+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    No caso do Webmikrotik, li por aqui você dizendo que ele "escreve" os usuários e profiles no RouterOS, numa rede com mais de 2 RouterOS, ele faz o mesmo?

    Quem controla a distribuição de IP's do Pool, é o RouterOS, Radius ou ambos trabalham juntos?

    E qual tipo de autenticação o pessoal prefere: Centralizada (usando túneis virtuais) ou o mais próximo do cliente em cada POP (sem sacrificar um roteador na borda para isso)?

    @deson00, me explica melhor como funciona esse sistema da Bylltec, como ele faz a criação e gerência de usuários PPPoE?!

    Estou interessado em sistemas mais simples, na linha da Bylltec ou Webmikrotik (que só fazem o financeiro e deixam o trabalho pesado para o RouterOS).
    é mais ou menos nesta linha. O Financeiro é importante pois dele é que se mantém o provedor.
    E nisso não tenho o que reclamar. Envio de mensagens de pendência, de bloqueio programáveis para todos usuários ou para usuários individuais.

    O que o sistema faz: cadastra clientes e escreve no user do mikrotik
    Tanto hotspot, como pppoe ou ip x mac.

    Ele não interfere em nada na execução do mikrotik assim como o sistema da Billytec também não. Ou seja, o mikrotik trabalha mesmo que o gerenciador ficasse fora do ar. Ele não tem servidor radius embutido. Se tivesse, caso saísse do ar , ninguém iria autenticar. Mas nada impede que implemente localmente isso.
    E quanto as RBs voce define se quer centralizar ou rotear por torre. Basta cadastrar cada uma delas.

  2. #62

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    é mais ou menos nesta linha. O Financeiro é importante pois dele é que se mantém o provedor.
    E nisso não tenho o que reclamar. Envio de mensagens de pendência, de bloqueio programáveis para todos usuários ou para usuários individuais.

    O que o sistema faz: cadastra clientes e escreve no user do mikrotik
    Tanto hotspot, como pppoe ou ip x mac.

    Ele não interfere em nada na execução do mikrotik assim como o sistema da Billytec também não. Ou seja, o mikrotik trabalha mesmo que o gerenciador ficasse fora do ar. Ele não tem servidor radius embutido. Se tivesse, caso saísse do ar , ninguém iria autenticar. Mas nada impede que implemente localmente isso.
    E quanto as RBs voce define se quer centralizar ou rotear por torre. Basta cadastrar cada uma delas.
    Então estou nessa mesma linha de raciocínio sendo implementada no meu software ; gestão financeira e logo atras gestão da rede.
    Ou seja, desde a compra de uma bala à transferência bancaria; e do controle do que foi vendido para o cliente até a gestão dos ips.

  3. #63

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Citação Postado originalmente por romulorenatoss Ver Post
    Então estou nessa mesma linha de raciocínio sendo implementada no meu software ; gestão financeira e logo atras gestão da rede.
    Ou seja, desde a compra de uma bala à transferência bancaria; e do controle do que foi vendido para o cliente até a gestão dos ips.
    é bacana de ver quando um desenvolvedor se preocupa com os detalhes...
    Gostei da expressão "desde a compra de uma bala...." Na maior parte do negócios o dinheiro escapa entre os dedos exatamente nestas pequenas coisas.
    Então pelo que entendi seu sistema vai ter integrado uma contabilidade.

    O gerenciamento dos IPs fazemos pelo gerenciador. Fica impossível de cadastrar um cliente com IP errado. Diga-se de passagem que deixamos de usar dhcp faz tempo. Todos com ip fixo.

    Arthur, o suporte é bom. Nunca fiquei na mão.
    Inclusive alguns meses atrás uma pessoa veio no forum num sábado de manhã apavorado porque tinha perdido tudo e não sabia por onde recomeçar. E como o suporte é de 2ª a 6ª ele estava numa sinuca.
    Contatei o administrador pois tenho o email pessoal dele e expus o problema. Ele contatou o cliente e daí veio a surpresa: Ele estava sem sistema porque um ex-funcionário que tinhas as senhas resolveu bagunçar tudo nas configurações de comunicação do gerenciador com o servidor mikrotik
    Mas o administrador numa boa conseguiu colocar no ar o servidor novamente.
    Enquanto isso vários usuários vieram no tópico para baixar a lenha. E o próprio autor do tópico só voltou para se explicar depois que eu pedi para ele esclarecer o que havia ocorrido, que não era nada por culpa do gerenciador.

    O que faltou para ele? Fazer um bom gerenciamento dos níveis de acesso ao sistema.
    Só libera o que for de competência do funcionário.
    Por isso digo que o suporte é bom. Por contrato não tinham obrigação de atender no final de semana. Talvez alguém diga: mas sem suporte 24 x 7? Mas para quê? Volto a dizer: o mikrotik não precisa do gerenciador para autenticar os clientes.

    O sistema do billytec já tem uma proposta mais ousada, vamos dizer assim. Pois o sistema dele configura o mikrotik.
    Na sua pergunta Arthur sobre o cadastro de users. Se der pau no mikrotik por exemplo, voce vai configurar o mikrotik e depois vai no gerenciador e gerar uma chave de comunicação. Cola ela no New Terminal e com a comunicação restabelecida vai mandar sincronizar tudo.
    Ele vai escrever os users, os planos de acesso, e regras de mensagens financeiras.

    Agora, se você quer ter o gerenciador hospedado em casa, porque não usar então o Mk-Auth? Também é cheio de recursos.

  4. #64

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Respondendo as dúvida sobre sistema bylltec, o sistema funciona como um espelho estão ao cadastrar um cliente este cliente e cadastrado diretamente no servidor Rb local do provedor e uma cópia do cliente fica online, ao editar um cliente este será editado em ambos locais tanto online na nuvem quanto no mikrotik local e isso vale para planos e filtros, poderá ter vários mikrotik sendo gerenciado em uma única conta, desta forma poderá distribuir melhor sua rede, facilitando o acesso a todos servidores mikrotik.
    caso seu mikrotik queime poderá sincronizar planos e clientes tudo de volta pois fica uma cópia online com ip Mac etc.
    Bylltec só em nuvem não tem versão local pois cada semana algo novo e adicionado ou atualizado assim todos usuário pode utilizar imediatamente as atualizações, não sou a favor de versão local, nuvem evita problemas de hardware.
    Exemplo é acreditar q irá gastar 300,00 em uma rb750 contratar lik de 10 mega a 69,00 e vai ficar rico é triste dizer mas dessa forma não vai dar, então para isso não acontecer com gerenciador local não sou a favor.

  5. #65

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Respondendo as dúvida sobre sistema bylltec, o sistema funciona como um espelho estão ao cadastrar um cliente este cliente e cadastrado diretamente no servidor Rb local do provedor e uma cópia do cliente fica online, ao editar um cliente este será editado em ambos locais tanto online na nuvem quanto no mikrotik local e isso vale para planos e filtros, poderá ter vários mikrotik sendo gerenciado em uma única conta, desta forma poderá distribuir melhor sua rede, facilitando o acesso a todos servidores mikrotik.
    caso seu mikrotik queime poderá sincronizar planos e clientes tudo de volta pois fica uma cópia online com ip Mac etc.
    Bylltec só em nuvem não tem versão local pois cada semana algo novo e adicionado ou atualizado assim todos usuário pode utilizar imediatamente as atualizações, não sou a favor de versão local, nuvem evita problemas de hardware.
    Exemplo é acreditar q irá gastar 300,00 em uma rb750 contratar lik de 10 mega a 69,00 e vai ficar rico é triste dizer mas dessa forma não vai dar, então para isso não acontecer com gerenciador local não sou a favor.
    Como você disse quer gastar pouco e ganhar muito, infelizmente (tenho certeza que pessoal vai querer me pegar) muitos "Empresarios" querem gastar pouco e ganhar muito, e como eu disse infelizmente o pessoal não valoriza o trabalho dos outros principalmente quando citam que é um sisteminha, embora os que criticam não sabe o trabalho da por@#$ que é para desenvolver um gerenciador que consiga pegar tudo o que o cara faz, até uma bala como eu disse.
    Mas ok, para os criticadores de software daqui a pouco sai; tenho certeza que da categoria de 0 a 10 da maioria o meu vai ser 9, um pouco mais elevado em termos de gestão.

  6. #66

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Ola Amigo, aki uso o Mk-auth. Gera boletos por ele, pagina de bloqueio, facil implantacao e é praticamente de graca.. Se não estiver disposto a pagar mensalidade mk-auth, vai por mim

  7. #67

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Boa noite!

    Aqui utilizamos Gerenet desde 2009, a questão técnica e parte administrativa é excelente, executa comandos direto nos roteadores como programado, possui servidor Radius e a flexibilidade de programação é muito boa, www.gerenet.com.br recentemente lançaram um sistema pra quem pretende trabalhar com FTTx o Geremap.

  8. #68

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    gerenet.com.br parece ser muito bom qual valor?

  9. #69

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    E ai galera!
    Estou entre Bylltec e Webmikrotik, vi que o webmikrotik tem uma nova versão achei muito boa. E ai qual deles vocês me recomendariam?

  10. #70
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    por que nao usa mk-auth? usamos ele até 1400 usuarios

  11. #71

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Achei muito show a interface no novo webmikrotik. http://www.spidersofthouse.com/subpa..._contrate.html
    Fiz este cadastro e teste achei muito intuitiva.

  12. #72
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    @Saymon é facil o webmikrotk vc paga 50 reais por mes, pra ter um servidor web, qunado da problema, vc nao tem suporte adequado, vai por mim pesquise antes sobre problemas com webmikrotik

    vai no mk-auth e veja a interface muito simples tb, completo, e 50 reais sem mensalidade
    usavamos ele, usamos ele até 1400 usuarios apos isso partimos para o mk-solutions

  13. #73

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Olá amigo acronimo qual tipo de autenticação você utiliza? você acharei melhor eu colocar de cara o mk-solutions? ele precisa de um servidor físico? Não queria ter paradas por causa de hardware por isso optei em começar com este webmikrotik.

  14. #74

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Uso o Webmikrotik, porém não muda a anos...e o que mudou até então não está impactando...

  15. #75

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Se vc pensa em crescer e precisa de um sistema bem completo, com suporte a nota fiscais!
    Recomendo:

    Controllr da BrByte.
    http://controllr.brbyte.com/

    Não é um sistema caro, os valores são acessíveis de acordo com o tamanho de sua rede!

    Obrigado!!!

  16. #76
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Amigo todo sistema melhor forma é usar servidor local, o mk-solutions é excelente o mais completo hoje no mercado usamos ele integrado ao mk-talk (atendimento digital) so que é salgado no total pagamos 950 reais por mes,

    o mk-auth é o segundo melhor faz tudo que qualqeur outro sistema usa, nota fiscal, controle de olt, cadastro de cliente, monitoramento basico, etc, e custa 50 reeais uma unica vez

    vc encontra hospedagem de mk-auth (fomos a primeira empresa a disponibilizar este serviço em 2007 com aval do Pedro)

    ele é simples facil barato, nada complicado, bastante intuitivo

    www.mk-auth.com.br

  17. #77

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    De fato eu sempre acompanhava o Mk-Auth, mas eu mesmo nunca utilizei....me lembro que ele tinha muitas funções e hoje deve ter ainda mais.

    Eu na época não optei em usar, por conta de possíveis problemas com o sistema e ter de recorrer a fórum.

  18. #78

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    @Saymon é facil o webmikrotk vc paga 50 reais por mes, pra ter um servidor web, qunado da problema, vc nao tem suporte adequado, vai por mim pesquise antes sobre problemas com webmikrotik

    vai no mk-auth e veja a interface muito simples tb, completo, e 50 reais sem mensalidade
    usavamos ele, usamos ele até 1400 usuarios apos isso partimos para o mk-solutions
    Rodrigo, eu sempre te admirei por ter um bom conhecimento e por prestar muita ajuda aos usuários em diversas ocasiões. Mas me permita agora discordar do teu posicionamento.
    Primeiramente não é 50 por mes. O valor da assinatura é de R$ 0,50 por cliente registrado no sistema. E em lotes de 50 clientes.
    Assim, com 300 clientes vai ficar por 150,00. Sendo que o valor máximo do contrato é de R$ 300,00 por mes, ou seja depois de 600 clientes o preço fica fixo.

    Em segundo lugar, não dá problemas. Normalmente é algum detalhe de configuração e posso dizer "de cadeira", o suporte é nota 10. Usamos o webmikrotik desde outubro de 2010. No início reclamei muito, tem até tópicos sobre isso. Mas depois que terminei com balance com adsl e dedicado a coisa mudou de figura. A lentidão não era culpa do webmikrotik.
    Sempre tive uma atenção muito boa quando precisei. Nunca fiquei pendurado com o provedor fora do ar por causa do webmikrotik pelo simples fato que o mikrotik funciona independente do webmikrotik. O que o webmikrotik faz é manter o cadastro de users no mikrotik, escrever planos de queues, e coletar informações do log do mikrotik para formatar relatórios gerenciais e escrever duas ou tres linhas de regras no firewal para direcionamento de mensagens aos clientes.

    Terceiro lugar, o webmikrotik tem evoluido sim. De algum tempo para cá, várias implementações foram feitas. E por último recebemos a informação sobre o novo layout incluindo novos recursos. Ainda não migramos por absoluta falta de tempo.
    Mas recebemos um vídeo explicativo e deu para sentir o que vai crescer mais ainda. A atenção aos clientes do webmikrotik é tão boa que foi criado uma alternativa no banco de dados para facilitar a migração. Assim, antes de migrar o provedor vai poder mexer a vontade com o banco de dados real, sem no entanto alterá-lo, com o objetivo de estudar todas as mudanças.

    Os outros sistemas citados também são bons. A meu ver o melhor sistema é aquele que atende as necessidades do usuário. E nisso não podemos reclamar do webmikrotik. Logicamente que um sistema mais "profundo" como o mksolutions que foi citado é excelente. Mas pergunto: a que preço um provedor pequeno vai conseguir cumprir com os custos? Tenho um amigo que está implantando o mksolutions e está encantado. Mas é um provedor com mais de dois mil clientes. Provedor pequeno não consegue pagar isso.
    Já usamos o mk-auth e posso dizer que gostei muito dos recursos que tinha na época. Era até de vanguarda. Mas aconteceu um problema que não gosto muito de colocar em público por respeito ao desenvolvedor, mas como minha situação está lá no forum até hoje para quem quizer conferir se é realidade ou não, vou explicar rapidinho. De vez em quando acontecia de travar o cadastro de um cliente no mk-auth porque um usuário não conseguia autenticar no radius. Daí o Pedro identificou o problema. Era no cadastro. Mas não conseguiu eliminar de vez. Assim ele criou um botão na tela de cadastro do cliente onde mandava regravar o cadastro. Daí o cliente conseguia navegar normalmente. E isso aconteceia aleatoriamente. Tinha que ficar com o log do mikrotik aberto e ver que o cliente não estava conseguindo autenticar no hotspot. Daí a gente corria no cadastro do mk-auth e mandava regravar.
    E o mais gosado é que isso não acontecia com todos os mk-auth instalados pois tinha gente que nunca tinha acontecido isso. Mas o fato é que perdemos clientes por causa disso. Mas enfatizo, isso foi antes de outubro de 2010. Hoje não deve acontecer mais isso.
    Muita coisa no mk-auth deve também ter evoluido... incluindo este recurso que você citou de hospedagem remota do servidor.. O interessante que este recurso do webmikrotik tem sido o mais criticado por muitos e agora vejo você já fazia isso em 2007.. O provedor não precisa ficar investindo em máquinas dedicadas e que de tempos em tempos acabam por serem trocadas por mais novas...
    Os amigos me desculpem pelo texto longo. Não ganho nada de ninguém, até já fui acusado disso. Mas é que vejo muita crítica de quem não utilizou. Vejo também crítica de quem já utilizou no passado. Mas não vejo crítica de quem usa hoje.
    As vezes acontece coisas engraçadas. Não faz muito tempo uma pessoa veio no forum pedir ajuda porque tinha perdido tudo no webmikrotik. Era um sábado. E como no sábado não tem suporte, porque não precisa o cara estava apavorado com tudo parado. Ao ler aquilo fiquei surpreso porque o provedor não para por causa do webmikrotik.
    Mas mesmo assim, como tinha o email particular do desenvolvedor, passei para ele entrar em contado e em poucas horas o provedor dele estava no ar.
    Numa situação dessas, podia ser o mk-solutions ou o escambau que ia parar do mesmo jeito.

  19. #79

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Olha vejo que todos os sistema esta de parabéns e faz o que promete, alguns mais complexo de entender e outros mais facil, mas acredito que webmikrotik e bylltec esteja com uma aposta mais ousada por nao utilizar servidor interno, que pode ter risco em caso de administrador de rede desatento com backups e hardware obsoleto na utilização do servidor de autenticação, cada sistema tem sua particularidade o radiusnet tem varias ferramentas legais e tambem usa radius como vigo e outros na autenticação do usuario, sobre funcionalidades acho que o vigo e mk-solution tem varias funcionalidades administrativas que em alguns casos ajuda e em outro dificulta ao novo funcionário a usar o sistema, radius net acredito nao ter hotsite que o mk-auth tem e webmikrotik tem e acho que é mais complicado implantar do que o webmikrotik, todos eles ao meu ver é mais voltado a area administrativa e financeira do provedor que é muito bom, mas apenas um dos sistema promete configurar do zero o servidor e manter pronto para uso sem que o usuario necessite de saber de regras de mikrotik, acredito que se o provedor nao tem um tecnico 24 horas na empresa seria bom o uso do bylltec ou webmikrotik pois o suporte e integração é mais facil no meu ponto de vista e valor mais acessível e ambos com uma grande proposta de restauração em caso de desastre, algunas funcionalidades que o bylltec tem e nenhum outro sistema tem é configurador de balance no modos bridge e router, distribuição de link onde cada cliente pode ser colocado em um link especifico, filtro de conteudo, redirecionamento de porta para para clientes que usa dvr, backups por e-mail, configurador que faz tudo para o usuario definindo a quantidade de ips quer usar na rede.

  20. #80

    Padrão Re: Qual sistema de gerenciamento que vcs usam?

    Uso o SGP

    Muito completo