Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    @speedpc, foi muito providencial voce ter postado novamente a referencia a res. 537.
    A gente acaba ficando no esquecimento.

    Numa leitura rápida me parece que existe uma brecha de utilização que não depende de investimentos em licenciamento, mas por outro lado nos coloca nas mãos de terceiros que nem sempre vão estar no mesmo barco conosco, que são as instituições públicas. De 3400 a 3410.. é uma faixinha bem estreita.

    E no anexo, no art 18 que acho ser a 'alma' da questão, a atribuição será feita para micro e pequenas empresas. Só se não houver interesse dessas é que poderia ser permitido o ingresso de grandes empresas.
    Então veja, o país tem 5 mil e tantos municípios, tem lugar para muita gente.

    150 participantes é uma conta bem modesta. E são 40 canais disponíveis localmente e a largura máxima permitida é de 45mhz.
    Já imaginaram trabalhar num espectro desses sem se preocupar com a vizinhança....?

    Speedpc, quanto a utilizar fundos da associação para compra de equipamentos eu vejo uma situação que pode ser embaraçosa. Todos os associados vão querer entrar de cabeça no projeto. A "fome" por equipamentos vai ser grande. E por outro lado vai precisar fundos para comprar a licença. Eu imagino que a prioridade deve ser a questão legal. O investimento em equipamento deveria ser de cada um.
    Como determinar quem compra , quem recebe equipamento? por sorteio, por aporte de cotas tipo consórcio? Acho que isto precisaria de um capítulo a parte até porque vai aparecer gente que vai dizer que ficou para trás.
    A não ser que a associação utilize seus recursos para a compra, pois assim poderia fazer uma compra maior e obter melhores preços, e esta ao chegar o equipamento, seja imediatamente reembolsado pelo participante.
    Você que já está mais entrosado com os equipamentos, descreva para nós o que vai ser necessário para uma célula e os custos aproximados.
    Ah! ia esquecendo, também os custos para com o cliente instalado.

    Até que num segundo momento, havendo disponibilidade de recursos a assembleia possa destinar estes recursos para financiar expansões.

  2. #102

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @speedpc, foi muito providencial voce ter postado novamente a referencia a res. 537.
    A gente acaba ficando no esquecimento.

    Numa leitura rápida me parece que existe uma brecha de utilização que não depende de investimentos em licenciamento, mas por outro lado nos coloca nas mãos de terceiros que nem sempre vão estar no mesmo barco conosco, que são as instituições públicas. De 3400 a 3410.. é uma faixinha bem estreita.

    E no anexo, no art 18 que acho ser a 'alma' da questão, a atribuição será feita para micro e pequenas empresas. Só se não houver interesse dessas é que poderia ser permitido o ingresso de grandes empresas.
    Então veja, o país tem 5 mil e tantos municípios, tem lugar para muita gente.

    150 participantes é uma conta bem modesta. E são 40 canais disponíveis localmente e a largura máxima permitida é de 45mhz.
    Já imaginaram trabalhar num espectro desses sem se preocupar com a vizinhança....?

    Speedpc, quanto a utilizar fundos da associação para compra de equipamentos eu vejo uma situação que pode ser embaraçosa. Todos os associados vão querer entrar de cabeça no projeto. A "fome" por equipamentos vai ser grande. E por outro lado vai precisar fundos para comprar a licença. Eu imagino que a prioridade deve ser a questão legal. O investimento em equipamento deveria ser de cada um.
    Como determinar quem compra , quem recebe equipamento? por sorteio, por aporte de cotas tipo consórcio? Acho que isto precisaria de um capítulo a parte até porque vai aparecer gente que vai dizer que ficou para trás.
    A não ser que a associação utilize seus recursos para a compra, pois assim poderia fazer uma compra maior e obter melhores preços, e esta ao chegar o equipamento, seja imediatamente reembolsado pelo participante.
    Você que já está mais entrosado com os equipamentos, descreva para nós o que vai ser necessário para uma célula e os custos aproximados.
    Ah! ia esquecendo, também os custos para com o cliente instalado.

    Até que num segundo momento, havendo disponibilidade de recursos a assembleia possa destinar estes recursos para financiar expansões.
    Acontece que nos nao podemos deixar passar a oportunidade de usar o poderio de verba que a associaçao vai ter para financiamento de equipamentos e que será de forma de consorcio entre os associados isto tudo sera exposto na primeira assembleia e qual sera a metodologia de sorteio e o caso de alguem reclamar que ficou para trás infeleizmente é o que eu disse antes vai ter que haver confiança um nos outros sem isso nada vai pra frente .

    Valores de equipamentos, usado é uma historia, novos logicamente é outra coisa, agora vamos considerar que seja novos e direto do distribuidor principal da Alvarion por exemplo uma pequena compra cada celula pronta ficaria por volta R$35.000, agora isso em uma pequena compra, se podermos ultilizar o poderio de verba da associaçao por exemplo uma comprar de 2.000.000 de dolares esse valor por celulas cai para 3 ou 4 vezes menos uma celula pode cair para menos de 10.000 reais por isso é tao importante o poderio de verba da associaçao e a confiança mútua entre os associados e esse valor por celula pode cair ou aumentar dependendo do tipo do equipamento que cada provedor optar em usar o modelo tradicional ( IDU+ODU+RETIF. + ANTENAS e ASN-gateway) ou da forma compacta mas nao tao eficaz (sem IDU e ODU ) cada modelo de aplicaçao tem seu preço e será usado para destinos diferentes a forma compacta é usada muitas das vezes somente para cobrir areas de sobra com intesidade de sinal baixa onde a latência fica critica por este motivo . Equipamento cliente seria por volta de 90 a 200 reais depedendo do equipamento isso logico em compras grandes .

    Mas é isso grande Carlos mas o que temos que focar agora é em conseguir associados adequados para o projeto, creio que qualquer provedor licenciado que tenha uma carteira de 300 a 400 clientes minimos tenham condiçoes de participar sem problemas da associaçao e nao ficar apertado para manter o projeto WIMAX em frente .

  3. #103

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    E a questão da homologação? Eles já tem no Brasil?

    Sim, usando o poder de compra da associação com certeza os custos devem cair.
    Só acho que a associação não poderia se transformar numa financiadora dos provedores, pois senão vai demorar muito para alcançar o fundo para o licenciamento. Afinal não basta termos os equipamentos e não poder operar por licenciamento

    Teria que haver um aporte extra de valores por usuário para a aquisição. Por exemplo para atingir estes 2 milhoes teria que haver um aporte de 13.300 de cada um, isso falando em reais.

    É um valor razoavelmente pequeno se levarmos em conta o salto tecnológico que haverá.

  4. #104

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E a questão da homologação? Eles já tem no Brasil?

    Sim, usando o poder de compra da associação com certeza os custos devem cair.
    Só acho que a associação não poderia se transformar numa financiadora dos provedores, pois senão vai demorar muito para alcançar o fundo para o licenciamento. Afinal não basta termos os equipamentos e não poder operar por licenciamento

    Teria que haver um aporte extra de valores por usuário para a aquisição. Por exemplo para atingir estes 2 milhoes teria que haver um aporte de 13.300 de cada um, isso falando em reais.

    É um valor razoavelmente pequeno se levarmos em conta o salto tecnológico que haverá.
    Carlos o licenciamento será parcelado em 10 anos daria uma media de 150.000 reais mês e acerca da homologaçao ja existem vario equipamentos 802.16 ja homologados e homologar os equipamentos creio que nao será o problema amigo o principal problema que tenho e que nao tenho uma soluçao real até o momento é o transporte e importaçao dos equipamentos em grande escala isso sim pode ser um grande problema por causa das altas taxas alfandegarias do nosso governo infelizmente .

  5. #105

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Opa, uma boa notícia esta sobre o parcelamento em 10 anos para o licenciamento.
    Eu tinha entendido que precisava bancar tudo na hora.
    Se for assim, tudo fica muito mais viável...

    Tem que efetivar o projeto rapidinho, a coisa está aí posta na mesa.... Até hoje não vi nada no sentido de favorecer o pequeno provedor. Agora que surge esta possibilidade inclusive garantida pela própria agencia para os pequenos conforme o Art 19.
    Normalmente só reclamamos que não temos oportunidades...
    E como os assuntos vão fermentando, daqui a pouco chega aos ouvidos dos grandes este desejo dos pequenos.
    E como a resolução diz que se feito o anuncio não houver confirmação por parte de pequenas e médias empresas, as grandes entram no processo licitatório. Elas hoje não querem, mas se aparecer alguém que queira e isto possa representar uma concorrência séria, eles com certeza irão se mexer rápido para impedir.

    E daí pergunto: Sem ter uma associação preparada, vai dar tempo para correr atrás depois? Precisamos completar este número mínimo de 150.
    Sinceramente ainda acho pouco 150 para uma representatividade do nosso setor.
    Se tiver 300 o investimento em licenciamento vai reduzindo... E daí imaginem um número maior. Fica cada vez mais fácil a questão financeira.
    Por outro lado reconheço que quanto mais gente mais fácil haver desentendimentos.
    É para o bem comum pessoal... Se manifestem para o @speedpc fazer este pré-cadastro.

  6. #106

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Opa, uma boa notícia esta sobre o parcelamento em 10 anos para o licenciamento.
    Eu tinha entendido que precisava bancar tudo na hora.
    Se for assim, tudo fica muito mais viável...

    Tem que efetivar o projeto rapidinho, a coisa está aí posta na mesa.... Até hoje não vi nada no sentido de favorecer o pequeno provedor. Agora que surge esta possibilidade inclusive garantida pela própria agencia para os pequenos conforme o Art 19.
    Normalmente só reclamamos que não temos oportunidades...
    E como os assuntos vão fermentando, daqui a pouco chega aos ouvidos dos grandes este desejo dos pequenos.
    E como a resolução diz que se feito o anuncio não houver confirmação por parte de pequenas e médias empresas, as grandes entram no processo licitatório. Elas hoje não querem, mas se aparecer alguém que queira e isto possa representar uma concorrência séria, eles com certeza irão se mexer rápido para impedir.

    E daí pergunto: Sem ter uma associação preparada, vai dar tempo para correr atrás depois? Precisamos completar este número mínimo de 150.
    Sinceramente ainda acho pouco 150 para uma representatividade do nosso setor.
    Se tiver 300 o investimento em licenciamento vai reduzindo... E daí imaginem um número maior. Fica cada vez mais fácil a questão financeira.
    Por outro lado reconheço que quanto mais gente mais fácil haver desentendimentos.
    É para o bem comum pessoal... Se manifestem para o @speedpc fazer este pré-cadastro.
    Carlos pensa bem a resoluçao 537 é de 2010 e nós estamos dormindo até hj leia essa analise feita pela ANPAD em seu encontro de 2009 uma análise por Opções Reais de licenciamento da 3.5ghz para WIMAX 802.16e que eles fizeram, e a associaçao fará uma coisa bem parecida junto a Anatel , leia a pagina 3 , 4 e 5 com atençao e no começo da pagina 6 olha o fim da analise .

    " Dessa forma, assumimos que a empresa irá ofertar um valor mais próximo do valor de referência praticado em outros mercados de R$ 17.869.300, pela licença de uso dos blocos de freqüência, ao invés do preço mínimo estabelecido no edital de licitação. Consideramos também que o valor ofertado pela licença pode ser pago em dez anos com juros de 3% a.a. sobre o saldo devedor, conforme autorizado pelo edital. Os principais parâmetros utilizados na modelagem do projeto e sua análise pelo Fluxo de Caixa Descontado (FCD) estão relacionados na Tabela 5."

    E 150 provedores licenciados como disse anteriormente é o MINIMO que precisamos mas o numero poderá ser bem maior se tivermos empresas interessadas .
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FIN383 (1).pdf
Visualizações:	81
Tamanho: 	307,8 KB
ID:      	56122

  7. #107

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    @speedpc este trabalho foi elaborado antes de 2010 e consequentemente como não houve muito interesse pode até que o preço se mantenha bem próximo do mínimo, não?

    O trabalho também abordou um ticket mensal de 850 reais o que sai da realidade atual.
    Independente de tecnologia utilizada hoje não tem mercado maciço para valores acima de 100 reais.
    Mas o trabalho trás outras variáveis bem interessantes de se considerar como por exemplo o compromisso de cobertura dentro do prazo estipulado. Isso precisa ser bem entendido pelos associados, pois em última instância serão eles que irão colocar em prática o projeto. Vai exigir muito mais profissionalismo e muito menos aventura no projeto.
    E para quem está ainda duvidando da viabilidade técnica, fica as citações do uso do wimax em outras regiões do mundo.

  8. #108

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    @speedpc e demais colaboradores do tópico, acompanhei todo o tópico e achei muito interresante (no mínimo) a idealização dessa associação. Estou há alguns meses realizando um levantamento para montar um provedor justamente com o uso da tecnologia wimax, porém pensava em utilizar a frequência de 5.8ghz.

    Infelizmente ainda não possuo a licença SCM (e sei que não posso fazer parte da associação, ainda!) porém estou certo da montagem do provedor e com toda certeza, uma das primeiras atitudes será me colocar à disposição para essa empreitada!

    Porém, agora fiquei com algumas dúvidas: Vale a pena investir em wimax 5.8? Seria mais fácil a adaptação/alteração para a frequência 3.5ghz(nem tanto pelo resproveitamento de equipamento, mas pela adaptação com o modo de funcionamento dos equipamentos/tecnologia).

    Enfim, gostaria muito da opinião de vocês do tópico, pois pretendo começar o provedor legalmente, ou seja, não vou iniciar se não tiver a SCM em mãos e tenho muito interessse na proposta a que a associação apresenta.

    Bom, desde já obrigado à todos!

  9. #109

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    @Odairpereira primeiramente desculpe pela demora, nao vale a pena por motivo do fator valores de "equipamento cliente" em 802.16d seria muito fora da realidade de nosso pais se a nossa realidade economica fosse outra nao teria problema, e outro fator é "throughput por setor" a 802.11n disponibiliza mais banda do que 802.16d; Em 5.8ghz 802.16d seria para clientes fixos entao se torna inviavel. A proposta da associaçao seria agrupar os 150 provedores para licenciamento da 3.5ghz e tb licenciamento para trabalhar com CLIENTES " NLOS " ( sem visada ) por isso que precisamos da faixa de frequencia 3.5ghz continuariamos com nossos clientes fixos em 802.11N E 802.11AC normalmente, podendo disponibilizar altas velociades trabalhando com AC e teriamos TAMBEM nosso clientes NLOS com mini-modems e tb com que creio eu que seria a melhor opçao do cliente o modem wifi-walker o cliente teria a disponibilidade de modem wifi com bateria de ate 10 horas para levar aonde queira e eles sao menores do que um celular IPHONE . O povo quer mobilidade entao seria isso que dariamos a eles e com planos "SEM FRANQUIA" copiando empresas que ja tem sucesso com o mesmo tipo de aplicaçao como a BRIDGEMAXX USA e a VIVID WIRELESS AUSTRALIA que trabalham com a mesma tecnologia que queremos legalizar aqui em nosso pais, e isso tudo so pode ser possivel com a faixa de frequencia 3.5ghz ou mais baixas, mas as mais baixas estao totalmente fora de nosso poderio de verba . Mas amigo envie um email assim que tiver empresa constituida com informaçoes de qual a area que pretende trabalhar que tudo pode ser feito no momento quanto mais gente interessada e com verba para trabalhar melhor ok .

  10. #110

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Pessoal bom dia os produtos Alvarion Wimax agora sao Telrad, em 22 de fevereiro de 2013 Telrad Networks, fornecedora líder mundial de soluções de telecomunicações, e no mercado dês de 1951 anunciou que adquiriU a (BWA) "broadband wireless access" divisão da Alvarion® Ltd. Então os produtos Alvarion WIMAX 802.16e serao todos produzidos hj pela TELRAD, consegui uma lista de preços dos equipamentos em 3.5ghz e 802.16e que vamos precisar em nossas instalaçoes equipamentos provedor e cliente lembrando que os valores que estao no PDF que estou disponibilizando poderão abaixar ate 55% para uma compra num valor de 1.000.000 de dolares, confirmaçao que tive direto de grande distribuidor deles . O equipamento para trabalharmos em provedor seria a BreezeCOMPACT 1000 e 2000 . Segui o PDF , estou fazendo isso para que vejam que provedores que tem acima de 500 clientes seria viavel sem apertar em suas contas mensais .
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Telrad_Price_List.pdf
Visualizações:	156
Tamanho: 	545,5 KB
ID:      	56681

  11. #111

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Mais uma novidade sobre o leilão, agora foi aberta a consulta pública.

    http://g1.globo.com/economia/noticia...requencia.html

  12. #112

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    @speedpc você chegou a abrir a associação ?

  13. #113

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    @FMANDU para abertura da associacao temos que ter um primeira assembleia que vai determinar cargos e funcoes dentro da associacao temos no momento 63 empresas interessadas mais precisamos no minimo de 100 LEGALIZADAS .