+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda implementação the dude

    Boa dia senhores,

    Instalei the dude em um pc, adicionei meu mikrotik concentrador e mostra todas informações do dispositivo porém, tenho uma rb912 conectadoa a ela e não consigo fazer a comunicação no the dude, snmp está ativado na rb912.

    Alguém para ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Cara não sei vc mais eu to ralando aqui pra instalar o Dude, e só hoje vi que ele não esta compatível com as versões 6.15 ou superior das RB´s, então estou aguardando...

    Qual a sua versão?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Estranho cara pois aqui no dude consegui adicionar load ballance com versão 6.17...
    Concentrador está com 6.13 e rb912 com 6.19.

    Você instalou dude na rb ou pc?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    ia instalar na rb mais no site na mikrotik não tem mais disponível o pk para a instalação e no forum do site fala que estão com incompatibilidade para versões maiores que 6.15, por isso retirado o download... ai instalei no pc para uns testes mais não ficou muito bom não...

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Veshh...por isso não encontrei essa jossa hoje.

    Qual teste fez ai?

    Aqui estou tentando colocar duas rb912 como enlace

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Usava o Dude a alguns meses atras e recentemente fiz umas mudanças em meu provedor uma delas foi trocar a RB q faz o concentrador e estou reconfigurando...
    já esta quase tudo certo quando fui colocar o dude para começar o monitoramento me deparei com essa noticia no site da MK... e então instalei no PC hoje cedo e estou começando a estruturar, esta funcionando mais com algumas coisas meio estranhas, como quando chamo o winbox pelo dude ele abre minimizado e não maximiza...e ainda estou aprendendo aqui...

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Ha certo bacana.
    Conseguiu adicionar rádios ap e enlace?

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    não

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Cara peguei a rb912 com versão 6.9 e pluguei direto no pc onde está instalado o the dude, adiciono o dispositivo com ip mas parece que o the dude não reconhece, precisa fazer outra configuração na rb além de ativar snmp?

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    BOm dia pessoal tenho o MK instalado no pc x86 na versao 6.19 sabem se o The Dude Funciona ?

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Citação Postado originalmente por AlefSS Ver Post
    Cara peguei a rb912 com versão 6.9 e pluguei direto no pc onde está instalado o the dude, adiciono o dispositivo com ip mas parece que o the dude não reconhece, precisa fazer outra configuração na rb além de ativar snmp?
    Uma colocação besta......
    Vc ta usando o Thude no win?? se sim esta abrindo ele como administrador....?? parece palhaçada mas comingo foi assimkkkkk... quebrei a cara até que vi que tem que abrir como administrador para ele poder fazer o rastreio...dai achou tudo, até android na casa do cac&t&

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Boa tarde Pessoal!
    pelos testes que fiz
    o dude não funciona nas versões acima da 6.15!
    o mesmo pode ser instalado em uma maquina windows sendo assim ele monitora tudo que estiver na rede o equipamento aceitando ping ele monitora de boa!

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    O snmp tem que estar configurado corretamente na rb... um do mais importantes é a versa.
    Caso ainda tenha erros, tambem é possivel ativar os logs sobre snmp, q vai informar detalhes.
    /system logging add action=memory topics=snmp

    Mas se tiver dificuldade para configurar o snmp, no caso de equipamentos mikrotik, vcs podem marcar a opição routeOS no dude, e no campo usuario e senha colocam corretamente. Com isso o dude ira logar na rb e tera as mesma informações que snmp.

    ##########################
    Se fui util não esqueça a estrelinha
    ##########################

  14. #14
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Boa noite,

    Usamos o The Dude em nossa empresa há 6 anos. Está instalado em uma máquina Windows. Nunca tivemos problemas. Caso necessitem de algum auxílio, posso tentar ajudar.

    Abraço

    Obs.: Escrevi um blog[1] com dicas para ativar as notificações por SMS, caso tenham interesse.

    [1] - The Dude - Receba notificações por SMS

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Não sei qual a REAL NECESSIDADE de vocês.

    Mas vai um conselho:
    Configure o The Dude para monitoramento apenas por ping.

    O monitoramento por snmp tende a aumentar o processamento das RBs e principalmente dos Rádios, fazendo com que os mesmos percam performance.
    Sem contar que Nos rádios por exemplo, ao ativar o snmp, a quantidade de PPS (Pacote Por Segundos) diminui.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda implementação the dude

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Não sei qual a REAL NECESSIDADE de vocês.

    Mas vai um conselho:
    Configure o The Dude para monitoramento apenas por ping.

    O monitoramento por snmp tende a aumentar o processamento das RBs e principalmente dos Rádios, fazendo com que os mesmos percam performance.
    Sem contar que Nos rádios por exemplo, ao ativar o snmp, a quantidade de PPS (Pacote Por Segundos) diminui.
    Boa colocação,
    tinha observado isso também, então não sou só eu...