Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Sobre os SSIDs serem iguais ou diferentes é uma questao pessoal, eu nao uso pois fica mais facil resolver os problemas quando sei qual o SSID do radio defeituoso.

    Nunca testei com o RocketM, já usei o BulletM2 e nao fiquei muito contete! O sinal chega muito mais longe, mas nao suporta muitos usuarios conectados!

    Aqui pra min as melhores opçoes foram UniFi UAP-LR (esse modelo LR tem 400mw e suporta mais usuarios) e tambem fikei muito contente com o resultado do TP-LINK WR941 em um ''modo bridge".

    Lembrando que sempre uso os radios em modo bridge quem controla tudo aqui (dhcp, nat, firewall, bloqueios, hotspot, controle de banda, etc) é uma routerboard.

  2. #42
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    e tambem fikei muito contente com o resultado do TP-LINK WR941 em um ''modo bridge".
    Se você gostou do WR941 vou sugerir para você o WA901ND, é o mesmo chipset e tem POE nativo (vem com o injetor) facilita muito a instalação...

  3. #43

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Você tem que pensar o seguinte, esse equipamento precisa de um servidor DHCP para ser gerenciado, então acho que para um sistema ISP não seria muito interessante, por conta de dificuldade de gerencia do equipamento eu não arriscaria prefiro utilizar os APS convencionais.
    Mas se estiver em bridge, daí uma RB na torre resolve isso roteando 4 Unifi Outdoor.

    Este detalhe do DHCP é a primeira vez que vejo ser citado. A propaganda da própria Ubiquiti dá a impressão que num evento por exemplo eles trabalhariam sendo gerenciados pelo gerenciador incluso no sistema e assim não dependendo de outro equipamento para fazer este gerenciamento.
    E com o outdoor AC então abre um leque bem maior a meu ver.

    http://www.ubnt.com/unifi/unifi-ap-ac-outdoor/

    Quero insistir no debate sobre a possibilidade de uso por ISPs, e não só para eventos, só pelo detalhe de ser totalmente compatível com 802.11. Nada de Airmax, ou qualquer outro protocolo proprietário.

  4. #44
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Entendi sua visão agora, é pode ser que dê certo sim, tira uma duvida minha, tem como setar um IP para o UniFi? pois para acessa-lo pelo software da ubiquiti ele ira precisar de um IP não é isso?

  5. #45

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Para ISP acredito que nao seja o equipamento ideal, pois a potencia de sinal nao seria das melhores.

    Temos outras opções mais baratas e com potencia melhor da intelbras por exemplo.

  6. #46

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Entendi sua visão agora, é pode ser que dê certo sim, tira uma duvida minha, tem como setar um IP para o UniFi? pois para acessa-lo pelo software da ubiquiti ele ira precisar de um IP não é isso?
    Sim, voce deve colocar um IP nele! O restante da configuracao eh bem simples

  7. #47
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    anoite vou realizar um teste e posto aqui

  8. #48

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    Para ISP acredito que nao seja o equipamento ideal, pois a potencia de sinal nao seria das melhores.

    Temos outras opções mais baratas e com potencia melhor da intelbras por exemplo.
    Com relação a potencia, pelo datasheet não é tão limitada assim. O modelo que tem menor potencia, tem 22dbm em 5.8 Outros com 28dbm e até com 30dbm.

    Potencias que na prática não se usa.
    Uma coisa que me desperta a curiosidade na linha UniFi é a forma de tratar os sinais que chegam. Eles chamam de "Diversidade Espacial".
    Pelo que entendi isso faz com que as interferências sejam minimizadas.

  9. #49
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Com relação a potencia, pelo datasheet não é tão limitada assim. O modelo que tem menor potencia, tem 22dbm em 5.8 Outros com 28dbm e até com 30dbm.

    Potencias que na prática não se usa.
    Uma coisa que me desperta a curiosidade na linha UniFi é a forma de tratar os sinais que chegam. Eles chamam de "Diversidade Espacial".
    Pelo que entendi isso faz com que as interferências sejam minimizadas.

    Buenas gurizada!!!
    Pessoal, grande tópico de discussão. é assim que se aprende e se ensina.
    parabéns ao junior.corazza que acertou em tudo que disse.
    Bom, continua sempre a mesma dica a todos:
    Quer cobrir um evento grande? NÃO USE POUCOS EQUIPAMENTOS!
    É sempre o mesmo erro que vemos acontecer.
    Mantenham os 30 a 40 clientes pra cada AP. não importa se é linha A,B,C,D,E, ou fabricante X Y Z .quem trabalha com wireless e entende wireless (são duas coisas bem diferentes), sabe que acima de 40 clientes é problema na certa .
    A linha nova da ubnt tem se mostrado excelente.Porém, ela também sofre com elementos estruturais como paredes, estruturas de ferro e aluminio, entre outras.
    Nas feiras o grande problema é a instalação incorreta dos equipamentos. é preciso projetar a instalação conforme o espaço a ser coberto.não adianta colocar o AP a 15m do chão e achar que ele irá cobrir tudo que não irá! pensem e analisem no local onde colocar os APS. é simples, basta usar a cabeça. se você enxerga bem o Ap o seu notebook ou tablet ou celular também irá enxergar. eu sempre indico no máximo distâncias de 100m visual do AP sem obstáculos grandes.
    Tem um video da computech que mostra que o equipamento, quando bem configurado, suporta eventos grandes perfeitamente.busquem no youtube no canal da computech que o Luciano franz explica perfeitamente como funciona bem esta nova tecnologia. Fora isso é caprichar nas instalações que tudo dará certo.
    Abraço a todos.

  10. #50

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Bom....eu precisava saber se alguém conseguiu usar o hotspot da unifi...eu até consigo mas eu precisava de uma opção apenas pro cliente colocar o nome e telefone pra mim entrar em contato com o mesmo para uma futura assinatura...se alguem sabe como faze isto direto pelo unifi agradeço...abraço!

  11. #51

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Olá @leandrolopeswifi , o homem das visadas e dos fresnel.
    Para quem o conhece sabe que ele sempre bate nesta tecla nas instalações outdoor. Em 802.11 isso é fundamental.
    Agora ele ilustrou bem para ambientes indoor. Se o usuário enxerga, o note também vai enxergar. Foi direto heheh

    Eu até assistir um dos vídeos do Luciano sobre o UniFi, não chamava muito a atenção ao equipamento. Com este vídeo que postei, daí eu fiquei impressionado com o rendimento.
    Mas quero pensar mais adiante, em uso outdoor...
    Quanto sai para fibrar uma avenida por exemplo? Quanto sai para colocar alguns desses em pontos estratégicos nesta mesma avenida? Principalmente o novo modelo AC?

  12. #52
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Quer cobrir um evento grande? NÃO USE POUCOS EQUIPAMENTOS!
    É sempre o mesmo erro que vemos acontecer.
    Mantenham os 30 a 40 clientes pra cada AP....
    Que bom quando alguém com bastante conhecimento na prática fala isso. Nesse posts sempre aparecem os vendedores falando que o equipamento deles atende sozinho 600 milhões de usuários, que vale o investimento de R$ 10.000 reais... mas nunca provam nada...

  13. #53
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Olá @leandrolopeswifi , o homem das visadas e dos fresnel.
    Para quem o conhece sabe que ele sempre bate nesta tecla nas instalações outdoor. Em 802.11 isso é fundamental.
    Agora ele ilustrou bem para ambientes indoor. Se o usuário enxerga, o note também vai enxergar. Foi direto heheh

    Eu até assistir um dos vídeos do Luciano sobre o UniFi, não chamava muito a atenção ao equipamento. Com este vídeo que postei, daí eu fiquei impressionado com o rendimento.
    Mas quero pensar mais adiante, em uso outdoor...
    Quanto sai para fibrar uma avenida por exemplo? Quanto sai para colocar alguns desses em pontos estratégicos nesta mesma avenida? Principalmente o novo modelo AC?
    Buenas 1929!!! Tudo tranquilo tchê?!
    É bem isso ae. fiz a cotação da sua pergunta...
    Em média o KM instalado de fibra está na faixa de R$10.000,00 A 15.000,00.
    Então dependendo do caso, uma rede bem estruturada e bem gerenciada, seria mais fácil de intalar do que a fibra (fth ou fdth)fiber to home e fiber direct to home).
    Com os modelos Ac dá pra ter um cluster de airfibers por exemplo e aumentar a banda e ainda ter redundância. o que seria caríssimo se usássemos fibra.
    Acho que é isso.
    Abraço.

  14. #54

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por irineo Ver Post
    Bom....eu precisava saber se alguém conseguiu usar o hotspot da unifi...eu até consigo mas eu precisava de uma opção apenas pro cliente colocar o nome e telefone pra mim entrar em contato com o mesmo para uma futura assinatura...se alguem sabe como faze isto direto pelo unifi agradeço...abraço!
    O Unifi nao faz isso nativamente!! Voce precisara de uma RouterBoard da mikrotik com um sotware de terceiros instalado para poder ter essa opçao no seu hotspot!!

    Realmente, vendedor fala demais e cumpre de menos, se alguem falar q o equipamento dele suporta 200 usuario simultaneos pede pra que ele deixe voce testar e depois se der certo faça a compra!!

  15. #55

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Afinal, quantos clientes este equipamento suporta simultâneamente, pois já aprendi a conta de quantos clientes é o ideal por equipamento.

  16. #56

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    @dmarcio creio que aquele vídeo que postei tem esta informação, não baseada em tabelas. Estas não levam em consideração a banda que cada um consome.
    A prática diz melhor sobre capacidades que vão variar dependendo das bandas liberadas.
    Veja no vídeo quantos tem online por AP e quanto de banda já passaram individualmente. Bem mais do que já foi recomendado aqui no tópico.

  17. #57

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Aqui pra min na pratica com UNIFI UAP-LR 40 clientes com 2mb cada!

  18. #58

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    essa é bom numero em 2.4GHz!!!

  19. #59

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Correto, pode usar SSID iguais e aproveitar as vantagens do UNIFI de roaming. Porem 150 clientes simultaneos podem ser 50 por AP o que ja é muita coisa. Um detalhe, a UBNT avisa que quando tem mais clientes que o que comporta a latencia aumenta consideravelmente.

  20. #60
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cobrir evento de festa com UniFi outdoor

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    Cara eu tinha esse mesmo problema... Vai ai a receita que vai te salvar

    Coloque 1 unifi para cada 30 clientes ou 40 no maximo
    Coloque 1 SSID para cada unifi.
    Configure uma Routerboard 1100ahx2 com hotspot e controle a banda dos seus usuarios
    Defina um range de pelo menos 1000 ips para sua rede
    A cada 1 hora limpe o lease do dhpc

    Pronto, seu problema estara resolvido!

    Aqui quando montamos a feira tenho 10mb de internet para 400 clientes e nao tenho problemas.
    O junior falou tudo. precisa de mais equipamentos pra prover wifi pra 600 clientes amigo.
    Cada unifi outdoor bem configurado, em uma rede bem configurada, com cache, etc, segura tranquilo 50 a 60clientes. se vc quer 600clientes, no mínimo terias que ter instalado 10 equipamentos .
    potencia baixa, microcélulas, esse é o conceito ou receita pra que voce consiga atender vários clientes. pra rotear todo mundo recomendaria uma RB1100AH ou superior.
    Abraço.