Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. A latência esta boa, o problema é realmente a perda de pacotes. Nos testes que eu fiz pelo wireshark algumas ligações perderam mais de 15% dos pacotes, o que é muito ruim. Do ramal ao servidor vai tranquilo, no maximo 2% de perda. Do servidor ao ramal é onde esta o problema. Como teste levantei outro servidor em uma internet comum de 8Mbps download e 1Mbps upload, e a qualidade foi boa comparada ao do link via radio. Mas a minha duvida inicial: todo link via radio terá problemas com VoIP, ou o meu link que tem problema?

Obrigado pela atenção de todos!

2. Pode ser a terminação do seu fornecedor como vc disse que em intra perde apenas 2%. Seu asterisk é local ou em DC?

3. Primeiro ponto: Se é dedicado suponho que teu provedor te atenda com um enlace ptp. Verifique com seu provedor o seguinte: Qual a distancia, nivel de sinal desse enlace e teste com um ping do teu servidor para o gateway do teu provedor. Feito isso vc já terá meio caminho andado na sua tão sonhada resposta sobre "Via Rádio"
    Se o ping for legal, sem perdas, etc, suponho que o problema esteja na saída desse teu provedor. Se o ping estiver ruim, peça a teu provedor para refazer teu enlace para que voce tenha uma latencia mínima no teu ping... É simples, e se é dedicado você tem privilégios...

4. Obrigado pelas respostas. Então, o ping é baixíssimo, 5ms em media pro gateway e 12ms pro DNS da google. Mas mesmo assim a perda de pacotes no upload do servidor. Então como o PauloMassa disse, deve ser problema na saída do provedor, certo?

5. Qual codec você usa? Claro que precisa melhorar sua conexão, mas alguns codecs lidam melhor com essa perda.

Tópicos Similares

1. Link via rádio e fibra
    Por Fabiano12ctbc no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 13-11-2008, 08:00
  2. Respostas: 2
    Último Post: 12-08-2007, 20:04
  3. Respostas: 7
    Último Post: 05-08-2007, 09:39
  4. Link Via Radio Dedicado Presta ????????????
    Por adelsonbbg no fórum Redes
    Respostas: 26
    Último Post: 13-02-2007, 09:36
  5. VoIP em link de Internet via Rádio
    Por flaviobatistela no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 24-10-2006, 21:07

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L