+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão limite de conexões wifi?

    Boa tarde a todos,

    Para atender a seguinte demanda:

    - Uma rede wifi para receber 70 conexões dentro de uma sala de aula (tablets, notebooks, Smartphones, etc).
    - O professor irá utilizar um soft daqueles que monta sala virtual em um servidor na nuvem.
    - Todos com o soft cliente instalado em seus equipamentos... o professor envia a pergunta com itens A-B-C-D, os alunos devem responde escolhendo um dos itens com seu equipamento em mãos.

    Tenho o seguinte rádio e link de internet:

    - RB433GL.
    - Cartão R52Hn.
    - Modo: ap bridge
    - Banda: BGN.
    - Wireless Protocol: any.
    - Fornecendo DHCP com NAT para acessar internet.
    - Utilizando as duas chains do cartão (duas antenas omni de 3dbi).
    - Link de Internet exclusivo de 12Mbs de down e 10% de up (o comum em links de internet).

    Perguntas:

    01 - O número de conexões deixará lenta a comunicação de todos? Seria melhor, dividir as conexões para dois APs? ou o rádio aguenta?

    02 - O link também suportaria todos respondendo praticamente ao mesmo tempo? Lembrando que a resposta dos alunos será apenas texto.


    Everton Nunes.
    Grato pela atenção de todos.
    Forte abraço.

  2. #2

    Padrão Re: limite de conexões wifi?

    Coloque 2 Unifi ou 2 TP-LINK WR941 por sala de aula, seu link de 12mb vai sobrar!

    Controle tudo com uma boa routerboard e seja feliz

  3. #3

    Padrão Re: limite de conexões wifi?

    Se for somente uma sala de aula, a rb433gl jah resolve o seu problema, basta usar um controle de banda baseado em PCQ.

    Se for preciso adicionar mais APs para salas adicionais, monte uma rede com APs Unifi ( eles tem a vantagem de balancear a carga de conexões entre eles e administração centralizada ) e coloque mais uma rb750gl para fazer o controle de banda, de novo, baseado em PCQ.

    Link para controle de banda:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...-_PCQ_Examples

  4. #4

    Padrão Re: limite de conexões wifi?

    Boa tarde Arthur,

    no exemplo do manual estão definidos os valores:

    download ... pcq-rate=64000
    upload ... pcq-rate=32000

    antes de tudo desculpe-me se estiver bastante equivocado mas minha dúvida agora é:

    como ficariam os valores dessas opção para que eu poça aproveitar o máximo do meu meu link que é de 12Mbps?
    eu teria que dividir o total do meu link por 70?

  5. #5

    Padrão Re: limite de conexões wifi?

    Arthur,

    então eu posso colocar 12M de down e 12M de up que ele vai dividir da melhor forma é isso?

  6. #6

    Padrão Re: limite de conexões wifi?

    não Arthur,

    meu link não é dedicado, é um ADSL 12Mbps que a operadora garante apenas 10% de up... é link comum...

    no exemplo do manual (http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...-_PCQ_Examples), cada máquina se conecta com os valores que foram definidos nas opções:

    ... download ... pcq-rate=64000 ...
    ... upload ... pcq-rate=32000 ...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PCQ.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	51,5 KB
ID:      	54322

    o que faz com que cada cliente estabeleça conexão: 64 - down e 32 - up.

    você disse que na opção "download" eu poderia colocar 12M...

    ?Dessa forma cada cliente irá se conectar com 12M? ou, o primeiro cliente que se conectar vai alcançar no máximo os 12M e na medida que outros clientes forem se conectando a banda será particionada de forma igual?

    Grato pela atenção.

  7. #7

    Padrão Re: limite de conexões wifi?

    ok Arthur,

    então na opção "up" eu devo colocar apenas os 10% do total do link, que seria 1,2Mbps, é isso?

    Grato.

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: limite de conexões wifi?

    Seria acesso somente à esse conteúdo ou liberado para tudo? Dá pra bloquear (se for necessário) e liberar somente o conteúdo desejado, pois com uso indiscriminado (descontrolado) pode ser que o link e o access point saturem devido ao alto número de conexões. É somente uma observação.

  9. #9

    Padrão Re: limite de conexões wifi?

    Bom dia Alex,

    não existe bloqueio nesta rede, o link de 12Mbps chega no modem e dele irá direto para RB433GL onde pretendo fazer o controle da distribuição de banda, porém, eu acredito que uma vez feita a configuração do PCQ, conforme foi orientado anteriormente, a banda será igualmente distribuída e não irá saturar, mesmo que algum dos usuários estabeleça conexões P2P etc e tal... Com relação ao AP, durante um teste observamos que a RB433GL com carão R52Hn suportou bem os 70 clientes usando pouca memória e pouco processamento... posso estar equivocado, portanto fiz um print do teste... Já com relação ao bloqueio acredito que dá pra fazer utilizando redirect para Web Prox... e deixar acesso apenas ao endereço da aplicação...

    print do teste anexo, no momento não tinha nenhum bloqueio e os clientes (70 alunos em uma sala de aula) estavam acessando conteúdos diversos...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         003.jpg
Visualizações:	102
Tamanho: 	309,4 KB
ID:      	54332


    Grato a todos pela colaboração.
    À disposição.