Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Indice de inadimplência subindo muito nos ultimos 4 meses, economia no Brasil...

    Tenho reparado o indice de inadimplência subindo muito no meu provedor e em todas as cidades que atendemos nos ultimos 4 meses, será que é somente na minha area ? No noticiario ontem deu que no mês passado, o Brasil gerou o menor número de vagas com carteira assinada desde 1998. Aqui ate cliente PJ esta entrando na lista de inadimplência para cima de 15 dias, este mês houve uma lista de cortados por falta de pagamento muito alta e aqui o corte só é efetuado depois de 15 dias, este alto nivel de inadimplência será que ja é o retrato da economia fraca este ano ?

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ultimos 4 meses, economia no Brasil...

    E acho que a tendência é piorar e muito.

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Tenho reparado o indice de inadimplência subindo muito no meu provedor e em todas as cidades que atendemos nos ultimos 4 meses, será que é somente na minha area ? No noticiario ontem deu que no mês passado, o Brasil gerou o menor número de vagas com carteira assinada desde 1998. Aqui ate cliente PJ esta entrando na lista de inadimplência para cima de 15 dias, este mês houve uma lista de cortados por falta de pagamento muito alta e aqui o corte só é efetuado depois de 15 dias, este alto nivel de inadimplência será que ja é o retrato da economia fraca este ano ?

  3. #3

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ultimos 4 meses, economia no Brasil...

    Depois da copa só lamentos na minha Região,inadimplência muito alta por aqui e o pior que somos desunidos por aqui ai o fulano sai devendo e pula pra outro e o que deve la vem pra cá triste mas é a realidade pós copa e isso tudo sem aumento da gasolina da luz e por ai vai um abraço

  4. #4

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ultimos 4 meses, economia no Brasil...

    Citação Postado originalmente por Skavuska Ver Post
    Depois da copa só lamentos na minha Região,inadimplência muito alta por aqui e o pior que somos desunidos por aqui ai o fulano sai devendo e pula pra outro e o que deve la vem pra cá triste mas é a realidade pós copa e isso tudo sem aumento da gasolina da luz e por ai vai um abraço
    Aqui nao tenho problema de cancelamento nao mas a inadimplência esta muito mais alta do que o indice dos anos anteriores e como vc disse pode ser o problema pós copa mesmo, vamos ver ate aonde vai a baixa na economia e as instalacoes para novos clientes abaixaram tb um pouco vamos ver ate aonde vai isso ....

  5. #5

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    aqui tbem ja estou no segundo mês consecutivo com inadimplência alta, ja ate cancelei 2 mes passado e esse mes vai mais 2 pra vala...to aproveitando que acabou minhas antenas e to remanejando algumas aqui...tem uns aqui com 2 meses de atraso...como sei q vou perder mesmo, ja vou com a escada pra tirar...nem cobro mais...
    É amigao aqui por enquanto nao tenho tido muitos cancenlamentos nao, o que tem é o normal mas inadimplência ta terrivel mas é bom trocar ideias pq ai ficamos sabendo que o problema é geral por causa da economia mas vamos ver até quando vai ficar assim o que nos conforta em novas instalaçoes é que poderemos atingir novas velocidades com a nova rede AC ja estou programando a mudança para o 802.11ac na minha rede com isso talvez poderemos conseguir aumentar a carteira de clientes . 802.11ac pode ser bençao mas tb pode ser maldiçao com a galera leiga em RF abrindo radio em 80mhz e 1300mw para PTMP que Deus nós guarde ...

  6. #6

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Tanta inadimplencia aqui, desde o início do ano, que fechei a loja, no centro com quase 7 anos. Do jeito que a coisa anda mes que vem fecho o provedor, 1/3 pagou em dia desde começo do ano.
    Eu é que não tenho mais paciência pra aturar crise, aqui vive-se de agronegócio e a possibilidade de financiamento é grande (Assim como financiamento imobiliário), a tentação na hora de financiar é grande, mas na hora de pagar falta dinheiro e atrasam tudo, internet é o primeiro superfluo a cortar.

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Ainda não tenho SCM, também não sei se a lei permite, pois ainda não li todo o novo marco civil da internet e nem busquei informações se provedor licenciado pode fazer o que faço, mas aqui vendo o equipamento e o serviço é pré-pago, quando cliente não tem dinheiro, pula um mês até dois, mas sempre dão um jeitinho de arrumar uma grana pra pagar, quando cliente quer descontar os dias parados falo que não tem jeito pra não ter que mexer nos boletos já gerados pelo mk-auth, ai todos pagam o mais rápido possível, os mais confiáveis dou um prazo quando estes solicitam. Se a lei permitir seria um bom modelo a ser seguido.

  8. #8

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Aqui @technorte na instalacao do cliente ja mando o aviso no recibo da taxa de instalaçao que vai por email de registro e juntamente com o instalador informando " o atraso de 2 faturas (60dias) resultará no cancelamento do contrato e o equipamento da empresa será removido. " entao o cara recebe a ligacao do meu faturamento informando tb, retiro o equipamento no caso depois de 70 dias de atraso dou um prazo de 10 dias ainda e ai mando um funcionario retirar e o mesmo ja vai com uma cartinha em maos entrega o cliente, a carta informa que o nome dele será negativado e se nessecitar do serviço da empresa novamente o mesmo nao pode ter divida com a empresa e será paga outra taxa de instalaçao, mas isso tudo ja esta em contrato, agora o que estava segurando as pontas era os PJ mas ate eles estao atrasando conta tambem imagina os PF, @rubem ta dificil mesmo, este mês ate o presente momento estou com 37% de inadimplencia acima de 5 dias e 7% cortado por falta de pagamento, imagina se fosse o sistema pré-pago do @Djaldair ai que eu estava morto mesmo .Vamos ver ate quando vai durar esta economia em baixa eu imagino pra galera que esta começando agora como eles estao, no mesmo periodo do ano passado e do retrasado as coisa estavam muito bem nesse periodo do ano mas este ano esta fo........a .

  9. #9

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    é vero,até março de 2014 inadimplencia 2% ,hoje subiu para 10% nada bom,no caso consulto o cliente antes no serasa,caso há restriçao informo o cliente e negocio com ele plano pre pago e tambem assina promissoria do comodato,caso venha mudar-se ou nao devolver a antena,cobro a promissoria no JEC,normalmente vc instala usa e depois paga(pos pago) consegui evitar bastante problemas e mantive mais um cliente porque o cliente com nome no SPC ninguem forneçe serviço a ele,na data vencimento dele o mesmo deve pagar no dia senão é bloqueado,minhas condiçoes para este cliente.

  10. #10

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Sempre tive problemas com inadimplência e para ter uma ideia faço projeções já contando com isso.Mas nos últimos meses está um pouco acima do normal.
    Porem acho que ainda não é retrato de nossa economia,pois certos serviços são fundamentais como água,luz e agora internet(para maioria).O fato é que a oferta de internet está melhorando e com isso o fulano atrasado tenta barganhar de alguma forma.Tenta outro provedor,tentam 3G ou 4G,pula para uma grande operadora,quando falamos sobre atrasados tentam pagar o menos possível e por ai vai.

  11. #11

    Padrão

    Eu vejo da seguinte maneira. O consumo ainda está muito alto.
    Na nossa cidade não há ainda queda no índice de empregos. Quem não trabalha ou é vagabundo ou incompetente.
    E até os incompetentes acabam conseguindo um trabalho ou outro.

    Vejo muita gente entalado em financiamentos. Daí todo mundo aperta na cobrança e sobra para nós.
    Eu sempre fui defensor da boa conversa, da negociação. Mas já observei que não dá certo. Se o cara fechar o 2º mes em aberto ele tem uma chance muito grande de saltar fora e ir dar o golpe em outro provedor.
    O pré-pago pode ser uma saída. Mas pode também gerar um trabalho extra enorme com instalação e retirada do equipamento. Isso se não sumirem com ele.
    Já imaginaram o sujeito faz uma assinatura pré-paga e usa dois meses. Daí ele não paga o terceiro mês e consequentemente não usufrui do serviço. Mas o equipamento que é o meio gerador de faturamento está lá parado. Daí vai retirar? O cara diz que vai voltar no mês seguinte. Se espera, ele volta paga pelo mês que vai usar e daí para de novo. Assim ele vai levando para poder equilibrar suas contas. Vira 12 meses de assinatura e o cara talvez usufrua 5 ou 6 meses e nós lá com o equipamento parado.
    Tá ficando muito complicado isso.
    Esta instabilidade no faturamento é preocupante. As grandes Teles não sentem isso porque a carteira é muito grande. Assim com tem gente atrasando, sendo cortadas etc etc. tem muita gente entrando.
    E eles não tem o custo adicional de ter um equipamento instalado. Corte, reinstalação etc etc tudo é feito remotamente. Quando assinante para, eles não perdem, só deixam de ganhar.
    Nós arriscamos perder até o equipamento quando o sujeito some com tudo.
    Só sobra o recurso judiciário que é altamente desgastante para nós.

    Puz! acordei apocalíptico hoje.

  12. #12

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Aki vivo o seguinte dilema: No início do primeiro semestre, conecto bastante clientes.

    Quando chega em junho, festas juninas, férias, etc, o povo começa a cancelar.

    E assim vai até dezembro que é o pior mês do ano.

    A inadimplência também cresce bastante depois de Junho.

    Nas operadoras, neguinho fica preso a um contrato e cumprem o contrato, não sei agora depois da nova norma da anatel, agora antes queria ver alguém conseguir cancelar (o atendente desliga na cara). Com a operadora também não existe aquele probleminha básico do cliente pedir pra cancelar um ou dois meses porque o pc quebrou...

  13. #13

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Pra quem esta devidamente Legalizado, com conta em Banco conforme manda o figurino, dá até pra trabalhar no mesmo padrão das operadoras.
    Exemplo: Se for trabalhar no Plano Pós-pago: Somente para clientes devidamente em ordem com o sistema financeiro (sem Serasa/SPC), faz-se Contrato de 12 meses com fidelidade com multa contratual (no mesmo padrão das Operadoras), pega todos os Clientes/Boletos Positivos Financeiramente e faz ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS! Exemplo, se possuir 500 clientes com mensalidade de R$ 75,00, mando pro Banco 100 clientes para antecipar os 12 pagamentos: 100x75X12= R$ 9.000 (Evidente que o Banco vai Incidir um valor de Juros para antecipar os valores) mas se tem um VALOR MONTANTE DE UMA VEZ ao invés de ficar esperando o pinga pinga mês a mês. As Operadoras fazem assim, por isso que eles CONSULTA SERASA/SPC, Faz Contrato e no caso da Quebra do Contrato o cliente paga a Multa que é justamente o valor dos Juros/Multa cobrado pelo Banco pelas antecipação se chegaram a ser feitas. O que to dizendo é que é uma forma de se trabalhar com capital de giro, mas precisa ter um planejamento muito grande e saber investir os recebíveis antecipados, além do mais você deixa um outro LOTE DE CLIENTES na Carteira de Clientes mensal, que vão pagar normal, mês a mês.

  14. #14

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Agora pense uma Net-Virtua, Oi, Vivo, tim, com a carteira de clientes que possuem? Ex: Se só anteciparam 5.000 clientes da carteira deles, já dá pra pagar o cafezinho!!
    É por isso que as Grandes Operadoras conseguem capital para investimento. Trabalham com Títulos Recebíveis e Linhas de Créditos.
    E falo pra vocês, a maior GARANTIA e FIADOR em Créditos os clientes que se possui! (claro que tudo devidamente legalizado).
    É por isso que quando se liga pra querer cancelar o serviço com as Operadoras, eles pulam pra lá, e pra cá, rebola, dar desconto na mensalidade mas não deixa o cliente cancelar!!

  15. #15

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    E tudo isso que citei, não é apenas uma realidade para as grandes operadoras não amigos, isso é acessível a qualquer empresa! Grande ou Pequena! Falo isso por experiência própria.

  16. #16

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    aqui no meu provedor fiz um limpa , tinha uns 200 clientes aqui que todo mês era uma luta uma briga para receber , sabe o que eu fiz ? cansei parei de cobrar , ois para cobrar eu tenho gastos , esperei inteirar 3 mensalidades em aberto coloquei no spc cancelei o contrato , e ainda indiquei a concorrência para eles , fiquei com metade da minha cartela de clientes porem todos clientes ótimos , pagam antes de vencer, tem uns aqui que paga 6 meses antes , fiz uma jogada aumentei a mensalidade em 4 reais desses clientes ótimos e em troca dou a formatação e limpeza grátis em seus pcs , eles ficaram felizes me pagam certinho e estou com metade da minha cartela porem tendo o mesmo lucro ou ate mais se for ver rsrs estou com menos visitas técnicas por problemas de burrices de clientes e computador bichado , resumindo estou bem melhor agora afinal quantidade não é qualidade nao mesmo

  17. #17

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu sempre fui defensor da boa conversa, da negociação. Mas já observei que não dá certo. Se o cara fechar o 2º mes em aberto ele tem uma chance muito grande de saltar fora e ir dar o golpe em outro provedor.
    O pré-pago pode ser uma saída. Mas pode também gerar um trabalho extra enorme com instalação e retirada do equipamento. Isso se não sumirem com ele.
    Já imaginaram o sujeito faz uma assinatura pré-paga e usa dois meses. Daí ele não paga o terceiro mês e consequentemente não usufrui do serviço. Mas o equipamento que é o meio gerador de faturamento está lá parado. Daí vai retirar? O cara diz que vai voltar no mês seguinte. Se espera, ele volta paga pelo mês que vai usar e daí para de novo. Assim ele vai levando para poder equilibrar suas contas. Vira 12 meses de assinatura e o cara talvez usufrua 5 ou 6 meses e nós lá com o equipamento parado.
    Tá ficando muito complicado isso.
    Esta instabilidade no faturamento é preocupante. As grandes Teles não sentem isso porque a carteira é muito grande. Assim com tem gente atrasando, sendo cortadas etc etc. tem muita gente entrando.
    E eles não tem o custo adicional de ter um equipamento instalado. Corte, reinstalação etc etc tudo é feito remotamente. Quando assinante para, eles não perdem, só deixam de ganhar.
    Nós arriscamos perder até o equipamento quando o sujeito some com tudo.
    Só sobra o recurso judiciário que é altamente desgastante para nós.

    Puz! acordei apocalíptico hoje.
    Pré-pago não pode, conforme o novo regulamento.


    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    aqui tbem ja estou no segundo mês consecutivo com inadimplência alta, ja ate cancelei 2 mes passado e esse mes vai mais 2 pra vala...to aproveitando que acabou minhas antenas e to remanejando algumas aqui...tem uns aqui com 2 meses de atraso...como sei q vou perder mesmo, ja vou com a escada pra tirar...nem cobro mais...
    Depois que retiro o equipamento, eu nem esquento a cabeça.
    De 10 clientes que liga, apenas um acerta seus débitos.

    Citação Postado originalmente por webtelecom Ver Post
    é vero,até março de 2014 inadimplencia 2% ,hoje subiu para 10% nada bom,no caso consulto o cliente antes no serasa,caso há restriçao informo o cliente e negocio com ele plano pre pago e tambem assina promissoria do comodato,caso venha mudar-se ou nao devolver a antena,cobro a promissoria no JEC,normalmente vc instala usa e depois paga(pos pago) consegui evitar bastante problemas e mantive mais um cliente porque o cliente com nome no SPC ninguem forneçe serviço a ele,na data vencimento dele o mesmo deve pagar no dia senão é bloqueado,minhas condiçoes para este cliente.
    Cuidado, plano pré-pago não pode, conforme o novo regulamento.

  18. #18

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu vejo da seguinte maneira. O consumo ainda está muito alto.
    Na nossa cidade não há ainda queda no índice de empregos. Quem não trabalha ou é vagabundo ou incompetente.
    E até os incompetentes acabam conseguindo um trabalho ou outro.

    Vejo muita gente entalado em financiamentos. Daí todo mundo aperta na cobrança e sobra para nós.
    Eu sempre fui defensor da boa conversa, da negociação. Mas já observei que não dá certo. Se o cara fechar o 2º mes em aberto ele tem uma chance muito grande de saltar fora e ir dar o golpe em outro provedor.
    O pré-pago pode ser uma saída. Mas pode também gerar um trabalho extra enorme com instalação e retirada do equipamento. Isso se não sumirem com ele.
    Já imaginaram o sujeito faz uma assinatura pré-paga e usa dois meses. Daí ele não paga o terceiro mês e consequentemente não usufrui do serviço. Mas o equipamento que é o meio gerador de faturamento está lá parado. Daí vai retirar? O cara diz que vai voltar no mês seguinte. Se espera, ele volta paga pelo mês que vai usar e daí para de novo. Assim ele vai levando para poder equilibrar suas contas. Vira 12 meses de assinatura e o cara talvez usufrua 5 ou 6 meses e nós lá com o equipamento parado.
    Tá ficando muito complicado isso.
    Esta instabilidade no faturamento é preocupante. As grandes Teles não sentem isso porque a carteira é muito grande. Assim com tem gente atrasando, sendo cortadas etc etc. tem muita gente entrando.
    E eles não tem o custo adicional de ter um equipamento instalado. Corte, reinstalação etc etc tudo é feito remotamente. Quando assinante para, eles não perdem, só deixam de ganhar.
    Nós arriscamos perder até o equipamento quando o sujeito some com tudo.
    Só sobra o recurso judiciário que é altamente desgastante para nós.

    Puz! acordei apocalíptico hoje.
    O @1929 apocaliptico rsrsrsrs...
    Carlos acho que o pos-pago ainda é a melhor opçao e plano pré-pago acho que é sim uma boa opçao para o provedor se ingressar como diz o @Djaldair o cliente compra seu equipamento entao ele nao tem que se preocupar em retirar se ele nao pagar, mas dessa forma o cliente nao se senti em nenhuma obrigaçao em pagar todo mês acho que nao é isso que desejamos como provedor e sua lucrabilidade fica muito comprometida com isso , a minha empresa é 100% legalizada e ultilizo o BB COBRANÇA que tem varias ferramentas como protestar titulo e tudo mais mas a unica forma que vejo do cliente pagar em dia ou pelo menos nao deixar de pagar é fazer como as grandes teles fazem é ameaçando o cidadão com SPC e SERASA mas logico se o cara ja estiver la suas ameaças sao de nada agora é logico que so pode ameaçar quem estiver 100% legal se o cara for um provedor sem SCM por exemplo esta em maus lençois para cobrar seus clientes, mas abri este topico pq eu sabia que nao era somente eu que estava com este problema, no mesmo periodo do ano passado e retrasado estava tudo tranquilo mas este ano esta terrivel a inadimplência .

  19. #19

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Sempre tive este politica na minha empresa.O cara fica lá 2 meses sem pagar,negocio até o que for possível não tendo resolução retiro o ap.Pode parecer brincadeira,já até dei dinheiro p clientes somente para não te-los na rede.
    Clientes para encher linguiça dentro do sistema não serve par nada.

  20. #20

    Padrão Re: Indice de inadimplência subindo muito nos ltimos 4 meses, economia no Brasil...

    Só que na sua conta deveria dar R$ 90.000...

    Por acaso você sabe dizer o nome dessa linha de crédito? Me interessei e vou correr atrás disso.

    Um abraço.
    Márcio.