+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com um enlace ponto a ponto

    Pois bem amigos,

    Estou tentando fazer um enlace para um hotel fazenda, o hotel precisará de licença na Anatel para fazer esse ponto a ponto?

    O enlace tem um pouco menos de 24 km em linha reta (sem contar a altitude - tirei a medida no google earth, não sei quanto a confiabilidade), e quero colocar mais ou menos de 50 a 70 mbps.

    Estou lendo várias coisas sobre o assunto para ver se consigo fazer e li que coisas como rios, arvores e rede de energia podem causar interferência, tenho no caminho desse enlace rios, arvores e rede de alta tensão.

    Em linha reta tenho também próximo do caminho um aeroporto, então gostaria de saber se posso estar causando alguma interferência nos rádios deles ou o deles no meu? (cá entre nós, não queremos derrubar nenhum avião)

    Quais equipamentos são os melhores para este enlace?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    A frequência homologada para rádios de dados não atrapalha aviação. Dependendo da frequência do rádio você (e não o cliente) tem que ter liberação na Anatel.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    A frequência homologada para rádios de dados não atrapalha aviação. Dependendo da frequência do rádio você (e não o cliente) tem que ter liberação na Anatel.
    Normalmente não. Mas para isso vai ter que observar as regras. Principalmente em alguns canais do 5.x tem que ativar o DFS para quando detectar sinal de radar, o rádio mudar de canal.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    Bom, na realidade só quero fazer esse enlace, é para a nossa empresa mesmo (um hotel fazenda), acredito que não vou precisar de licença e espero que não, ouvi falar que se pode utilizar antena de operadoras? Como funciona?

    Quais os equipamentos que vocês aconselham? Para que eu não me incomode e consiga tranquilo transportas de 50 - 70 mbps.

    Será que terei muitos problemas com interferência? Estou levando internet para lá por que a qualidade dos provedores de lá é muito baixa, e preciso de uma solução, afinal de contas, meus clientes não querem nem saber se o provedor é bom ou ruim, querem internet.

    Precisam das coordenadas para me ajudar?

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    na precisa licença se for um link entre empresas. Em realidade a licensa do SCM é para que Vende o serviço.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por LeoCardosoJr Ver Post
    Bom, na realidade só quero fazer esse enlace, é para a nossa empresa mesmo (um hotel fazenda), acredito que não vou precisar de licença e espero que não, ouvi falar que se pode utilizar antena de operadoras? Como funciona?

    Quais os equipamentos que vocês aconselham? Para que eu não me incomode e consiga tranquilo transportas de 50 - 70 mbps.

    Será que terei muitos problemas com interferência? Estou levando internet para lá por que a qualidade dos provedores de lá é muito baixa, e preciso de uma solução, afinal de contas, meus clientes não querem nem saber se o provedor é bom ou ruim, querem internet.

    Precisam das coordenadas para me ajudar?
    Coloque as coordenadas por favor Leo.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    Obrigado aos que estão me ajudando.

    Pelo que vi no Google Earth as coordenadas são essas:
    26º17'40.64"S - 48º50'30,39"O


    26º04'57.68"S - 48º52'47.97"O

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por LeoCardosoJr Ver Post
    Obrigado aos que estão me ajudando.

    Pelo que vi no Google Earth as coordenadas são essas:
    26º17'40.64"S - 48º50'30,39"O


    26º04'57.68"S - 48º52'47.97"O
    Leo,vc ja tem a altura das torres?

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    Não precisa de SCM, mas se for frequência diferente de 2.4 e 5.8 precisa de licença da frequência.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com um enlace ponto a ponto

    Tenho um prédio de três pavimentos e em cima dele posso colocar até um mastro ou até fazer uma torre, isso em Garuva, uma das coordenadas que passei.

    E em Joinville tenho um prédio com 2 pavimentos, não sei se posso construir torre lá.

    Ouvi falar que posso estar usando uma torre de outra operadora, isso é possível? Como funciona?