+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão R52Hn ou XR5 + Omni Hyperlink 12db

    Então...to aqui com uma duvida miserável...to com uns 15 Airgrid colados na torre, no máximo 700mts, como ando meio "liso" ($$$) andei pensando em fazer alguns remanejamentos de equipamentos...só que nao quero fazer muita lambança...tenho clientes na fila aqui...como to com muita vontade de comprar umas TP-LINK pra testar, pois a galera andou me falando que sao boas e tal, ainda mais que o preço me agrada tbem...entao vamos logo a minha ideia...
    Quero colocar uma Omni numa altura de 20mts na minha torre pra pegar essa galera proxima, usando as CPE da TP-LINK, assim remanejo essas Airgrid pra longe, tenho aqui parados 2 RB 433, 4 R52Hn e 3 XR5, queria aproveitar esse equipamento parado e comprar só a omni pra fazer o serviço...(se eu nao tivesse nada disso parado aqui compraria uma omnitik)...
    Só que vi muita gente falando que nao é muito saudável usar o R52Hn só com um "chain" ligado, tipo super aquece e tal...nao sei sobre isso pq quando eu usava eles era em PTP entao usava os 2 "chains"...se eu pudesse usar o R52Hn tranquilamente seria uma boa, pois usaria em "N" e tava tudo sussa...ja com o XR5 só vai dar pra usar em "A"...

    Alguem ai pra trocar umas ideias?

  2. #2

    Padrão Re: R52Hn ou XR5 + Omni Hyperlink 12db

    O problema de R52hn não é apenas em adaptador pci>minipci? Pelo que entendi umas reclamações no forum da MK era isso. Realmente antigamente esses adaptadores tinham jumper pra setar IOPower entre 5 ou 3,3V, hoje pelo visto é fixo em 3,3V, mas parece que os cartões de alta potencia esperam 5V naquele ponto.


    Tenho RB433 com 3 R52HN e não notei esse aquecimento. Em modo B fica ruim, mas em N, 2,4GHz, fixo em MCS3, acho extremamente estável.

    Alias, uso fan 12V de 80mm, ligado daqueles pinos de 5V (Se tiver porta USB põe nela), a rotação é menor que em 12V, mas se usar fan de rotação razoavel (1800RPM) em 5V ainda terá uns 500RPM, ventila legal, eu dou um pingo de silicone de alta temperatura e coloco o fan nuns 45º em cima da RB, de modo que ventile os cartões também. Silicone de alta temperatura demora 24h pra secar mas deixa o fan bem fixo. Uso isso em RB433, 435 e 600. O trabalho é achar 5V ou mais nelas, nalguma tive que colocar regulador de tensão porque não achei (Acho que na RB600).

    Mas... NS Loco M2 não fica mais barato que WOG212?

    Só cuida com as wog212 B/G, só essa semana ví que tem B/G/N, porque todas que vejo onde compro são ainda B/G, aí não vejo vantagem.

    E pensa seriamente nas omni de 9dBi ou menos, minhas Oiw de 9dBi se sairam bem melhor em MCS3 ou 4 que Aquario de 12dBi. A Aquario só ficou estável, com 99% de CCQ, com 21dBm, em 18 ou 19dBm acho que dava coisa tipo 50% de CCQ, apesar de ter mais de 30dB de SNR (De 100 a 300m testei). Oiw 9dBi teve CCQ linearmente caindo a cada dB abaixo de 18dBm, mas com 18dBm tive conexão ótima a 300m.
    ACHO que as duzias de portadoras a mais que N tem sofrem mais com reflexos em omni de ganho grande.

  3. #3

    Padrão Re: R52Hn ou XR5 + Omni Hyperlink 12db

    @rubem, vc falou sobre a 2.4....kkkk e eu tava me referindo a td na 5.8, mas ta valendo...

  4. #4

    Padrão Re: R52Hn ou XR5 + Omni Hyperlink 12db

    vlw