fala que no dia tal as tal hora tava lento, entro no The Dude, abro o gráfico do cliente e vou na data e hora, ai vejo o consumo dele e vejo também a latência (ping) dele.
    Uma coisa que não consegui ainda resolver nesta versão do DD-WRT, e que quando ligamos o roteador as vezes o processamento fica la em cima (100%), ai tem que entrar por Telnet e mandar reiniciar, fica o IGM-PROXY consumindo todo o processamento, sei que na versões mais nova parece que isto foi resolvido, mais ai não tem suporte ao SNMP.
    Sobre o Firmware do SIMET, voces sabem como eu faço para habilitar o acesso externo, pois ja tentei colocar:
    255.255.255.255 ( como no Firmware da TPLINK )
    0.0.0.0 ( como no Firmware da INTELBRAS )
    Coloquei o IP da Maquina do The Dude e nada ate agora. vou enviar um email para eles, pois senão não tenho como usar o firmware deles

  9. #9
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Aqui eu uso os roteadores em rede cabeada, por isso uso o 740n.
    O DD-WRT, (v24-SP2-Build 19519) a que uso, tem suporte a SNMP, as versões que vieram depois, já não tem este suporte.
    E uso o build 22118 e tem suporte ao SNMP sim. Aqui foi só ativar em services SNMP.

  10. #10

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Citação Postado originalmente por TreiscBr Ver Post
    Como trabalho na internet diariamente (12 horas por dia, de segunda a segunda), desde 2011, tenho visto que sites de medição de velocidade são fraudes, ou seja, fazem alardes de valores incorretos, o site www.simec.nic.br/medidor ou www.simec.nic.br/teste nem entra, e quando entra acusa valores altisssimo de latência, o que demostra que a velocidade contratada pode até ser a que foi contratada, mas se a latência é alta diz isto que o trafego é congestionado, assim velocidade é uma coisa, e transmissão de sinal é outra, já o ping é o tempo que o sinal leva para te chegar ou ir, e até uns meses atrás para mim era de 60ms de um mes para cá acusa na faixa de 160ms e em alguns dias em 1480ms, isto visto no site www.minhaconexao.com.br que também está tendo dificuldade de ser iniciado, e de inicio mostra ping´s na faixa de 3.000ms em tres estados. Quem me mostra valores reais é o programa antivirus o YAC, este é preciso ele mostra os valores corretos, e por exemplo, meu plano contratado é de 4 MB, ele mostra uma hora que é de 1 MB e outra hora que é de 3 MB, e outra de 4 MB, ou seja, ele mostra a latência não em valores, mas o ping real as vezes me apresenta em 35 kb/s é um site de varredura e antivirus gratuito, como todos os free, e mais confiável, ele acusa virus e deleta. Já o www.minhaconexao.com.br e o www.speedtest.com.br apresentam valores irreais, por que mostram o valores contratados, ou seja tendo o seu IP, ai fica no default e nunca tu irá ver os valores reais, assim nem uso estes e uso o YAC - Yet Another Cleaner. Tem o Kurumin da Fisica da USP, que tu baixa um programa lá com 648 MB e ele mostra a velocidade que faz baixar o arquivo, este é mais eficiente, mas parece que andaram truncando ele, por que muitos o utilizam e fica congestionado, assim não tem entrado não. Em resumo, os sites aqui descritos não são eficientes, parece que são camuflados (!!!), para mostrar ao usuário que nos pagamos um plano e nós chega o plano, é o que pude pressupor, por que quando vou abrir uma home page, chega a levar perto de 2 minutos, e tenho que ficar apertando F5. Só o YAC que é free mostra os valores corretos, daqui a pouco vão detonar este também, até que tá demorando para isto acontecer, o Kurumim já entrou na lista dos que mostram velocidade correto, mas não tá entrando mais não. Penso, que está na hora de alguém inventar um aparelhinho que tu compra e coloca na entrada de teu cabo ou wireless e mede a tua conexão, ai sim seria o correto. Acrescento que está registrado no site da Anatel, com números de protocolos, desde 2006, assim tenho um calhamaço de protocolos lá que foram resolvidos as duras penas com cada uma das operadoras de telefonia fixa, móvel e de multimídia, aconselho à todos entrarem lá e registrarem seus descontentamentos, a Anatel toma as dores, e as operadores lhe ligam para solucionar teus impasses, em parte, e em parte, e assim tudo que disse aqui está lá registrado. Se foi útil dê um clique na estrelinha, salientando que por ter trabalhado com automação de 1983 a 2005, e ter sido professor em ciências da computação, conheço um pouco de linguagens de programação, é muito fácil tu fazer um jump num programa que leva a medir valores aproximados, ou valores negativos e positivos, tudo é questão de fazer o fluxograma de como deve ser o programa, por isto que digo que equipamentos eletrônicos, quem sabe como funciona? Isto é dois palitos (um sinal que vai e um que é registrado, mas qual?).
    Teste de ping é um pouco inútil, aqui no speed test seleciono um servidor a 360 Km e da 140~160 ms e 7,9 megas (plano de 8 megas), depois seleciono um servidor no rio grande do sul (estou no nordeste) e o ping da 80~90 ms e a velocidade da 7.8 megas. Meu link ainda tinha banda sobrando e o teste não chegou aos 8 megas! Enquanto isso um programa que mostra a velocidade na barra de tarefas mostrava 8.100 ~ 8.192 Kbps, então eu coloco o teste e fico olhando a velocidade na barra de tarefas kkk.
    Estes testes são tranquilos a diferença normalmente é pequena, vc so vai ter problemas com eles se vc vender planos grandes (+ de 100 megas) e não tiver um servidor de testes próximo de vc.
    Ping de 3 segundos, eu aposto sem medo de errar que o problema é com o seu provedor.

  11. #11

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    E uso o build 22118 e tem suporte ao SNMP sim. Aqui foi só ativar em services SNMP.
    Ops, testando agora mesmo

  12. #12

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    E uso o build 22118 e tem suporte ao SNMP sim. Aqui foi só ativar em services SNMP.
    Atualizei e vi que não tem suporte a SNMP, ja na Build 19519, tem como na figura abaixo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ddwrt.png
Visualizações:	158
Tamanho: 	135,6 KB
ID:      	54243

  13. #13
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Atualizei e vi que não tem suporte a SNMP, ja na Build 19519, tem como na figura abaixo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ddwrt.png
Visualizações:	158
Tamanho: 	135,6 KB
ID:      	54243
    Como não?!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snmp1.JPG
Visualizações:	219
Tamanho: 	12,8 KB
ID:      	54244
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snmp2.JPG
Visualizações:	154
Tamanho: 	56,9 KB
ID:      	54245

    Ele no Dude:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snmp3.JPG
Visualizações:	210
Tamanho: 	16,0 KB
ID:      	54246
    Última edição por alexrock; 23-08-2014 às 18:37. Razão: Adição da informação do The Dude

  14. #14

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    olha aqui, não aparece de jeito nenhum.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ddwrt1.png
Visualizações:	122
Tamanho: 	130,8 KB
ID:      	54247
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ddwrt2.png
Visualizações:	153
Tamanho: 	151,6 KB
ID:      	54248

  15. #15
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Muito bizarro! Nos equipamentos v1 (740, 741, 801) tem o snmp, nos v4 não tem. Fui consulta isso agora e fiquei bolado! Da uma consultada no fórum deles...

  16. #16

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Engraçado que na Build 19519 tem, so da aquele problema que citei acima

  17. #17

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Passei das 14:00 ate agora tentando fazer o acesso externo no roteador que instalei o firmware do SIMETBOX e não consegui de jeito nenhum.
    Eles também caparam tudo, não tem SSH e nem TELNET.
    Vou ter que voltar para o firmware original e voltar a usar o DD-WRT.
    Agora tenho que resolver o problema do DD-WRT build 19519, que de vez em quando o processo do IGM-PROXY consome todo o processador, ficando quase impossível se conectar pelo wi-fi.
    Voltando as Pesquisas

  18. #18

    Padrão Re: Sites Teste de Velocidade

    Qual porta de acesso remoto do simetbox, coloquei no meu 740n.
    Antes dele tenho um aprouter em gateway antes dele e um nano recebendo a net.

  19. #19