+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhar espaço torre de TV.

    Bom dia pessoal, abri esse tópico para saber se alguém tem rádios instalados em torres que tambem possui antenas de transmissao de TV. Preciso fechar um enlace e aqui na cidade tem um torre de TV e a mesma se encaixa corretamente no que estou precisando. Consultei um engenheiro de telecomunicação e também pesquisando na net. Ele me informou que não haverá problemas de interferência pois a frequências são muito distantes... Sendo que também o meu rádio ficara a uma distancia de uns 6 metros da primeira antena de TV.
    Bom pessoal alguém já tem ou teve esta situação de precisar compartilhar espaços na torre?

    Fico no aguardo,

    Att,

    Fabiano.

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    Olha Fabiano, não sei quanto a TV, mas muitos dizem que torre onde tem rádio dá problemas, porém um dos provedores daqui da cidade onde moro tem seus equipamentos na mesma torre da Jovem Pam e funciona muito bem.

  3. #3

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    Tenho aqui desde que inicio do provedor, tudo tranquilo.

  4. #4

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    Boa tarde pessoal, valews pelo retorno.
    Então como eu disse tinha trocado uma ideia com um Engenheiro de Telecomunicação e ele me disse que não teria problemas... Mas vim aqui ver se alguém já tinha esta experiência e pelo que vi esta tudo tranquilo.. Valewsss...

    Att,

    Fabiano.

  5. #5

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    É Tranquilo, já fiz enlace em torres de prefeituras que possuem repetidoras de TV e não dá problema.

  6. #6

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    Dmarcio, exatamente a minha situação... Valeu pela resposta.
    Já vou começar a trabalhar... rsrsrs...

    Att,

    Fabiano.

  7. #7

    Padrão

    Ola profissionais do Under
    Aproveitando o tópico, já que as frequência de TV não atrapalha se eu quisesse colocar uma antena nessa mesma torre que já tem um provedor trabalhando nela como que poderia proceder? posso colocar minhas antenas nessa mesma torre?

    Obs. Torre de 48 Metros do município
    Provedor que esta trabalhando e ilegal (Segundo o ex funcionário)( e não encontrei nenhum informação sobre o mesmo pelo site da "Anatel") o mesmo esta com suas antenas a 30 metros as da TV esta a 26 metros.

    Desculpa se pequei carona no seu tópico ok

  8. #8

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    Teknando fica a vontade, todos estamos aqui pra trocar informações, ideias, conhecimentos e experiências...
    Bom se esta ilegal (como você informou) já esta errado.
    Mas se você não quer causar confusão, você pode usar sim o espaço, basta você configurar seus rádios em frequências, canais, diferentes do rádio do outro, regular potencia dos seu rádios, coisas básicas, e se puder use radome shiled (aplicável em apenas alguns tipos de antenas), para atenuar interferências dos outros rádios no seu e ate mesmo do seu nos dos outros... Quando digo outro me refiro ao rádio do concorrente e não das antenas de TV.
    Não sei qual equipamento o outro esta usando e também não sei qual você ira usar.
    Mas se puder ir postando aqui no under, com certeza o pessoal ira de ajudar.

    Att,

    Fabiano

  9. #9

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    Como TV opera com potencia bem alta, os filtros de RF de wifi não são tão maravilhosos pra operar perto de antena não!

    Digamos que precisa pelo menos 10m se a TV operar com potencia comum tipo 10W (E isso mal permite 4Km de alcance pra TV, geralmente operam com 25W pra cima).

    Se passar os cabos de rede perto dos cabos de RF, ou num local perto das antenas onde a intensidade de campo for demais a trançagem do cabo de rede vai ser induzida e criar ruído na rede, quanto maior a intensidade de campo mais erros de CRC no cabo de rede vai ter, até o ponto que perde metade dos pacotes, aí é caso de meter fibra entre os seus equipamentos.
    (Mas isso seria pra um caso de seu equip. ficar acima das antenas de TV e descer/subir um cabo de rede do chão até seu equipamento)

    Filtro de RF atenua X valores, digamos 60 ou 70dB, mas em potencia tipo 25W, com antena de 9dBi (7dBd, como são vendidas) a menos de 10m tem muuuuito sinal, as antenas são geralmente dipolos, seja em V, dobrados, o isolamento delas pra fora dos 60º nominais é bem pequeno, você não tem ruído a ponto de impedir uso, mas atrapalha pra caramba o throughput de cada conexão, o mixer que mistura sinal de portadora com sinal recebido mistura níveis altos de sinal não-filtrado de outra frequencia, gera harmonicas dentro do mixer que inutiliza pacotes, o nível de ruído medido não é alto mas o throughput é bem baixo, tipo ficar perto de rede de alta-tensão (13KV), ruído medido baixo, SNR excelente, mas nada de throughput decente (E não falo de cair 10%, falo de cair 60 ou 70%, de perder metade dos pacotes mesmo em data-rate baixo! Afasta 5m e milagrosamente tudo se resolve).

    Tá transcorrendo um bela discussão do uso de LTE e TV proximos, em 700 a 800MHz, simplesmente não tem filtro que chega pra limitar o sinal de alta potencia dos transmissores de TV, se há distancia suficiente tudo bem, mas em torre de 30-40m (Comum de ser dividida por metade da cidade no interior) não tem espaço suficiente, tem que ficar remanejando e intercalando antena de um modo que não há profissional no interior que resolva, a normatização não pode contar com a eventual existencia de gente pra remanejar isso no país todo, tem que normatizar de forma que os equipamentos convivam bem mesmo a 5 ou 10m de distancia de antena de 9dBi com 25W vindo do transmissor (Mas tem transmissor em uso de 100W, dividem em 3 ou 4 antenas mas é potencia demais).

  10. #10

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    Sem problemas!!!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fbsalvi Ver Post
    Teknando fica a vontade, todos estamos aqui pra trocar informações, ideias, conhecimentos e experiências...
    Bom se esta ilegal (como você informou) já esta errado.
    Mas se você não quer causar confusão, você pode usar sim o espaço, basta você configurar seus rádios em frequências, canais, diferentes do rádio do outro, regular potencia dos seu rádios, coisas básicas, e se puder use radome shiled (aplicável em apenas alguns tipos de antenas), para atenuar interferências dos outros rádios no seu e ate mesmo do seu nos dos outros... Quando digo outro me refiro ao rádio do concorrente e não das antenas de TV.
    Não sei qual equipamento o outro esta usando e também não sei qual você ira usar.
    Mas se puder ir postando aqui no under, com certeza o pessoal ira de ajudar.

    Att,

    Fabiano
    Bom dia Fabiano obrigado por responder e tirar minha duvida

    Olha o equipamento eu não tenho certeza de qual eles usa mas pela forma e uma antena Ubiquiti de disco pequena não sei sua potencia ou tamanho (centímetros) que esta ligado a uma RB 411 + uma Omini de 12Dbi com esse equipamento eles pega o sinal da cidade a 10km em linha reta, tem uma maior que parece muito com as da Oiw que esta justamente apontando para acidade entre 27km a 30km que e de onde estou querendo fazer o meu PTP mas estou esperando a licença chega.
    Sobre o meu equipamento ainda não sei qual vai ser já vi muitos post aqui no Under sobre as antenas da Aquário mas us fala que presta e outros não ai fico confuso, oque vc pode me entica para fazer esse PTP?

    Att
    Fernando

  12. #12

    Padrão Re: Compartilhar espaço torre de TV.

    Qual a distancia desse seu ptp? Quanta banda você precisa passar? Tem visada limpa?
    Cada caos é um caso, mas equipamentos da mikrotik, ubiquiti, antenas ALGCOM são equipamentos de qualidade sim, e que em alguns casos um determinado equipamento não se aplica, mas a pessoa insiste, alguns até conseguem tira o famoso leite de pedra.. Tem a linha da intelbras (nunca usei).
    Se precisar passar muita banda existem o rádios digitais.

    Aconselho você abrir um tópico sobre esse ptp que deseja fazer, dando informaçoes de da distancia, quanto de banda voce necessita passar, se tem visada livre (sem obstrução...).
    Ae o pessoal poderá te ajudar melhor.
    Tem muita gente experiente aqui disposta a ajudar. Mas que precisa entender o seu cenário.

    Att,

    Fabiano.