Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como faço esse roteamento?

    Pessoal, tenho pouco conhecimento de roteamento, firewaal, etc, por isso gostaria da ajuda. Seguinte:
    Minha rede mikrotik usa ssh e www para conectar a um servidor mk-auth. Preciso apenas conseguir acessar a página web hospedada neste servidor usando minha rede que tem ip diferente, então tá assim.
    Roteador DSL velox configurado com servidor DHCP - IP: 192.168.1.1
    Servidor mk-auth - IP: 172.31.255.2
    Mikrotik - Porta ether1 que se comunica com meu modem- 192.168.1.101
    Mikrotik - Porta ether2 que se comunica com o MKauth- 172.31.255.1

    Meu pc - 192.168.1.102
    Preciso digitar o IP do servidor 172.31.255.2 e abrir a pagina admin no meu pc.
    Então pergunto: devo configurar uma rota no MK para redirecionar e interligar o tráfego da rede. Como?
    Desde já, fico agradecido a quem poder ajudar.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    IP -- Routes

    +, você coloca em "dst address" 172.31.255.0/30" (suponho que seja um /30) e em "gateway" coloque 172.31.255.1, já deve bastar.
    Boa noite Arthur. Fiz essa configuração, mas ainda não funfou. Estou pingando da minha maquina local 192.168.1.101 no servidor 172.31.255.2 e não responde. Teria mais alguma informação?
    Desde já muito agradecido pela ajuda.
    Veja um croqui da topologia. Só preciso que meu note alcance o servidor que está em outra rede.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.png
Visualizações:	354
Tamanho: 	10,7 KB
ID:      	54234

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Corrigindo: /24 veja o prtsc
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rotas.png
Visualizações:	238
Tamanho: 	16,2 KB
ID:      	54235

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Boa noite amigo,

    Da maneira como a sua rede está disposta, você precisaria adicionar uma rota estática no modem e, caso use NAT no mikrotik, precisaria ainda fazer um redirecionamento de portas para o servidor.

    Você pode ainda criar uma rota estática em seu computador, apontando a rede de destino para o IP do mikrotik.

    Você pode conectar o seu computador na rede do mk-auth, usando como gateway o mikrotik. Certamente você tem regra de NAT para navegar através do modem, sendo assim, você conseguirá acessar tanto o servidor quanto o modem.

    Existem inúmeras formas de resolver este problema, citei algumas e acho a última a mais rápida e fácil de entender.

    Qualquer dúvida na configuração, é só falar que ajudamos.

    Abraço

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Citação Postado originalmente por jadirf Ver Post
    Servidor mk-auth - IP: 172.31.255.2
    Galera, que eu saiba, 255 não pode ser usado em endereçamento de IPs, no máximo até o 254...

  7. #7

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Galera, que eu saiba, 255 não pode ser usado em endereçamento de IPs, no máximo até o 254...
    Como?

    ==============================================================


    Seguinte jadirf você pode redirecionar a porta 85 no NAT e acessar pelo ip do seu mikrotik:
    192.168.1.100:85/admin

  8. #8

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Bom dia pessoal. Infelizmente ainda não consegui fazer esse roteamento. Sei que para aqueles que trabalham com MK e já tem uma boa bagagem não deve ser dificil fazer isso. Tenho lido vários tópicos e tentando todas as dicas aqui postadas, mas ainda não foi.
    Pelo meu entendimento, deve haver alguma regra no NAT para escutar a ether1 e quando chegar uma requisição para o ip 172... o tráfego ser direcionado para a ether2 correto?
    Mas não estou conseguindo fazer essa bagaça. Por isso fico muito agradecido a quem puder postar uma informação de como fazer essa config.

  9. #9
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Pesquisei e realmente é possível usar 255 para rede (somente para rede, não para host).
    Veja bem, ambas as redes estão diretamente conectadas a RB, não precisa fazer nada para que elas se enxerguem, nem redirecionamento, nem adicionar rota.
    Somente é necessário isso quando existe mais de um roteador na rede, ficando a maquina atras dele. Até pelo seu print todas as rotas estão com distance 0 (diretamente conectadas).
    Provavelmente seu problema seja alguma regra de firewall na maquina do MK-Auth, por padrão geralmente não aceitam conexões de outras redes (que não seja a local). Como esse conexão vem de outra rede é considerada "de fora".

  10. #10

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    ip>routes> dst-address 172.31.255.2 gateway 192.168.1.101



    pelo que eu entendi, dessa forma resolve

  11. #11

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Boa noite alexrock. As redes são diferente e sendo assim é necessário uma rota. Veja que o MK está entre uma rede e outra. O mk-auth ta aceitando normalmente conexões vindas da mesma rede.

  12. #12

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Boa noite BitPC. Já tentei e não funciona. Acho que deva ter alguma regra de firewall para redirecionar e encontrar a rede.

  13. #13
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Mas veja lá o "preference source", o que isso implica?
    A pergunta é: quem é o gateway do notebook? O modem roteado ou o Mikrotik?

    Se for o modem, será necessário realmente adicionar essa rota no modem (não entendi porque o modem está roteado, isso só complica e causa problemas) e redirecionar o porta no Mikrotik.

    Se for o Mikrotik, não precisa fazer nada. Veja mais abaixo.

    Sobre a questão de roteamento entre redes diretamente conectadas, tenho aqui a seguinte topologia: 4 redes distintas, como as configurações abaixo:

    IPs e interfaces:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         roteamento2.JPG
Visualizações:	224
Tamanho: 	38,6 KB
ID:      	54256

    Rotas criadas automáticamente:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         roteamento1.JPG
Visualizações:	254
Tamanho: 	25,0 KB
ID:      	54257

    Acesso qualquer máquina em qualquer rede, sendo meu gateway o Mikrotik (ele conhece como chegar no destino, tem as rotas...).

    Tenho quase certeza que o gateway do amigo não é o Mikrotik....

  14. #14
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Eu ainda acho que o "preference source" implica, porque aqui só resolvo isso quando crio uma rota sem definir o "pref src" tudo funciona.
    Essas rotas foram criadas automaticamente quando atribuí o IP nas interfaces. Qual seria o problema resolvido com esse "truque" que você citou?

  15. #15
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Em qual versão do MK? Pode ser algum bug, pois tem que funcionar tranquilo.

  16. #16
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Bom dia,

    Você consegue sucesso ao menos no teste de ICMP (ping)? Do seu notebook até o mk-auth?

    Abraço

  17. #17

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Bom dia Alexrock. Desde já agradecido pela ajuda. O gateway de internet é o modem. No meu entendimento, o Mikrotik, o MKauth e tudo que está atrás do modem fazem parte da rede interna. No caso do servidor MKauth ele está mais distante ainda, pois está em outra rede e em outra porta (ether2) do Mikrotik. Sendo assim, pergunto: faz diferença para o note que o gateway seja o modem?

  18. #18

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Você consegue sucesso ao menos no teste de ICMP (ping)? Do seu notebook até o mk-auth?

    Abraço
    Bom dia gamineiro. Não há resposta ou "Esgotado o tempo limite do pedido"
    Desde já agradecido pela ajuda.

  19. #19
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como faço esse roteamento?

    Sim, faz toda diferença. Nesse caso, a questão de adicionar rota está fora de questão (acho difícil o modem ter alguma opção de rota estática e, mesmo se tiver, não confiaria). Nesse caso, o mais viável seria o redirecionamento de porta sugerido pelos amigos @BitPC e @gamineiro.

  20. #20
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirf Ver Post
    Bom dia gamineiro. Não há resposta ou "Esgotado o tempo limite do pedido"
    Desde já agradecido pela ajuda.
    Bom, então precismos de alguns dados. Nos diga o gateway configurado em cada equipamento da rede. Se possível, nos traga a saída dos comandos abaixo também.

    Código :
    /ip address print
    Código :
    /ip firewall nat print

    Abraço