+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Equipamentos - Hotspot

    Amigos boa tarde.

    Gostaria de pedir a ajuda de vocês para que pudesse chegar a conclusão dos equipamentos mais corretos para utilizar nesse projeto.

    Tenho que fazer a cobertura de um resort com aproximadamente 4 mil km². Em toda area a internet deverá estar disponivel para o hospede acessar, então estou com muitas dúvidas em relação a qual equipamento utilizar como - radios, paineis ou outro tipo de antena, equipamentos para fazer a repetição do sinal - tendo em vista que o link sairá de um ponto onde é a sala do TI e que a topografia não ajuda muito aqui.

    Em relação a RB já me decidi devo adiquirir uma RB1100 AH ou uma RB1000 pois a rede deverá atende entre 500 a 1000 clientes. Não será necessario falar balanceamento, pois será um unico link de 40MB.

    Se alguém puder me ajudar.

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Equipamentos - Hotspot

    Sem conhecer o cenário não é possível determinar equipamentos.

  3. #3
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Para te fazer pensar a CCR1009 possui 9 núcleos com mesmo custo da 1100ahx2

  4. #4

    Padrão Re: Equipamentos - Hotspot

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Para te fazer pensar a CCR1009 possui 9 núcleos com mesmo custo da 1100ahx2
    Não sou fã de Mikrotik, mais comprei essa CCR e gostei do desempenho considerando o custo dela.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos - Hotspot

    Realmente ela é bem interessante, e pelo que vi na imagem ainda tem porta mini gbic para conectar um transceiver, a configuração dela é semelhante às que eu citei acima?
    E relação aos equipamentos outdoor não tem como você me dar alguma dica?

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos - Hotspot

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Para te fazer pensar a CCR1009 possui 9 núcleos com mesmo custo da 1100ahx2
    Realmente ela é bem interessante, e pelo que vi na imagem ainda tem porta mini gbic para conectar um transceiver, a configuração dela é semelhante às que eu citei acima?
    E relação aos equipamentos outdoor não tem como você me dar alguma dica?

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos - Hotspot

    Amigo, indico a WBS da Wavion. Já é utilizada em vários cenários parecidos e possui cases em Resorts em todos os lugares do mundo. Zimitti Telecom é o distribuidor no Brasil

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Amigo, indico a WBS da Wavion. Já é utilizada em vários cenários parecidos e possui cases em Resorts em todos os lugares do mundo. Zimitti Telecom é o distribuidor no Brasil
    Amigo esse equipamento realmente parece ser fora de serio, mas em relação ao hotspot posso trabalhar com uma CCR1009 em conjunto com um WBS-2400-FCC para gerenciar os clientes?

  9. #9

    Padrão Re: Equipamentos - Hotspot

    Amigo, tanto a WBS quanto a WBSn são abertas para trabalhar com router Mikrotik. Existem vários casos com esse perfil

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos - Hotspot

    Citação Postado originalmente por jcvalim Ver Post
    Amigo esse equipamento realmente parece ser fora de serio, mas em relação ao hotspot posso trabalhar com uma CCR1009 em conjunto com um WBS-2400-FCC para gerenciar os clientes?
    Como o Mario disse, dá sim. Usamos em eventos.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Não sou fã de Mikrotik, mais comprei essa CCR e gostei do desempenho considerando o custo dela.
    Marcio você tem skype ou algum e-mail que Eu possa entrar em contato com você, pois estou fazendo um projeto em minha cidade e gostaria que ver se você poderia me auxiliar aos valores que devo cobrar.

  12. #12

    Padrão Re: Equipamentos - Hotspot

    Cara até tenho, mais pra ti ter uma ideia, nem minha mulher me acha online...

    Formação de preços é uma coisa muito simples (em quase todos os casos).

    - Avalie o custo
    - Estipule uma margem de lucro
    - Analise a concorrência e produtos semelhantes, tente se adequar ou ofereça um diferencial que justifique um valor mais salgado

    Isso é resultado de um estudo da sua solução, qual o custo para implantação, que pode variar regionalmente devido a custos de matéria-prima (link), equipamentos utilizados, perfil de clientes, etc.

    Acho mais produtivo para vc postar aqui mesmo no fórum em assuntos não relacionados uma base da sua ideia (não precisa dar o plano de negócios completo, principalmente se for uma ideia inovadora e por isso não querer divulgar ainda) e obter não somente a minha opinião mais a de vários colegas, muitas vezes com muito mais conhecimento que eu.

    Enfim, sou mais a favor de colocar tudo para a comunidade, reservando-se detalhes críticos de regras de negócio, posta o resto que aqui todos (ou pelo menos a maioria) são muito inclinados a ajudar prontamente.