Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. seria necessário o uso das vlans para um cenário simples de um autenticador pppoe? ou so em caso especifico.

2. Acredito que somente em casos específicos. Hoje em dia não se usa mais antena de grade com placa pci / usb, geralmente é roteado na borda (discador fica no roteador / cpe do cliente). Nesse cenário, existe muito pouco broadcast rodando na rede e as chances de loop são pequenas.
    Para rede cabeadas ou fibra acredito que seja extremamente indicado usar Vlans por causa da grande chance de ocorrer loop. Um loop numa rede de fibra é assustador...

3. Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Para levar PPPoE para outros roteadores sem usar transporte L2 ou "pppoe-relay"?

Pode usar VPLS ou EoIP.
    Vlan é muito mais fácil de implementar do que qualquer coisa l3 (tudo bem, vpls é l2,5). Tem a questão do desempenho também...
    A Vlan está caindo em desuso por causa dos protocolos de roteamento (ospf) pois eles são camada 3 (embora da pra usar a Vlan dentro do tunel eoip).
    Mas ainda é massivamente usado em datacenters...

4. Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    seria necessário o uso das vlans para um cenário simples de um autenticador pppoe? ou so em caso especifico.
    Se foi o tempo onde o cliente estava direto na bridge "core" da rede.
    Existem tantas outras formas de fazer que inviabilizam o uso de bridge.. VLAN, EoIP, MPLS/VPLS..
    Essa última sendo minha escolha..
    Usávamos aqui esse cenário que você citou, todos autenticados e uma bridge gigante, se 1 equipamento, seja ele seu ou de 1 cliente resolver que vai dar problema, ele derruba toda sua rede.
    Se um cliente mais esperto ou até mesmo a concorrência ligar em um prédio 1 cabo curto em loop no mesmo hub, derruba toda a rede.
    Se você quiser vender interligação matriz -> filial (bem na moda hoje), você vai deixar a bridge da empresa na sua bridge?
    Um cliente que no seu apartamento tirar o cabo de rede do roteador que autentica PPPoE e ligar direto em um pc consegue sniffar toda sua rede...
    Já pensou ele na sua bridge com wintraff ligado para tudo que é lado da rede.. e você ainda entregou por fibra pra ele.. Pqp.. (ahahaha)

Me desculpe quem usa assim, mas não me serve.
    O cliente não deve nunca estar misturado na sua bridge, você pode ter uma bridge.. mas separe ela dos seus clientes.

Receita de bolo, tenha 1 rb ou outro equipamento que faça vlan ou mpls/vpls nas torres estabeleça os túneis para levar os dados dos clientes somente onde você quer que eles estejam.

5. Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Nesse caso VLAN é usado para levar em L2? Ainda não tive oportunidade de usar VLAN para isso.

Alex, me tira uma dúvida cruel. A cada VPLS criada e operativa, é aumentado 4 Bytes no cabeçalho? Isso vai necessitar de L2MTU?

Ainda estou bastante confuso nisso.
    Todo encapsulamento (incluíndo os l2) adiciona bytes no frame. Não conheço nada de VPLS para pode tirar sua dúvida. É importante lembrar disso quando for trafegar esses túneis em conexão de rádio.

Tópicos Similares

1. rb com 95 % do uso da cpu
    Por silvawes no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 10-11-2016, 19:28
  2. Respostas: 41
    Último Post: 06-08-2010, 19:36
  3. PID do SAMBA com altíssimo uso da CPU, tem como identificar ?
    Por mastellaro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-10-2007, 23:15
  4. Qual a politica de uso da internet em sua empresa?
    Por drcfilho no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 03-10-2006, 17:27
  5. histórico de uso da cpu
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 12-12-2002, 15:36

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L