Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por abcd Ver Post
    Bom dia @rubem e @1929 , Muito boa suas explicações, deu para tirar muitas dúvidas ... Engraçado, hoje olhando no armários da minha casa encontrei este rádio, na realidade essa foto não é minha, mais o rádio e bem semelhante... é da Motobrás, mas num fala o modelo, algo interessante que vi nele, é que ele funciona em MW, SW e FM, esse rádio que citei no incio onde ouvia a rádio globo que fica centenas de Km da minha casa:
    Anexo 54521

    Como rubem disse, para não perder tempo, vou começar com uma loop ativa, pois com fios terei que fazer várias adaptações aqui em casa, e o preço saíra Umas 3 vezes mais... Mas para começo está bom...

    Já 1929, me indicou a cordoalha, entrei em contato com vendedor, mas achei caro o preço, não sei se vocês concordam comigo:



    ATT AB
    É isso aí companheiro, começa com o que tem em casa. Depois vai se adequando.
    Com relação a cordoalha, deve ter passado despercebido, mas eu citei que se não achar a cordoalha, vai de fio comum encapado. Só não usa fio sólido mas aqueles composto por vários fios dentro. A superficie total deles é maior do que a superficie de um sólido. E como captação de sinais é fundamental em longas distâncias vai ajudar. Mas vai ajudar também a captar mais ruídos.

    Este aí deve ter saída para antena externa. Os novos me parece que não tem. Só conferindo para ver, pois nas especificações dos novos não faz referencia.

  2. #42

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Boa noite @rubem e @1929 ... Vocês sabem onde posso encontrar esse conector de 2 pinos (AM) para comprar ??

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2014-09-24%2019.15.51.jpg
Visualizações:	559
Tamanho: 	203,2 KB
ID:      	54827Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2014-09-24%2019.15.57.jpg
Visualizações:	420
Tamanho: 	200,5 KB
ID:      	54828Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2014-09-24%2019.16.08.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	191,4 KB
ID:      	54829

    Esse das imagens acima veio com a antena AM... Gostaria de comprar um para não estragar a antena, no manual não encontrei nenhum detalhe a respeito...


    Outra dúvida que tenho é em relação ao aparelho... Este chegou, está funcionando legal, instalei a antena FM... Mas algumas rádio, estão com sinal muito ruim, se fosse para dar nota de 0 a 100 ... eu daria uns 5 ... Pois parece que da para ouvir uma voz.... Gostaria de saber com a experiência de vocês... se eu comprar esse booster.... Será que irá melhorar o sinal, dessa e de outras estações.... ou nem vale a pena???

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ER_ITEMS,V:10]


    ATT AB

  3. #43

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Só em lojas especializadas este conector.

    É dificil dizer sobre recepção de FM em distâncias maiores. Estas que chegam ruim que distância estão?
    Mesmo com uma boa direcional , transmissão em FM não foi feita para longas distâncias. Até que cobertura regional ainda vai.
    E também depende da potencia dos transmissores da emissora.
    A forma de propagação das frequências em ondas média é diferente das frequencias usadas em FM.

    Como ficou a recepção de estações de AM em ondas curtas? Estas sim, quando abre a propagação atingem longas distâncias.

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Só em lojas especializadas este conector.

    É dificil dizer sobre recepção de FM em distâncias maiores. Estas que chegam ruim que distância estão?
    Mesmo com uma boa direcional , transmissão em FM não foi feita para longas distâncias. Até que cobertura regional ainda vai.
    E também depende da potencia dos transmissores da emissora.
    A forma de propagação das frequências em ondas média é diferente das frequencias usadas em FM.

    Como ficou a recepção de estações de AM em ondas curtas? Estas sim, quando abre a propagação atingem longas distâncias.

    Boa noite @1929 , essas que chegam ruim estão muito longe, 70 a 80KM, e minha antena é Omnidirecional... Ela pega outras emissoras que estão nessa faixa de distância, mas com menos chiada... interessante que a antena foi feita para ficar na horizontal... Mas percebo uma melhor recepção com ela na vertical...

    Mas você acha que este booster, iria melhorar o sinal das rádios FM, que já estão com um sinal razoável??? ou é jogar dinheiro fora comprando este Booster??

    Outra coisa que achei interessante e até mesmo no manual dizia, pois assim, tem uma rádio local, a mais ou menos 2,5KM da minha antena... E essa rádio não funciona... Daí pensei em conseguir uma antena telescópica, ou mesmo uma antena interna para FM... Você conhece alguma chave que misture 2 sinais VHF ??? ou mesmo uma chave seletora A/B de Baixa frequência?? Sabe de algo do tipo???

    Já Ondas Curtas e Ondas Médias ainda não pude testar, pois não chegou a antena... pois comprei no E-bay.... Mas quando chegar posto as informações...

    ATT AB...

  5. #45

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Esse conector teRIA a venda em lojas de componentes eletronicos, mas elas fecharam quase todas nos anos 2000. O que tem de similar hoje é pegar um conector de gabinete ATX, o conector que vem dos leds e botões frontais tem dimensão similar, com um pouco de jeitinho encaixa. Quanto a booster, ele melhora os sinais que já estão chegando pela antena. Se a antena está mal-dimensionada e portanto não capta alguns sinais com nível sufiente, amplificar o nada vai dar em nada amplificado :-) Tem ruído em FM também (88-108MHz, não falo da modulação), então dependendo do ambiente ou antena o amplificador não ajuda. Amplificador pra TV ou parabolica tem essa característica também, se a antena não for decente o amplificador amplifica ruído junto com o sinal e o problema de chiado continua, é a situação que tem que fazer uma filtragem antes da amplificação, única vez que precisei algo do tipo testei aquele sisteminha de 4 trimpots de 100 ohms no trajeto, de modo a desbalancear a impedancia pra atenuar uns sinais, resolveu (Minha internet não abre nada agora, procura um circuito pra amenizar fantasmas em TV, são só 4 trimpots/potenciometros). Chave VHF funciona normal, cuida que tem chave tipo 45-300MHz, e tem chave 300-900MHz, ou 900-2500MHz, como você quer selecionar algo em torno de 100MHz a chave não pode ter muita atenuação nessa frequencia, ela tem que abranger essa frequencia. Mas radio a 2,5Km de distancia, mesmo que for comunitária (25W de limite) devia pegar sem antena especial, um mísero fio qualquer devia servir. Pelo visto tem muito morro por aí (Ou as paredes tem areias ferrosa, sei lá).

  6. #46

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Com relação a Booster eu não tenho experiencia. Usei uma vez um booster para recepção de TV mas não achei vantagem.

    Com relação a antena FM para esta distância teria que ser direcional para melhor rendimento. Mas dai vai ter que ficar girando quando quiser mudar de direção.

    Uma coisa que notei e talvez o Rubem possa esclarecer melhor: me parece que auto-radios são mais sensíveis. Dia desses eu estava viajando e sintonizando FM com quase 150km de distância com anteninha externa do carro.

  7. #47

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Tem radio automotivo normal, e tem uns sensíveis. Tive um Sony da primeira geração que rodava MP3 (via cD, não via USB) e não era grandes coisas, troquei por um lixo da Multilaser (Porque tem USB) e a recepção melhorou muito.

    Também tem a questão da antena, radio automotivo sempre tem cabo blindado e a antena fica do lado de fora. Mesmo quando a antena é interna (Na borracha do parabrisa) ela está alta e é grande (1,2m).
    Dentro de casa tem paredes, telhado, tem um monte de obstaculos a mais.

    Quando você repara os radios (De mesa e automotivo) na bancada fica fácil notar a diferença, as vezes um CD player normal da Philips pega radio de cidade vizinha mas ao colocar a mesma antena de vareta no automotivo mal pega todas da propria cidade.

    Quando trabalhava em eletronica tinha o pessoal com dinheiro que comprava som Bosh San Marino ou Monaco, pegava tudo, os pobres comprava lixos tipo Roadstar, o jeito de fazer a radio local de 1000W pegar nas fazendas a 70Km era amplificadorzinho com BF494, fiz muuuuuitos! Nos toca-fitas mais baratos (Das marcas que a Bahia South importava, nem lembro quais) sempre tinha espaço pra um circuitinho, googla por amplificador rf bf494 que terá alguns.

    Mas nos últimos anos parece que tem mais ruído, os mesmos radios e circuitos que usava em 1996 hoje pegam muito ruído, pra TV já fiz esse negocio de atenuar antes de amplificar (TV hoje? Em area rural parabolica queima por raio todo mes (LNB/LNBF ou receptor, banda C ou KU), antena espinha-de-peixe não queima, por um balun você despluga facil em caso de chuva) porque foi o único jeito de não ter chuvisco ou fantasma demais.

    Depois do advento da TV digital, que exige amplificação ativa pra quem está longe, surgiram muitas antenas amplificadas no mercado, nunca usei, mas talvez sejam uma boa, umas prometem amplificação de 70 a 400MHz, ou pelo menos falam em "VHF, FM e UHF". São todas direcionais porque não tem como ser pequena e ter ganho decente sem ser direcional, é meio antiquado ficar girando antena mas é o jeito, se bem que são dipolos com ganho grande pra 2 lados e em angulo enorme tipo 70º pra cada lado. O que não faz mais tanto sentido usar hoje é espinha-de-peixe (Yagi), porque sem amplificação elas exigem mais precisão no apontamento que dipolos amplificados de mesmo preço e menor peso/tamanho.

    Sempre gostei de amplificador mas usei poucos prontos, minha anteninha ativa tipo Loop da Degen, e amplificador pra banda KU foi o pouco que usei, pra TV e FM sempre fiz porque até uns 10 anos eles não eram baratos/encontráveis.

    Ah, talvez aquelas antenas de TV com um "seletor" sejam uma boa pra colocar antes do amplificador:
    http://www.walmart.com.br/produto/El...TV-350---Preta
    Afinal pelo seletor você melhora ou piora o sinal, serve pra atenuar eventuais ruídos amplificados.

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse conector teRIA a venda em lojas de componentes eletronicos, mas elas fecharam quase todas nos anos 2000. O que tem de similar hoje é pegar um conector de gabinete ATX, o conector que vem dos leds e botões frontais tem dimensão similar, com um pouco de jeitinho encaixa. Quanto a booster, ele melhora os sinais que já estão chegando pela antena. Se a antena está mal-dimensionada e portanto não capta alguns sinais com nível sufiente, amplificar o nada vai dar em nada amplificado :-) Tem ruído em FM também (88-108MHz, não falo da modulação), então dependendo do ambiente ou antena o amplificador não ajuda. Amplificador pra TV ou parabolica tem essa característica também, se a antena não for decente o amplificador amplifica ruído junto com o sinal e o problema de chiado continua, é a situação que tem que fazer uma filtragem antes da amplificação, única vez que precisei algo do tipo testei aquele sisteminha de 4 trimpots de 100 ohms no trajeto, de modo a desbalancear a impedancia pra atenuar uns sinais, resolveu (Minha internet não abre nada agora, procura um circuito pra amenizar fantasmas em TV, são só 4 trimpots/potenciometros). Chave VHF funciona normal, cuida que tem chave tipo 45-300MHz, e tem chave 300-900MHz, ou 900-2500MHz, como você quer selecionar algo em torno de 100MHz a chave não pode ter muita atenuação nessa frequencia, ela tem que abranger essa frequencia. Mas radio a 2,5Km de distancia, mesmo que for comunitária (25W de limite) devia pegar sem antena especial, um mísero fio qualquer devia servir. Pelo visto tem muito morro por aí (Ou as paredes tem areias ferrosa, sei lá).

    Boa noite @rubem , Aqui possui muitos morros... Mas vou te falar a verdade... essa antena que comprei é muito estranha... Tipo, dá para sintonizar umas 7 radios, mas apenas umas 4 possuem um sinal digamos aceitável, pois tem um pouco de chiado... já as outrs possuem bastante chiado, mas da para entender o que o locutor diz... Coloquei a miséria da antena a 2 metros acima da minha casa e nada, coloquei em várias posições e nada... daí coloco a porcaria no chão e a praga dá sinal, coloco de cabeça para baixo e melhora o sinal em alguns momentos.... estou tendo muito problema em achar uma posição adequada para a antena ... pois num dá para entender o lado que a miserenta funciona... daí não consigo colocar a haste de ferro para colocá-la ... Você não conhece uma antena descente FM para que eu possa comprar, pois está é Omni, mas não consigo colocar uma haste de ferro, pois ela funciona de todas as maneiras, menos da maneira que é indicada pelo fabricante... existe alguma antena FM, que seja omni, e que consiga me atender... mesmo em rádios da minha cidade e de cidades distantes???

  9. #49

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Que receptor você comprou?

  10. #50

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Quanto a omnidirecionalidade, o jeito mais facil de conseguir é fazendo um S ou O om o dipol. Faz um dipolo fechado comum, tipo:
    http://www.electroschematics.com/31/...ipole-antenna/
    ou
    http://www.bamlog.com/fmdipole.htm
    Mas aí você tem direcionalidade razoavel, pra aumentar o angulo você faz o S ou fecha um círculo:
    http://static.dipol.com.pl/images/pict/a0210.jpg
    http://photos.imageevent.com/holl_an...%20Antenna.jpg

    Fazendo isso a area de contato da onde com o elemento diminui, fica menos sensível (Chega a ter 0dB nalgumas frequencias fora da frequencia central), mas... é o jeito facil.
    Se sua antena tem elementos flexíveis fica fácil fazer o teste. Eu particularmente nunca consegui nada interessante com isso, por isso prefiro direcional (Yagi ou dipolo amplificado)

    Outras opções, e que dão mais ganho, são multiplos dipolos (X ou * com 2 ou 3 cruzados), ou opções maiores tipo dipolo com elementos invertidos servindo de refletor em baixo:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedi...e_gp_vhf_3.jpg
    ou
    http://upload.wikimedia.org/wikipedi...ck_RE_1790.jpg

    Mas isso de qualquer forma costuma ter bom ganho (2dBi, igual o dipolo em S ou O) apenas numa faixa estreita tipo 5MHz, e... FM vai de 88 a 108, são 20MHz, então sempre vai ter radio pegando pior. Não sei se é regra por conta das radios comunitárias, mas a maioria das antenas comerciais nos últimos anos tem mais ganho (2dBi) lá pelo 85-90MHz.
    (Porque comunitária tem limite baixo, 25W, enquanto radio comercial raramente opera abaixo de 100W, tem é muita com 1000 ou 5000W)

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Que receptor você comprou?
    Boa tarde @1929 , estou testando a FM com o Micro System TEAC .... Depois que chegar minha antena SW e MW, que irei comprar ou usar o moto radio que tenho aqui...

  12. #52

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Quanto a omnidirecionalidade, o jeito mais facil de conseguir é fazendo um S ou O om o dipol. Faz um dipolo fechado comum, tipo:
    http://www.electroschematics.com/31/...ipole-antenna/
    ou
    http://www.bamlog.com/fmdipole.htm
    Mas aí você tem direcionalidade razoavel, pra aumentar o angulo você faz o S ou fecha um círculo:
    http://static.dipol.com.pl/images/pict/a0210.jpg
    http://photos.imageevent.com/holl_an...%20Antenna.jpg

    Fazendo isso a area de contato da onde com o elemento diminui, fica menos sensível (Chega a ter 0dB nalgumas frequencias fora da frequencia central), mas... é o jeito facil.
    Se sua antena tem elementos flexíveis fica fácil fazer o teste. Eu particularmente nunca consegui nada interessante com isso, por isso prefiro direcional (Yagi ou dipolo amplificado)

    Outras opções, e que dão mais ganho, são multiplos dipolos (X ou * com 2 ou 3 cruzados), ou opções maiores tipo dipolo com elementos invertidos servindo de refletor em baixo:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedi...e_gp_vhf_3.jpg
    ou
    http://upload.wikimedia.org/wikipedi...ck_RE_1790.jpg

    Mas isso de qualquer forma costuma ter bom ganho (2dBi, igual o dipolo em S ou O) apenas numa faixa estreita tipo 5MHz, e... FM vai de 88 a 108, são 20MHz, então sempre vai ter radio pegando pior. Não sei se é regra por conta das radios comunitárias, mas a maioria das antenas comerciais nos últimos anos tem mais ganho (2dBi) lá pelo 85-90MHz.
    (Porque comunitária tem limite baixo, 25W, enquanto radio comercial raramente opera abaixo de 100W, tem é muita com 1000 ou 5000W)
    Boa tarde @rubem , a minha antena é está:

    http://www.antenascastelo.com.br/PDF/Manual%205000.pdf

    Fiz a ideia que você passou sobre o S ... tipo ficou um S ao contrário na vertical... e não o S na horizontal como está imagem...

    http://photos.imageevent.com/holl_an...%20Antenna.jpg


    Rapaz, melhorou e muito ela em "S", muito melhor do que em "O" .... sinal melhorou em várias rádios, e pegava melhor na maioria do lugares que coloquei....

    Coloquei no mastro que fiz, e agora pegou... não pegou tão bem quanto o que havia testado em baixo... Deixei ela de bobeira no mastro tombado e pegou umas 10 rádios, sendo que algumas estavam com sinal bom... daí quando coloquei no mastro, já parafusada, reduziu para 8 rádios, sendo que apenas umas 3 a 4 posso dizer que dão para ouvir, pois possuem menos chiado.... já as demais possuem muito chiado... da para entender o que o locutor fala, mas chia demais....



    Você indica algum amplificador de linha ou Booster??? ou algum aparelho feito para reduzir este o chiado??

    Rubem, você falou sobre chave VHF ... o que seria isso... Pois algo que está confundindo, é assim... existem misturadores de Canais VHF... mais ele só funcionam para 1 entrada FM...

    http://www.proeletronic.com.br/produ...-vhf-8-canais/

    Daí fiquei pensando aqui em casa... A antena que instalei, funciona apenas com rádios distantes, como o próprio fabricante diz:

    Devido a otimização de projeto , esta Antena tem uma
    excelente seletividade , ou seja , boa recepção mesmo
    quando as frequências das rádios de FM são próximas.

    Ele deixa um "MESMO", mas como sei, qualquer antena telecópia, pega a rádio FM comunitária da minha cidade... essa antena não...

    Daí pensando nisso, pesquisei muito, mas não encontrei nenhuma chave que misture VHF com VHF, apesar que alguns dizem que existe... eu não encontrei...

    Daí fiquei pensando, moro no meio de 2 cidades... a cidade A, em UHF pega bem a Globo, já a cidade B, fica do outro lado, e eu sei que pega alguns canais, pois já instalei uma vez uma antena apontada para lá... mas por conta dos morros o sinal era ruim... vejo que existe misturador UHF, igual VHF, então digamos que poderia resolver meus problemas....

    Mas no caso FM, como unir 2 antenas??? será que existe uma aparelho fabricado espeifico para isso...???

    ATT AB

  13. #53

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Bons radios (Degen, Blaupunkt, Sangean) tem uma chave "Local/DX", serve pra atenuar o sinal que vem pela antena, porque radio mais proxima pode ficar por cima de uma estação de sinal mais fraco, pra nõa ter mistura de sinal você diminui a sensibilidade e só pega o sinal mais forte. Iria ajudar se aí tivesse muita radio comunitária, afinal a maioria delas recebe concessão pra 87,9MHz. Se sua antena não pega a comunitária local dá pra pensar em baixo ganho na frequencia dela.


    Esses misturadores com frequencias diferentes pra mim se chamam diplexadores, são "ajustados" com uma bobina diferente por entrada, de modo que se inverter (Colocar antena VHF na entrada UHF) tem uma bela atenuação no sinal. Então não dá pra usar eles com qualquer antena (UHF + UHF).

    Se vai juntar o sinal de 2 antenas iguais, pode usar um T simples, desses:
    http://www.centertel.com.br/center_u...hes/emet-3.jpg
    Antena comum é passiva, pode usar T tranquilo. Misturador é necessario quando você tem antenas de frequencias diferentes conectadas.

    Meu uso de 2 antenas foi esse que você citou, imaginei que você ia optar por algo do tipo. Via antena espinha-de-peixe (Amplimatic, de TV, veeeelha) pegava a radio da cidade A a 100Km, e via outra antena apontada pra uns 90° pro lado, em outra cidade a 20Km, pegava a radio B. Mas o que eu tinha era chave comutadora dessa pra mudar a antena:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         chave-comutadora-ab-deslizante-parabolica-tv-video-game-13977-MLB93393812_4922-O.jpg
Visualizações:	753
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	54875
    Isso era mais comum a uns 20 anos, usava pra selecionar entre antena local de TV e a parabolica (Canal 3 ou 4). Eles não informam frequencia, mas isso opera com canal 2 ou 30 do mesmo jeito, vai dos 50 a 700MHz provavelmente (Eram usadas em predio com CATV direto na TV, e CATV usa canal alto tipo 100 a 300 mesmo), ou seja, ele serve pra FM também.

    O que citei de chave de VHF e suas frequencias é que tinha umas com frequencia mais restrita, hoje não ví mais, só tem essas comutadoras comuns sem frequencia definido. Por sua vez hoje os diplexers são todos pra frequencias diferentes, e UHF é uma banda muito larga, se você quiser 2 antenas UHF pra frequencias tão distantes tipo 200 e 400MHz não tem diplexer pra isso, tem que usar T comum, que em antena de ganho grande (Yagi de 20 elementos) significa desperdício de energia, uma parte do sinal vai de uma antena pra outra, em diplexer isso não ocorre. Não que seja um problema, mas se UHF+VHF merece diplexer específico acho estranho não tem UHF+UHF ou VHF-L + VHF - H (Acima ou abaixo de FM tem VHF, TV's antigas tinham essa divisão, ou era LVHF e HVHF? Enfim, tinha Low e High). Enfim, estou por fora dos misturadores, diplexadores e chaves comutadoras, achei que elas ainda tinham frequencia específica (Tipo os diplexadores tem).

    Esse T com conector F e a chave comutadora devem custar R$ 5 a 10, não tenho certeza se uma segunda antena pequena num T não iria atenuar demais o sinal da antena externa, eu por precaução compraria também a chave comutadora.

    (Se ligar uma antena grande numa pequena o sinal de grande chega via cabo na pequena e esta retransmite o sinal, ou seja, a energia vai pro ar e não pro radio. Em que medida isso ocorre ao usar um T não sei, usando antenas similares ou com sinal suficiente não tem problema)

  14. #54

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Sem falar que por norma uma rádio comunitária não é para ir longe. Não me lembro exatamente do texto da norma, mas parece que é coisa de 4km.
    E 25Watts de potencia.
    Só que com 25Watts a coisa vai muito mais longe.
    E como a tendência da agência é dar todas concessões praticamente na mesma frequência isso poderia gerar um conflito muito grande entre elas. Por isso que seria uma cobertura de curta distância para atender só a comunidade.

    A prática tem demonstrado que as Radio Comunitárias tem feito uma concorrência bem grande com as comerciais. Com o disfarce de "apoio cultural" elas tem faturado em cima de publicidade. A Agência sabe disso, a ABERT luta mas perde sempre.
    O máximo que a Abert consegue é que as comunitárias fiquem na frequência liberada para ela. Aqui por ex uma comunitária passou anos e anos em frequência em torno dos 100 Mhz até que foi "visitada" pela fiscalização e retornou aos 87mhz.

  15. #55

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Boa noite @rubem , hoje comprei uma antena VHF e UHF interna, essas simples que vendem em camelo.... coloquei ela, e acredito que ela pegou melhor do que a antena externa... pois é fácil modificar de lugar... Fui testar com a chave A/B ... a antena externa se mostrou melhor, menos chiado do que a interna, mas piorou muito o sinal .... testei com o T (conector F) e este mostrou muita interferência, sendo mais prejudicia para a antena interna, como você mesmo citou... e novamente a antena externa se saiu melhor.... apesar que o cabo usado era horrível...



    Quando chegar os conectores que comprei irei fazer novos testes... e postarei os resultados...


    ATT AB

  16. #56

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Boa noite @1929... entrei no site da rádio da minha cidade... e agora que vi... eles alteraram a grequência.... agora é 87.9 ... até uns dias desses era 104.9 ...

    ATT AB