+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Traffic shaping-QOS Mikrotik

    Ola, pessoal!
    Eu gostaria de experiementar fazer o traffic Shaping, na minha rede.
    Ex: Cliente vai baixar 600MB, e faz o download a 2M(200kbps). E se vai baixar até 300MB, faz o down a 1M.
    Deu pra intender?
    Alguém poderia passar as regras pra eu adaptar na minha rede?

  2. #2

    Padrão Re: Traffic shaping-QOS Mikrotik

    não aconselho a implementar regras de QoS (Firewall + Queue Tree) na mesma RB que possui o controle de banda dos clientes.
    Pois, na grande maioria das vezes, a Regra de QoS sobrepõem a regra do controle de banda do cliente.

    Em outras palavras.
    Se o cliente tem apenas 1 mega de contratado, e na Regra de QoS você disse que o cliente teria 2 Mega paga facebook.
    Então, no final das contas ele vai poder usar até 3 mega no mesmo momento, sendo 2 para o facebook e 1 para os demais sites.

    Façam essas regras em Rbs separadas.
    Segue um topico que abri a muito tempo falando sobre um controle de download nesse mesmo esquema que procura:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=163038

  3. #3

    Padrão Re: Traffic shaping-QOS Mikrotik

    arthur, estou olhando aqui as regras, pra intender melhor. Até ja testei, adaptei para minha rede, meu link de internet. Mas eu nao quero dar mais banda para um site!
    E sim, dar mais banda para downloads maiores. Se o cliente estiver baixando 600MB de arquivos, eu quero liberar 2M para o cliente! E se o l cliente estiver baixando até 200 ou 300MB de arquivos, libero 1M pra ele. Testei aqui essas regras aí e nao vi funcionando! Eu fui baixar um arquivos, de 600MB e deixei no queue tree em 2M e eu nao baixei a 200k. Baixei no plano que eu setei pra mim.(1M). Devo colocar oque no conection bytes?