Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Boa noite @rubem e @1929 , Obrigado pela ajuda, hoje trabalhando encontrei uma pessoa que trabalha no interior do interior, onde não tem vendas, nada... apenas algumas casas próximas... Fica a Mais ou menos 30 KM da cidade mais próxima, sendo que o local que ela fica, está em uma altitude de 1000m... Conversando com ela, me mostrou o seu Micro System, Aiwa NSX-S22, onde encontrei algo curioso, que estava procurando em um Micro System, depois das postagens de ontem... O micro System dela tem entrada para Antena FM, AM(MW) e SW ... Tive que tirar até foto, pois estou custando encontrar um microsystem com AM(MW) e FM...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2014-09-02%2011.18.51.jpg
Visualizações:	416
Tamanho: 	199,7 KB
ID:      	54413Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2014-09-02%2011.18.56.jpg
Visualizações:	1012
Tamanho: 	199,0 KB
ID:      	54414Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2014-09-02%2011.20.00.jpg
Visualizações:	708
Tamanho: 	172,7 KB
ID:      	54415


    Daí ela estava apenas com uma antena Interna FM, conectada apenas a uma entrada, (já citado acima em algumas resposta)... O pior que funcionava apenas uma rádio... do estado vizinho ainda... Daí falei que era fácil fazer uma antena externa, com fio de cobre e ela se interessou, e falei que existem antenas externas para FM...

    Com o conhecimento de vocês, eu poderia esticar um Fio de cobre no telhado de casa, com tamanho de 14M, e dividí-lo, tanto para MW e SW? o fio desceria e daí eu colocava uma solda dividindo ele, para entrar no MW e SW, com apenas um fio no teto... ou teria que colocar 2 fios??? Para exemplificar melhor, fiz uma imagem:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena 2.png
Visualizações:	656
Tamanho: 	7,5 KB
ID:      	54416

    No caso de 2 fios, terei que fazer uma distância especifica de uma para o outro???? e até mesmo dele até o rádio??


    Essa entrada AM(MW) Loop, como irei Fazer para conectar o fio??


    Agora em relação a FM:
    Pergunto a vocês que entendem muito mais do que eu:
    Essa antena FM M-3007, direcional, 120Km... é mais interessante eu comprá-la, ou comprar uma antena Omni M5000 tipo circular (60km)...

    Qual seria a mais ideal, pois assim, uma direcional, entendo que ela tem que ser apontada para uma direção, no qual deixaria de pegar outras estações de outras direçoes?? Ou é melhor uma Omni, com uma recepção menor, mais que "pegue em todas as direções"?
    Qual a dica que vocês me dão em relação a FM?

    http://www.antenascastelo.com.br/ant_fm.html


    Se puderem contribuir...

    ATT AB

  2. #22

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    1 - Antena ativa é a que faz ativamente algo com o sinal, é a que tem circuito eletronico ativo. Um circuito passivo é um filtro com bobina e capacitor, um circuito ativo tem um transistor. Num circuito passivo você conta apenas com a energia do sinal pra passar por filtros e cabos, num circuito ativo você usa uma fonte externa de energia (Pilhas) pra amplificar o sinal ou tratar ele sem muitas perdas.

    2 - Esquece conector. Esquece conector! Conector é só o meio facil pro noob conectar, o que importa é que um fio faça contato com outro, se vai usar conector P2, se vai usar conector RCA, conector F, se vai parafusas a antena, tanto faz, é só mudança no conector. Então apenas compre antena com o conector apropriado se você não quiser/puder troca-lo, porque isso é só um conector, do mesmo jeito que tem cabo de som com P2, P10, RCA ou conector XLR (Microfone), antena pode ter praticamente qualquer conector e pode trocar facilmente. Raramente você encontra a antena que quer com o conector que precisa.

    3 - "Faixas" num radio são as seleções de banda. Digamos que um radio tem apenas 1 faixa, de 1,8 a 10MHz. Outro radio teria 2 faixas, uma de 1,8 a 4MHz, e outra faixa de 5,2 a 10MHz. Quanto mais "faixas" geralmente mais subdivido o rol de frequencias é. Você na prática não tem a faixa dos 1,8 a 26MHz livre pra radios comerciais, são na verdade 12 faixas de ondas curtas (short wave):
    http://www.optimumpreparedness.com/i...nd_chart_m.gif Essas frequencias "faltando" são reservadas pra uso governamental, militar, em alto-mar, por reflexo na ionosfera, etc, enfim, não tem radio comercial (Nem nada audível) nessas frequencias "faltando" nos radios comerciais. Cada radio tem canal de 5KHz de largura, imagina a sensibilidade girando um dial pra sintonizar algo com uma faixa de 1,8 a 26MHz (Chamada faixa-corrida, sem interrupções). Esse uso beste de "HF, VHF, UHF" pode ser didático pro ambiente academico, mas na prática existe uma diferença gigante entre antena pra 30 e pra 300MHz, entre circuito pra 300 e pra 3000MHz, não dá pra juntar frequencias tão distantes no mesmo nome, não há necessidade prática de nomear as frequencias assim, a necessidade é só didática, mas essa divisão atrapalha mais que ajuda a meu ver.

    4 - 2dBi é na verdade o ganho típico de um dipolo de meia onda, acabei citando isso ao leu e confundiu tudo, foi mal. Velocidade da luz (300.000Km/s) dividido pelas ressonadas por segundo (150 milhões de Hertz, ou 150.000 kilohertz, ou 150MHz) dá digamos 300.000/150.000, que dá 2, a frequencia dos 150MHz tem onda de 2m de largura, uma antena que tenha 2 dipolos de 1m cada será uma antena de meia-onda. No primeiro link em "uma antena simples" é o que tem desenhado. O problema é: AM tem onda bem grande, divide 300.000 por 500KHz e dá 600m! Meia-onda de uma antena pra 500KHz precisa então de 300m de fios!!! Impossível fazer isso. Um monopolo é apenas 1 fio, o tamanho deles precisa ser igualmente gigante. Existem antenas de 1/4 ou 1/8 de onda, mas em AM ainda são inconstruíveis pra qualquer um, 1/8 de 600m ainda são 75m, mas com antena de 1/8 de onda você não terá 2dBi de ganho que tem num dipolo de 1/2 onda, não terá nem 1/4 disso, mas sim algo como 1/20 desse ganho, ou seja, uns 0,1dBi. SE você usar uma antena ainda menor, tipo 1/64 de onda, terá ganho negativo, mas se usar um circuito ativo pra amplificar o sinal (Com pilhas e mosfets ou transistores) você consegue ganho no amplificador tipo 1000 vezes, um aplificador pega um sinal de 0,001mV/m e o amplifica até 1mV/m, enquanto uma antena gigante de 75m te daria sinal digamos 0,09mV/m, abaixo do limiar de sensibilidade do receptor. Em ondas curtas, digamos 7MHz, você tem onda de 42m, 1/8 disso são 5,25m, bem facil ter em casa, mas o melhor, uma antena loop com 21m de fio enrolado existe, ela seria praticamente uma antena de meia-onda, o ganho dela em OC seria muuuuito maior que ganho em AM (Afinal em AM seria uma antena de 1/64 de onda, em OC de 1/2 onda, se for explicar de uma forma didática mas não muito técnica).



    Quanto a antena, saca antena de TV? 2 varetas pros lados? São um dipolo, dependendo do canal (Da largura dele) será de 1/2 onda ou até 1/4 de onda, você ajusta pra cima ou pra baixo (Faz um __ __ ou um V), encolhe ou aumenta cada vareta. Antena de FM seria assim, 1,5m dá meia-onda de 100MHz (300.000 / 100.000 dá 3m, metade é 1,5m). Pra SW precisaria aumentar esse fio pra uns 6m, isso daria 1/8 de 6MHz, frequencia proxima a muitas radios OC. Com 6m teria uma antena AM ruim, mas cabe fio maior que isso em casa?

    Quanto a saída "loop" nesse aparelho, provavelmente é uma saída de tensão pro circuito ativo da antena, teria que ver no manual, a Aiwa usava (Vinha junto com o aparelho) antena com conector de 3 pinos: http://for-sale.yowcow.com/listing/67111661/ Esse aí são só 2 pinos, teria que ver no manual (Na web tem manuais) se tem tensão ou substitui o conector de prensa.

    Defina se quer antena pra FM, pra SW e pra MW, o espectro de frequencias é muito grande por isso sugiro uma loop ativa (Com pilhas), é muito facil instalar. E esse minisystem da foto provavelmente veio com antena loop, talvez esteja encaixotada na casa do dono.

  3. #23

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Obrigado @rubem , agora deu para esclarecer muitas dúvidas... Rapaz que graduação você tem para ter tanto conhecimento assim!!! kkk

  4. #24

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nem sempre é acima. Por exemplo em 40metros os radioamadores tem liberação entre 7000 e 7300. Logo acima começa a faixa que chamamos de 49metros onde tem estações comerciais
    Outro exemplo é em 20 metros onde tem liberação para radioamadores classe A. Faixa nobre do radioamadorismo
    Sim, sempre é acima. Leia primeiro o texto inicial:

    "Pesquisando verifiquei que Am funciona :
    Ondas Médias - 525 kHz–1,705 kHz, possuindo médio alcance."

    Se ele perguntasse sobre radioamadorismo, teria respondido, pois sou radioamador e radioperador desde 1987.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Sim, sempre é acima. Leia primeiro o texto inicial:

    "Pesquisando verifiquei que Am funciona :
    Ondas Médias - 525 kHz–1,705 kHz, possuindo médio alcance."

    Se ele perguntasse sobre radioamadorismo, teria respondido, pois sou radioamador e radioperador desde 1987.
    Eu operava também nesta época. PY3-YUJ e depois mudei de classe: PY3-OV
    Para operar em classe C precisa só exame de legislação.
    Para operar em Classe B ou A precisa exame de legislação, radiofrequência e telegrafia.
    E é lá no estudo de radiofrequência que nos dá a explicação sobre modulação.

    A questão é: AM, FM, SSB, CW são formas de modulação.
    Atribuição de frequencias é outra coisa.
    Ondas Médias como você citou. E abaixo destas tem ainda a VLF ou frequências ultra baixas que são usadas ou eram, não sei mais, em comunicações submarinas pois elas se propagam muito bem na água.

    Ondas Curtas começando em 1800khz até 30000khz ( faixa de 160metros até a faixa de 10 metros) podendo ter estações em AM, CW, SSB. Tem muita (muita em termos) estação em AM operando principalmente em 31 metros, 49 metros, e 25 metros e 19 metros. No Brasil não sei se tem alguma em 10 metros.
    Dá uma olhada nesta lista.
    http://tudoradio.com/conteudo/ver/28-Ondas-curtas

    Não sei até que ponto está atualizada. Muitas dessas talvez tenham desistido de SW. Uma delas é a Rádio Itatiaia que parece estar só em ondas médias e depois na faixa de FM. Radio Gaucha e Guaiba também não estão mais em ondas curtas.

    Vejam este site: http://www.romais.jor.br/blog/

  6. #26

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Boa noite @1929 e @rubem , Hoje fui lendo sobre a cordoalha que haviam me indicado, mas como disseram qualquer fio serviria.

    Achei algumas coisas interessantes a respeito:
    http://murall.com.br/cordoalhas-o-que-sao/

    Primeiros que os arames são utilizados nas seguintes formações:
    formações: 1×3, 1×7, 1×19 e 1×37 , mas alguams fogem deste número, eu mesmo encontrei 3/16
    ...

    Além disso, as feitas de aço possuem
    classificações:
    SM (média resistência), HS (alta resistência) e EHS (extra-alta resistência).
    http://www.cabosdeacocablemax.com.br/cordoalhas.html

    Como você mesmo citou, quanto maior a superfície, melhor, por isso o motivo da cordoalha, ao invés do fio. Pensando assim posso concluir que , quanto maior a secção, maior as radiação eletromagnética... imagino então o motivo da indicação de cordoalhas de 1mm e 2mm, é o fato de serem mais baratos...

    Mas continuando a minha pesquisa, esse mesmo post, mostra que existem diferenças entre "CABOS" e "CORDOALHA":
    c
    ordoalhas são “cordas” feitas de arames de aço, porém com distinções a respeito do cabo de aço propriamente dito. Sua formação é muito mais simplista do que nos cabos de aço, o que a torna um cabo com muito pouca flexibilidade. Nos cabos de aço, temos 6 pernas que torcidas em forma helicoidal em cima de uma “alma” formam o cabo, já na cordoalha não existem pernas mas tão somente os arames torcidos em cima de um outro arame central, formando a cordoalha.


    Daí fui na minha cidade procurar primeiro a cordoalha, e nada, não existe por aqui, Mas cabo e fio aqui tem, se for pela lógica, o "CABO" é melhor que o "FIO".

    Só que outro problema que enfrento, é o fato de todos os cabos serem encapados, pois são cabos Para energia.

    Eu posso utilizar este cabos para antena, visto que possuem uma capa que posso considerar grosa...

    O outro ponto é o seguinte, vocês indicaram o cobre, e as cordoalhas que encontrei não possuem uma capa protetora... opa, pelas leituras que fiz o cobre oxida, então imagino que isso venha trazer problemas futuros. Daí fui buscar outros materiais, encontrei algumas dicas:

    http://www.ehow.com.br/quais-metais-...e-info_103625/
    http://www.edufer.com.br/tabela-de-r...s-e-isolantes/


    MAs aí fiquei me perguntando, foi usado o termo: radiação eletromagnética, essa propagação na superfície ou no interior do fio está intimamente ligada a Resistência do Metal, pensando assim, imagino que quanto menor a resistência, melhor o "SINAL"...

    Pensando dessa maneira, fui atrás de cordoalha de prata, encontrei, e o preço até que não é muito, muito caro:
    http://www.coimbracones.com.br/index...mart&Itemid=71


    Depois desse texto gigante, se poderem ajudar:

    1º - Pelo que já foi discutido, o principal motivo da indicação de cordoalhas de 1mm e 2mm, é o fato do preço??? e assim eu poderia comprar uma de 5mm, e o resultado seria muito melhor???


    2º - No meu caso, apenas pela internet irei conseguir cordoalha, pois na minha cidade não tem, apenas cabos de energia com cobre dentro. Sendo assim me preocupo com a capa protetora desses cabos, pois são grossas, pois as 2 antenas que tenho aqui em casa de um aparelho de som velho possuem capas de plásticos finíssimas, sendo que a secção desses fios são muito finas também... Mas a questão é: Na falta de codoalha, eu poderia substituir por um "cabo" ou "fio" ( energia) de cobre. EXite uma secção ideal neste caso????


    3º - Vocês indicariam a cordoalha não protegida por uma capa, no caso de uma antena externa, por conta da oxidação, Ela poderia trazer danos??

    4º - É valido o que disse, que o melhor fio para a antena é o que possui menor resistência, no caso citei a Cordoalha de prata: Vocês usariam ela?

    5º - Por último, como foi citado acima em uma resposta do usuário: 1929 , ele usou a seguinte "frase":
    você vai enrolar a ponta de um outro fio que desce até o aparelho
    A dúvida é a seguinte, é melhor enrolar ou soldar o fio?


    Desculpar pela quantidade de perguntas, sendo algumas de pouca importância para uma antena caseira como é meu caso.
    Mas sempre que faço algo do tipo, tento construir o melhor possível, mesmo esse melhor saindo mais caro... e ainda acho dúvidas pertinentes, que irão esclarecer dúvidas de outros usuários.

    ATT AB

  7. #27

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Não, não... a cordoalha que me refiro é de fio de cobre. Ela é fininha 1mm ou de 2mm e bem flexível.
    Não é cordoalha de aço grossa.

    O cobre é o melhor material para recepção de ondas eletromagnéticas. Não importa a capa, pois é material inerte para a recepção. Só vai proteger mais o fio. Nada além disso.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não, não... a cordoalha que me refiro é de fio de cobre. Ela é fininha 1mm ou de 2mm e bem flexível.
    Não é cordoalha de aço grossa.

    O cobre é o melhor material para recepção de ondas eletromagnéticas. Não importa a capa, pois é material inerte para a recepção. Só vai proteger mais o fio. Nada além disso.
    Obrigado 1929 , entendido:


  9. #29

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Esse negocio de plugar antena no radio as vezes dá mal-contato. Se usar fios esticado é bom ter aterramento, se for radio pequeno tem uma gambiarra bem ridícula mas que funciona muito bem: http://litikao.blogspot.com.br/2013/...avel-para.html

  10. #30

    Padrão

    Tá aqui a cordoalha de cobre que comentei.
    http://negociol.com/p243688-cordoalha-cobre.html

    Neste vídeo ele fez uma antena para sintonizar estações distantes mas não vejo porque de utilizar cabo coaxial. Se ele tivesse feito uma dipolo aí sim se justificaria o dipolo.
    um dos lados da antena seria fixado a malha do coaxial para fazer o lado negativo.
    Mas neste vídeo, o que ele fez com a malha do coaxial? Se puxar qualquer fio para baixo do fio esticado vai fazer o mesmo resultado.

    Eu não duvido nada que se colocar só um pedaço de fio esticado do rádio saindo pela janela vai dar a mesma recepção que ele obteve. A recepção não é tão crítica assim.
    Mas se quiser fazer algo mais preciso então veja estes desenhos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antenas.jpg
Visualizações:	498
Tamanho: 	344,9 KB
ID:      	54444  

  11. #31

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse negocio de plugar antena no radio as vezes dá mal-contato. Se usar fios esticado é bom ter aterramento, se for radio pequeno tem uma gambiarra bem ridícula mas que funciona muito bem: http://litikao.blogspot.com.br/2013/...avel-para.html

    Boa noite @rubem , no caso do fio esticado indo para um micro System:

    o processo de aterramento que iremos utilizar devemos esclarecer que ele estará sendo utilizado somente para a diminuição do nível de ruído captado pela antena e nunca poderá em hipótese nenhuma ser tratado como um dispositivo de proteção do sistema contra surtos de tensão ou descargas atmosféricas.
    http://logicamaxtec.webnode.com.br/c...io-de-eventos/
    Encontrei essa imagem:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Long Wire.JPG
Visualizações:	2425
Tamanho: 	28,3 KB
ID:      	54462

    Neste caso terei que fazer um balun para o aterramento, daí eu puxo um fio do balun para uma haste metálica a 1,5mde profundidade??

  12. #32

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    O balum é um adaptador de impedancia pra quando usar cabo coaxial.

    Antes eu até ia comentar sobre um parte do anexo do @1929 que fala algo tipo "Um fio de qualquer comprimento até o radio", porque na prática se tiver fio longo ele vai pegar ruído de fluorescente ou fonte chaveada por perto, tudo o que você ganha na antena é tapado por ruído que ganha num fio comum esticado. Por isso a sugestão de usar cabo coaxial até a antena.

    Eu fiz esse sistema com cabo de 70m, com cabo coaxil descendo, como não pegava muita coisa levei o radio pra cima do telhado pra conectar direto, mas pegava pouca coisa igual, deduzi que 6m de coaxial com malha de 67% (Branco, de parabolica) não tinha perda significativa.

    Meu interior fica a 1000Km da cidade grande (400K.hab) mais proxima, longe de tudo, sempre usamos radio AM (Ou era isso ou era carta, porque FM ou TV proxima (<100Km) nunca tem), o aterramento melhora muito a recepção em geral, aterramento simples só serve pra terra boa, se for arenoso é igual para-raios: Tem que colocar mais ferro! Se bem que barra de 1,5m deve servir no brasil todo, a vantagem seria em terra vermelha tipo no PR poder usar pedaço de cobre de 30cm pra ter o mesmo efeito. Em épocas sem lojas de ferragens no interior tinha muita gente procurando qualquer pedaço de ferro proveninente de maquinario agricola pra enterrar e ter um bom terra pro radio AM, o sonho de uns gauchos era pegar limpo a radio Guaiba, de POA, a uns 2000Km, só com muito terra e muita antena pra conseguir.


    Insisto no aterramento porque antena grande capta tanto mais sinais desejaveis como mais ruído indesejavel.
    Infelizmente antena grande assim tem melhor captação de sinal na perpendicular, não dá pra girar ela. Meu problema é esse, só posso esticar fio de norte a sul, então só capto o que está a leste ou oeste de mim, que vem a ser bolivia, bahia, africa... nenhuma dessas regiões tem radio que me interesse.

    (Alias... agora to me lembrando, ano passado vendi umas 3 baterias 6V 4A pra serem usadas em radios 9 faixas, Motoradio/Motobras, carregam na cidade e levam pra fazenda, dura meio ano (Consome 15 ou 20mA). AINDA tem muuuuito radio AM por aqui)

  13. #33

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Rubem, fui mal ao me referir a qualquer tamanho. A minha intenção era qualquer tamanho entre a antena e o rádio mas com certeza a menor possível sem se preocupar com cortar o fio em múltiplos de meia-onda

    Quanto ao cabo coaxial porque então não fazer logo uma dipolo de meia-onda e não deixar a malha lá em cima sem terminação.?
    Como o dipolo tem aproximadamente 75ohms em teoria, já dispensa o balum
    @abcd , já decidiu sobre que rádio comprar? Eu iria com a sugestão do Rubem daquele site.
    Um Degen DE1103. Completo com SSB. O dia que voce se acostumar a "corujar" os radioamadores em SSB não vai querer outra coisa. Não tem ruido de nada, é limpinho o som. Só tem que acostumar pois não é um som aveludado como em AM locais e muito menos um som de FM .
    Parece que se fala dentro de uma lata com voz de robot.
    Mas vai fazer a volta ao mundo. hehehe

    Se for só para sintonizar estações comerciais em ondas curtas, vai ter que se acostumar com os ruídos de estática. Ou então o pessoal em casa vai mandar desligar, pois o barulho só é sinfonia para quem gosta de DX.

  14. #34

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Dipolo de meia-onda pra SW é possível na casa de qualquer um?
    Minha casa hoje é uma planejada por um pinguço, fica encostada na rua, não tem 10m para cada lado pra poder fazer um dipolo de 20m (Teria que abrir buraco em parede, tirar telhado...)

    Sorte que na adolescencia o "terreno" era um L que somado daria uns 40x50m, e o resto do quarteirão só tinha oficinas de maquinario pesado que ficavam vazias no fim de semana, meus pais sumiam pra fazenda então tinha um quarteirão inteiro sem muros só pra mim, podia tranquilamento esticar 150m de fio pra testar.

    Nunca me acostumei com o audio horrível de radio-amador (E pela distancia da Anatel nunca pude tirar licença) mas aquela variação das faixas comerciais que parece que varia com o vento típica de OT eu gosto muito, aquele som sem graves nem agudos é meio relaxante, nosso ouvido não foi feito pra ouvir grave ou agudo mesmo. Em OT lá pelos 60m (5MHz) aqui pega/pegava meia duzia de radios sem programação de igreja 24x7, no SW logo acima, nomeado como 49m nos Degen pelo que eu saiba, pega um monte de radio gringa, mas tem que ficar virando antena (Meio complicado virar um dipolo de 25-30m), por isso gosto tanto da loop ativa com pilhas. Acho que de 75 pra 49m muda o tipo de reflexo na ionosfera, tanto que 49m não é mais "tropical", acho curioso uma radio no esterótipo do clima tropical operar em 49 e 22m:
    http://radios.ebc.com.br/nacionalamazonia
    Olha o tamanhinho das antenas:


    Não sei se é por essas antenas, mas aqui (E Manaus fica mais longe que SP) isso pega limpo, enquanto de SP, RJ ou MG não pega nada em 90 ou 120m, menos ainda em AM.

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O balum é um adaptador de impedancia pra quando usar cabo coaxial.

    Antes eu até ia comentar sobre um parte do anexo do @1929 que fala algo tipo "Um fio de qualquer comprimento até o radio", porque na prática se tiver fio longo ele vai pegar ruído de fluorescente ou fonte chaveada por perto, tudo o que você ganha na antena é tapado por ruído que ganha num fio comum esticado. Por isso a sugestão de usar cabo coaxial até a antena.

    Eu fiz esse sistema com cabo de 70m, com cabo coaxil descendo, como não pegava muita coisa levei o radio pra cima do telhado pra conectar direto, mas pegava pouca coisa igual, deduzi que 6m de coaxial com malha de 67% (Branco, de parabolica) não tinha perda significativa.

    Meu interior fica a 1000Km da cidade grande (400K.hab) mais proxima, longe de tudo, sempre usamos radio AM (Ou era isso ou era carta, porque FM ou TV proxima (<100Km) nunca tem), o aterramento melhora muito a recepção em geral, aterramento simples só serve pra terra boa, se for arenoso é igual para-raios: Tem que colocar mais ferro! Se bem que barra de 1,5m deve servir no brasil todo, a vantagem seria em terra vermelha tipo no PR poder usar pedaço de cobre de 30cm pra ter o mesmo efeito. Em épocas sem lojas de ferragens no interior tinha muita gente procurando qualquer pedaço de ferro proveninente de maquinario agricola pra enterrar e ter um bom terra pro radio AM, o sonho de uns gauchos era pegar limpo a radio Guaiba, de POA, a uns 2000Km, só com muito terra e muita antena pra conseguir.


    Insisto no aterramento porque antena grande capta tanto mais sinais desejaveis como mais ruído indesejavel.
    Infelizmente antena grande assim tem melhor captação de sinal na perpendicular, não dá pra girar ela. Meu problema é esse, só posso esticar fio de norte a sul, então só capto o que está a leste ou oeste de mim, que vem a ser bolivia, bahia, africa... nenhuma dessas regiões tem radio que me interesse.

    (Alias... agora to me lembrando, ano passado vendi umas 3 baterias 6V 4A pra serem usadas em radios 9 faixas, Motoradio/Motobras, carregam na cidade e levam pra fazenda, dura meio ano (Consome 15 ou 20mA). AINDA tem muuuuito radio AM por aqui)

    Boa noite @rubem , essa parte de aterramento é quase um bicho de sete cabeça para mim... No caso, lendo um pouco sobre balun, eu vi que alguns possuem saída Para aterramento... No caso, sem usar balum, basta eu puxar um fio no final da antena Para uma haste de cobre??

    E se fosse um dípolo, eu teria que fazer aterramento nos dois fios?

    Editado:
    Achei uma dica AQUI:
    http://pu2lzb.wordpress.com/2012/03/...ntena-externa/

    ATT AB

  16. #36

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Rubem, fui mal ao me referir a qualquer tamanho. A minha intenção era qualquer tamanho entre a antena e o rádio mas com certeza a menor possível sem se preocupar com cortar o fio em múltiplos de meia-onda

    Quanto ao cabo coaxial porque então não fazer logo uma dipolo de meia-onda e não deixar a malha lá em cima sem terminação.?
    Como o dipolo tem aproximadamente 75ohms em teoria, já dispensa o balum
    @abcd , já decidiu sobre que rádio comprar? Eu iria com a sugestão do Rubem daquele site.
    Um Degen DE1103. Completo com SSB. O dia que voce se acostumar a "corujar" os radioamadores em SSB não vai querer outra coisa. Não tem ruido de nada, é limpinho o som. Só tem que acostumar pois não é um som aveludado como em AM locais e muito menos um som de FM .
    Parece que se fala dentro de uma lata com voz de robot.
    Mas vai fazer a volta ao mundo. hehehe

    Se for só para sintonizar estações comerciais em ondas curtas, vai ter que se acostumar com os ruídos de estática. Ou então o pessoal em casa vai mandar desligar, pois o barulho só é sinfonia para quem gosta de DX.

    Boa noite @1929 , essa semana eu comprei o Micro System, pois era um presente... daí estava analisando as antenas... Eu comprei uma antena Omni para FM, para AM (MW), eu estava pretendendo fazer a antena, mas seguindo suas dicas e as de @rubem, acho melhor ficar com uma antena Ativa... hoje quase comprei a que rubem indicou:

    http://www.ebay.com/itm/DEGEN-31MS-I...-/290625991336

    Ele mesmo disse que é boa, além de ser SW e MW...

    Mas achei interessante essa antena da Tecsun:
    http://pt.aliexpress.com/item/tecsun...684922804.html


    Mas o ponto negativo que ela é apenas MW...
    Obviamente se eu comprar a antena da degen, terei que adaptar o plugin P2 (eu acredito) Para o tipo de entrada do micro system ... Ela é interna, acredito que se estender um pouco o fio ela possa "virar externa"...


    Já o meu rádio, pensei em comprar este:
    http://pt.aliexpress.com/item/Tecsun...561388203.html

    O que vocês acham??? é melhor do que o da Degen???

    Daí com meu rádio, que fazer uma antena com fios...

    ATT AB

  17. #37

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Dipolo de meia-onda pra SW é possível na casa de qualquer um?
    Minha casa hoje é uma planejada por um pinguço, fica encostada na rua, não tem 10m para cada lado pra poder fazer um dipolo de 20m (Teria que abrir buraco em parede, tirar telhado...)

    Sorte que na adolescencia o "terreno" era um L que somado daria uns 40x50m, e o resto do quarteirão só tinha oficinas de maquinario pesado que ficavam vazias no fim de semana, meus pais sumiam pra fazenda então tinha um quarteirão inteiro sem muros só pra mim, podia tranquilamento esticar 150m de fio pra testar.

    Nunca me acostumei com o audio horrível de radio-amador (E pela distancia da Anatel nunca pude tirar licença) mas aquela variação das faixas comerciais que parece que varia com o vento típica de OT eu gosto muito, aquele som sem graves nem agudos é meio relaxante, nosso ouvido não foi feito pra ouvir grave ou agudo mesmo. Em OT lá pelos 60m (5MHz) aqui pega/pegava meia duzia de radios sem programação de igreja 24x7, no SW logo acima, nomeado como 49m nos Degen pelo que eu saiba, pega um monte de radio gringa, mas tem que ficar virando antena (Meio complicado virar um dipolo de 25-30m), por isso gosto tanto da loop ativa com pilhas. Acho que de 75 pra 49m muda o tipo de reflexo na ionosfera, tanto que 49m não é mais "tropical", acho curioso uma radio no esterótipo do clima tropical operar em 49 e 22m:
    Boa noite @rubem, uma antena de fio é direcional, se eu fazer um monopolo em "L", o que aconteceria??

    E se eu fazer um dipolo em "|_" em "L" ... Viraria uma "Omni"???

    ATT AB

  18. #38

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Dipolo é usado reto, em V tipo antena espinha-de-peixe (Forma uma yagi, os elementos podem ficar retos ou curvados em L ou V), ou em S tipo algumas antenas modernas pra TV digital. Pra não ocupar espaço colocam em V ou S.

    A aterramento não é usado quando se usa dipolo.
    Toda energia só é energia mensurável "com relação a alguma coisa", você não mede a energia entre 1 único fio e o nada, você tem que usar a terra ou outro fio como referencial pra medir a tensão nesse fio, então sempre imagine energia passando por 2 fios, a excessão é antena omni (Que é um monopolo), todas as outras antenas tem 2 "vias", tipo um dipolo.
    Quando você descalço coloca o dedo na tomada não tomou choque porque "tem energia no fio", mas sim porque você conduziu a energia entre 2 pontos que antes tinha um diferencial de potencial grande (Entre o fio e a terra), você serviu de atalho. Você só leva choque porque a cia eletrica aterra o neutro nalguns pontos. Em 220V você leva choque igual, porque há um ponto aterrado em algum ponto da rede eletrica (Se você usar um gerador 220V pequeno isolado do chão, pode descalço tocar no fio que não leva choque). Geradores tem enrolamento em Y, o ponto central do Y é aterrado mesmo que você morre num fim de mundo onde tem gerador termoeletrico a diesel (Aqui até 10 anos atras tinha, 10 motores OM352, cada um gigando um gerador trifasico em Y (Estrela). Sempre lembre de tensão com o nome academico dela: Diferença de potencial, ou DDP. Diferença entre ponto A e B, tem que ter referencia.


    Num dipolo você pluga os 2 fios no radio. O radio tem 2 fios porque estes 2 são respectivamente antena e carcaça. Mesmo radio plastico tem um terra ou carcaça no circuito, é simplesmente o negativo ou o positivo. A captação de sinal é feita geralmente com uma bobina, se essa bobina está entre a entrada da antena e o gnd (Ground, Terra/negativo) a entrada da antena do radio será um fio dessa bobina e outro fio do gnd. SE essa bobina estivesse ligada no positivo, a entrada de antena teria um fio da bobina e outro do positivo, simples.
    Um radio simples, na parte da entrada é isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Circuito-Básico-de-Rádio-Receptor-AM.png
Visualizações:	3581
Tamanho: 	36,5 KB
ID:      	54507
    Os pinos 1 e 2 seria o conector externo em radios MW ou SW. OU você usa um monopolo na antena e aterra ou gnd, ou então usa um dipolo, quadra cubica, ou outro tipo de antena de 2 elementos. O que importa é que tem que existir "referencia" pra tensão na antena (Sensibilidade tipo 5mV em varios receptores comuns em MW). Os pinos 1, 2, 3, 4 e 5 são um fio enrolado num ferrite:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bobinaReceptorAM.png
Visualizações:	986
Tamanho: 	21,5 KB
ID:      	54508Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Roberts R881 Ferrite Rod.jpg
Visualizações:	755
Tamanho: 	125,4 KB
ID:      	54509


    O balun é bem parecido com esse trafo do circuito, é um adaptador de impedancia, SE você fizer uma antena yagi, que tem impedancia de acordo com as distancias dos elementos, ou ser fizer uma quadra-cubica que também tem impedancia de acordo com certas distancias e diametros, não precisa balun, pois a antena estaria com a mesma impedancia do cabo de 75 ohms. Mas se esticar um ou 2 fios "a esmo" você raramente terá a impedancia exata, pra casar a impedancia a força então se usa balun, são 2 enrolamentos ao redor de um ferrite:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img010.png
Visualizações:	1680
Tamanho: 	21,0 KB
ID:      	54500
    Seja ferrite redondo ou em barra
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Balun.jpg
Visualizações:	795
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	54501Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1to1_balun.jpg
Visualizações:	1107
Tamanho: 	132,7 KB
ID:      	54502
    Dá uma lida nos tipos em:
    http://www.ham-radio.com/k6sti/balun.htm
    É... o proprio cabo coaxil pode fazer o balun, não sei como calcular isso mas sei que dá, o pouco que já usei (Sempre prefiro o balun classico isolado) foi algo nesse estilo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dipoolcoax.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	6,1 KB
ID:      	54503
    Teria que ver o que o projeto da antena recomenda, seguir mais ao pé da letra possível.

    Tem quem diga que dipolo fechado, ou dipolo dobrado, é melhor que dipolo aberto, eis a diferença:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         clip_image010_thumb[3].gif
Visualizações:	1040
Tamanho: 	3,7 KB
ID:      	54505
    O "modo" de ligar usando apenas cabo coaxil (Tanto "como antena" como "da antena até o radio") seria esse:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAHW954xwg2gOCs3qriEDpQ2imY0OKr2yVjopbEq9Hnc_tu6ov0noC_0x19wApK4ydF24OOZPfdLN57avt_P_DwkAm1T1.jpg
Visualizações:	2021
Tamanho: 	37,9 KB
ID:      	54506
    A malha é que serve de antena, o fio central fica sem uso.
    Eu particularmente prefiro dipolo aberto, nunca fiz muitos dipolos, mas cabo coaxial aqui é caro e raro achar pra desperdiçar assim, fio de cobre de enrolamento de motor ou trafo queimado é mais facil ter (Ou "Conseguir"... desenrolando trafo ou motor queimado, mesmo que eu ganhasse sozinho na MegaSena eu praticaria essas pequenas pobretagens...).

    (Alias, ainda sobre baluns, já que o Under é um forum com muito conteúdo de redes, aqueles adaptadores de ethernet pra cabo coaxial usam um balun simples:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         576863711_868.JPG
Visualizações:	1013
Tamanho: 	25,6 KB
ID:      	54504
    É incrível o que um descasamento de impedancia ou um casamento perfeito permitem ou atrapalham, parece coisa boba mas casamento de impedancia é seríssimo! Em wifi trabalhando com sinal fracos e baixa potencia vemos de longe isso, um mísero cabo 75 ohms onde devia ter 50, mesmo que tenha 2 ou 3 metros, faz seu throughput fica em 1 ou 2Mbps onde com a impedancia certa teria 60-70Mbps.

    Sobre marcas, eu particularmente confio bastante em Degen e Tecsun porque "dos baratos" foi o que já usei muito. Já usei Grundig e Sony, mas não eram nada baratos (US$ 50 um Degen, US$ 100 um Grundig, features similares). Na casa dos US$ 50 pra cima acho que não tem como ter recepção ruim (Ruins são os de US$ 5 a 10, são aqueles comuns, recepção tipo qualquer cd-player Britania).
    Alias, não despreze as possibilidade com cd-player, tenho um Toshiba (Não Semp-Toshiba, é projeto 100% Toshiba quando não tem "Semp" no nome) que um dia abri pra limpar o trimpot de volume e noite varios encaixes pra antena. A telescopica dele fica num pino escrito FM, mas ele tem 2 deles, escrito "300 ohms", ou seja, perfeito pra antena de fita de 300 ohms. Outros 2 pinos estão escrito MW, vão pra bobina no ferrite, tipo o primeiro link, então a antena telescopica ligada numa antena externa não faz diferença nele (Não faz mesmo)> Projeto Toshiba ótimo, mas que a Semp (Sociedade Eletro-Mercantil Paulista, uma sociedade paulista importadora de valvulas dos anos 30) capou os conectores externos.


    Se quiser se divertir, escolhe uma idéia de antena e monta, se ficar ruim parte pra outra, etc. Se quiser perder menos tempo com isso arranja uma loop ativa (Qualquer ativa serviria, mas pra MW/SW acho que só tem loop), o tempo perdido seria só o da troca eventual do conector mesmo.

    Tô reparando um radio capelinha dos anos 70, na traseira ele tem meia duzia de conectores pra antena, curioso a maioria dos radios dos anos 80 terem só a telescopica em cima, acho que isso ajudou a matar o uso do radio também, já que só emendar fio na telescopica não ajuda muito (Ou não ajuda nada nalguns MW). Tanto que nas revistas de eletronica dos anos 80 ficou comum falar em localizar a direção de uma radio AM girando o RECEPTOR, pois o sinal é captado no enrolamento ao redor do ferrite (Já que uma telescopica de meio metro é inútil nesses radios).

  19. #39

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    só relembrando que o dipolo dobrado tem uma impedancia de 300ohms e daí o ideal seria usar aquele cabo para antena de TV que nem sei se existe ainda no comércio, a fita que você se referiu. Pois ela é para 300 ohms..
    Mas vai precisar ter um conector que tenha saida de 300ohms no receptor. E acho que rádio nenhum hoje trás esta saida de 300 ohm.

    E já que voce comentou sobre o espaço que ocupa um dipolo meia-onda, dá para fazer o dipolo V invertido que ocupa muito menos espaço. É só levantar num mastro o meio e deixar as pontas em baixo . Mas ela tem uma impedancia menor, podendo chegar aos 50ohms. Daí vai ser preciso o balun.
    Este site diz que uma V invertido tem menor rendimento.
    http://ivandias.wordpress.com/2010/0...a-v-invertido/

    Mas quando usava não notei isso. Pelo contrário, fazia bons contatos tanto para perto como para bem longe, até do outro lado do mundo. Ela tem um angulo bem baixo o que favorece a reflexão na camada E da estratosfera

    Pô Rubem, lendo agora suas palavras com referencia a aplicação destes princípios de rf na faixa que usamos para nossos provedores, me lembrei do Gilvan Enriconi. Não sei se você pegou aquela época que ele falava no "lençol Digital" aqui no Under.
    Ele era um que sempre defendeu um perfeito casamento de impedância para não perder rendimento principalmente porque nossos APs devem funcionar com pouca potencia. Todo ganho é lucro.

  20. #40

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Bom dia @rubem e @1929 , Muito boa suas explicações, deu para tirar muitas dúvidas ... Engraçado, hoje olhando no armários da minha casa encontrei este rádio, na realidade essa foto não é minha, mais o rádio e bem semelhante... é da Motobrás, mas num fala o modelo, algo interessante que vi nele, é que ele funciona em MW, SW e FM, esse rádio que citei no incio onde ouvia a rádio globo que fica centenas de Km da minha casa:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radio-de-pilhas-motobras-rm-pf32-multiband-tv-sound-13864-MLB3521030109_122012-O.jpg
Visualizações:	1906
Tamanho: 	22,8 KB
ID:      	54521

    Como rubem disse, para não perder tempo, vou começar com uma loop ativa, pois com fios terei que fazer várias adaptações aqui em casa, e o preço saíra Umas 3 vezes mais... Mas para começo está bom...

    Já 1929, me indicou a cordoalha, entrei em contato com vendedor, mas achei caro o preço, não sei se vocês concordam comigo:

    amigo posso te enviar sim os 20 mts porem sai a R$7,00 o metro,,,
    a cordoalha nao e encapada. tenho nº22 prata trançada em aço R$7,00 mt e nº24 prata trançada em super resistente em cobre importada R$7,00 mt
    ATT AB