+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    pessoal estou para montar um provedor mais estou em duvida de quais equipamentos usar se uso tudo mikrotik ou ubiquiti vocês me indicam usar de qual marca? a mikrotik tem cpe para uns 5 km de distancia?
    oque vocês acham melhor eu investir em rede via radio ou cabeada?

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    Fiz uma pesquisa, e a maioria do equipamentos da Mikrotik tem dual band(2,4 e 5,8) e os da Ubiquiti é uma ou outra, acho que para velocidade de até 5mega tanto faz.

  3. #3

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    Você pode Trabalhar com as duas, para enlaces, painel e cliente final utiliza ubiquiti e para roteamento da rede utiliza mikrotik. Para enlace de 5km se a visada for boa pode utilizar nanobridge M5 , nanobeam M5 ou Rocket M5 o que manda é o tamanho da antena a ser utilizada. Estou pesquisando versões alternativas da mikrotik para utilizar no lugar de ubiquiti como o SXT e BaseBox mas ainda não fiz testes. Rede cabeada só se for fibra, redes grandes com cabo UTP não funciona o custo com equipamentos e repetidores e bem alto, sem contar a manutenção. Na empresa que trabalho tem um enlace de 16Km com Rocket M5 e antenas Aquário de 33dbi passa 68/56 MBps no speed test da ubiquiti.
    Nome:      teste.JPG
Visitas:     565
Tamanho:  3,6 KB

  4. #4

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    no meu caso eu iria usar para ponto a ponto a basebox com antenas algcom mais os painéis e cliente queria usar mikrokit tbm mais não sei se a sxt funciona muito bem e com distancia ate uns 5 km pois a ubiquiti tem a nanoloco para os clientes mais perto e para mais longe tem a nanom5 nanobeam entre outras

  5. #5

    Padrão

    Se voce tiver conhecimento de redes use mikrotik, o gerenciamento é sem igual, para clientes mas longe tem a sextant, ou pode usar o groove. na paineis usaria basebox. Mas se voce entende pouco ou nada de mk va de ubiquiti, bem simples a manutenção e configuração. Os 2 são muito bons tenho pop com os 2 cenarios so ubnt e so mk. Os 2 sao muito bons

    Citação Postado originalmente por meganet1 Ver Post
    no meu caso eu iria usar para ponto a ponto a basebox com antenas algcom mais os painéis e cliente queria usar mikrokit tbm mais não sei se a sxt funciona muito bem e com distancia ate uns 5 km pois a ubiquiti tem a nanoloco para os clientes mais perto e para mais longe tem a nanom5 nanobeam entre outras

  6. #6

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    Se voce tiver conhecimento de redes use mikrotik, o gerenciamento é sem igual, para clientes mas longe tem a sextant, ou pode usar o groove. na paineis usaria basebox. Mas se voce entende pouco ou nada de mk va de ubiquiti, bem simples a manutenção e configuração. Os 2 são muito bons tenho pop com os 2 cenarios so ubnt e so mk. Os 2 sao muito bons
    eu tenho mais conhecimento em ubnt mais vou por tudo mikrotik mesmo quais ou painéis setorial que vc usa?

  7. #7

    Padrão

    se vc tem conhecimento em ubnt va de ubnt, use rocket m5 com basestation de 90° 20 dbi, ou a setorial nao lembro o nome agora da OIW de 19 dbi ou é 20 muito boas as 2. Tambem uso o super pop da computech tambem nao tive problema, mas se quer clientes mais longe é com essas 2 primeiras. Mas o ideal é nao colocar cliente tao longe ao nao ser que use nanobridge ou powerbridge pois o sinal nao fica muito bom pode e cai o throughput da celula.

    Citação Postado originalmente por meganet1 Ver Post
    eu tenho mais conhecimento em ubnt mais vou por tudo mikrotik mesmo quais ou painéis setorial que vc usa?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    se vc tem conhecimento em ubnt va de ubnt, use rocket m5 com basestation de 90° 20 dbi, ou a setorial nao lembro o nome agora da OIW de 19 dbi ou é 20 muito boas as 2. Tambem uso o super pop da computech tambem nao tive problema, mas se quer clientes mais longe é com essas 2 primeiras. Mas o ideal é nao colocar cliente tao longe ao nao ser que use nanobridge ou powerbridge pois o sinal nao fica muito bom pode e cai o throughput da celula.
    EU ESTAVA querendo comprar a da computech mais vou ver aki e começa a compra os equipamentos

  9. #9

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    pessoal decidi usar esses equipamentos

    radio: basebox5
    setoriais: superpop
    ponto a ponto: antenas algcom ou computech
    cliente: sxt
    parta gerenciar uma rb 750

    oque vcs acham pessoal dos equipamentos? os setoriais estou em duvida se colco da oiw qual é melhor setorial oiw ou computech? com esses equipamentos consigo entrar banda de ate 10 mega para os clientes?

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    Olhe o datasheet da rb

  11. #11

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    Pelo que andei lendo SXT não funciona para clientes que estão longe, aqui usamos airgrid M5 nos clientes lembrando que as novas airgrid XW não possuem WEP nem WPA2-TKIP tem que usar WPA2-PSK AES, mas com Rocket M5 nos basestation e entrega os 10MB.

  12. #12

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    mais não vai ser tão longe vai ser no máximo 3 km

  13. #13

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    Se voce vai usar basebox5, acho que o SXT de funcionar bem nesses 3 km.

  14. #14

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    Citação Postado originalmente por meganet1 Ver Post
    pessoal decidi usar esses equipamentos

    radio: basebox5
    setoriais: superpop
    ponto a ponto: antenas algcom ou computech
    cliente: sxt
    parta gerenciar uma rb 750
    ve outra rb, uma 450g ou superior para gerenciar, vc vai ter alguns problemas com a 750 ela tem o hardware fraco.
    se possível uma rb1100

    A setorial pode ser a basestation de 17dbi 120º da ubnt, agora ela esta homologada
    O radio com certeza basebox5(RB912)
    qual a distancia dos ptps? se for ate 4km com visada limpa da pra usar sxt mesmo

  15. #15

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    ve outra rb, uma 450g ou superior para gerenciar, vc vai ter alguns problemas com a 750 ela tem o hardware fraco.
    se possível uma rb1100

    A setorial pode ser a basestation de 17dbi 120º da ubnt, agora ela esta homologada
    O radio com certeza basebox5(RB912)
    qual a distancia dos ptps? se for ate 4km com visada limpa da pra usar sxt mesmo
    os ptps vai ser um de 10 km e outro de 34 km

  16. #16

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    intao de radio usa basebox5 mesmo, a antena vc ve ai, da pra ser algcom, ubnt, qualquer uma com um bom ganho e que seja MiMo, em media 30dbi pra cima

  17. #17

    Padrão Re: quais equipamentos usar ubiquiti ou mikrotik

    vlw pessoal por turarem minha duvida