Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Pessoal, estou com um problema aqui, estou cobrindo um evento para colocar internet, comprei 3 UniFi outdoor, a área é uma área pequena e a rede era para comportar ate 600 clientes, mas quando chega em 150 clientes conectados a latência sobe de mais para o gateway e ninguém consegue navegar. Não sei mais o que fazer alguem pode me ada uma LUZ?

  2. #2

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    ta com a ultima vers'ao de firmware neles?
    esta usando a ultima versao do controlador?

  3. #3
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    sim esta com a ultima versão

  4. #4

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Cara eu tinha esse mesmo problema... Vai ai a receita que vai te salvar

    Coloque 1 unifi para cada 30 clientes ou 40 no maximo
    Coloque 1 SSID para cada unifi.
    Configure uma Routerboard 1100ahx2 com hotspot e controle a banda dos seus usuarios
    Defina um range de pelo menos 1000 ips para sua rede
    A cada 1 hora limpe o lease do dhpc

    Pronto, seu problema estara resolvido!

    Aqui quando montamos a feira tenho 10mb de internet para 400 clientes e nao tenho problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Melhor ainda: Veja este vídeo.
    O UniFi tem um sistema próprio de gerenciamento que facilita tudo.

  6. #6

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Ah eu tbm tive um bom desempenho usando os roteador de 3 antenas e 300mbs da tplink...

    Seu unifi eh o LR?

  7. #7

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    Cara eu tinha esse mesmo problema... Vai ai a receita que vai te salvar

    Coloque 1 unifi para cada 30 clientes ou 40 no maximo
    Coloque 1 SSID para cada unifi.
    Configure uma Routerboard 1100ahx2 com hotspot e controle a banda dos seus usuarios
    Defina um range de pelo menos 1000 ips para sua rede
    A cada 1 hora limpe o lease do dhpc

    Pronto, seu problema estara resolvido!

    Aqui quando montamos a feira tenho 10mb de internet para 400 clientes e nao tenho problemas.
    Amigo Júnior, no seu case os UniFI estavam a que distância um do outro? Existia obstáculos?

  8. #8

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    O espaço total da feira era de 45 mil metros quadrados.
    Sobre a distancia entre um e outro variava muito, onde tinha mais concentração de gente eu colocava mais Unifi, cheguei a colocar 5 unifi em uma tenda de 3 mil metros quadrados.

    Os unifi era todos ligados via cabo de rede, fibra optica ou PTP com nano stations, sempre deixei a funçao WPS desativada. A wireless ficava aberta sem criptografia, a autenticaçao era feita pelo hotspot... Tanto a criptografia quanto o wps pedem um pouco mais de processamento, ou seja, se eu deixasse isso ativos eu perdia na quantidade de usuarios conectados.

    Todo o processamento pesado fikava por conta na 1100ahx2, que dava conta numa boa!!

  9. #9
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    então esses 3 unifi não aguentariam 600 pessoas?

  10. #10

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    então esses 3 unifi não aguentariam 600 pessoas?
    Definitivamente NAO, no maximo 150 pessoas

    O chipset do Unifi UAP-LR foi projetado para atender 50 usuarios, entao para manter uma boa qualidade no serviço eu coloco 1 unifi para cada 40 usuarios.

    Voce tambem pode usar o TP-LINK WR-941, ele aguenta a mesma media de usuarios, mas num trafego pesado ele perde muito desempenho e o alcance do sinal nao eh tao grande quanto ao do UNIFI.

    Lembre-se de sempre comprar o UNIFI UAP-LR, ele é mais caro que o UAP porem o sinal eh muito mais forte e suporta mais usuarios... se o UNIFI que voce usou foi o UAP ele suporta no maximo 30 usuarios

  11. #11
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Os Unifi, TPLink e Mikrotik usam quase todos chips Atheros, sendo a diferença a etapa de rf e o software...

  12. #12

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Pessoal, estou com um problema aqui, estou cobrindo um evento para colocar internet, comprei 3 UniFi outdoor, a área é uma área pequena e a rede era para comportar ate 600 clientes, mas quando chega em 150 clientes conectados a latência sobe de mais para o gateway e ninguém consegue navegar. Não sei mais o que fazer alguem pode me ada uma LUZ?
    Imposivel, em 802.11b (seus clientes operam esse padrao) nao tem como atender mais de 25-30 clientes simultaneos. Tem que utilizar varios aparelhos com SSID diferentes. É uma limitação do 802.11b standar

  13. #13
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Mas varios APS com SSID diferentes os usuarios não vão se alterar de APS automaticamente como uma rede mesh, quero uma rede = de telefonia, teria como fazer isso?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Mas varios APS com SSID diferentes os usuarios não vão se alterar de APS automaticamente como uma rede mesh, quero uma rede = de telefonia, teria como fazer isso?
    Foi isso que perguntei para o @UBNT-Chadi em outra lista de discussão.
    Pois quando se usa SSID diferente, ao mudar de AP vai precisar conectar novamente. Ele me disse que isso é feito tão rápido no UniFi que não é percebido.
    Me disse ainda que o uso do mesh, que eu também entendia ser o melhor, iria causar muita interferência entre os APs pois fica tudo no mesmo canal. Talvez pelo uso indoor seja potencializada esta interferência.

    Porque eu uso mesh numa parte da nossa cobertura. Mesh HWMP do mikrotik . Não sei se este protocolo lida melhor com choque de pacotes ou com interferências. Creio que interferências ele não deve influenciar, pois isso ocorre na etapa de RF, enquanto a manipulação do tráfego é feita pelo HWMP depois da etapa de RF.

    Mas seja como for, não encontramos problemas relacionados com interferências neste mesh. Talvez por ser outdoor e as distancias entre os APs serem maiores.
    Partindo do princípio exposto num outro vídeo do @Computech, normalmente a interferência não é tanto quanto se pensa. O mais importante é que o sinal dos clientes chegue no AP com uma diferença grande em relação ao sinal recebido de outros APs.
    Ou seja, para cliente com bom sinal não existe interferência significativa. É o famoso SNR.

    Porém num ambiente fechado o nível de interferência pode ser alto com tudo no mesmo canal e daí SNR nenhum vai conseguir suplantar este nível crítico.
    Deve ser por isso que em indoor a coisa se comporta de forma diferente.

  15. #15
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Mas é isso que falei com outro SSID mesmo que o sinal esteja fraco ele não vai mudar, so se perder a conexão com o outro AP, mas vou continuar pesquisando qualquer novidade posto aqui

  16. #16

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Mas é isso que falei com outro SSID mesmo que o sinal esteja fraco ele não vai mudar, so se perder a conexão com o outro AP, mas vou continuar pesquisando qualquer novidade posto aqui
    Daí também fiquei curioso. Com o mikrotik dá para fazer isso no Access list expulsando o cliente com sinal baixo.

  17. #17
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Boa observação mas no UniFi não achei essa opção, e se eu colocar 10 equipamentos nesse local vou sofrer muito com interferência?

  18. #18

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Boa observação mas no UniFi não achei essa opção, e se eu colocar 10 equipamentos nesse local vou sofrer muito com interferência?
    Você viu o vídeo que postei anteriormente com um "case" com vários UniFi?
    Mostrava bastante gente conectada e navegando com boa banda.

  19. #19

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Boa tarde...preciso cobrir um evento..com o UNIFI mas preciso fazer um cadastro dos usuários que irão conectar em minha rede, por exemplo queria que eles cadastrassem seu nome e telefone, acredito que tenho que usar o hotspot mas estou com dificuldade, alguém tem alguma sugestão!?

  20. #20

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    pq o hotspot da unifi ele já me da as senhas prontas ai os clientes teriam que vir até o estande para fazer o cadastro eu precisava de um cadastro direto, na hora q ele conectar já pedir o nome eo telefone.

    Obrigado!