Página 7 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse negocio de plugar antena no radio as vezes dá mal-contato. Se usar fios esticado é bom ter aterramento, se for radio pequeno tem uma gambiarra bem ridícula mas que funciona muito bem: http://litikao.blogspot.com.br/2013/...avel-para.html

Boa noite @rubem , no caso do fio esticado indo para um micro System:

o processo de aterramento que iremos utilizar devemos esclarecer que ele estará sendo utilizado somente para a diminuição do nível de ruído captado pela antena e nunca poderá em hipótese nenhuma ser tratado como um dispositivo de proteção do sistema contra surtos de tensão ou descargas atmosféricas.
    http://logicamaxtec.webnode.com.br/c...io-de-eventos/
    Encontrei essa imagem:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Long Wire.JPG
Visualizações:	1749
Tamanho: 	28,3 KB
ID:      	54462

Neste caso terei que fazer um balun para o aterramento, daí eu puxo um fio do balun para uma haste metálica a 1,5mde profundidade??

2. O balum é um adaptador de impedancia pra quando usar cabo coaxial.

Antes eu até ia comentar sobre um parte do anexo do @1929 que fala algo tipo "Um fio de qualquer comprimento até o radio", porque na prática se tiver fio longo ele vai pegar ruído de fluorescente ou fonte chaveada por perto, tudo o que você ganha na antena é tapado por ruído que ganha num fio comum esticado. Por isso a sugestão de usar cabo coaxial até a antena.

Eu fiz esse sistema com cabo de 70m, com cabo coaxil descendo, como não pegava muita coisa levei o radio pra cima do telhado pra conectar direto, mas pegava pouca coisa igual, deduzi que 6m de coaxial com malha de 67% (Branco, de parabolica) não tinha perda significativa.

Meu interior fica a 1000Km da cidade grande (400K.hab) mais proxima, longe de tudo, sempre usamos radio AM (Ou era isso ou era carta, porque FM ou TV proxima (<100Km) nunca tem), o aterramento melhora muito a recepção em geral, aterramento simples só serve pra terra boa, se for arenoso é igual para-raios: Tem que colocar mais ferro! Se bem que barra de 1,5m deve servir no brasil todo, a vantagem seria em terra vermelha tipo no PR poder usar pedaço de cobre de 30cm pra ter o mesmo efeito. Em épocas sem lojas de ferragens no interior tinha muita gente procurando qualquer pedaço de ferro proveninente de maquinario agricola pra enterrar e ter um bom terra pro radio AM, o sonho de uns gauchos era pegar limpo a radio Guaiba, de POA, a uns 2000Km, só com muito terra e muita antena pra conseguir.

Insisto no aterramento porque antena grande capta tanto mais sinais desejaveis como mais ruído indesejavel.
    Infelizmente antena grande assim tem melhor captação de sinal na perpendicular, não dá pra girar ela. Meu problema é esse, só posso esticar fio de norte a sul, então só capto o que está a leste ou oeste de mim, que vem a ser bolivia, bahia, africa... nenhuma dessas regiões tem radio que me interesse.

(Alias... agora to me lembrando, ano passado vendi umas 3 baterias 6V 4A pra serem usadas em radios 9 faixas, Motoradio/Motobras, carregam na cidade e levam pra fazenda, dura meio ano (Consome 15 ou 20mA). AINDA tem muuuuito radio AM por aqui)

3. Rubem, fui mal ao me referir a qualquer tamanho. A minha intenção era qualquer tamanho entre a antena e o rádio mas com certeza a menor possível sem se preocupar com cortar o fio em múltiplos de meia-onda

Quanto ao cabo coaxial porque então não fazer logo uma dipolo de meia-onda e não deixar a malha lá em cima sem terminação.?
    Como o dipolo tem aproximadamente 75ohms em teoria, já dispensa o balum
    @abcd , já decidiu sobre que rádio comprar? Eu iria com a sugestão do Rubem daquele site.
    Um Degen DE1103. Completo com SSB. O dia que voce se acostumar a "corujar" os radioamadores em SSB não vai querer outra coisa. Não tem ruido de nada, é limpinho o som. Só tem que acostumar pois não é um som aveludado como em AM locais e muito menos um som de FM .
    Parece que se fala dentro de uma lata com voz de robot.
    Mas vai fazer a volta ao mundo. hehehe

Se for só para sintonizar estações comerciais em ondas curtas, vai ter que se acostumar com os ruídos de estática. Ou então o pessoal em casa vai mandar desligar, pois o barulho só é sinfonia para quem gosta de DX.

4. Dipolo de meia-onda pra SW é possível na casa de qualquer um?
    Minha casa hoje é uma planejada por um pinguço, fica encostada na rua, não tem 10m para cada lado pra poder fazer um dipolo de 20m (Teria que abrir buraco em parede, tirar telhado...)

Sorte que na adolescencia o "terreno" era um L que somado daria uns 40x50m, e o resto do quarteirão só tinha oficinas de maquinario pesado que ficavam vazias no fim de semana, meus pais sumiam pra fazenda então tinha um quarteirão inteiro sem muros só pra mim, podia tranquilamento esticar 150m de fio pra testar.

Nunca me acostumei com o audio horrível de radio-amador (E pela distancia da Anatel nunca pude tirar licença) mas aquela variação das faixas comerciais que parece que varia com o vento típica de OT eu gosto muito, aquele som sem graves nem agudos é meio relaxante, nosso ouvido não foi feito pra ouvir grave ou agudo mesmo. Em OT lá pelos 60m (5MHz) aqui pega/pegava meia duzia de radios sem programação de igreja 24x7, no SW logo acima, nomeado como 49m nos Degen pelo que eu saiba, pega um monte de radio gringa, mas tem que ficar virando antena (Meio complicado virar um dipolo de 25-30m), por isso gosto tanto da loop ativa com pilhas. Acho que de 75 pra 49m muda o tipo de reflexo na ionosfera, tanto que 49m não é mais "tropical", acho curioso uma radio no esterótipo do clima tropical operar em 49 e 22m:
    http://radios.ebc.com.br/nacionalamazonia
    Olha o tamanhinho das antenas:

Não sei se é por essas antenas, mas aqui (E Manaus fica mais longe que SP) isso pega limpo, enquanto de SP, RJ ou MG não pega nada em 90 ou 120m, menos ainda em AM.

5. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O balum é um adaptador de impedancia pra quando usar cabo coaxial.

Antes eu até ia comentar sobre um parte do anexo do @1929 que fala algo tipo "Um fio de qualquer comprimento até o radio", porque na prática se tiver fio longo ele vai pegar ruído de fluorescente ou fonte chaveada por perto, tudo o que você ganha na antena é tapado por ruído que ganha num fio comum esticado. Por isso a sugestão de usar cabo coaxial até a antena.

Eu fiz esse sistema com cabo de 70m, com cabo coaxil descendo, como não pegava muita coisa levei o radio pra cima do telhado pra conectar direto, mas pegava pouca coisa igual, deduzi que 6m de coaxial com malha de 67% (Branco, de parabolica) não tinha perda significativa.

Meu interior fica a 1000Km da cidade grande (400K.hab) mais proxima, longe de tudo, sempre usamos radio AM (Ou era isso ou era carta, porque FM ou TV proxima (<100Km) nunca tem), o aterramento melhora muito a recepção em geral, aterramento simples só serve pra terra boa, se for arenoso é igual para-raios: Tem que colocar mais ferro! Se bem que barra de 1,5m deve servir no brasil todo, a vantagem seria em terra vermelha tipo no PR poder usar pedaço de cobre de 30cm pra ter o mesmo efeito. Em épocas sem lojas de ferragens no interior tinha muita gente procurando qualquer pedaço de ferro proveninente de maquinario agricola pra enterrar e ter um bom terra pro radio AM, o sonho de uns gauchos era pegar limpo a radio Guaiba, de POA, a uns 2000Km, só com muito terra e muita antena pra conseguir.

Insisto no aterramento porque antena grande capta tanto mais sinais desejaveis como mais ruído indesejavel.
    Infelizmente antena grande assim tem melhor captação de sinal na perpendicular, não dá pra girar ela. Meu problema é esse, só posso esticar fio de norte a sul, então só capto o que está a leste ou oeste de mim, que vem a ser bolivia, bahia, africa... nenhuma dessas regiões tem radio que me interesse.

(Alias... agora to me lembrando, ano passado vendi umas 3 baterias 6V 4A pra serem usadas em radios 9 faixas, Motoradio/Motobras, carregam na cidade e levam pra fazenda, dura meio ano (Consome 15 ou 20mA). AINDA tem muuuuito radio AM por aqui)

Boa noite @rubem , essa parte de aterramento é quase um bicho de sete cabeça para mim... No caso, lendo um pouco sobre balun, eu vi que alguns possuem saída Para aterramento... No caso, sem usar balum, basta eu puxar um fio no final da antena Para uma haste de cobre??

E se fosse um dípolo, eu teria que fazer aterramento nos dois fios?

Editado:
    Achei uma dica AQUI:
    http://pu2lzb.wordpress.com/2012/03/...ntena-externa/

ATT AB

Tópicos Similares

1. Melhor antena para Kit Cliente 2.4 Ghz Grade Vazada
    Por orionstation no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 27-04-2011, 13:09
  2. qual a melhor antena para o bullet m5 ?
    Por wlsantos no fórum Redes
    Respostas: 25
    Último Post: 23-02-2011, 18:31
  3. Melhor Antena para colocar no POP
    Por anarquista no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 11-05-2010, 12:12
  4. melhor antena para enlace de 12 km
    Por gzanatta00 no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 01-05-2008, 18:39
  5. Qual melhor antena para PTP?