+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o beneficio do uso da vlan

    Boa noite pessoal
    me surgiu uma duvida relacionada a vlans
    em uma rede autenticando por pppoe é bom o uso de vlans?
    como seria o processo para implementar vlans no servidor?

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    Posso falar bastante sobre isso, trabalhei na TI municipal, usávamos massivamente VLANS, tinhamos mais de 600. Estou na correria agora, mais tarde posso algumas coisas.

  3. #3

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    VLAN é uma rede virtual...

    Vou dar um exemplo.. você tem uma rodovia e ali os carros podem ir para N lugares, todos misturados.
    E nessa rodovia você cria túneis para que os carros após entrarem em um dos túneis só vá chegar em uma cidade X. Os túneis são as VLANs

    A vantagem além de evitar broadcast é em caso de Loop em uma das VLANs o problema se restringir naquela VLAN.

    VLAN é só uma das opções para fazer isso.

    Exemplo de VLAN no mesmo equipamento, somente separando redes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vlans_01_thumb.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	39,1 KB
ID:      	54391

  4. #4

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    certo. entendi o principio da vlan, mas como poderia ser usado em beneficio a rede com servidor pppoe?

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    Outro ponto da Vlan é segurança, pois separa o tráfego na camada de rede de forma a tornar sniffers ineficientes (não vai enxergar o tráfego da rede toda, desde que não seja sniffada uma porta trunk).
    A vantagem da Vlan é sem dúvidas o desempenho, que é wirespeed (velocidade do cabo) na maioria dos equipamentos. Ao contrário de tuneis camada 3 (l2tp, vpns, eoip, pppoe) que tem um processamento alto, Vlans tem processamento desprezível e qualquer switch l2 gerenciável trabalha com Vlans.

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    certo. entendi o principio da vlan, mas como poderia ser usado em beneficio a rede com servidor pppoe?
    Como o amigo @klabundee falou, sua principal vantagem é segmentar o domínio de broadcast e facilitar e análise e resolução de problemas de camada 2 (loop, broadcast, etc).

    Outro cenário interessante: um cliente contrata sua conexão para interligar dois escritórios, mas somente dados (sem Internet). Com Vlans você consegue interligar esses pontos e deixar o cliente fazer o que achar melhor quanto aos protocolos (se ele vai usar tcp, netbeui, ipx, tanto faz).
    A partir do momento que se tem uma rede de fibra óptica, esse tipo de serviço (conexão fim a fim ou ponto a ponto) para empresas fica bastante interessante, pois a empresa contrata com você somente o caminho, não a responsabilidade pela rede. Assim ele é quem administra os servidores, dhcp, etc.

  6. #6

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    seria necessário o uso das vlans para um cenário simples de um autenticador pppoe? ou so em caso especifico.

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    Acredito que somente em casos específicos. Hoje em dia não se usa mais antena de grade com placa pci / usb, geralmente é roteado na borda (discador fica no roteador / cpe do cliente). Nesse cenário, existe muito pouco broadcast rodando na rede e as chances de loop são pequenas.
    Para rede cabeadas ou fibra acredito que seja extremamente indicado usar Vlans por causa da grande chance de ocorrer loop. Um loop numa rede de fibra é assustador...

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Para levar PPPoE para outros roteadores sem usar transporte L2 ou "pppoe-relay"?

    Pode usar VPLS ou EoIP.
    Vlan é muito mais fácil de implementar do que qualquer coisa l3 (tudo bem, vpls é l2,5). Tem a questão do desempenho também...
    A Vlan está caindo em desuso por causa dos protocolos de roteamento (ospf) pois eles são camada 3 (embora da pra usar a Vlan dentro do tunel eoip).
    Mas ainda é massivamente usado em datacenters...

  9. #9

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    seria necessário o uso das vlans para um cenário simples de um autenticador pppoe? ou so em caso especifico.
    Se foi o tempo onde o cliente estava direto na bridge "core" da rede.
    Existem tantas outras formas de fazer que inviabilizam o uso de bridge.. VLAN, EoIP, MPLS/VPLS..
    Essa última sendo minha escolha..
    Usávamos aqui esse cenário que você citou, todos autenticados e uma bridge gigante, se 1 equipamento, seja ele seu ou de 1 cliente resolver que vai dar problema, ele derruba toda sua rede.
    Se um cliente mais esperto ou até mesmo a concorrência ligar em um prédio 1 cabo curto em loop no mesmo hub, derruba toda a rede.
    Se você quiser vender interligação matriz -> filial (bem na moda hoje), você vai deixar a bridge da empresa na sua bridge?
    Um cliente que no seu apartamento tirar o cabo de rede do roteador que autentica PPPoE e ligar direto em um pc consegue sniffar toda sua rede...
    Já pensou ele na sua bridge com wintraff ligado para tudo que é lado da rede.. e você ainda entregou por fibra pra ele.. Pqp.. (ahahaha)

    Me desculpe quem usa assim, mas não me serve.
    O cliente não deve nunca estar misturado na sua bridge, você pode ter uma bridge.. mas separe ela dos seus clientes.

    Receita de bolo, tenha 1 rb ou outro equipamento que faça vlan ou mpls/vpls nas torres estabeleça os túneis para levar os dados dos clientes somente onde você quer que eles estejam.

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Nesse caso VLAN é usado para levar em L2? Ainda não tive oportunidade de usar VLAN para isso.

    Alex, me tira uma dúvida cruel. A cada VPLS criada e operativa, é aumentado 4 Bytes no cabeçalho? Isso vai necessitar de L2MTU?

    Ainda estou bastante confuso nisso.
    Todo encapsulamento (incluíndo os l2) adiciona bytes no frame. Não conheço nada de VPLS para pode tirar sua dúvida. É importante lembrar disso quando for trafegar esses túneis em conexão de rádio.

  11. #11

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    Acho que vai ajudar um pouco

  12. #12

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    Seguindo pois dando inicio a estudos sobre o assunto. Como meu grande amigo @Arthur Bernardes disse está meio que escasso o tal assunto.

  13. #13
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão Re: Qual o beneficio do uso da vlan

    este video talvez te ajude: