+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Voip em link via radio

    Olá a todos!

    Atualmente tenho um servidor asterisk instalado em um link dedicado de 4Mbps, porém estou notando uma baixa qualidade de áudio em ramais externos devido a grande quantidade de perda de pacotes. Antes desse link, tinha uma internet via cabo de 10Mbps e me parecia que a qualidade era melhor. Será que o link via radio está prejudicando minhas ligações?

  2. #2

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Para trabalhar com voz não pode ter nada de perca de pacotes e a latência o mais baixo e e estável possível.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Exatamente, por isso minha dúvida: será que o link via rádio está influenciando na perda de pacotes?

  4. #4

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Não se trata do Link ser via rádio que ele seja o culpado da má qualidade no serviço VoIP, seja qual for o link, se não tiver nos parâmetros de qualidade para atender uma boa comunicação qualquer um vai ficar ruim. O que tem que ver é como está a Latência, se tem perda de pacotes, enfim analisar eu enlace como também outros parâmetros.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Como os amigos de cima falaram tem que avaliar seu link.Mas como se trata de voip tem que levar um critério muito importante,o pps.

  6. #6

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    A latência esta boa, o problema é realmente a perda de pacotes. Nos testes que eu fiz pelo wireshark algumas ligações perderam mais de 15% dos pacotes, o que é muito ruim. Do ramal ao servidor vai tranquilo, no maximo 2% de perda. Do servidor ao ramal é onde esta o problema. Como teste levantei outro servidor em uma internet comum de 8Mbps download e 1Mbps upload, e a qualidade foi boa comparada ao do link via radio. Mas a minha duvida inicial: todo link via radio terá problemas com VoIP, ou o meu link que tem problema?

    Obrigado pela atenção de todos!

  7. #7

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Pode ser a terminação do seu fornecedor como vc disse que em intra perde apenas 2%. Seu asterisk é local ou em DC?

  8. #8

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Primeiro ponto: Se é dedicado suponho que teu provedor te atenda com um enlace ptp. Verifique com seu provedor o seguinte: Qual a distancia, nivel de sinal desse enlace e teste com um ping do teu servidor para o gateway do teu provedor. Feito isso vc já terá meio caminho andado na sua tão sonhada resposta sobre "Via Rádio"
    Se o ping for legal, sem perdas, etc, suponho que o problema esteja na saída desse teu provedor. Se o ping estiver ruim, peça a teu provedor para refazer teu enlace para que voce tenha uma latencia mínima no teu ping... É simples, e se é dedicado você tem privilégios...

  9. #9

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Obrigado pelas respostas. Então, o ping é baixíssimo, 5ms em media pro gateway e 12ms pro DNS da google. Mas mesmo assim a perda de pacotes no upload do servidor. Então como o PauloMassa disse, deve ser problema na saída do provedor, certo?

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Qual codec você usa? Claro que precisa melhorar sua conexão, mas alguns codecs lidam melhor com essa perda.

  11. #11

    Padrão Re: Servidor Voip em link via radio

    Ja testei vários: g729, iLBC, GSM, g726... O GSM foi o que saiu melhor, porem não encontrei nenhum ATA que funcionasse com ele. Por padrão estou usando o g729 agora.