Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Tenha uma duvida e gostaria de pedir a ajuda de vcs que sao profissa no assunto.... moro em um predio de 7 andares e irei instalar um kit provedor da emstech de 700mw com omini 12.5 aquario e hotapot com microtik rb 750, posso enviar o sinal a um cliente com o kit cliente que eh o mesmo pcba 700mw e antena grade 20dbi aquario em outro predio que fica a menos de 500 metros e eh mais baixo q o meu porem da p ter visada ma minha omini.. ? Da p dsitribuir bem com qualidade? Vai passar 10 megas nesse cliente...
    E mais uma duvida quantos clientrs posso colocar nessa omini sem afetar a qualidade?

    Qual a credibilidade desses kit com pcba greateck de 150m c omini 12.5 aquario? Vale a pena ou nao?

  2. #2

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    "kit"... pra que isso... são produtos normais vendidos juntos com preço maior que comprando separados.

    Omni tem abertura vertical de 2 ou 3º, dá uma olhada qual o angulo vertical dessa sua antena no datasheet ou ficha técnica. Se for 3º como as Aquario 12dB, vamos a conta: 500m pra um lado dá um raio circular de 1000m, e 1000 multiplicado por PI dá 3141, cada grau seria 3141 / 360, que dá 8,7 metros, sendo 3 graus são 3x 8,7, que dá 26 metros. Como é metade pra cima e metade pra baixo (1,5º pra cima da linha do horizonte, 1,5º pra baixo) isso dá 13 metros. Ou seja, pode estar 13 metros mais baixo que essa omni a 500m que vai ter sinal bom. Se estiver mais baixo, tipo 20m mais baixo que a antena, vai depender de lobulo secundário, que não é confiável em antena nenhuma mas as vezes funciona.

    Esquece visada por hora e se fixa no angulo das antenas, omni tem angulo horizontal completo, 360º, mas na vertical ela tem um feixe bem estreito, de 2 ou 3º, e 3º em 500m são 26m, se você inclinar a omni um pouco pro lado, digamos 3º caido pro predio do seu cliente, permitiria ganho total em 26m mais baixo a 500m. Mas subiria a altura necessaria do outro lado, não é uma solução inteligente.
    (Como o angulo vai abrindo, a 1000m vai ter o dobro da abertura, se seu predio está a 20m, e a omni está perfeitamente aprumada na vertical, o sinal vai tocar o chão a uns 900m de distancia)

    Esquece kit... comprar kit é tapar o sol com a peneira, desculpa falar assim mas quem não sabe comprar não vai saber usar, tem que entender melhor o equipamento antes de comprar, e não confiar em kit montado por vendedor (Porque "funcionar" um monte de coisas funcionam, mas nem sempre terá o melhor desempenho, ou menor custo, ou melhor alcance).

  3. #3

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Muito obrigado pelo esclarecimento amigo, muito obrigado mesmo. O qur vc me indica para distribuir esse sinal? Seria melhor kit ponto a ponto? Esse vale a pena? http://www.emstech.com.br/produto/ki...aquario-20-dbi

    Me da uma luz amigo, qual melhor equipamento para distribuir meu sinal via wireles? Meu predio fica bem localizado e em um ponto alto em relacao as outras casas. Esse superpop da computech é bom?
    Desculpa minhas peeguntas insignificantes eh pq vc me mostrou dados agora q percebe q essa omini n vale muito a pena...

  4. #4

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    "Distribuir" tipo mandar pra todo lado, pra um monte de gente? Aí é com omni.
    Ou quer só conectar esse amigo a 500m?

    Se for só pra esse amigo, recomendaria as CPE's da Ubiquiti, pode ser Nanostation, Nanostation Loco, acho melhor usar o NanoStation Loco M2, ele tem 60º na horizontal (Pros lados) então a 500m de distancia ele atende uns 500m de lado (60 graus de 8,7 metros, conforme conta anterior).

    Só lembra que não existe conexão direta decente com antena externa nessa distancia, TEM QUE colocar antena externa no seu amigo. NanoStation Loco M2 dos 2 lados, com visada e zona de fresnel (Google it!) dá pra fazer ponto-a-ponto de até 1500m.
    No setup do NanoStation Loco M2 configura pra uma velocidade mais baixa, tipo MCS3, no seu amigo coloca NS Loco M2 ou qualquer outra CPE de 2,4GHz com suporte a 802.11N (150M, evite velharias de 54M), que terá conexão mais estável.

    Nanostation Loco M2 deve estar R$ 179 cada. você pagará mais caro por omni.

    Única vantagem da omni é poder atender gente em todo lado, em 360º, mas pra isso, pra operar como provedor de fundo de quintal, tem toda a questão legal, ignorando a parte legal, falando em equipamento, dá pra usar omni de marcas renomadas, mas se usar roteador comum (PCBA de kit é um roteador domestico sem caixa, nada de mais) vai atender meia duzia de clientes com banda sofrida. A não ser que cada um se conecte 1h por dia em horarios diferentes, roteador domestico como AP em omni grande não permite muita banda pra cada um, SE otimizar a configuração até quebra o galho (E isso você devia aprender dentro de casa, otimizando a configuração pro seu notebook trafegar via wifi efetivamente 100Mbps conectado no outro lado do apartamento (E ver se é possível), configuração de setup de roteador não é coisa que se faz quando vai fazer um ponto-a-ponto de 500m, se faz dentro de casa pra você ter a maxima banda possivel nos aparelhos mobile, sem perder estabilidade) mas solução boa pra isso é equipamento mais parudo, é equipamento feito pra isso, dá uma olhada no que os distribuidores wireless tem, IGNORA qualquer kit, nem pensa neles enquanto você não soube perfeitamente o que os compõe. Veja os anunciante aqui no Under, eles tem equipamentos que provedor usa, IGNORA kits, mesmo que depois compre um kit ao menos veja nos anunciantes quais são as opções decentes pra ligar numa omni. Roteador, pcba e "kit" é coisa pra cliente, não pra "provedor".

  5. #5

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Amigo e esse equipamento seria bom? http://www.nrstore.com.br/ubiquiti-a...-120-5ghz.html + http://www.nrstore.com.br/ubiquitirocketm5-nr.html


    E nos clientes:
    http://www.nrstore.com.br/ubiquitiai...nostation.html

    Posso colocar um switch na casa do cliente com o loco m5?
    Posso gerenciar minha rede com o microtik rb750 com hotspot usando esses equipamentos?
    Ate quantos clientes posso colocar em cada rocket?

  6. #6

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Voce sai de um radinho domestico com omni e parte pra um rocket com basestation?
    Passou de R$ 200 pra R$ 2000.

    Esse equipamento citado seria ótimo (O primeiro link saiu quebrado, deduzo que era uma antena Basestation 120º), mas pra atender só seu amigo isso é exagero. ainda não entendi o que você quer.
    (Pra atender 360º seriam 3 antenas dessa, cada uma no seu Rocket M5. Se colocar nos cliente apenas NS Loco M5 ou Airgrid M5 seria uma rede excelente. Por um precinho nada excelente. Atenderia uns 40 clientes SIMULTANEOS por Rocket, com conexão vendida de 5M cada tranquilo. O numero de clientes pagantes depende de quantos usariam em cada horario, talvez 80, talvez 120, depende da região e do tipo de usuario (Adolscente que não trabalha e usa o dia todo, dona-de-casa que usa de manhã quando os filhos estão na escola, gente que trabalha e só chega em casa as 20h, etc). Mas digamos que basestation + rocket é uma das melhores opções se ignorar custo.
    O gargalo seria a RB750, ela aceitaria uns 20 clientes de hotspot (Que é uma desgraça, ter que colocar senha é coisa de velho gagá, a web não se resume a navegador, pra muito usuario (Mobile, especialmente) navegador nem é mais usado). SE terá NS nos clientes, pra que hotspot? Coloca autenticação via pppoe, aí o NS disca o pppoe, e além da rede criptografada (WPA2 AES) teria a discagem pra um eventual ladrão burlar. Enfim, entrega pro cliente uma internet "pronta", sem ele precisar discar ou logar em nada, faz a autenticação no NanoStation e deixa ele usar dentro da casa dele como quiser, em smartTV, na TV a gato, no smartphone, no telefone voip... tudo isso usa menos banda que o velho gagá chamado "navegador".

    Depois do Rocket M5 pode colocar qualquer coisa, seja switch, seja roteador wifi, smarttv, telefone voip, enfim, trate como uma rede normal a rede que sai da CPE.

    Mas se tiver hotspot... quero ver se logar em hotspot usando telefone voip, tv a gato, ou um eventual servidor NAS debaixo da TV baixando conteúdo via torrent com velocidade limitada.

  7. #7

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Minha intencao amigo seria destribuir o sinal rm 360 graus porem inicialmente iria comprar apenas um rocket com a NS virado para um lado qur ja possuo cliente potenciais e com o passar do tempo iria comprar mais outras antenas com rockets tb. Esse NS eh de 180 graus 5.8 vc axa ruim? Melhor a de 90 graus? Meu interesse é espandir porem aos poucos...inicialmente compraria 1 para ja obtes lucros p compra dos outros 2 ou 3 rocket + nano para distribuit por 360 graus o sinal e sempre com loco m5 nos clientes.... gostei do seu metodo sugerido pq ja uso assim hj com minha rede cabeada... uso um link 50 megas gvt mais roteado e distribuo o sinal uniformimente para todos liberando toda conecao para smat tv smartfone note o que seja...sempre com um roteador wifi nas casas.

    Se poderia me explicar como ficaria a configuracao nos rockets e ns? Eu n entendi... posso colocar minha rede em bridge a qualquer momento n coloco por comodidade e p economia de custos...como quero distribuir via wirelles o sinal estou disposto a gasta um pouco a mais.... em bridge preciso discar em algum roteador p enviat o cabo de rede ate o rocket? Eu n conheco bem... tenho um modem tp link wr842nd 300 megas em casa guardado se for necessario. Pode me ajudar explicando como seria essa configuracao adequada do modem ate o radio e antenas....

    O meu modem eh o power box gvt 50 megas roteado ou bridge e ja distribuo o sinal para 20 clientes via cabo com um switch tp link 24 portas, atualmente to usa do o modem roteado.

  8. #8

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Inicialmente eu irej distribuir p um predio visinho com 4 apartamentos e ai por isso precisaria colocar um switch la no loco m5 que vai ficar na laje do predio do cliente aguenta esse trafego? Com 3 meses compro mais 2 rocket c ns 5.8....sempre 5.8 todos equipamentos.
    Da p conscilicar minha rede cabeada por switch e tb a via wirelles? Quero por tudo em bridge.

  9. #9

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Ubiquiti BaseStation de 90 ou de 120° não tem muitos contras, se sua intenção é fazer isso de colocar uma CPE e então dividir a rede depois, pode usar de 120°. Se fosse usar uma antena por apartamento o gargalo seria o n° de CPE's conectadas na antena.

    Se vai ter muitos clientes nesse NanoStation Loco, seria melhor colocar um NanoStation M5 (Sem Loco no nome, Loco é a linha mais barata) ou um NanoBridge M5. São 2 hardwares mais parudos da Ubiquiti (Mais que Nano Loco, pelo menos).

    Depois do NanoStation pode colocar switch a vontade, sem problemas, o garglo será sua conexão (Prefiro chamar de "link" somente o que é simétrico e com 100% de garantia, o seu provavelmente é assimetrico (Upload tipo 5 ou 10M) e provavelmente só 40% de garantia). O problema é como limitar a conexão em caso de não pagamento, teria que ir desplugar cabo de rede. E... se uma pessoa colocar um gerenciador de download mal-configurado ou um cliente p2p (Torrent, especialmente) mal-configurado ele consome toda a banda. Rede liberada é um problema por isso.


    Quanto ao seu modem, deixa roteado como está então, liga o rocket nele (Tanto faz se terá switch no meio do caminho, rede é rede), do outro lado, no NanoStation no outro predio, você terá acesso total à rede do seu prediou roteando ou em bridge, por default portas como 443, que a rede do Windows usa, trafegam normalmente.

    Na hora de colocar mais clientes nessa antena você vai precisa limitar a velocidade individual, pra isso serviria a RB750, mas ela é meio singela demais pra 40 usuarios, seria melhor uma RB450G.
    Rede cabeada e rede wifi fica tudo junto se você plugar em switch, a RB450G faria o isolamento de clientes (Questão de segurança, se você põe switch um usuario pode ficar sniffando a rede pra roubar dado bancário ou de login, sua rede é completamente insegura com switch comum).

    Esquece o ROTEADOR WR842ND, ele não é modem, é roteador, e isso é só um roteador wifi DOMESTICO, se estamos falando em Rocket, BaseStation e NanoStation, não dá pra chamar, no comparativo, esse roteador de outro nome além de "um roteadozinho wifi pra colocar dentro de casa", a função dele seria distribuir wifi dentro do apartamento de alguém (Mas isso qualquer AP de R$ 40 ou 50 resolve, povo que usa notebook plugado em cabo de rede sofre por bobeira, AP comum é barato).

  10. #10

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Entende agora... pesquisei o rb e axei esse: http://www.nrstore.com.br/rb-450g-nrstore-1.html . Vou comprar ele p gerenciar a rede e comecar c 1 rocket com NS 120graus e nos clientes nano m5 c vc me indicou... agora n seria melhor eu deixar a rede em bridge ? pq roteado esse modem eh fraco. Tenho 20 clientes ja via cabo e terei mais 5 plugados via wireles com o produtos ubuiquiti c vc me indicou, esse rb q vc indicou aguenta todos clientes? Esse rb tem como eu gerenciar trafego , banda e bloqueio quando n pagamento? Se entende bem vc nao indica colocar autenticacao c login e senha p todos clientrs nao é? Como vou getenciat as casas? Na maioria tem roteador wifi. E tb c vc falou da duvida de qualidade do meu link eu possuo so 50 megas da gvt e em testes sempre da 55m down e up 5.6 e 5.7 megas em todos os horarios do dia. Mais sei que n eh tao confiavel p prover... nao seria o caso de colocar em bridge p poder melhorar a qualidade? Se eu colocar em bridge o mikrotik disca e envia p o switch e o rocket tb ligarei no switch.
    Assim ficaria melhor?

  11. #11

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Se tem GVT na região porque vc acha que eles vão comprar de vc??

  12. #12

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Não recomendo HOTSPOT, porque é uma DESGRAÇA você ser obrigado a abrir aquela velharia dos anos 90 chamada NAVEGADOR pra se logar. Existe autenticação de outras formas, hotspot é absurdamente ridícula, hotspot prevê aqueles leigos sentados numa cadeira na frente dum monitor CRT com o IE6 aberto. Internet não é isso, coloca a autenticação num roteador dentro da casa do cliente (Se ele recebe via radio coloca a CPE pra se autenticar, se ele recebe via cabo não precisa autenticação, mas tem que limitar a velocidade da porta ethernet dele, mas é mais facil colocar autenticação também, um mísero AP wifi de R$ 40 ou 50 no cliente não mata ninguém).

    Se falta link o negocio é rotear a rede, e não deixar em bridge. Bridge leva todo pacote do pc do cliente até o modem, se houver perda no trajeto o modem é que vai perder tempo requisitando denovo o dado perdido, se rotear cada roteador se comunicará com o roteador a seguir com responsabilidade sobre os pacotes perdidos.

    Veja que colocar o modem em bridge não tem nada a ver com a rede em bridge, dá uma olhada nalgum conteúdo de redes na web.
    Modem em bridge, com a RB450G discando, pode ser uma boa, mas o resto da rede, isto é, Rocket em cima do predio, NanoStation no outro predio, e roteador wifi em cada cliente, estes devem estar roteando os pacotes e não em bridge. Bridge você usa pra redezinha domestica ou soho.

    E a RB450G aguenta 40 clientes simultaneos tranquilo (Veja diferença entre simultaneos e pagantes). Teria que configurar nela um servidor radius (Pros roteadores wifi dos clientes, conectados pela porta wan, discarem o PPPOE), servidor dhcp, e fazer o controle de banda neles, podendo setar pra cada cliente uma velocidade diferente.

    Mas realmente, se tem GVT por aí, quem vai contratar conexão via radio? Será que tem tanto leigo que não tem consciencia da gigante diferença na velocidade?

  13. #13

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Vc me aconselhar deixar o morem roteado ou em bridge? Qual o melhor? Se eu colocar o rb450g para discar deixano o modem em bridge apors passar pelo rb o sinal vai sair ja disponivel p uso? Fica mais instavel assim a conecao? Quero deixar da melhor forma possivel p que fique bem estavel. Ou seria melhor deixar o modem roteado dsitribuindo o sinal uniformemente p todos? Com o rb450g posso controlar toda a rede tando o modem em bridge ou retado? Ja que hotspot é uma merda como vc sugere o controle sobre clientes? Na maioria dos clientrs possuo roteador wifi e em outros nao..o cabo vai direto p o pc. Qual a melhot forma de gerenciar todos sem ser hotspot? Vale a pena comprar o rb450g p gerenciar essa rede ou deixa ela direto c o modem roteado c esta agora dsitribuindo tudo via switch? O rb450g discando a net fica normal como se tivese roteado o modem? Libera p conectar smart tv, smartfone e etc?

  14. #14

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Recomendação que eu já tinha explicitado nos posts: Modem em bridge, RB450G discando a conexão do modem, RB450G como servidor radius, é basicamente a opção no Mikrotik, em queue ou pcq você limita o trafego com um profile único ou vários.

    (Hotspot permite discado no desktop ou notebook caso o usuario não queira wifi em casa, você configura discador 1 vez na vida e usa até morrer (Ou até formatar o windows mes que vem porque a criança confiou na proteção do Avast ou pporque visitou o Baixaki e encheu de adwares...). PPPOE permite conectar assim que liga o PC, não precisa ficar logando no browser (Afinal você deve DESCINCENTIVAR o uso do browser, incentivar app mobiles e serviços como messengers, pois eles consomem muuuuuuuito menos banda que navegação em navegador a 1366x768, com video em 360p e cia (Smartphone barato pega video a 144 ou 240p, messenger tipo WhatsApp usa 10% da banda que abrir o maldito Facebook pra usar o chat do site, etc). Mas o melhor: Colocou roteador wifi em casa? Põe ele pra discar PPPOE, aí a rede wifi do cliente fica 100% livre de autenticação (Mas configura encriptação wpa2 na rede wifi, claro).

    Distribuir internet via switch comum já comentei que é a coisa mais insegura do mundo, vírus circula via rede, sniffer captura pacote de navegação ou messenger e rouba dados (Pra spam, pra roubo).

    E já te falei, ESQUECE o modem em bridge, isso não tem NADA a ver com a sua rede DEPOIS da RB450G estar em bridge. Um roteador ele ISOLA as redes, e por questão de segurança e diminuir trafego de pacote parcialmente corrompido você TEM QUE isolar o desktop do seu cliente do modem.

    Releia os posts se precisar, você perguntou coisas já respondidas.
    (E já respondidas em centenas de posts no forum, procura por Queue list, pcq, pppoe, rede em bridge, rede roteada, e se for conteúdo complexo procura primeiro no google por curso de redes, porque ME PARECE que você não está entendendo a tarefa do roteamento, está achando que roteamento é coisa difícil de configurar, mas não é, ao colocar um mísero roteador wifi de R$ 40 num cabo de rede esse roteador está roteando os pacotes wifi antes de passar pra rede, exsite melhora significativa ao fazer isso porque rede wifi perde pacote, SE essas perdas fossem todas repassadas pro modem responder o modem não ia aguentar mais que 2 ou 3 clientes com o uTorrent no default baixando 3 torrents cada, é muuuuuuito pacote pra um modem lidar, você tem que rotear a rede (Removendo switch) para que o processamento de rede seja distribuído pelos roteadores no caminho, para que 1 conexão não use todo o processamento da RB ou do modem.

    (Imagina um mensageiro lesado que só repassa o recado, esse é o switch e a bridge. Já o analista que recebe a informação, analisa a utilidade ou validade dela, e repassa a informação (Não o "recado") depois de ter certeza, esse é o roteador. Se você tiver só esses garotos de recado te trazendo frase decorada depois de frase decorada você fica louco com tanta informação errada, você é um só então precisa quem analise as informações antes que cheguem até você, pra que só chegue informação relevante. Rede faz algo parecido, um switch é interessante quando você quer inteligar todos os usuarios, mas provedor precisa ISOLAR os usuarios (Por questão de segurança, é muito facil capturar dados via rede em bridge), a rede roteada ajuda na redução de uso de processamento da RB (Não te deixa louco com um monte de recado ilegível), e ajuda no isolamento dos clientes (Não permite que o vizinho A (Aquele fofoqueiro!) escute qual a senha do Hotmail do vizinho B quando este falar ela no telefone)

  15. #15

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    @rubem , no hotspot dá para deixar a autenticação por MAC. Daí vai entrar direto sem precisar abrir o navegador para autenticar.
    O gerenciador que usamos tem opção para configurar autenticação automática no hotspot.
    Apesar de que sem navegador não se faz quase nada.

    Com certeza um PPPOE com login e senha configurado no rádio do cliente é muito funcional.
    Testamos aqui o PPPOE mas o resultado não foi tão estável como no hotspot. Tivemos vários clientes que a performance caiu bastante.
    Deu até para brincar com os modos de autenticação do cliente. Com acesso remoto, hora dava para testar com hotspot, hora com pppoe. Assim se comparava o desempenho em tempo real.
    Cliente que mantinha o desempenho, deixamos em pppoe. Cliente que caia o rendimento ou que ficava toda hora desconectanto e outros até que não navegavam mais, daí retornavmos para hotspot.
    Nas CPE tem opção para autenticar pppoe por demanda, manualmente ou permanente e mesmo nestes últimos a conexão para vários caia toda hora.

    Ouvi dizer que pppoe é muito mais exigente quanto a rede.

    E por isso não é qualquer kit que vai funcionar bem, seja hotspot ou pppoe ou qualquer outra forma.
    Como você já disse, o negócio é fugir de kits prontos. Montar algo bem projetado, com começo, meio e fim...

  16. #16

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    É, PPPOE não é leve, fora os dados a mais no cabeçalho. Mas... se precisa alguma segurança anti-clonagem, não vejo algo mais eficiente que PPPOE + WPA2. WPA2 impede sniffar a rede pra clonar mac ou PPPOE, e necessidade de PPPOE impede acesso livre à rede pra sniffar algo tipo senha wep.

    Encriptação também exige processamento, mas não dá pra deixar rede aberta, você tem que gastar processamento com essas coisas.

    A autenticação por MAC seria com mac do roteador wifi, né? (É o que vai pro ARP list)
    Porque se autenticar com roteador da maquina final, lascou, usuario troca de smartphone todo mes, recebe visita com smartphone ou notebook diferente toda semana, é tanto disso que tem usuario que pede pra tirar a senha da rede wifi (Onde o alcance é curto mesmo, roteadorzinho de 14dBm com anteninha de 2dBi, mal passa 3 paredes, que dirá as arvores do quintal). Imagina ter hotspot pra usuario desse, teria que digitar senha em notebook ou smartphone alheio em browser que salva senha automaticamente (Porque não necessariamente o terminal do dono da casa está em uso e já autenticou).

    Enfim, qualquer autenticação que não é feita no roteador wifi do cliente (Ou antes, numa CPE, por exemplo) pra mim só gera incomodo, serve pra atender usuario clássico de desktop, aquele que "senta na frente do PC 1h por dia pra ver o que saiu na internet". Mas... pra cada desktop tem 150 smartphones e notebook em movimento no mundo, quando mecho nalguns notebooks encontro coisa tipo 40 ou 50 redes wifi memorizadas!

    (Pergunto se é o mac do roteador wifi/CPE ou se é o da maquina que autenticou que vai pro arp list em hotspot porque alguém um dia me falou sobre "autenticação na maquina do cliente que só precisa fazer uma vez", mas pra variar não sabia dizer o nome (É daquelas pessoas que falam "Radômetro" e "piguitêlho"))

  17. #17

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    É, PPPOE não é leve, fora os dados a mais no cabeçalho. Mas... se precisa alguma segurança anti-clonagem, não vejo algo mais eficiente que PPPOE + WPA2. WPA2 impede sniffar a rede pra clonar mac ou PPPOE, e necessidade de PPPOE impede acesso livre à rede pra sniffar algo tipo senha wep.

    Encriptação também exige processamento, mas não dá pra deixar rede aberta, você tem que gastar processamento com essas coisas.

    A autenticação por MAC seria com mac do roteador wifi, né? (É o que vai pro ARP list)
    Porque se autenticar com roteador da maquina final, lascou, usuario troca de smartphone todo mes, recebe visita com smartphone ou notebook diferente toda semana, é tanto disso que tem usuario que pede pra tirar a senha da rede wifi (Onde o alcance é curto mesmo, roteadorzinho de 14dBm com anteninha de 2dBi, mal passa 3 paredes, que dirá as arvores do quintal). Imagina ter hotspot pra usuario desse, teria que digitar senha em notebook ou smartphone alheio em browser que salva senha automaticamente (Porque não necessariamente o terminal do dono da casa está em uso e já autenticou).

    Enfim, qualquer autenticação que não é feita no roteador wifi do cliente (Ou antes, numa CPE, por exemplo) pra mim só gera incomodo, serve pra atender usuario clássico de desktop, aquele que "senta na frente do PC 1h por dia pra ver o que saiu na internet". Mas... pra cada desktop tem 150 smartphones e notebook em movimento no mundo, quando mecho nalguns notebooks encontro coisa tipo 40 ou 50 redes wifi memorizadas!

    (Pergunto se é o mac do roteador wifi/CPE ou se é o da maquina que autenticou que vai pro arp list em hotspot porque alguém um dia me falou sobre "autenticação na maquina do cliente que só precisa fazer uma vez", mas pra variar não sabia dizer o nome (É daquelas pessoas que falam "Radômetro" e "piguitêlho"))
    Compartilho da sua posição. Autenticação tem que ser com o mac do rádio no cliente. CPE ou pcba roteada. Nunca em bridge pois aí vai chegar o mac do PC do sujeito lá no provedor.
    Isto levando em conta o serviço tradicional de ISP, onde o cliente não está em bridge.
    E a rede do provedor não usando DHCP

    Já para o atendimento dos dispositivos móveis daí vai precisar mesmo é do dhcp e sem mac cadastrado.

    Aqui quando há algum evento, usamos um rádio Wavion WBS e configuramos ele com um IP da nossa rede e colocamos em IP Bindings no Hotspot.
    E deixamos ele rotear a vontade para os usuários. Sem login, sem senhas, sem problemas.

  18. #18

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Como seria a configuracao na sequencia... modem em bridge -rb450g discando (ele isola a rede) - roteador wifi fica com que configuracao? E nas casas q n tem roteador configuro como? Todos estaram ligados via switch 24 portas tp link. Entende muita coisa q vc falou porem sou muito leigo e nao consigo entender c tanto facilidade da forma q vc fala pq n tenho o mesmo conhecimento seu... me desculpe as perguntas repetitivas e muito obrigado pelas informacoes e boa vontade de me ajudar. Vc poderia me passar a sequencia correta das configuracoes q irei fazer. Modem depois rb depois nos roteadores wifi nas casas e a configuracao de quem n tem roteador em casa e so usa 1 maquina...

    Apos configurar tudo direitinho como vc me indicar ai vou comprar o rocket e o ns para distribuir via wirelles...

    Aqui tem gvt mais eu vou dsitribuir so p edificios proximos e la cabear todo mundo... ai vale a pena p mim e p o condominio... entendeu?

  19. #19

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    DEPOIS da RB450G tanto faz se vai DISTRIBUIR internet via rede cabeada ou via wifi.
    - Se usar hotspot tanto cabo como wifi vai precisar se logar
    - Se usar PPPOE tanto cabo como hostpot vão precisa discador.

    Quem tem roteador em casa usa o roteador pra discagem PPPOE, quem não tem terá que configurar discador no computador (Quem aceita cabo ethernet é notebook ou desktop, ambos geralmente tem Windows, é super-simples configurar um discador, configura 1 vez, seta pra conectar automaticamente, e nunca mais precisa mecher no discador nem se preocupar se está logado ou não, usuario esquece que existe autenticação).

    Passar a sequencia correta de configuração de cada equipamento? Você diz ficar 2 horas tirando print screen de roteador, de RB, de discador? Pra isso existem profissionais da area, quem não sabe aprende, e quem não quer descobrir tentando que pague (Ou consultoria). TENTA configurar cada equipamento, olha manual, TESTA as possibilidades, SE tiver duvida posta a duvida, e não pedido generico tipo "Como faz?". Procurando no forum sobre 'servidor pppoe mikrotik' ou variações disso você deve achar tudo o que precisa pra configurar a RB750 ou RB450. Pra criar discador tem até programa pronto no forum, que dá até pra você customizar com seu logo e tal, só pesquisar.

  20. #20

    Padrão Re: kit provedor com omini + kit cliente com grade pcba

    Na verdade nao quero q vc tire print e nem explicar toda configuracao do rb pq sei q eh bem complexo e isso eu irei aprender aos poucos... o que eu pedir a juda foi na configuracoes basicas q tenho q usar... tipo: modem em bridge ou roteador? Rb em pppoe? e nos clientes ja entende q configuro os roteadores p discar pppoe e no caso de n usar roteador na casa eu crio o discador no windows. Era essa minha duvida e tb outra questao eh qual a forma gerenciar banda p cada usuario alem de acesso a trafego usado individualmente e tb bloqueio por n pagamento? Como fazer todo esse controle? Me informa o caminho qur eu irei pesquisar e me informar melhor....preciso apenas saber qual a configuracao ideal e o que necessito p fazer e ai eu irei ter como pesquisar tudo direitinho. Meu amigo muito obrigado mais uma vez pela sua boa vontade.