+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - Comentários - Sugestões - Críticas

    Pessoal,

    Primeiramente gostaria de me desculpar pelo desenho.


    Gostaria da opinião, sugestão criticas etc, de voces, em relação ao meu cenário.

    No Cenario Atual:

    Hoje possuo uma RB 450G recebendo meu link dedicado, repasso pela porta 5 para um switch e dai para clientes cabeados, geralmente vizinhos de parede com autenticação PPPoE.

    Na porta 2 esta vazia (no cenário atual).

    Na porta 3 - tenho um bullet m2 hp em bridge com 8 clientes com nanostation 2 ou nanoloco 2.

    na porta 4 - ligo o meu cabo de rede para ter acesso a rb apenas para verificação de consumo, link, testes etc.


    No cenário em modificação:

    Com muito esforço e dedicação consegui subir minha torre (14Mts em cima de casa).

    Adquiri 4 rockets m5, 4 paineis ubiquiti 90º.

    porta 1 - continua com o link dedicado.

    porta 2 - gostaria de colocar um servidor de cache (ja andei vendo aqui que devido ao https do google a maioria esta abandonando), mas de toda forma gostaria de usar um.
    Se voces notaram, tem um switch na porta 2, gostaria de saber se é possivel colocar ele para um outro serviço, um servidor de filmes etc (gostaria de oferecer um diferencial, independente de legislação, pois só vai rodar na minha rede interna).
    Seria possivel mais um serviço? Sistema de gerenciamento por exemplo?
    Resumindo, na porta 2 é possivel rodar 3 serviços? cache, sistema de administração e um servidor de filmes?

    porta 3 - colocaria um switch para divisão dos rocket m5 e deixaria essa porta somente para administração dos mesmos.

    porta 4 - ficaria livre, ou poderia plugar meu cabo de rede para continuar realizando a administração.

    porta 5 - ficaria da mesma forma, distribuindo via cabo.

    Minhas configurações ficariam as mesmas:

    Rockets em bridge, com cadastro de mac direto no rocket, com pppoe, minha rb nao possui nenhum bloqueio, nenhuma regra, utilizo apenas os profiles de controle de velocidade.

    Em que posso melhorar minha rede? Alguma configuração em específico devo fazer?

    Fico no aguardo de suas opiniões, sugestoes, criticas, o que for.

    Obrigado!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CENARIO ATUAL.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	47,4 KB
ID:      	54409Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CENARIO EM ATUALIZAÇÃO.jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	64,9 KB
ID:      	54410

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Ajuda - Comentários - Sugestões - Críticas

    Amigo você pode usar mais de 1 equipamento por porta sem problema,

    para Isso Que existe VLAN ou Interface Virtual.

    abraços...